sábado, 25 de outubro de 2014

[Resenha - Petit Editora] Cartas de uma outra vida

Postado por Ju às 21:00
Título: Cartas de uma outra vida
Autor: William Sanches

Cartas de uma outra vida é uma obra para aqueles que reconhecem a vida como um presente de Deus. Neste livro, William Sanches nos apresenta lindas e emocionantes cartas vindas do outro plano da vida, excelentes exemplos que nos servem de aprendizados, pois por meio das experiências dos outros podemos refletir sobre a nossa própria vida e perceber o quanto somos abençoados pela oportunidade de corrigir erros do passado.

Como eu disse para vocês na divulgação do livro quando ele foi lançado, a obra surgiu devido a pedidos de ouvintes do programa "Tempo de Vida", que vai ao ar na Rádio Boa Nova, de 2ª a 6ª feira, às seis da manhã. Programas que já foram ao ar ficam disponíveis no site da rádio

Esse foi o primeiro livro da Petit que me decepcionou. A estrutura dele é a seguinte: são 15 cartas, escritas por espíritos diversos e já publicadas em outros livros. Depois de cada carta, existe uma reflexão do William sobre o tema que o espírito abordou nela. 

Atualização: sobre a informação acima, das cartas já terem sido publicadas em outros livros, foi um erro de interpretação. Peço desculpas, mas no final do livro tem uma lista, com o título "Referências das citações", com o número de cada carta e, abaixo, nomes de livros e datas de publicação, e entendi que as cartas teriam sido retiradas desses livros. A editora entrou em contato comigo e esclareceu que foram retiradas só citações que fazem parte das cartas.

Sinceramente, esperava muito mais emoção. Embora possamos, sim, refletir bastante sobre os assuntos abordados, apenas duas cartas mexeram comigo de verdade: uma que tem um depoimento que se passa na época de Jesus, e outra que é direcionada a uma mulher, escrita por seu marido que desencarnou há pouco tempo. Não chegaram a me tocar tão profundamente a ponto de me fazer chorar, mas as considerei as mais bonitas e profundas.

São abordados assuntos como ciúme, convivência familiar, limites entre respeito e obediência... muitos erros são confessados e conselhos dados. Quando as cartas são direcionadas a alguém, muitas vezes os espíritos fazem questão de frisar que estão bem, pedem para que seus entes queridos parem de chorar de forma tão sofrida, pois isso realmente lhe faz mal.

Não sei se a leitura de cartas no programa de rádio é feita em um dia específico, no dia em que ouvi não aconteceu, mas foi lido e comentado o trecho de um texto escrito por Chico Xavier. É claro que a música e a narração ajudam bastante no entendimento da mensagem e no envolvimento do ouvinte, imagino que tornem as cartas bem mais tocantes.

Apesar das páginas brancas, o trabalho editorial está bem bonito, antes de cada carta foi colocado um texto escrito ou psicografado por Chico Xavier. As cartas possuem uma margem cinza com nuvens ao fundo, a imagem da capa é reproduzida em preto em branco antes do início delas também. A parte da reflexão do William possui uma margem cinza bem fina, sem nenhuma ilustração. A fonte é de um tamanho que permite uma leitura bem confortável, e li as 190 páginas em poucas horas.

No final do livro, o autor propõe uma reflexão ao leitor, com a pergunta "o que você mudaria em sua vida?" seguida por 10 páginas com linhas em branco. Não escrevi nada, não me envolvi com o livro a esse ponto. Ele não é o que eu esperava, então realmente não funcionou como deveria para mim.

12 comentários:

  1. Oi Ju <3

    Que pena que o livro te decepcionou. Pela sinopse tinha achado que seria emocionante. Estou conhecendo um pouco mais sobre esses livros aqui com você. Até então nunca tinha parado para pensar sobre eles. Que pena que não se envolveu com o livro, de verdade. A capa está bem bonita e ele é bem curtinho pelo que você disse. Ah, que pena mesmo que não gostou Ju =(( Enfim, parabéns pela resenha, continua demais (apesar de você não ter gostado dele.)

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Eu nunca li nenhum livro espírita, mas tenho vontade de ler alguma coisa nesse tema. Uma pena que esse livro não tenha te cativado, mas talvez as cartas tenham funcionado melhor no outro formato.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, primeira postagem que eu leio sobre.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju

    Já repeti aqui milhões de vezes nos seus posts acerca de livros do tipo: morro de curiosidade de conhecer. Achei a capa deste maravilhosa, pena que ele te decepcionou, mas gostei da proposta de reflexão e também das cartas que te chamaram a atenção. Algum dia vou pegar algum livro espírita pra conhecer e espero curtir.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  5. Não sei se me envolveria mais do que você... Apesar de achar a premissa interessante, tenho um coração meio duro com esse negócio de espiritos falando com os vivos. Eu acredito, mas até certo ponto, entao ficaria dificil me tocar tanto... Achei o final interessante, inclusive, o espaço para a pessoa refletir sobre os erros que cometeu em vida, e corrigi-los enquanto ainda está por aqui (isso eu acho que todos deveriamos fazer, vidas futuras ou nao, nao deveriamos deixar para resolver nada depois), então espero que, apesar de não sermos publico alvo, quem é realmente crie uma mudança na propria vida =]

    ResponderExcluir
  6. Pela sinopse a história parecia linda, mas q pena q vc não gostou.

    www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Ah Ju, é muito ruim quando um livro nos decepciona.. Acho que essa é uma das piores sensações que existe! Mas gostei da sua resenha, ela foi bem explicativa, mostrando a proposta do livro e aquilo que lhe incomodou. =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Não são muito fã desse gênero de livros, "A Cabana" até hoje nunca terminei. É uma pena quando esperamos muito de um livro e ele nos decepciona, realmente nos deixa com um sentimento ruim, mas espero que você consiga achar uma outra história que lhe tire esse sentimento.

    Ps: Gostei da arte da capa xD

    ResponderExcluir
  9. Acho que eu não iria gostar mesmo se tivesse a mesma religião que vc e a editora. Não curto livros que não sejam romances (no sentido estrutural do texto). Crônicas, contos, cartas, poesias... nada disso me atrai. Ainda sendo espírita, muito que piorou pra mim.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju. É tão ruim quando o livro não alcança nossas expectativas, quando esperamos tanto e ele não é satisfatório. É uma pena que o livro não te conquistou. Por enquanto não vou ler.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!

    A capa do livro chama bastante atenção, mas fiquei chateado ao saber que o livro não é tudo aquilo que você esperava. Fiquei também sem vontade de lê-lo pelo fato de abordar temas que não são do meu gosto.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Que pena que o livro te decepcionou, isso é tão ruim :(
    Parece ser uma história bem emocionante, mas acho que eu não leria.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo