terça-feira, 21 de outubro de 2014

[Resenha - Planeta] Era uma vez... Eu!

Postado por Ju às 21:00
Título: Era uma vez... Eu!
Criação: Beo da Silva | Eduardo Lima
Criação/ Ilustrações: Maurício Carneiro
Texto: Paulo Lins
Editora: Planeta

Em Era uma vez... Eu!, o leitor encontrará o indesejável, o descartado. Verá as faces daquilo com que convivemos no céu, na terra e no mar, e que tanto renegamos: ele, o lixo. Este que cresce, cada vez maior, tomando todos os espaços em cores sujas, em papel amassado, em texturas que incomodam e exalam pela imagem o odor, o incômodo permanente que buscamos esconder. Até que de tão grandioso este lixo não possa mais ser escondido, nos absorvendo, sendo nosso próprio fim: ‘’Seus olhos serão lixo não reciclável, ainda que tenham visto todas as metáforas do infinito. ’’

Gente, eu não havia lido a sinopse desse livro antes de começar a leitura. Então, confesso que encontrei algo bem diferente do que eu esperava. Ele é em capa dura, e tem um formato maior que o usual... é todo ilustrado, todas as páginas são coloridas... o que a minha mente maluca pensou? Que era um livro para crianças, que abordava o tema do lixo. O que eu saberia que não era verdade se tivesse observado a capa. Em primeiro lugar, não é do selo Planeta Infantil. Em segundo lugar, sei lá, esse ser que aparece no meio do lixo é meio assustador, e acho que haveria grandes chances de crianças chorarem ao vê-lo. Em terceiro lugar, e não menos importante, a sinopse, que consta na contracapa, se tivesse sido lida, com certeza me mostraria que eu não encontraria nada de infantil nessa obra. 

Vou resumir para vocês como essa história começou a ser criada. Em 2010, Beo da Silva e Maurício Carneiro participaram de uma mostra coletiva em Londres. A mostra teve a duração de apenas um dia, em um prédio prestes a ser demolido, e o objetivo era contar um pouco da história do lugar. Os dois escolheram abordar um espaço diferente: a lixeira do prédio. Com isso, nasceu a criatura que está na capa, que habitava a lixeira, e que precisou sair para o mundo depois que perdeu seu lar. Assim, surgiu esse livro.


Já encontramos uma ótima reflexão na introdução, chamada Impermanência e durabilidade no mundo de homens e coisas. É abordada a necessidade do homem de sempre criar algo novo, e depois criar algo melhor, e é falado que as coisas criadas são permanentes, mas acabam tendo um único destino: se tornam lixo.

Durante a narrativa, que é feita em uma grande poesia, é confirmado o quanto tudo é descartável... somos levados a refletir sobre o que estamos fazendo não só com as coisas, mas também com as outras pessoas e com nós mesmos.


O visual do livro está lindo (ok, eu sei que o lixo não é nada lindo), os textos casam bem com as imagens, ambos são muito impactantes. A leitura é bem rápida, mas não é fácil esquecer o que foi lido, não dá para simplesmente deixar para lá e fingir que não é importante. O livro é daqueles que ficam com a gente por um longo tempo, e nos fazem realmente repensar atitudes. Curti bastante a leitura.


15 comentários:

  1. Beeem legal! Nunca tinha ouvido falar do livro, e como sou bem do seu tipo, ia com certeza achar q era algo mais infantil, e nem dar bola... Haha! Mas parece algo muito mais interessante que isso, muito boa a história do monstro da capa! E o que me deixou mais curiosa foi o fato de vc dizer que o livro realmente faz refletir... Afinal, é algo que é dito o tempo todo nao? Descartar corretamente lixo, cuidar o lixo, nao fazer muito lixo... Entao, o que o torna tao impactante do discurso de sempre? SUper curiosa! Adorei a indicação e a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Ola Ju adorei as ilustrações e o tema é muito importante por isso deve ter marcado como leitura, vou colocar em minha lista para ler, será de suma importância saber mais sobre o lixo. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! confesso que pela capa eu não daria bola para o livro, mais como você gostou da historia e o livro lhe fez refletir mais sobre o lixo que produzimos e descartamos na natureza vale a pena ler. Eu sou muito consciente com isso, na minha casa separamos todo o lixo e sou daquelas que seguro um papelzinho de bala o tempo todo ate encontrar uma lixeirinha rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem?
    Quando vi a capa do livro também pensei que fosse algo voltado para o publico infantil, mas me surpreendi ao ver que estava errada. Não conhecia a obra, mas achei a ideia dos criadores sensacional! O livro parece muito real, aparenta ter metáforas interessantes e todo esse tipo de coisa. Confesso que fiquei um pouco chocada com o quote sobre em qual lixeira jogar determinadas coisas. Mas acredito que estamos vivendo em um mundo em constante desenvolvimento, e as pessoas estão se (re)educando para descartar rapidamente coisas (objetos, pessoas, situações) que não fazem bem. Um ótimo livro para refletir!

    Beijinhos e um maravilhoso restinho de semana,
    Cássia :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Se não tivesse lido a sinopse + sua resenha, jamais imaginaria o conteúdo do livro, alguns trabalhos gráficos podem enganar muito bem. E fico feliz de ter descoberto o livro pelo seu blog, eu gosto muito de livros coloridos e que se preocupam em casar imagens com texto para criar um impacto único, sempre vejo você sendo bem crítica com os livros, então se você está dizendo que o livro é daqueles que fica com a gente, eu acredito demais!

    Lixo é um tema complicado de desenvolver sem parecer sombrio/ sinistro. O lixo pode ser de tantos tipos de descartes que até chega assustar o ponto que chegamos.

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Confesso que sempre leio a resenha antes de ler a sinopse, e se tu não tivesse dito que não era para crianças, eu não ia acreditar! Olhando só a capa, o livro parece sim, bem infantil.
    Não conhecia o livro, mas a trama parece ser muito boa, espero ler

    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju.
    Não sei se já falei aqui, mas estou erradicando as sinopses da minha vida e isso tem feito uma diferença notável nas minhas leituras.
    Gostei dessa história que aborda os problemas do lixo, e principalmente, que ele traz algo muito mais profundo, como a parte reflexiva.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju

    Quando li ali em cima o nome de Paulo Lins, logo me lembrei de Cidade de Deus. E acredito que seja ele mesmo. Gostei da proposta do livro por tratar de um tema bem importante e com certeza pelas fotos é um livro que vai ser difícil de ser esquecido, bem como as ilustrações que parecem ser incríveis. Já anotei a dica.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju
    Cara, tive a mesma impressão que você, mas lendo sua resenha vi que estava enganado. Eu adorei a forma como uma trama aparentemente simples, sobre o lixo, pode tornar essa proporção reflexiva de como nos portamos diante do mundo; sobre como tudo é descartável. Até as pessoas se tornaram objeto de uso e descarte! :(
    Fiquei encantado pela forma como conduziram a trama, sobre esse ser que precisa sair de seu mundo por causa da ação humana!
    Ju, amei a resenha e o enredo do livro! Já quero ler :)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, também imaginei que o livro fosse infantil, mesmo achando a capa meio assustadora mesmo... rsrs. Mas enfim, gostei de saber que não é infantil e achei interessante o modo como foi criado, e realmente, aborda um tema tão importante, mas que muitas vezes não estamos nem aí. Gostei da forma que ele é escrito e de como as ilustrações e os texto se completam. Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Ah!! Jú,

    O livro já me ganhou e com sua resenha então, me ganhou duplamente. Traz um tema tema de grande relevância, além de trazer a inquietude do homem com tudo, o homem (entendido aqui como ser humano) que precisa sempre de mais e mais novidades, criam e depois descarta, daqui a pouco teremos aquela coisa da criatura contra o criador, aliás isto daria uma ótima história. Teremos sim o lixo criando vida e engolindo o homem.
    Adorei a premissa do livro e claro já anotei a dica.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ju, esse livro foi uma surpresa. Não me lembro de tê-lo visto nas divulgações e, assim como vc, achei pela capa que fosse infantil (nem pensei em ver o selo). Imagino que a qualidade da impressão esteja bem legal mesmo. E fiquei intrigada com essa temática. Fazer arte com lixo sempre chama atenção, o diferencial é que isso te chama à atenção. A curiosidade bateu aqui agora.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju,

    Que livro lindo, achei a capa linda, apesar do lixo, as cores são lindas e super combinaram com o livro, amei as frases, são bem impactantes e reflexiva! Uma leitura bem diferente, das que eu estou acostumada a ver.

    Mayla

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!

    De cara gostei muito do livro. Sou muito ligado nestas questões ambientais e sociais, ainda que essa reflexão sobre o pensamento humano extremamente consumista e voltado a produzir cada vez mais. Adorei a resenha e pretendo ler o livro.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa, o livro parece ser uma obra de arte, com uma diagramação linda. Gostei das reflexões que a leitura propõe. Esse eh um daqueles livros que me passariam batido na livraria. Mas depois da sua resenha, com certeza eu leria.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo