quarta-feira, 22 de outubro de 2014

[Resenha - Novo Conceito] O homem perfeito

Postado por Ju às 17:00
Título: O homem perfeito
Autora: Vanessa Bosso
Editora: Novas Páginas

Melina teve alguns relacionamentos ruins, outros péssimos... Mesmo assim, ela não desiste: um dia ainda vai encontrar alguém que a complete e que entenda algumas manias fofas que ela tem como comprar mais sapatos do que pode guardar ou tomar uma multa ou outra por excesso de velocidade. Ela faz a sua parte escrevendo um pedido ao universo, no qual descreve esse ser incrível nos mínimos detalhes. Agora é só esperar, certo? Melina não imagina, porém, que esse presente dos céus já existe, mas foi parar nos braços de uma mulher in-su-por-tá-vel. O que fazer quando o destino insiste em brincar com a sua paciência?

Logo que esse livro chegou aqui em casa, e vi essa explosão de cor-de-rosa, decidi que ele seria lido bem rápido. Afinal, estamos no Outubro Rosa, e nem tinha conseguido ainda falar sobre isso por aqui. É o mês em que as ações de prevenção ao câncer de mama ganham destaque, vocês podem conferir mais sobre a iniciativa neste link.

Outro motivo que me fez querer ler imediatamente foi que ouço falar bem da autora desde que criei o blog, e tinha muita curiosidade de conhecer a escrita dela. No começo, achei que não era nada demais, que até curtiria o livro, mas que seria só mais uma história legalzinha. Estava profundamente enganada. Acredito que tenha lido O homem perfeito no momento ideal, conheci dois casais nos últimos dias das minhas férias que faziam com que o amor pudesse ser sentido no ar, só de olhar para eles eu me sentia feliz. Um casal está junto há 11 anos, outro há 35; têm um brilho no olhar, um carinho, uma gentileza e um respeito entre eles que são lindos de se ver. E o que isso tem a ver com a história? Os protagonistas (e alguns personagens secundários) desse livro podem ter tido problemas sérios, mas o amor entre eles é lindo de se ver também. 

Melina tem 28 anos e sua vida acaba de virar de cabeça para baixo. Seu último namorado (que, aliás, era seu chefe) a traiu, e ela descobriu isso justamente no dia em que aconteceu uma reunião importantíssima. A garota tentou se segurar, mas acabou se descontrolando e atacando o cara ainda no meio na reunião. O que ela ganhou com isso? Uma bela demissão por justa causa, que fez com que perdesse completamente as esperanças de ser contratada por outra agência de publicidade em São Paulo. Decidiu, então, voltar para a casa de seu pai em Paraty, para recomeçar sua vida. O que ela não esperava era dar de cara com um passado que imaginou que não precisaria encarar nunca mais.

E é aí que começa a história de verdade. Tive certa resistência com a Melina no início, como eu poderia gostar de uma maluca com 282 pares de sapato? Até que pensei: "quem sou eu para julgar uma pessoa compulsiva, nem sei quantos livros tenho em casa". Mel é um tanto quanto desastrada, e tem um sério problema de autoestima, o que a faz ter algumas atitudes lamentáveis. Porém, no decorrer da narrativa, amadurece bastante. Continua maluca, só que de um jeito bom... rs... passei a admirar seu jeito espontâneo de ser, é bem divertido ver como ela faz planos mirabolantes, mas acaba optando pela sinceridade.

Os personagens secundários são um show à parte. A família de Melina - incluindo os avós - não é daquele tipo que simplesmente passa a mão na cabeça e acha todas as burradas dela lindas. Eles mostram o quanto a amam o tempo todo, mas puxam a orelha quando é necessário. A mesma coisa acontece com a melhor amiga da garota, Nanie, que nunca deixa de lhe dizer as verdades que ela precisa ouvir.

Algumas coisas no livro são bem difíceis de acreditar - eu, pelo menos, não acho possível, por exemplo, que uma noiva experimente seu vestido de casamento em uma loja e que isso possa ser visto da rua -, mas, como esse fato e alguns outros foram colocados lá para o bem da história, aceitei sua presença. A escrita da Vanessa é muito fluida, li o livro em poucas horas. Me envolvi demais com a narrativa, chorei três vezes durante a leitura, as lágrimas rolavam e só depois eu percebia que elas estavam lá. Mas não é um drama, gente, só tem algumas cenas que podem emocionar pessoas mega sensíveis, como eu... e o final é tão lindo e perfeito que chorei mais ainda quando terminei de ler.

Achei os romances (sim, no plural!) super plausíveis e bem construídos. Nada daqueles triângulos amorosos insuportáveis, aqui a gente pode acompanhar histórias de amor recentes e antigas, mas sempre verdadeiras histórias de amor, em que as pessoas sabem o que sentem e estão dispostas a lutar por sua felicidade. Recomendo muito a leitura, e espero que se apaixonem pelo livro como eu me apaixonei! =)

12 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Resenha linda!
    Li esse livro quando ele foi lançado em e-book, e acredito que algumas mudanças devem ter acontecido na versão impressa.
    Li a um tempinho, e confesso que esqueci praticamente tudo kkk #Vergonha, e é por ter esquecido, e saber que eu gostei muito (devido minha avaliação no Skoob) que quero comprá-lo. Já está na lista de desejados e espero poder reler em breve :D

    Beijinhos!!
    Taty Assis

    ResponderExcluir
  2. Oi Juju!
    Acho que vou pegar esse pra ler amanhã, tô com uma ressaquinha literária provocada por excesso de dramas e muito a fim de dar umas risadas. Já deixarei os lencinhos à postos porque eu choro de alegria também =D
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  3. Ola Ju estou louca para ler esse livro , e com sua resenha fiquei ainda mais empolgada , que bom que a protagonista amadurece porque senão ninguém aguenta . Já pegarei meus lenços para ler. beijos lindona


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ju, que lindo. Estava faltando no mercado um livro que falasse de amor, amor verdadeiro e deixasse para lá a modinha dos triângulos amorosos. Me senti atraída pela história, afinal todos queremos viver esses amores!
    Beijos
    http://Porão da Liesel/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju

    Tinha lido a resenha da Paty e não me interessado pelo livro porque em alguns momentos ele havia me lembrado a premissa de um filme horrível. Pois bem, continuo não me interessando pela história, mas sua resenha me fez enxergar outros lados da narrativa.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Fiquei bem empolgada para ler esse livro quando vi nos lançamentos da Novo Conceito. Esse livro me pareceu logo que cara que é uma leitura leve e engraçada e confirmei o que achava com a sua resenha. Espero lê-lo em breve, é o tipo de leitura que gosto bastante.

    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Viva as resenhas animadoras! Aeeeeee rsrsrs
    Adorei sua resenha Ju =)
    Estou querendo ler esse livro desde o Circuito, quando eles anunciaram o livro, e alguns comentários me deixaram meio desanimadas. Será que a história sofreu algumas mudança desde o lançamento do ebook?! Enfim.
    Estou precisando de histórias assim, leves de se ler. E eu adoro romances.. sou bem parecida com você nesse quesito, então prevejo lágrimas rsrs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Ownnnn adoro livros desse tipo!! É... também não consigo imaginar uma noiva experimentando seu vestido pra um galerão na rua ver...rs

    http://alinenomundo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem?

    Achei a sua resenha super completa. Livros que nos tocam e nos emocionam são sempre especiais. Confesso que sou um pouco durona. Posso me emocionar, mas é difícil me fazer chorar. huahuahuahua. Não leria o livro por agora, mas em um outro momento, com certeza.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. OI Juju, tudo bem?
    Que linda e apaixonante a sua resenha!!!!!!!! Eu também sou super sensível, choro fácil, me emocionei só com as suas palavras, imagine lendo o livro???
    Engraçado, como uma romântica incurável, eu sempre fico triste de ver que os casais com o tempo esfriam o romance. Então, o que mais gostei foi saber que nessa história, isso não acontece, que eles não desistem, que eles lutam para manter o amor aceso!!!!!!
    Adorei!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii,

    Eu AMEI a resenha!!!
    Esse tipo de livro que eu gosto muito <3 <3
    Faz muuuito tempo que eu não me emociono com livros, gostaria que isso acontecesse.
    Curti o livro pela capa,pela sinopse e pela resenha. Me lembrou um pouco a Meg Cabot.
    Enfim, quero muuuito!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem???

    Que empolgação contagiante rs... menina fiquei até com vontade de ler... mas vou deixar na minha listinha kkkkk porque eu estou sem dinheiro, se não e já iria comprar... você sempre me inspira nas leituras de alguns livros... já comprei dois livros em seguida a leitura de suas resenha... me lembro de um que estou lendo atualmente.... Belleville... rsrsrsrs... Bom esse parece ser bem divertido e emocionante... Xero!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo