quinta-feira, 2 de outubro de 2014

[Resenha - Geração Editorial] Mão de Ferro

Postado por Ju às 10:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do primeiro livro da série. 

Resenha de Coração de Pedra.


Título: Mão de Ferro
Autor: Charlie Fletcher
Tradução: Marsely Dantas
Livro #2 da trilogia Coração de Pedra

Numa londres de pesadelo, estátuas de gárgulas e outros monstros ganham vida e perseguem um casal de crianças em ações frenéticas sucessivas. Edie e George, tendo como companheiro o Artilheiro, deparam-se com novas ameaças, como o Touro Matador e as armadilhas perversas do Caminhante. Seus poderes terão que ser usados de modo mais consciente e suas personalidades terão que amadurecer. Conseguirão os dois sobreviver a tantos desafios e provas?

Sugiro a leitura da resenha do primeiro livro da série para que vocês consigam entender um pouco sobre a história, é só clicar aqui para acessá-la.

Em Coração de Pedra, o destaque é a situação entre o protagonista, George, e as estátuas. Mesmo que algumas estátuas o ajudem e outras queiram matá-lo, o garoto é o foco. No segundo volume, esse foco é um pouco desviado... o leitor passa a conhecer todo tipo de relação que existe entre as criaturas de pedra ou de metal. O autor nos mostra que nem tudo é o que parece ser, que não é por ser um cuspido que um ser possui realmente bondade, ou por ser um estigma que ele é fundamentalmente mau.

- A ausência de hostilidade não significa presença de benevolência, minha querida. Também pode significar indiferença.

Em Coração de Pedra, não ficou claro quem ou o que era "A Pedra", um ser que tinha vários servos, mas que não dava para ter ideia do que se tratava. Em Mão de Ferro, isso é esclarecido. É contada toda a história da Pedra, de como surgiram os estigmas e os cuspidos e porque são de natureza tão diferente. Fica bem clara também a necessidade que cada escultura sente de cumprir a vontade de seu fazedor, da pessoa que a criou e que colocou seus pensamentos e desejos naquele trabalho.

Neste volume, as personagens principais ficam separadas a maior parte do tempo. Isso fez com que a ação diminuísse um pouco, mas não tornou a história menos interessante. Eu ficava completamente enlouquecida tendo que esperar um tempão para descobrir o destino de alguém. E aí, quando pensava que o autor ia me deixar saber, ele terminava o capítulo e colocava outra pessoa em destaque. 

Por não terem o apoio uns dos outros durante toda a narrativa, os personagens passam a acreditar mais em si mesmos, mas não se esquecem dos amigos em nenhum momento. Pelo contrário, a ligação formada entre eles no primeiro livro lhes dá forças para enfrentar os desafios apresentados a eles.

Disse para vocês na resenha de Coração de Pedra que a história se passa em uma espécie de universo paralelo. Esse conceito se expande um pouco nesse livro, são incluídas viagens no tempo e no espaço no enredo.

Não se pode mudar o passado. Mesmo que ele ainda não tenha acontecido.

O trabalho editorial segue o padrão do primeiro volume, folhas amarelas e fonte com tamanho e espaçamento ideais. A capa tem uma textura diferente na parte do olho - mais áspera, que até lembra um pouco pedra. Não sei a quem esse olho pertence e não sei se quero saber... rs... 

Achei que o final seria muito mais desesperador. Felizmente, não foi tanto assim. Ao contrário do primeiro livro, nada foi corrido, os fatos foram se encaixando e tudo fez sentido. A má notícia é que Mão de Ferro acaba de ser lançado, então não tenho a menor ideia de quando conheceremos o final dessa trilogia. Mas tenho certeza que a espera vai valer a pena.

15 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bom?

    Ainda não conhecia esse livro, mas me pareceu bem interessante. É diferente de tudo o que eu já li. Fiquei curiosa para conhecer essa Trilogia! Gostei muito da resenha. Parabéns!! Já deixei anotado aqui HAHAHHA

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    Aaah odeio quando demora pra sair a continuação :( Deveria ser bem mais rapido né?

    Gostei da sinopse e do seu relato, ainda não li e como me conheço, vou esperar o terceiro sair pra não ficar sofrendo :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Eu divulguei os dois livros da série no blog, mas não cheguei a ler nenhum...

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ju já havia lido sua primeira resenha e me encantei pelo livro , como sou super fã de fantasia imagina, estátuas de gárgulas . Já estou mega curiosa, porém vou esperar o desfecho e ler a série completa . beijos lindona

    Joyce

    ResponderExcluir
  5. Olá, moça.
    Lendo essa sua segunda resenha da série, posso dizer que fiquei mais instigado a ler a obra, pelo fato de me parecer que o autor explorou mais em alguns pontos e não tornou a leitura corrida demais. As viagens no tempo foi também algo que me atraiu mais, só não fiquei feliz em saber que o próximo volume tá sem previsão de chegar ao brasil. Morro de medo de ficar sem continuação, como ocorre em algumas editoras por aí. :(

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esperar a continuação de uma série é sempre horrível! hahaha
    Estou ficando com vontade de acompanhar essa série hein rsrs esse negócio de viagem no tempo é sempre bom <3
    Bom também que o autor conseguiu acertar dessa vez e não correu com a história, saber da evolução só deixa a história mais interessante.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Mas tu já leu o segundo? Te dedico, Ju!
    Agregou valor essas viagens no tempo e espaço. E a capa ter esses detalhes também.
    Fiquei aqui imaginando sua agonia com a narração "cortada", focando cara hora em um personagem. Tu morre de curiosidade em saber o que acontece com Fulano, aí o autor corta pra Cicrano, desenvolve, te deixa curiosa, vc até esqueceu o primeiro, e aí ele para de novo... pra falar do Beltrano. Socorroooo! kkkkkkk
    Agora acalma o coração até sair o último.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju,
    quando comecei a ler a resenha logo lembrei doutro livro.E menina você é rápida no gatilho, já veio com a resenha do segundo. rs
    Uma pena esta leitura não ter sido o que você esperava, dela ter perdido o encanto que houve no segundo, se me lembro, era algo bem alucinante com bastante aventura e tal.
    Mas quem sabe o ultimo a surpreenda e mostre o melhor dele.
    No momento eu ando dando prioridades a outros tipos de leitura e tenatndo fugir de series, trilogias, pois já tenho um monte que ainda nem terminei. Contudo, quem sabe mais tarde quando estiver um pouco folgada eu me arrisque nestas leituras.
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem? Nossa, se já queria ler essa trilogia quando vi a sua primeira resenha, quero ainda mais agora!! Esse livro parece ser demais mesmo, e que bom que nesse ele vai explorar mais as estátuas, mostrar mais o que elas "pensam. To bem curiosa, mas acho que só vou ler quando tiver saído o último, não vou aguentar essa espera toda para saber o final... rsrs.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Oiee, Ju, tudo bem?

    Nossa, que capa linda, hein? A Geração tem um trabalho editorial muito interessante, adoro os livros deles. Gosto muito de livros de fantasia, mas não conhecia esse. Espero que a editora não demore para lançar o último da saga, ne'? Essa espera mata!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá

    O enredo é legal e eu lembro de ter me interessado em tese pela trilogia quando li sua resenha do primeiro volume. Fiquei feliz que o segundo volume também tenha agradado e é uma pena saber que não temos nem um sinalzinho do último volume. Acho que vou esperar lançarem este terceiro volume pra comprar o primeiro porque se eu gostar vou querer ler até o final!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Juju, tudo bem?
    Uma fantasia deferente dessa vez, um mundo paralelo com pedras??? Estátuas??? Hum, não sei.... mas como é um dos meus gêneros preferidos e tem muita ação, e mistérios, acho que darei uma oportunidade. Sabe, eu também não queria ver um filme de robô, não lembro o nome, mas é um filme antigo. Até que um dia eu parei e vi e fiquei maravilhada com a história. Por isso, quem sabe o implícito atrás dessas estátuas também não me surpreende???
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee, tudo bem? Gosto de livros deste gênero, não são os meus preferidos mas as vezes algum livro consegue chamar minha atenção, mas este livro não me interessou. Não gostei da capa e a história não me agradou, acho que não iria gostar da leitura, mesmo assim valeu pela dica de leitura rsrs, Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oiee ju =)

    sabes que não é o gênero que gosto, mas você escreve de tal forma que desperta curiosidade, sendo esse o segundo livro que leu, acredito que vale a pena, afinal não ia ler algo que fosse o contrário - te conheço :p - rsrs
    Beliscões da Máh <3
    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  15. gosto mt de livros assim!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo