domingo, 12 de outubro de 2014

[Resenha- Fundamento] Rangers - Ordem dos Arqueiros: Imperador de Nihon-Ja

Postado por Ju às 12:00
A resenha não possui spoilers sobre esse livro ou os demais da série.

Resenhas dos livros anteriores: Livro 1 | Livro 2 | Livro 3 

Título: Rangers - Ordem dos Arqueiros: Imperador de Nihon-Ja
Autor: John Flanagan
Livro #10 da série
Editora: Fundamento

Uma importante missão leva Horace à exótica corte de Nihon-Ja, um país distante, com uma cultura muito diferente, totalmente baseada em honra e tradição. E vários meses se passam sem que o cavaleiro envie alguma informação a Araluen. Preocupados, Will, Alyss e Evanlyn partem em busca de notícias de seu amigo. Em pouco tempo, a verdade vem à tona: alguns inimigos do imperador de Nihon-Ja haviam se rebelado, e Horace decidira ajudar o legítimo líder da nação na luta para derrotar seus arrogantes opositores. O quarteto araluense se reúne e os três recém-chegados decidem se juntar a Horace na defesa do trono do imperador. Mas, para isso terão que realizar uma tarefa quase impossível: transformar fazendeiros e pescadores em guerreiros preparados para combater um inimigo poderoso. Uma gigantesca batalha se aproxima e o destino de todo um povo está nas mãos, na força e na habilidade de Will e seus amigos. Depois de algumas reviravoltas, a saga dos quatro chega ao fim! Mas será um final realmente feliz para Will?

Nem acredito que só faltam dois livros para terminar a parte já lançada da série... estou sofrendo por antecipação aqui, mas ao mesmo tempo me sinto muito feliz com o rumo que a história está tomando. Tenho muito orgulho dos personagens dessa história, do quanto aprenderam e continuam aprendendo, e do quanto ensinam também, tanto ao leitor quanto a todos que cruzam os seus caminhos.

Nesse décimo volume, acompanhamos duas narrativas isoladas no início: Horace vai conhecer mais sobre a catana, uma espada japonesa, e acaba se surpreendendo com uma cultura completamente diferente, em que as lutas são sempre um a um, em que a honra é extremamente valorizada, e em que o Imperador é respeitado e seguido por todos, pois há uma crença de que o direito dele ao trono é inquestionável. Só que o Imperador atual, Shigueru, acaba incomodando algumas das pessoas mais poderosas, devido ao seu jeito de governar, que quer fazer com que todos tenham direitos iguais, com que ninguém precise agir como se fosse um ser inferior.

Ao mesmo tempo, Will e Halt vão à Toscana para conhecer o modo deles de lutar, e se deparam com algo inusitado: os combatentes não precisam ter uma grande habilidade, e nem passam por um longo treinamento. Na técnica utilizada por eles, o importante é o trabalho em equipe. Mesmo com muito pouca prática, conseguem um resultado surpreendente, e conseguem enfrentar guerreiros muito mais treinados.

Claro que, em determinado momento, as histórias se cruzam. Talvez essa não seja a palavra adequada, mas o fato é que tudo o que é dito no início, que é mais lento que o restante do enredo, é importante para que cheguemos ao desfecho.

Na minha resenha do sexto livro, eu disse para vocês que o autor começava a levar a sério algumas possibilidades de romance, e que as mulheres escolhidas por ele para protagonizar esses romances nunca se limitariam a ser meras espectadoras, que se encaixariam de um jeito ótimo na vida de um arqueiro ou de um guerreiro... bem, elas provam isso nesse volume. As garotas em questão são essenciais na história, e têm a oportunidade de mostrar toda sua ousadia, criatividade, inteligência e coragem. 

Quando faltavam pouco mais de 100 páginas para a história terminar, achei que o autor não finalizaria a história neste décimo livro, que eu teria que ler o décimo primeiro para conhecer o final. Mas, felizmente, tudo começou a se resolver, e ele conseguiu fazer tudo sem correria. Os fatos se encaixaram perfeitamente e o final superou minhas expectativas. Espero conseguir ler logo os dois últimos livros (pelo menos até que o John Flanagan escreva mais).

16 comentários:

  1. Olá Ju....

    Menina do céu o décimo livro uffaaaa... Que bom que a série ainda te prende e te agrada ... o sentido da leitura é exatamente esse... venho conhecendo um pouco da série aqui no seu blog... embora eu não tenha vontade de ler eu curto de mais os pontos que você levanta... sobre os personagens e tudo mais... gosto muito da forma como você resenha... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  2. O problema quando se apaixona por séries é que elas não terminam nuncaaa e a gente fica roendo as unhas de ansiedade, rsrs. Ainda não li nenhum desta, mas vejo falarem muito bem.

    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Jú, tudo bom?!

    Essa série nunca me chamou a atenção, não sei o motivo. Preciso ler suas resenhas antigas da série para ver se animo. Gostei muito dessa resenha, fiquei interessada, por isso vou atrás dos outros. Adoro as suas resenhas e as suas indicações. Fugindo um pouco disso, fui na livraria sábado atrás dos livros da Mara Dyer que você indicou e acredita que estão todos esgotados?! Acabei indicando o seu blog para o vendedor HAHAHAHA

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Nossa faz tempo que tenho interesse de ler essa série, mas ela é enoooorme hehehe
    Que bom que o final superou tuas expectativas, saber que tu gostou do livro me deu mais vontade de ler, pois se no décimo livro tu não cansou e gosta da leitura é porque é realmente boa e vale a pena ser lida.
    Beijokas

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Juju, tudo bem?
    Eu conheço essa sensação, as vezes gostamos tanto de uma série, que já fazemos parte da história, viramos um personagem também, participamos de tudo e sofremos junto.
    E nesse volume o autor está apresentando a cultura dos guerreiros japoneses (você não falou nada, mas seriam os samurai???), que conheço um pouquinho e admiro, só não gosto da parte em que eles se sacrificam, mas entendo perfeitamente que é resultado do conceito de honra deles.
    Melhor morrer com honra do que viver na desonra.
    Não vejo a hora de ler essa série, embora ela seja longa.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Cila, não são os samurais... eles têm outro nome, e não tem nada disso de sacrifício na cultura deles. ;)

      Excluir
  6. Olá!!
    Nossa, que série enorme! Ainda assim, ficquei curiosa só pelo fato de você já estar sofrendo por antecipação por haver só mais dois livros (quer dizer, há mais dois livros para finalizar a série ou há outros, mas ainda não foram lançados no Brasil?). Isso só indica que a série é boa de verdade.
    Após ler sua resenha me restou uma dúvida, voc~e diz que temeu que o livro não tivesse um final.... são histórias independentes com os mesmos personagens? Tipo, uma aventura diferente a cada livro?
    Gostei bastante da ambientação, das culturas japonesa e italiana envolvidas.
    Quem sabe eu perca a preguiça (pelo fato de ser uma série tão grande) e leia um dia.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, até alguns meses atrás a série teria só os 12 livros já lançados. Só que o autor decidiu estendê-la, mas ainda não sei quantos livros ainda teremos. E, aparentemente, ele só vai voltar a escrever quando finalizar sua outra série, Brotherband. E ė isso mesmo, uma aventura diferente a cada livro, mas às vezes uma história ocupa mais de um livro. Beijo!

      Excluir
  7. Oi, Ju, tudo bem?
    Olha, eu adoro temais mais medievais, então, quando vi que um amigo meu estava lendo Rangers, fiquei doida para comprar, até porque ele teceu milhões de elogios ao autor. Infelizmente, contudo, acabei desistindo pela quantidade enorme de livros! Não estou com o tempo que gostaria para ler uma série desse tamanho, mas, espero que um dia eu consiga adquiri-los! rs
    De qualquer jeito, que bom que é o tipo de série que prende o leitor, e fiquei animada com essa ótima resenha.

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju

    Essa série é enorme, mas tenho muita curiosidade por ela, principalmente por ter agora elementos da cultura japonesa, inclusive as katanas são espadas tão famosas que aparecem em diversos animes, até nos mais improváveis que não tenham qualquer relação com lutas e etc. Doze livros lançados até agora e ainda vai ter mais pelo visto haha desanima um pouco mas os livros parecem ser incríveis e não tão longos, então acho que vale a pena quando eu puder.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju,

    Acho muito dificil uma série conseguir cumprir todas as espectativas criadas, com mais de 10 livros, acho que não conseguiria ler uma série tão longa, as vezes pode se tornar cansativa, mas não parece ser o caso dessa série, ainda não sei quando irei começá-la, acho que já vai ter muitos mais livros hahah.

    Mayla

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju
    tenho um único comentário sobre a série no que diz respeito a quantidade de livros. Se o autor conseguiu te prender na trama até o décimo livro é certeza que o livro é bom. Eu adorei o que li na outra resenha que você postou e acho que adoraria ler o livro, porém a quantidade de livros publicados e a falta de tempo + dinheiro, faz com que eu me desanime e não tenha como ler. Muito bom saber que os personagens tão se superando e que a trama consegui ser finalizada sem correria!
    :3 Parabéns pela resenha!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já disse que eu morro de inveja desses livros todos da série Rangers que vc tem/leu?
    Bom saber que Will amadureceu e já até vislumbra um romance. E legal também o fato de John fechar o livro, acho que dá ainda mais vontade de ler o seguinte.
    Pra vc faltam só 2, pra mim faltam todos menos o primeiro. Kkkk
    http://www.prazermechamolivro.com/2014/10/maluca-por-voce-rachel-gibson.html

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju

    Sempre ouço falar super bem dessa série, mas são tantos livros que eu fico meio perdido. Por falar nisso, são quantos no total?
    Uma coisa que chama bastante atenção é o papel das personagens femininas que você destaca na resenha, é mais ou menos assim na realidade kkkk.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram 12 livros, porém o autor decidiu estender a série, e ainda não divulgou quantos volumes a mais ele vai escrever.

      Excluir
  13. Nossa, acredita que eu não conhecia essa série?? :O Enfim, mas parece ser uma série interessante e é bom quando a qualidade da história permanece a mesma, mesmo sendo uma série tão longa. E é muito bom quando a gente sente orgulho de ler uma série, e vê como os personagens amadureceram, e aprendemos com o livro. Enfim, achei legal essa diferença entre as formas de lutar e que bom que o autor terminou a história, imagina a agonia que seria se ele não terminasse... rsrs, gosto de histórias que mesmo em séries começam e terminam no mesmo livro.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo