quinta-feira, 9 de outubro de 2014

[Resenha - V&R Editoras] Maze Runner: Correr ou Morrer

Postado por Ju às 10:00
Título: Maze Runner - Correr ou Morrer
Autor: James Dashner
Tradução: Henrique Monteiro
Livro #1 da série Maze Runner
V&R Editoras

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue se lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos. "Bem-vindo à Clareira, fedelho." A Clareira. Um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali. Nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina. Mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito. 

É a segunda vez que leio essa distopia, mas a primeira vez que falo dela por aqui. Na primeira leitura, fiquei tão completamente alucinada que não ousei nem tentar resenhar o livro. Dessa vez, mesmo que tenha amado tanto quanto da outra vez que li, decidi que precisava deixar minha opinião registrada. E aqui estou, pensando em como falar sobre um livro tão fantástico. Só não me peçam para explicar porque se trata de uma distopia, isso só é esclarecido no final do livro, então vocês terão que ler para descobrir.

Thomas acorda dentro de um elevador, sem saber como chegou lá e sem se lembrar de nada sobre sua vida além de seu próprio nome. Quando chega a seu destino, dá de cara com vários garotos, e não demora para descobrir que eles estão praticamente na mesma situação. O que os difere é apenas o tempo em que habitam o lugar em que se encontram - alguns já estão na Clareira há aproximadamente dois anos. Alguém os mantém no local, uma vez por semana chegam suprimentos, e uma vez por mês um novo garoto é enviado para viver com eles. Qual o objetivo disso? Ninguém sabe. Tudo o que os garotos querem é descobrir como sair daquele local.

A Clareira é cercada por um labirinto por todos os lados. Um labirinto de dimensões gigantescas, cada muro com aproximadamente 100 metros de altura - isso corresponde mais ou menos a um prédio de 33 andares. Dentro do labirinto, moram seres assustadores e letais. Mas os muros da Clareira se fecham todas as noites, que é o horário em que esses seres com certeza aparecem. Restam os dias para que os garotos tentem encontrar uma saída - uma saída que parece não existir.

A narrativa do James é extremamente ágil, não tem como não se viciar na leitura. Dá para sentir toda a angústia, o medo, a ansiedade dos personagens. É ação do início ao fim, e o título tem a ver com a função que alguns garotos desempenham no local: são corredores. Arriscam suas vidas todos os dias para percorrer a totalidade do labirinto e verificar se não apareceu algo novo, se uma parede não se abriu misteriosamente - o labirinto se move ao anoitecer, assim como os muros que cercam a Clareira, então tudo é possível.

Claro que existem conflitos entre os garotos, mas é impressionante a estrutura de liderança que eles acabaram criando. A Clareira tem suas próprias leis e a desobediência a algumas delas pode causar o banimento do infrator - o que acaba resultando na morte da pessoa, já que sem a proteção dos muros não é possível sobreviver.

A história é muito bem amarrada, e o final é completamente chocante. Quando minhas férias terminarem preciso dar um jeito de encaixar os outros livros na minha imensa fila de leitura, porque quero muito saber o restante da história. Na verdade, peguei alguns spoilers da série quando participei de um bate-papo com o autor, mas ele é tão lindo e simpático que pela primeira vez não fiquei completamente revoltada por isso ter acontecido... rs... Logo venho contar minhas impressões sobre o filme, que está em cartaz nos cinemas, para vocês. =)

11 comentários:

  1. Oi, Ju!

    Eu só conheci essa série por causa do filme, e apesar de ter adorado o trailer decidi não assistir o filme antes de ler o livro. Isso com certeza vai demorar um pouco, pois no momento estou falida hahaha

    Eu adorei a resenha, fiquei morrendo de vontade de saber logo o final e ver do que se trata logo o auê todo. Apenas lendo a resenha eu "criei" uma teoria, mas não vou falar aqui kk

    bjs

    ~ Blog:
    . Cantar Em Verso
    . Fbook Cantar em Verso

    ~ Página pessoal:
    . Fbook

    ResponderExcluir
  2. Hey, Ju!

    Depois de ter assistindo ao filme, fiquei com mais vontade ainda e não me contive: comprei meu exemplar. Estou com o primeiro e segundo volume da série em minhas mãos, apenas esperando tempo para poder lê-los. Amo escritas ágeis... saber disso me deixou ainda mais entusiasmado! ;D

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ju!! Só livro bom hein sua linda!

    A resenha está impecável e perfeita como sempre <3 Adorei. Fiquei com mais vontade de ler o livro do que antes. Ainda não comprei e nem li, mas morro de vontade. Fico namorando o livro nas estantes das livrarias, mas o preço me barra </3 Adorei. Parabéns Ju! Ficou ótima!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  4. Oii,

    Eu estava sem vontade nenhuma de ler esse livro, mas meu amigo comprou a série e começou a ler, juro ele demorou 4 dias para ler os dois primeiros, fiquei muito encantada e quero ler pra entender tudo certinho.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju

    Estou curioso pra ler esse livro desde que uma amiga minha devorou os 4 volumes da série em algumas semanas. Ela ficou de me emprestar mas até agora nem tive tempo de ler ou até mesmo pegar os livros com ela. Assisti o filme semana passada e gostei razoavelmente, tiveram algumas coisas que me incomodaram e outras que me deixaram bastante ansioso pelo próximo longa. Espero gostar bastante da leitura, infinitamente mais do que gostei do filme e espero também me sentir fisgado por essa escrita ágil do autor.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee.

    Não li o livro ainda, mas com toda certeza quero ler. Ainda mais depois desta resenha super empolgada.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Ju lindona não vejo a hora ou de assisti ou ler o livro, dizem que é muito bom , essa trama entre os garotos e fiquei mega curiosa para saber pq a distopia no final devido a correria acho que irei ver o filme primeiro. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  8. Tá geral falando bem desse livro, e eu aqui, chupando dedo porque nem o tenho. A primeira lida na sinopse já me deixou com aquela sensação de "preciso ler", aí agora vc ainda me diz isso. Socorro!
    Tô querendo ver no cinema, mas ao mesmo tempo com medo de pegar spoiler demais (se bem que tão falando que é diferente do livro). Vê logo esse filme e me conta!
    Beijinhos!
    www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju! Eu tô louca para ler esse livro, muitas pessoas me recomendaram e agora você. Vi que ele na Saraiva tá barato, então vou vê se compro. Ainda não assisti ao filme, mas ouvi dizendo que tá diferente do livro. Enfim,mas Dylan O'brien no filme já me anima em assistir..rsrsrs. Aguardo suas impressões sobre o filme.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju
    Estou completamente alucinado pelo enredo de Maze Runner. Sou fã de carteirinha das distopias e essa está na minha listinha desde sempre. Só preciso de oportunidade para ler. Adoro esse lance do labirinto e de como a Clareira cria suas próprias regras e hierarquias. E sempre me perguntei o motivo desses jovens serem colocados lá. Enfim, só saberei quando ler né?
    Quero muito ler e sua resenha está ótima! :3

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Essa série está super falada por causa do filme, né? Mas eu confesso que não to tão animada para ler nem assistir ao filme, todos dizem que ambos são bons, mas não é o gênero que eu estou querendo ler/assistir nesse momento. Enfim, adorei a sua resenha e é super difícil escrever sobre um livro que a gente gosta mesmo, chega a ser mais difícil do que escrever sobre um que não gostamos, né?

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo