Título: Filha da Profecia
Autora: Juliet Marillier
Tradução: Yma Vick
Livro #3 da Trilogia Sevenwaters
Editora: Butterfly
Filha da Profecia - o terceiro volume da Trilogia Sevenwaters - narra a história de Fainne, uma jovem com poderes especiais. Educada por seu pai que a ensina a usar seus dons para o bem, Fainne terá de passar por uma difícil prova. Ao se tornar adolescente é visitada pela avó, a malévola feiticeira Lady Oonagh, que por interesses pessoais a obriga a utilizar seus dons para o mal a fim de realizar uma terrível missão: infiltrar-se na família, em Sevenwaters, e impedir que seu tio Sean e seus aliados reconquistem as Ilhas Sagradas, invadidas há gerações pelos bretões. Agora, a grande batalha de Sevenwaters e o destino da humanidade estão em suas mãos! Finalista do Prêmio Aurealis, que reconhece escritores australianos, na categoria de ficção científica e fantasia. (2001)
Filha da Profecia já começa bem diferente dos livros anteriores da série, Filha da Floresta e Filho das Sombras. Fainne é uma protagonista peculiar. A garota foi criada pelo pai, praticamente isolada do mundo. Passou toda a sua vida em uma caverna, e na verdade acabou preferindo viver desse jeito. O sangue dos feiticeiros corre em suas veias, e as pessoas têm um certo receio de se aproximar dela, embora saibam que a única ocasião em que seu pai usou seu poder foi para salvar a região de uma invasão, e o respeitem e sejam gratos por essa atitude. Acho que seria melhor dizer que Fainne tem mais receio das pessoas que as pessoas dela, aliás.
A garota mal se lembra de sua avó, mas eis que um dia ela ressurge em sua vida e a informa de que precisará realizar uma missão: destruir o povo de Sevenwaters, fazer com que percam para sempre suas Ilhas Sagradas, o local em que habitam seres antigos e poderosos em que eles creem, responsáveis por manter o equilíbrio do planeta. Fainne foi criada para usar a magia apenas para o bem, mas digamos que sua avó usa argumentos bem convincentes para fazê-la cooperar.
Não se pode evitar ser quem se é, ou aquilo que se é de verdade. Às vezes as coisas acontecem, e é preciso agir, não há outro jeito.
Embora a protagonista seja de uma geração à frente da protagonista de Filho das Sombras, a ligação entre os dois livros é muito forte. É possível a leitura desse sem a leitura do anterior, mas acompanhamos com detalhes no segundo volume alguns fatos que são narrados apenas brevemente nesse. E claro que coisas que acontecem no primeiro volume também são citadas, o povo de Sevenwaters valoriza muito a tradição e tudo o que já viveram. Mesmo que seja possível a leitura independente de cada um dos livros, aconselho que leiam todos, e na ordem.
Acho a capa linda, mas não gostei do título, achei extremamente inadequado, aliás. As maiores reviravoltas da história não foram surpresa para mim, já esperava por elas. Mas isso não as fez perder o valor. Gostei muito de como a autora amarrou todos os fatos, deixando a Fainne descobrir aos poucos informações sobre ela mesma, sobre seus pais e sobre os demais membros de sua família.
A garota acredita em algumas coisas que gostaria que não fossem verdade, e com o tempo acaba descobrindo que nem todo mundo é digno de confiança. Que as pessoas usam a manipulação para encobrir seu medo. Torna-se uma pessoa muito mais forte do que jamais imaginou que seria. Passa a acreditar em si mesma e em sua capacidade.
Adorei a protagonista, e também os outros personagens que conhecemos nesse livro. As pessoas são bem corajosas, e não hesitam em renunciar à comodidade para agir de modo que faça diferença, que ajude no atingimento de um objetivo. Tem umas crianças tão fofas nessa história, dá vontade de apertar!
A leitura flui muito bem, são mais de 600 páginas, mas nem percebi que eram tantas assim. A autora passa mensagens valiosas. Além de valorizar muito a família, a amizade e o amor, mostra que o homem deve se preocupar mais com o mundo em que vive.
Chegará o momento em que até as árvores mais frondosas cairão diante do machado para ampliar as terras, as torres e os muros dos homens. Eles creem, em sua ignorância, que podem dominar a terra e os oceanos. Destruirão o corpo da terra que lhes deu a vida. Não sabem o que fazem. (...) Uma nova era se inicia: a era da escuridão, na qual aqueles que andam sobre a terra se afastarão de tudo que os mantêm vivos.
Não sei se vocês sabem que, na verdade, esse livro não pertence a uma trilogia, e sim a uma série de seis livros. Não me perguntem porque os três primeiros volumes foram lançados como trilogia, mas a boa notícia é que a Butterfly vai lançar os livros restantes! Não sei quando, mas foi a informação que me deram na Bienal. Até peguei um folheto que informa os demais títulos: Herdeiro de Sevenwaters, A vidente de Sevenwaters, A chama de Sevenwaters. Torçam comigo para que sejam publicados logo! =)
Olá Ju
ResponderExcluirDiferente de você não curti a capa haha e achei o título legal (aliás, dos títulos), mas não posso falar sobre isso, afina se não tem muito a ver com a história, só lendo pra saber. Apesar de não fazer muito meu estilo, pertencer a uma série que virou trilogia e que vai ser série em definitivo em breve (torcendo com você), tem por volta de 600 páginas e ter uma capa não muito atraente, na minha opinião, acabei ficando bem curioso com algumas coisas que permeiam a trama e já anotei a dica.
Abraço!
www.umomt.com
Oi, Ju, adoro as capas e material da Butterfly com SevenWaters! Conheci a Juliet Marillier com os dois livros publicados pelo extinto selo da Editora Rocco, a Editora Prumo. Ma apaixonei pela autora, me lembra um pouco Marion Zimmer Bradley, porém em próprio estilo, e mais atual. Tenho a trilogia para ler aqui e torço, sonho, com mais obras da autora. Por sinal, ela é uma AMOR! Já troquei muitos emails com ela, que me enviou autógrafos, é uma fofa. Gostaria muito de Crônicas de Bridei e A Saga das Ilhas Brilhantes, todos já publicados em Portugal. Seria bem legal que chegassem ao Brasil. Muitas autoras de Fantasia e Ficção Científica são ícones lá fora e mal são publicadas por aqui. Espero gostar da trilogia como você, aposto que sim! Beijos.
ResponderExcluirOi Ju! Esta é uma leitura que vou fazer em breve e estou bem animada. Juliet me encanta com o mundo de Sevenwaters. Eu jurava que era uma trilogia mas descobri recentemente sobre isso, que bom que eles vão lançar. Espero que logo ne? Adoro a narrativa da Juliet.
ResponderExcluirBeijos
Leitora sempre
Ola Ju eu adoro livros com temas ligados a magia pelo visto parace ser bom , afinal 600 páginas e nem sentiu, prendeu mesmo a atenção. Não li ainda nenhum livro da série o que pretendo reverter em breve, beijos lindona
ResponderExcluirUma pena você não gostar do Título. Gostei muito da capa .
Joyce
www.livrosencantos.com
ola Ju, tudo bem?
ResponderExcluirQue capa linda! É uma pena que não conheço nenhum livro desse série! Amo um livro relacionado a mágia, que sabe eu não leia em breve?600 paginas? Nossa! Pior que tem livros pequenos que demoramos para ler e grandes que lemos bem rapidinho, que flui sem problema algum!
Bjus
http://amorromancesdagih.blogspot.com.br
Oiii Juuu!!
ResponderExcluirNossa, 6 livros e esse tem 600 paginas? Muita cooooisa HAHAHAHA. A capa é liinda demais!
Curti bastaste da sua resenha, eu adoroooooo quando a autora trabalha tão bem na escrita que lemos e nem percebemos. O que me atraiu foi a força dos personagens, curti muito saber disso. O que eu não gostei foi o fato de ter 6 livros HAHAHA nunca consigo acompanhar as séries :(
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Olá, moça.
ResponderExcluirNão sei nada dos outros livros da série (já que serão lançados mais), mas esse me despertou o interesse por envolver magia. Eu adoro livros com reviravoltas nada previsíveis, mas se a pessoa já esperava por elas creio que perde-se toda a graça. Pelo visto deve ser um livro que flui super rápido, já que você quase não viu passar as mais de 600 páginas e se está tudo bem amarrado é melhor ainda. Farei a leitura deles assim que possível.
att,
decaranasletras.blogspot.com
Oi Ju! Eu lembro da sua resenha de Filha da Floresta, um tijolo também de 600 páginas. Quer dizer que são 6 livros então?! Caramba! Se for bom até tento encarar, mas acho que é muita coisa pra mim, rss!!
ResponderExcluirADOREI ver você no meu blog novo! Eu ia mesmo vir aqui te convidar pra conhecer, mas como vc viu, acabei de criar, estou beeem no comecinho ainda. Você foi mais rápida! Não consigo postar todo dia, mas estou feliz com esse novo projeto. É um incentivo para mim mesma, para que eu não abandone as leituras rs!
Respondi seus comentários lá mesmo tá?!
bjos!
O que vale é que a mensagem passada vale a pena, com um livro bem escrito e bem desenvolvido a gente nem repara no número de páginas.
ResponderExcluirJá andei pesquisando sobre essa série, e achei ela bem bacana, e quando eu tiver condições pra encarar uma série longa, essa será minha escolhida.
Todas as capas dessa série são lindas.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi, Ju!
ResponderExcluirNão conhecia a série, mas já vi que vou gostar muito. Gosto muito desse mundo de feiticeiros, do sobrenatural.
E eu gostei de quando você disse que a autora passa mensagens valiosas, se eu tiver a oportunidade de ler a série, com certeza o farei rsrs
Realmente a capa é linda :)
Beijinhos!
Adoro essas situações de trilogia/série. Quando não é o autor surtando pra escrever mais livros depois da trilogia fechada (tipo Kiera), é a editora omitindo metade de uma série pra vender como trilogia. Não entendo!
ResponderExcluirTô torcendo pra sair logo só por causa de vc, porque por mim não faz a menor diferença já que não curto o gênero.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
OI, Ju
ResponderExcluirNão tinha lido nenhuma resenha da série e não sabia nada do enredo. Achei muito bacana como a trama foi conduzida com as reviravoltas e a missão da protagonista imposta por sua avó. Gosto dessas mensagens valiosas que a a autora coloca na trama e já fiquei interessado. 6 volumes é muita história. Espero que ela não se perca nos próximos volumes!
Abraço
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/
Eu já vi essa série por ai, mas nunca fiquei interessada, as capas são lindas e chamam a atenção, mas elas também transmitem meio que a história e no caso a historia não me deixou interessada :S Não sabia que os volumes eram independentes, mas sempre é melhor ler em ordem, né? Enfim, eu gostei da sua resenha, mas dispenso a leitura desse livro.
ResponderExcluirBeijos :*
Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br
Oi Ju, tudo bem? Já tinha visto outra resenha desse livro, e parece ser bem legal, principalmente para quem curte fantasia e sobrenatural. Adorei a capa, ela é linda mesmo!! A Fainne parece ser uma personagem muito interessante, e gostei de saber do amadurecimento dela e ela perceber que as pessoas podem manipular as outras e passar a acreditar mais em si mesma. A avó dela simplesmente parece ser totalmente detestável. Que bom que a narrativa é fluida, porque 600 páginas é muita coisa!!
ResponderExcluirAdorei o book-trailer, está lindo!! E espero que os próximos volumes sejam publicados logo!!
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oi Ju
ResponderExcluirQue capa linda! Ainda não li a série mas tenho vontade de iniciar logo, quem sabe o ano que vem. A cada resenha fico mais interessado na estória, com esses elementos de magia e missões. Adorei a resenha.
Abraços
estantejovem.blogspot.com.br
Oi Juju, tudo bem?
ResponderExcluirEu já conhecia essa série, adoro o tema, é um dos meus gêneros preferidos, por isso ela já está na minha lista faz um tempo. Eu não sabia que era uma série, pensei que era trilogia mesmo. Agora, 600 páginas??? Amei, acho que já sabe que adoro livros com muitas páginas.
Fiquei bem curiosa aqui: eu concordo, as vezes o que você mais evita aparece como avalanche na sua frente e você tem que agir, se posicionar, enfrentar. Mas usar a magia para fazer algo errado? Porque a vó dela está pedindo isso? Não aceito o conceito de que não podemos fugir do que somos, pois nós somos nossas escolhas, ela tem escolha.
Acho que vou gostar muito dessa história, se já estou questionando agora, imagine depois de ler o livro??? Risos...
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEsse é, com certeza, daqueles livros que, se eu olhasse na livraria, passaria batido. Tenho amigos que simplesmente amam o primeiro livro dessa série. Ainda não tinha lido uma resenha sobre o segundo. Gosto muito de livros de fantasia/sobrenatural, mas ainda não me convenci a ler essa série.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Não se trata do segundo livro, e sim do terceiro, como indicado na resenha. Os livros anteriores, inclusive, foram citados: Filha da Floresta e Filho das Sombras.
ExcluirOlá Ju,
ResponderExcluirmeu pai que enrolação foi essa da editora? Bom espero que isso não prejudique em nada. Mas ainda sim, achei um absurdo em saber que a própria fala ser trilogia e depois diz lançar o restante.
Bom vamos a historia... Achei interessante como a personagem se desenvolve no decorrer da historia, de uma menina ingenua passa a ver o mundo de outra maneira e isso tornando-a forte em todos os aspectos.
E o genero fantasia, é um dos meus prediletos, gosto quando são assuntos sobre bruxas, vampiros, lobisomens, etc... Me sinto hipnotizada com elituras assim. Mas meu tempo anda ão escasso que não consigo encaixar leituras que quero muito. Mas tento ao máximo fazer isso.
Mesmo você dizendo que não é necessário ler em ordem, eu prefiro ao contrario, assim me mantenho por dentro dos acontecimentos que outros trarão e não vou saber sobre o porquê.
Adicionei a trilogia - que agora sera serie - a minha lista, espero ler o quanto antes.
Adorei a resenha!
Beijokas Ana Zuky
mas que chato isso de passar como se fosse uma trilogia hein! Eu já ia ser enganada hahaha
ResponderExcluirConheci os livros por acaso em uma livraria e indiquei a um amigo que leu e recomendou que eu fizesse a leitura também. Pelo visto vale a pena =)
Se entendi direito, as personagens são ligadas umas as outras pela família? É algo assim? Enfim, de qualquer forma gostei da sua opinião positiva sobre a série. E que venham os próximo ;D
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Oi Ju... acabei de ler o 2º volume da trilogia amei de paixão, ficou um vazio depois do livro lido kkkk, a gente se envolve demais. Você chora, ri, se emociona, e tem muita raiva, vc nem senti que leu 600 páginas. A autora por usar muito a 1ª pessoa você se envolve muito com os dramas da protagonista... recomendo... valeu cada centavos kkkkk. Agora vou ler o último e adorei sua resenha. Tudo de bom. Regiane
ResponderExcluir