Título: Pólvora
Autor: Tico Santa Cruz
Ilustrações: Carlinhos Muller
Editora: Belas-Letras
A novela policial originalmente publicada na internet com mais de 300 mil leitores. Pólvora é o livro proibido do roqueiro Tico Santa Cruz, definido pelo próprio autor como uma narrativa "psicótica, suja e violenta". Inicialmente escrito em capítulos curtos para postar em seu blog, em poucas semanas virou fenômeno na rede. Uma leitura intensa e chocante sobre terror e caos, hipocrisia e preconceitos, política e serial killers. Mas, acima de tudo, sobre o lado mais sombrio de cada um de nós.
Pólvora é narrado em primeira pessoa, por um cara que nos diz muito sobre ele, mas não nos deixa saber seu nome. Se em algum momento foi mencionado, passou despercebido. Conhece Lorena em um posto de saúde e, pouco tempo depois, os dois passam a compartilhar uma vida de crimes - a garota revela-se rapidamente uma psicopata.
O livro realmente cumpre o que promete na sinopse. Os protagonistas só se importam com violência, com sexo e com o fato de existir dinheiro disponível para terem condições de continuar na estrada e de beber, comer e se drogar. Concordo plenamente com o fato da narrativa ter sido descrita como "psicótica, suja e violenta". É o que ela é.
Tico trata de muitos temas: sensacionalismo, legalização da maconha, privatização de estradas, aprovação automática nas escolas... Li o livro rapidamente, mas confesso que ele me agrediu de várias maneiras. Sobre algumas coisas foi legal pensar, sobre outras, nem tanto. Algumas descrições embrulharam meu estômago.
As personagens vão mesmo entrando em contato com seu lado mais sombrio, descobrindo coisas podres dentro delas mesmas. Um grupo se forma durante a narrativa e as coisas vão piorando consideravelmente à medida que a história se desenrola - com isso quero dizer que os crimes vão ficando cada vez mais hediondos.
Não esperava por ilustrações, e fui surpreendida não só pela presença delas, mas pela qualidade. São lindas e ilustram momentos importantes do enredo.
As páginas são amarelas, e a fonte menor que o de costume, mas em nenhum momento isso atrapalhou minha leitura; acho que o tipo de letra utilizado e o espaçamento ajudaram muito para que ela fosse confortável.
Achei o livro bem escrito, mas não o leria novamente. Acredito que pessoas de estômago mais forte vão gostar mais. Tico não mede suas palavras, e não acho que tenha pensado em escrever um livro para agradar a todos. Pólvora foi feito para sacudir as pessoas, para colocá-las para pensar sobre tudo o que acontece à sua volta.
Oi Ju <3
ResponderExcluirAcredito que tenha lidos alguns trechos aleatórios no blog dele, mas não tenho o estômago forte o suficiente e acabei deixando de lado. Gostei muito de saber que virou livro e que a sinopse cumpre o que promete. Acredito que o leria por curiosidade, mas que não o compraria. Como já disse o meu estômago não é forte o suficiente. Gostei muito da capa e não esperava por ilustrações, mas me pareceu bem trabalhadas. Gosto das músicas do Tico desde mais nova, então sei que ele é um cara de atitude e que fala o que pensa. O que você disse sobre "o livro não foi feito para agradar a todos" é bem o jeito dele de pensar. Parabéns pela resenha <3
Beijos, Rob
Olá Ju
ResponderExcluirAinda não li nada do Tico, mas dizem que ele escreve bem. Quero ler os outros livros dele e esse me chamou bastante a atenção pelos temas e também pelas ilustrações. Mesmo sendo narrado em primeira pessoa, gostei do personagem não contar seu nome, pareceu bem misterioso e também interessante. Vou ler assim que eu voltar a comprar livros haha
Abraço!
www.umomt.com
Oi Ju!
ResponderExcluirEu adoro o Tico Santa Cruz e as outras obras dele, "Clube da Insônia" e "Tesão". É claro que estou morrendo de vontade de ler "Pólvora". Não é difícil esperar uma narrativa suja e violenta vinda do Tico, principalmente se você já tiver lido outras coisas dele... Minha curiosidade continua grande.
Beijos!
http://www.roendolivros.com/
Ola Ju acho que ser tão polêmico fez sucesso, já havia lido algo sobre o livro dele, fiquei curiosa com relação ao livro e toda esses temas pesados. Ainda não li nada do Tico espero começar em breve . beijos lindona
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oii,
ResponderExcluirJu, foi uma supresa pra mim o livro do Tico, eu não conhecia, achei muito interessante. ele fala de um tema que eu curto bastante, gostei das emoções que o livro te causou, gosto quando o livro mexe assim conosco. E as ilustrações também dá um Q a mais nele.
E creio que o Tico nunca tenta agradar as pessoas HSUAHSUAHSU Gostei mesmo assim, espero ler em breve
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Quero muito ler esse livro mas, não somente ler, eu quero tê-lo na minha estante. Os personagem parecem ser incorretos e tão reais. Amei
ResponderExcluirbeijooos!
Vivendo em Livros
Nossa! Deve ser forte mesmo! Fiquei curiosa, mas não tenho estômago forte... fico imaginando aqui como ele deve ser...eu hein?!
ResponderExcluirGostei da resenha flor, mas não leria o livro, nao!
Bjus
Ju esse é um livro pelo qual eu passo batida. Não tenho um estomago muito forte, e costumo ficar nauseada por pouca coisa. Mas admiro a ousadia do Tico em escrever um livro que com certeza não agradará a muitos, mostra a personalidade dele.
ResponderExcluirMas adorei a ilustração ;D
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Oi Ju,
ResponderExcluirAcredito que esse não é o meu tipo de livro favorito, acho que não o leria, meu estômago é bem frco ás vezes, por isso não sei se aguentaria o livro, mas a capa é muito linda, e tem ilustrações, que deixa a leitura muito mais fácil.
Mayla
Oi, tudo bem? Realmente é ótimo quando gostarmos muito de um livro, que ele supra todas nossas expectativas. Eu não conhecia mas depois dessa ótima resenha fiquei interessada. Vou procurar ele, espero gostar tanto quanto você.
ResponderExcluirBeijos
Leitora sempre
Ai, Ju. Não curti a premissa. Os temas pesados organizados de maneira que fiquem gradativamente piores não me interessaram. E não sou do grupo de estômago forte. Não é um livro pra mim, fato.
ResponderExcluirMas legal saber que tem ilustrações e que elas se encaixam bem no texto, isso valoriza o livro.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Eu tinha visto esse livro por ai e ficado interessada, imaginei que o Tico teria escrito algo bom e que não ligasse para a aprovação de todos, acho que isso é o essencial para alguém que quer escrever uma história, tentar agradar o mundo não vai dar certo nunca... Mas no momento eu não lerei o livro, ele parece ser incrível, mas como você disse pessoas de estomago forte que irão gostar mais, agora eu estou lendo apenas livros para pessoas com estomago fraco kkkkk
ResponderExcluirBeijos :*
Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br
Oi, Ju
ResponderExcluirJá vi várias pessoas elogiando os livros do Tico. Eu não tive a oportunidade de ler, mas não vejo motivo para não fazê-lo. Não me importo em ler livros violentos e sombrios que revelam o pior das pessoas. Não sinto repulsa em ler cenas de crimes hediondos, então, certamente eu o leria, se tivesse a oportunidade!
Livros ilustrados são sempre muito legais!
Abraço
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/
Primeira resenha que leio do livro, e já cheguei a conclusão que não o lerei. A única coisa que me chamou atenção nesse livro, foi ele ser ilustrado, amo livros ilustrados.
ResponderExcluirApesar de não sentir um pingo de vontade por esse livro, mostrei ele pra minha cunhada, que é super fão do Tico Santa Cruz.
Beijos!
Olá Ju,
ResponderExcluirvou confessar e dizer, me senti atraído no momento que você você disse, sobre ter estomago forte. Sei lá, isso me atraiu e me fez querer conhecer e saber o que tanto pode ser descrito que possa me fazer isso.
Já ouvi e li assuntos sobre os livros de Tico, e assim como você disse, ele não escreve para agradar a todos.
Eu gosto desta pegada, onde a leitura nos faça parar para rever alguns assuntos ao nosso redor. E este livro realmente me atiçou.
Curta e e rápida, gostei! Parabéns pela resenha.
Beijokas Ana Zuky
Acabei de comentar em outra resenha de "Pólvora" e ressaltei que é um livro para um público bem específico. Como você bem disse, "pessoas de estômago mais forte vão gostar mais" e foi exatamente por isso que gostei da escrita, ainda que prefira os demais livros do Tico. Não gostei muito da maneira como ele desenvolveu as cenas finais, o que talvez tenha prejudicado um pouco, mas foi uma experiência interessante, principalmente por tudo que o livro retrata.
ResponderExcluirBeijos,
Ricardo - www.overshockblog.com.br