quinta-feira, 30 de outubro de 2014

[Resenha - Belas-Letras] Noite Ilustrada

Postado por Ju às 16:30
Título: Noite Ilustrada
Autor: Thedy Corrêa
Editora: Belas-Letras

Os poemas deste livro poderiam ser canções, cada uma com uma história para contar, na voz do líder da banda Nenhum de Nós. Em suas noites de insônia, quando fala com ele mesmo, Thedy Corrêa está falando com o leitor. Ou, talvez, cantando para o leitor uma melodia que ganha vida não apenas pela palavra, mas pelo traço de alguns dos maiores ilustradores brasileiros convidados a transformar o som dos poemas em belíssimas imagens. Um convite para sentar, ler e, sobretudo, ouvir o que cada verso rabiscado numa noite de insônia tem a nos contar.

Não sou fã de poesia. Mas sou fã de Nenhum de Nós e do Thedy Corrêa, e foi isso que me fez decidir ler o livro. Isso e o fato da sinopse dizer: "em suas noites de insônia, quando fala com ele mesmo, Thedy Corrêa está falando com o leitor". A ideia de uma insônia produtiva me atraiu.

Tenho insônia desde os 15 anos, então, me identifiquei demais com os textos. É claro que ela não me acompanha todos os dias da minha vida, surge quando quer e vai embora depois de alguns dias. Estou acostumada com os sons da madrugada, inclusive com o ronco do vizinho e com o barulho de sapatos - elementos explorados pelo autor. Insônia às vezes é uma coisa enlouquecedora, a gente só quer dormir, mas é uma missão quase impossível. E, acreditem ou não, não é causada por preocupações, ou algo assim. Simplesmente é. Gosta de me acompanhar. Tem dias em que é mais doloroso conviver com ela, em outros simplesmente a aceito e aguardo o momento de adormecer.


Os poemas, embora em sua grande maioria tratem desse tema, são bem diferentes uns do outros. Em um deles, Paul McCartney é o personagem principal... Em outro, o narrador tem um relacionamento interessante com um jornal... rs... Também é possível achar sua vida de insone o máximo, se comparada à de um vampiro, que não dorme absolutamente nunca.

O poema intitulado "ironia" me envolveu tanto que fui pesquisar para saber se o que ele dizia era real. E é! Vocês sabiam que existe um filme com 87 horas de duração, baseado em um poema de 4080 páginas, chamado "A cura para a insônia"? Pois é... como diz o Thedy:

tem como único ator um poeta
sem papel sem roteiro nem trama
nenhum carro explodindo
ou monstros invadindo a cidade

No final do poema, até foi colocada uma observação, informando da existência do filme e dizendo que foi feito como um experimento para reprogramar o relógio biológico dos insones (posso ser voluntária?). Mas, apesar dele ser curtinho, no fim da primeira estrofe eu já estava abrindo o google para pesquisar... não deu para aguentar nem duas páginas.

O livro tem ilustrações lindas, e cada uma delas foi feita por uma pessoa diferente (com exceção de quem ilustrou a capa e também um dos poemas). No final, foi colocada uma breve biografia de cada um dos ilustradores.
















Acho bem legal às vezes sair da minha zona de conforto, e é mais legal ainda quando a obra que escolho para fazer parte dessa experiência me agrada. O livro me fez sorrir muitas vezes, me deu bons momentos de presente. Curti bastante a leitura.

12 comentários:

  1. Oi ju! adoro poesia fiquei com uma vontade enorme de ler esse livro. Também adorei a capa achei super engraçada e pelo que li da resenha o livro também é!
    com certeza irei comprar para ler assim que terminar uns que estão na fila
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não diria super engraçado... algumas poesias me fizeram sorrir, e só uma vez cheguei a rir de verdade. Mas adorei a leitura.

      Excluir
  2. Olá, eu também tenho insonia na maioria das noites e realmente é enlouquecedor estar extremamente cansada e não conseguir dormir... Não sou fã de livros com coletâneas de poesia, não porque não goste de poesia e sim porque eu demoro anos para ler o livro lendo uma poesia por semana, mesmo assim fique interessada em ler o livro <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju <3

    Estou muito interessada nesse livro desde que assisti a uma entrevista do Thedy Corrêa no programa Altas Horas. Sempre gostei da banda Nenhum de Nós, por influência do meu pai e as letras dele são fantásticas. Estou querendo dar o livro de presente pro meu pai (ele assistiu a entrevista junto comigo) e acho que ele iria gostar. Sofro de insônia quando estou nervosa com alguma coisa, mas as vezes porque simplesmente não consigo dormir. Adorei a sua resenha. É um livro que quero muito *o*

    Beijos, Rob ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju! Também não sou fã de poesia, mas se este livro caísse em minhas mãos, eu o leria. Adorei a capa, linda ilustração, a corujinha ficou fofa.
    Não conhecia o Thedy Corrêa, até ver este livro. Pode ter certeza que essa proposta de insônia produtiva me atrai, pois como você, sofro de insônia, durmo pouco ou quase nada. Até tento produzir textos, mas não sai muita coisa.
    Então parece legal iniciar uma leitura sabendo que a produção partiu de noites insones.
    Você explicou que são vários temas, que bom, não sabia! Um poema que tem Paul McCartney como personagem é muito curioso, espero conferir o livro!
    E que coisa essa do filme de 87 horas, poema de 4080 páginas! Nossa, o livro além de poético ainda traz "cultura inútil" - curiosidades que amo saber e acho, na verdade, superúteis.
    Nossa, Ju, que ilustrações! Amo desenhos em livros, ainda mais de poemas, acho que uma arte complementa a outra.
    Amei sua dica de leitura, pois sem a resenha, dificilmente eu teria vontade de ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ju adorei as ilustrações e não estou muito acostumada com livros de poesias mas esse me chamou bastante atenção , eu gostava da banda Nenhum de nós .é bom inovar na leitura e abri portas para novos gêneros. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju....Eu gosto de poesias.... mas não de todas... de alguma forma ela tem que me tocar... me preencher e me cativar... tem que ter um assunto que eu goste.... esse por exemplo me chamou a atenção porque fala de insônia (não que eu goste muito dela) Mas tive que aprender a conviver com ela... desde que minha filha nasceu a insônia veio junto.... e só a noite.... não me deixa e quer ficar comigo.... tem dias raros que ela tem dó de mim e me deixa dormir a noite toda e são nesses dias que consigo sonhar mesmo que eu não me lembre dos sonhos.... Mas boa parte ela se instala dentro de mim e só me permite dormir pela manhã kkkkkkkk enfim eu me interessei por esse livro... gostei das ilustrações.... xero!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ju, também não sou uma grande fã de poesia, mas já tive algumas experiencias bem sucedidas e acredito que essa possa ser outra. Eu não tenho insonia, mas sou ansiosa o suficiente para que isso atrapalhe meu sono. Então te entendo um pouquinho.. Achei muito interessante as ilustrações serem de autorias diferentes, isso é um incentivo a esses ilustradores e uma forma de fazer outras pessoas conhecerem seu trabalho.
    Já tinha visto esse livro antes sem me interessar, mas essa resenha mudou tudo rs! E que filme é esse de 87h?! Vou procurar sobre ele..

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!

    Esse foi um de meus últimos livros lidos e também adorei a leitura! Não sou habituado a ler poemas, mas isso não impediu que eu me identificasse tanto com a obra! :)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou lá muito fã de poesias, mas esse livro sempre chamou a minha atenção, assim como você, eu sofro de insônia, mas não sei quando mais ou menos começou, só sei que é um saco, mas já me acostumei em ser a última a dormir na minha casa, sorte que não é sempre que isso acontece kkkkkk Enfim, eu gostei da sua resenha, imagino que iria gostar desse livro mesmo ele sendo de um gênero que eu não sou acostumada a ler.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju

    Estou querendo ler esse livro desde que vi o primeiro post sobre ele. Achei a proposta dos poemas bem interessante e os temas explorados pelo autor também, sem falar nessas ilustrações maravilhosas. Gosto de ler poesias de vez em quando e o livro parece ser ótimo no que propõe, até fornecendo certas curiosidades ao leitor. Vou querer adquirir em breve.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. Ju, já que vc é fã da Nenhum de Nós, me apresenta algumas músicas. Nunca ouvi falar nessa banda! o.O
    Também não gosto de poesias, mas vc conseguiu me deixar mais animada porque gostou e se identificou. Tô até agora boba com esse filme eterno, vou testá-lo na próxima noite insone. rsrsrs
    Ah! Eu já sabia que havia ilustrações, mas não que cada uma tinha um autor diferente. Curti isso.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo