segunda-feira, 13 de outubro de 2014

[Resenha - Arqueiro] O Doador de Memórias

Postado por Ju às 09:30
Título: O Doador de Memórias
Autora: Lois Lowry
Tradução: Maria Luiza Newlands
Editora: Arqueiro

Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente – o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar. 

Em O Doador de Memórias, de cara já temos a maior parte das características de uma distopia escancaradas. Existe um governo absolutamente controlador - ele define com quem as pessoas vão se casar (pelo menos existe a escolha de se casar ou não), que criança será enviada a determinada família (é tipo uma nova versão da cegonha, você pede permissão para ter um filho e um bebê lhe é entregue no mês de dezembro, caso seja autorizado). A profissão de cada um é determinada aos doze anos, com base nas observações de um conselho. 

Há muito de utopia, a sociedade é organizada em cada detalhe e aparentemente perfeita, todos sabem (quase) tudo o que uma pessoa passa desde o seu nascimento até sua separação da sociedade (sua dispensa). Cada cidadão recebe roupas, alimento, educação, tratamento de saúde...  tudo é igual para todos. Não existem mais famílias, e sim unidades familiares, que perduram pelo tempo que forem necessárias. Todos têm tudo o que precisam - mas vivem apenas no presente, não têm a menor ideia do passado da humanidade; além de não conhecer sentimentos como amor ou desejo. E é tudo o que vou dizer para vocês sobre a história.

É um livro curto, e fiquei extremamente brava pela sinopse abranger quase a metade das páginas. Achei que nada mais fosse acontecer, mas estava enganada. Acontece muita coisa, muita mesmo, depois da parte que conhecemos previamente. A sociedade é desvendada aos poucos pelo protagonista, e doía em mim cada descoberta que o garoto fazia. É um tanto quanto triste ver a inocência ser tirada de alguém.

- Se tudo é sempre o mesmo, então não há escolhas! Quero acordar de manhã e decidir coisas!

A narrativa é ágil e bem gostosa de ler. Fiquei bem aflita por algumas características presentes na sociedade, mas uma distopia é feita para incomodar, para fazer a gente pensar sobre onde podemos chegar um dia, e o que é preciso fazer para que nunca tenhamos que enfrentar uma situação como a que estamos acompanhando. Então, com certeza, O Doador de Memórias cumpriu seu papel.

A única coisa que não curti foi ser uma série formada por quatro volumes. Como o livro tem apenas 190 páginas, não acho que a história precisasse terminar como terminou, a autora poderia ter ido além e ter feito no máximo uma trilogia, ou quem sabe até uma duologia.

Meu plano era ver o filme assim que terminasse de ler. Mas aí comecei a ler a entrevista com a Taylor Swift que está no final do livro, e descobri que a adaptação com certeza vai contar uma história bem diferente. Só pela personagem que ela representa no filme, já dá para saber que não será nada fiel. Então acabei desanimando. Agora é torcer para ficar pelo menos mais alguns dias em cartaz, porque mesmo com as diferenças quero assistir.

22 comentários:

  1. Olá Ju,
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Achei bastante inteligente e diferente. Ainda não li nada relacionado a esse gênero, apesar de ter muita vontade. Fiquei curiosa para conhecer a história, a característica desse governo controlador (e como!) me chamou muito a atenção.
    Beijos! - Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir
  2. Oi,Ju
    E eu que nunca li uma distopia e até tenho curiosidade - o q me falta é a coragem de sair da minha acomodada zona de conforto e experimentar um governo controlador e uma sociedade refém do poder. Algumas analogias podemos fazer com regimes castradores, ahaha.
    Realmente vc tem razão ao achar q uma duo ou trilogia caberia melhor, uma vez q o livro tem menos de 200 páginas. De acordo.
    Acho q ficaria tensa nessa leitura tentando solucionar esse aprisionamento das pessoas, sem liberdade ou direitos sequer à própria identidade.
    Beijo!

    http://www.lerparadivertir.com/2014/10/as-sete-irmas-lucinda-riley.html?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Estou com o livro aqui em casa e estou louca para ler! Dizem que o livro é infinitas vezes melhor que o filme, mas na maioria das vezes é né hahaha

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. amei a resenha, nao li esse livro ainda mas fiquei curiosa :)

    tem post novinho la no blog, se puder vem conferir ^^

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju

    Essa premissa me lembra um pouco Admirável Mundo Novo, livro sensacional onde a sociedade é dividida por castas a partir da criação feita em laboratório e as relações humanas estão cada vez mais escassas. Não me interesso muito pelo livro apesar de ressaltar que a narrativa é ágil e gostosa de ler. E essa coisa de séries que não precisavam ser séries me irritam bastante. No mais, acho que vou acabar conferindo o filme e mesmo se gostar não irei ler.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Ju, mas a temática do livro não me atraiu tanto. Talvez seja porque a maioria das distopias seguem quase o mesmo ritmo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Ju estou na metade desse livro eu achei a leitura meio corrida ainda não assisti o filme , mas a distopia é totalmente controlada pelo governo mesmo, imagina viver assim ? Isso me chamou muito atenção até o momento estou gostando mesmo achando corrido . beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oii,

    Ju, eu não li e nem vi o filme ainda, alias faz muito tempo que não vou em cinema... Sabia do que se tratava o livro pelas resenhas que leio, quero ler para entender o porque todo mundo estava gostando. Gostei da sua resenha e fiquei meio assim em saber que a sinopse abrange metade do livro hahaha.
    Tem a Taylor? (tô tão por fora que não sabia) Espero ler em breve.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju

    Estou de olho nesse livro desde o lançamento do filme, sim, fiquei sabendo primeiro do filme e depois descobri o livro. Amo distopias e essa parece ser muito boa e um pouco diferente das tantas que tem aparecido, com adolescentes se matando. Sobre o filme, li resenhas dizendo que ele é melhor que o livro, claro, ainda não e não posso opinar.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem???

    Fui a semana passada para assistir o filme e não tinha mais no shopping eldorado... :( Estou esperando ir para netflix para que eu possa assistir o filme... Mas eu gostei e sua resenha teve alguns detalhes que não consegui observar em outras resenhas... eu pretendo ler o livro logo já que ele tão fininho, mas queria tanto que saísse logo o próximo livro... gostei dos pontos levantados e de você falar que sofreu... realmente perder a inocência antes do tempo é complicado. Xero!!!

    ResponderExcluir
  11. Já li várias resenhas desse livro, mas vc falou uma coisa que me impactou e me fez desejá-lo ainda mais: a perda da inocência. Só de ler a sinopse e as opiniões, já imaginava o peso da responsabilidade nos ombros desse menino, mas não tinha parado pra pensar por esse outro ângulo. Quero ler o livro, mas realmente desanima saber que é uma série de 4 (povo não sabe mais escrever história de um livro só :/).
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Desde quando eu vi esse livro pela primeira vez fiquei interessada, a sinopse chamou bastante a minha atenção, mas dai o tempo foi passando e eu fui desanimando, esse livro não é do gênero que eu mais gosto, então a animação diminuiu bem fácil, mas lendo a sua resenha eu fiquei interessada em ler o livro de novo, pois o mesmo parece ser bem bacana o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju
    Confesso pra você: AMO DISTOPIAS! Preciso ler essa logo. Adoro essa criação de sociedade e como o protagonista vai desvendando pouco a pouco e como assim doeu em você? Agora é que preciso mais ainda. Essas leituras efervescentes me deixam louco de vontade! :3
    Ótima resenha (como sempre)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ju!
    Tenho visto muitas resenhas do livro, e cada vez fico com mais vontade ainda de lê-lo. Adoro distopias, e essa tem me chamado atenção desde o inicio, Quero muito assistir ao filme tbm (tenho ouvido maravilhas a respeito), mas antes quero ler o livro.
    E fico feliz que mesmo que a sinopse tenha contado muita coisa, aconteceu algo mais durante a leitura.

    Beijinhos, e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju,
    Gostei de saber dessa agilidade, mas me preocupa o fato de uma distopia ter apenas 190 páginas, será que a parte distopica em si está bem tratada? ou vai ser uma "Seleção" da vida?
    Sim, concordo que sitopias são escritas para incomodar, acho que na verdade para nos tirar da zona de conforto e nos fazer pensar sobre o futuro, se não mudarmos o agora!
    Bom, se é tão diferente, então é bom saber disso previamente e aceitar isso, senão nós leitores sofremos demais, rsrsrsrsrs
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju! A cada resenha leio desse livro fico mais animada em ler. Sou fã de distopia e o Doador de Memórias tem uma premissa que me agrada, então vou ler. Pois é.. Não sei qual a cidade de temos só um livro, uma duologia.. Mas os autores agora gostam de série. Enfim, ainda não assisti ao filme pois pretendo ler o livro primeiro.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  17. Oi Juju, tudo bem?
    Desde o lançamento desse livro, só pela leitura da sinopse decidi lê-lo. O que mais gosto é do questionamento que ele gera: um mundo perfeito sem liberdade é a resposta? Um pequeno grupo podia decidir pelos outros, então, eles tinham liberdade e escolheram tirar a dos outros. Quem nos garante que eles não farão as escolhas erradas? Quem deu esse poder a eles??? E é verdade, já li comentários do do filme e as pessoas têm dito que é um pouco diferente do livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, JU!

    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas ele já está em minha lista de desejados há tempos! Assisti ao filme e adorei, embora tenha achado o final aberto demais. Espero a continuação, haha!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi JU,

    Eu quero esse livro desde o lançamento dele, e mesmo sabendo que o filme, pode ser bem diferente, eu quero ler e assistir ao mesmo tempo! A Tay está no filme, já estou virando fã sem nem mesmo ter assistido! em relação ao livro, ter apenas 190 páginas é um tanto chato, tendo de esperar lançarem a continuação, poderia ter colocado mais historia.

    Mayla

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju!!!!
    Eu achei o começo do livro bem chatinho pra te falar a verdade, também não gostei de como a trama terminou sendo que o livro tem apenas 190 páginas, mas a trama a boa e tenho certeza que irei gostar bastante dos próximos livros. E o livro cumpriu mesmo seu papel, me fez refletir bastante. Também percebi que o filme será bem diferente, mas quero ver, pois mesmo assim acho que será bem bom =)

    Beijokas ^^
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá Ju,
    sua resenha é a primeira que vejo falar bem da obra. E por isso me peguei com uma pulga atras da orelha. Que para aliviar terei que ler para tirar minhas conclusões.
    Bom eu gostei muito da premissa da historia, achei interessante trazer uma distopia com um toque sobrenatural. Pois ate onde sei, o rapaz é meio que a morte, ou entendi errado.
    E os pontos que você levantou sobre a obra me fizeram ter outra ideia sobre a mesma.
    Bom, sobre o filme eu quero ver, mas pelo que você falou ela vai fugir bastante do livro. O que não acho legal. Tipo: Coisas podem serem mudadas para deixar interessante, mas a premissa, o centro da historia deveria ser igual.
    Vou com certeza ler, depois desta resenha e quem sabe assistir depois(ou antes. hahahaha).

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura, Ana? rs... Eu vi várias resenhas positivas! Olha, não tem nada disso do rapaz ser a morte não... Leia sim, espero que você goste! =)

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo