sexta-feira, 3 de outubro de 2014

[Resenha - Jangada] Fortaleza Negra

Postado por Ju às 08:00
Título: Fortaleza Negra
Autora: Kel Costa
Editora: Jangada

Na antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta. Dez anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos! Diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica. Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada a Sasha. Ela não gosta de vampiros e, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. Mas Sasha não irá descansar até encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e destruir de vez essas criaturas mitológicas que rondam a Fortaleza. A única esperança são as pesquisas do seu pai, que conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade do mestre da realeza vampírica: Mikhail.

Não é frequente aparecer um livro que tenha vampiros no enredo por aqui. Nunca pensaria em solicitar Fortaleza Negra para resenha, porque desde que vi a divulgação achei que fosse odiar, já que esses seres sobrenaturais não costumam me agradar (odeio sangue). Mas estou muito feliz por ter chegado de surpresa, porque amei demais!

Pode ser difícil acreditar no que vou dizer, mas essa foi uma das leituras mais divertidas que fiz nos últimos tempos! Tem diálogos sensacionais, e a protagonista é um verdadeiro ímã para o desastre... mesmo quando não tem nenhuma intenção, acaba se envolvendo em confusões inimagináveis. O livro também é repleto de tensão, ação e romance.

Aleksandra Baker, ou Sasha, tem 17 anos e nasceu em um mundo bem diferente do que conhecemos. Os vampiros controlam todo o planeta. Existe um governo central, situado na Rússia, formado por cinco Mestres. São os vampiros mais antigos de que se tem notícia, têm mais de 2000 anos e podem controlar os elementos: água, fogo, terra e ar. Existem postos de controle regionais espalhados pelos continentes, mas são eles que tomam todas as decisões. Os Mestres moram na Fortaleza Negra - mais especificamente, na maior torre do lugar, circundada por uma cidade em que alguns humanos têm o privilégio de morar. Sim, privilégio, porque é o lugar mais seguro em que se pode estar.

No início do reinado dos vampiros, apesar das restrições que eles impuseram, o mundo se tornou um lugar melhor. Como qualquer violação à lei era punida com alto rigor - muitas vezes se aplicando a pena de morte - a criminalidade diminuiu bastante. Mas, depois de alguns anos, algo começou a aterrorizar as pessoas. Seres mitológicos, centauros e minotauros, começaram a atacar cidades. E a Fortaleza se tornou o único lugar impenetrável.

O pai de Sasha desenvolve um trabalho muito valioso: está pesquisando um veneno capaz de matar os mitológicos. Quando a cidade em que a família vive começa a sofrer ataques frequentes, ele aceita o convite que tinha recebido há algum tempo, e se muda com a esposa e os dois filhos para a Fortaleza. A garota não fica nada feliz com isso, afinal terá que se separar de sua melhor (e, na verdade, única) amiga. Só que não lhe é dada uma escolha.

Os vampiros desse livro não são nada bonzinhos. No início dos ataques dos mitológicos, nem deram muita atenção. Foi só quando os ataques se tornaram mais frequentes que resolveram intervir. E a motivação para isso foi muito simples: eles não podiam permitir que sua fonte de alimento diminuísse drasticamente. Embora nenhum vampiro possa tomar o sangue de alguém sem autorização, eles se alimentam de sangue humano. 

Mesmo assim, a história não é sangrenta demais. Na verdade, vemos mais sangue nas batalhas que ocorrem - e em alguns casos especiais que não posso contar... rs... Existem cenas bem sensuais no livro, todas muito bem escritas, como o restante da história. Amei o jeito como os personagens foram construídos e a forma com que a autora desenvolveu o enredo. 

Se teve algo que me incomodou foram os amigos da protagonista depois que ela chega à Fortaleza: Kurt e Lara. Tudo bem, eles tornam as coisas divertidas - às vezes. Mas não suporto pessoas que tiram as escolhas dos outros, que enchem tanto a paciência e fazem tanta chantagem emocional que acabam tendo suas vontades atendidas só porque assim é mais fácil acabar logo com o assunto. Kurt, principalmente, me irritou demais. Se eles não dessem tanto apoio a Sasha, com certeza os odiaria completamente. Mas com o tempo me acostumei, já que a garota passa a amá-los e os acha perfeitos para ela. E, afinal, parte da culpa é dela também, por não saber dizer não nem manter sua boca fechada - coisa que acaba aprendendo a fazer ao menos em alguns momentos.

O final do livro foi bem cruel, tanto para o leitor quanto para a protagonista, e torço para que o restante da trilogia logo esteja disponível. Foi uma leitura deliciosa, e quero muito saber como a história vai terminar.

14 comentários:

  1. Oi Ju!
    Eu fiquei morrendo de vontade de comprar esse livro na Bienal, ainda mais sabendo que foi escrito por uma blogueira! Mas depois não consegui ir de novo ao estande e perdi a oportunidade :(
    Pela sua resenha, foi um livro que despertou diversas emoções... Você me deixou com ainda mais vontade de ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com o coração na mão quando você falou da crueldade do final. Não li ainda infelizmente, mas quero ler em breve.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Eu vi muita gente falando sobre esse livro, mas eu ainda não fiquei com vontade de ler ele, até que a história parece ser bacana, mas to de saco cheio de vampiros por enquanto kkkkkk No entanto, esse livro ta marcado já na minha listinha de livros para comprar, quando eu estiver novamente simpatizada com vampiros, eu compro ele, pois sei que o livro deve ser bom oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Se eu já não curto mesmo histórias de vampiros, se eles forem "mauzinhos" muito que piora pra minha pessoa. Pra galera que gosta, é prato cheio, só ouço elogios ao livro. A autora parece ser simpática, mas escolheu um gênero que não me agrada. =/ Agora é esperar mais uma continuação ser publicada. rs! Boa sorte e paciência. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Eu livro meu chamou a atenção logo, até o título me deixa curioso. Adoro essa temática voltada a seres sobrenaturais e com certeza pretendo ler muito em breve.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju,
    quando você citou vampiros logo meu interesse cresceu para conhecer a obra. Mesmo contendo alguns clichês - da parte da protagonista - os pontos altos que você levantou fez a historia parecer inédita ao que leio, pois ele envolve outra forma dos vampiros agir, alem de incrementar outros seres mitológicos.
    Sobre ação e sangue, acho essencial ter em uma leitura como essa e pelo que você disse há bastante.
    Outro ponto legal que percebi é sobre situações engraçadas, sobre a personagem atrair - mesmo sem querer - problemas. Acho que serão bastante hilarias e isso me agrada e muito.
    Infelizmente não gostei da capa deste livro, não sei dizer exatamente o que, mas ela não me agradou.
    Contudo a historia... Eu amei e quero muito ler, mas vou esperar o restante da trilogia sair para poder me aventurar, não gosto de parar no meio do caminho. hahahahaha
    Adorei a resenha, e principalmente a super dica de leitura.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Eu também não curto muito vampiros/lobisomens, porque desde que li Drácula não encontrei nenhum livro que me agradasse tanto quando ele sobre o tema, aliás alguns livros do André Vianco conseguiram o feito, mas nem foram todos. Curti a premissa, mas eu ainda tenho preconceito com vampiros, quem sabe algum dia esse preconceito chato saia um minutinho pra ler coisas de mente aberta. Diálogos bem construídos me chamam a atenção, principalmente porque já li livros com narrativas horríveis mas diálogos maravilhosos. Vai entender essa vida!.....

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii,

    Esse tipo de livro :( :( :(

    Sua resenha ficou muito boa, me descreveu muito bem o livro, mas mesmo assim eu não consigo gostar desse tipo de livro :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Juju, tudo bem?
    Eu conheci esse livro no blog da Paulinha e do Adriano, eles elogiaram tanto essa história, nunca vi duas resenhas como a deles. E agora, você que não gosta de vampiros, também amar o livro, é a prova de que é fora de série.
    Amei a história e sua resenha ficou super empolgada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem? Nossa, que legal que você gostou do livro, mesmo não gostando de histórias de vampiros. Já tinha lido a resenha do livro uma vez e me interessei e a sua só aumenta a minha vontade de ler. A autora parece ter criado um universo completamente diferente, e essa guerra entre os vampiros e os seres mitológicos parece ser bem interessante. Também fiquei bastante curiosa com os mestres. Enfim, adorei a resenha e o BT está muito bom.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!
    Tenho visto maravilhas a respeito de A Fortaleza Negra, parece que todo mundo que leu gostou bastante, e cada resenha positiva que leio do livro fico com mais vontade ainda de lê-lo.
    Amo vampiros, então eu tenho certeza que vou adorar esse livro. Com certeza Fortaleza Negra entrou para a lista de desejados.

    Beijinhos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  12. Ola Ju bastou falar em vampiros já fico interessada há diversas maneiras de falar sobre eles , e adoro ler cada uma delas, só leio elogios a esse livro e estou louca para ler, vampiros que não são bonzinhos hehe vou gostar e uma protagonista que irá nos encantar. Quero entrar nesse mundo governado pelo vampiros logo. beijos Ju lindona

    Joyce

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ju!

    Já li outras resenhas da obra, mas devo que nenhuma chamou minha atenção. Porém, ao ser a sua e saber que o enredo possui tensão e ação, coisas que amo em uma trama, fiquei com uma pulga atrás da orelha... sim, eu estou interessado! Acho que vou dar uma olhada no preço e talvez até comprar meu exemplar!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ju, ao contrario de você, amo os vampiros <3 são meus seres fantásticos favoritos! Confesso que a primeira vista, nada me chama a atenção nesse livro, mas nada que uma boa resenha não possa modificar, certo?!
    Gostei muito desse mundo governado por vampiros, achei bem inovador. Só não curti esses seres mitológicos.. Sei lá, não sei se combinou muito, mas vou ter que ler para saber rsrs
    O livro já está como desejado no meu skoob para que eu o adquirir assim que surgir a chance <3

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo