sexta-feira, 10 de outubro de 2014

[Livro x Filme] Maze Runner: Correr ou Morrer

Postado por Ju às 21:30
Maze Runner: Correr ou Morrer (The Maze Runner)
Diretor: Wes Ball
Roteirista: T.S. Nowlin
Autora da obra original: James Dashner
Elenco: Dylan O´Brien, Aml Ameen, Will Poulter, Kaya Scodelario, Thomas Brodie-Sangster, Ki Hong Lee, e outros
Lançamento: 18 de setembro de 2014
Duração: 1h54m

Em um mundo pós-apocalíptico, o jovem Thomas (Dylan O'Brien) é abandonado em uma comunidade isolada formada por garotos após toda sua memória ter sido apagada. Logo ele se vê preso em um labirinto, onde será preciso unir forças com outros jovens para que consiga escapar.



Como de costume, meu foco será falar sobre a adaptação do livro para o cinema. Já começo dizendo que houve muitas modificações. Se você leu o livro e por isso pensa que já sabe tudo que vai acontecer, está enganado. Você sabe o início, sabe bastante sobre o final (que foi um pouco alterado). Mas, quanto ao desenvolvimento da história, a verdade é que você não sabe praticamente nada. 

O autor do livro acompanhou de perto a produção do filme, e concordou com as modificações. É uma pena que eu não tenha feito uma postagem a respeito do bate-papo que aconteceu em São Paulo com ele, vou procurar minhas anotações quando voltar de férias e ver se é possível dividir tudo o que foi dito com vocês, mas me lembro bem de quando ele falou sobre isso. O orçamento do filme era baixo, e tanto esse baixo orçamento quanto a linguagem cinematográfica tornaram as modificações necessárias.



Mas achei triste algumas coisas terem se perdido, como a "estrutura de governo" da clareira. No filme não dá para ver claramente como as coisas funcionam por lá. A forma com que os garotos investigam o labirinto é completamente diferente também. Sinceramente, achei que as explicações ficaram bem mais pobres, e acredito que alguns fatos ficaram bem difíceis de acreditar ou de entender.

Gostei bastante das atuações, mas as relações entre os personagens não foram bem trabalhadas. Muita coisa foi retirada do enredo, em muitos momentos a história se tornou completamente diferente da original. Não vou dizer que não gostei do filme, gostei sim. Mas não amei, e tinha tudo para amar. A perda de, digamos, substância, foi enorme. O que vemos na tela é uma versão muito superficial do que temos no livro. 


Mas ao menos curti bastante o visual do labirinto. Sim, até a estrutura dele foi modificada, mas ficou bem legal. Não posso dizer o mesmo sobre os verdugos, os achei um pouco decepcionantes, esperava algo muito mais incomum e assustador. Não vou dizer como eles ficaram para não atrapalhar a surpresa de ninguém.

Alguém aí já leu o livro ou assistiu a adaptação? Me contem o que acharam. =)

15 comentários:

  1. Oi Ju... eu assisti o filme. Sinceramente eu não tinha muita curiosidade de ler o livro, pretendia mais pra frente por se tratar de série (e preciso terminas algumas para começar outras) e ser distopia que amo... Quando ouvi falar do filme quase surtei porque queria muito assistir... primeiro por se tratar de base dos livros e por ter um ator que adoro só não me lembro o nome dele, mas o personagem é Thomas. Eu amei o filme, gostei mesmo, mas acredito que foi pelo fato de não ter lido o livro e saber de detalhes maiores, mas te juro que sai do cinema louca para ler o livro tanto que passei uma semana tentando comprar na Saraiva, mas o site foi modificado e estava péssimo e não consegui, terminei comprando no submarino kkkkkkkk. Enfim... eu adorei o labirinto, me senti angustiada.... em algumas cenas e por fim eu gostei muito... posso mudar um pouco de ideia pelo que percebi de seus comentários após a leitura do livro. Xero!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu estou louca para assistir ao filme, mas não posso fazer isso sem antes ler o livro, então vou ter que esperar um pouco :'(
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Cmo eu ainda não li o livro nem vi o filme, não tenho uma posição sobre os dois, mas um amigo meu assistiu o filme e comprou o livro, disse que pareciam bastante, o livro bem mais detalhado... Vou esperar encontrar ele pra ver se ele já concluiu a leitura e saber qual é o melhor :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não leu o que eu escrevi, ou não conseguiu entender... porque eu achei quase completamente diferentes o livro e o filme.

      Excluir
  4. Oi Ju, tudo bem? Ainda não li nem assisti ao filme, mas estou com o livro aqui... bom, é realmente uma pena que o filme não foi tão explorado e acabou ficando um pouco superficial, é horrível quando isso acontece, e pena que o orçamento baixo também não ajudou muito. Mas eu gostei bastante do trailer e esse labirinto está bem maneiro... mas eu quero realmente ler primeiro.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju
    Eu estou sedento de vontade de ler este livro e cada vez que leio algo fico mais curioso. Adoro distopiaaaaaa. Preciso desse livroooo (sim, são gritos de desespero).
    Uma pena que o filme foi modificado no meio e que as relações entre os personagens não tenha sido tão trabalhada. Uma pena que que os verdugos (O que é isso? Não sei, mas saberia se já tivesse lido) não tenham ficado tão assustadores. Enfim, adorei o comparativo.

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para saber o que são os verdugos sem ler mesmo... não contei de propósito! rs...

      Excluir
  6. Eu PRECISO ler esse livro e vou começar já. Está decidido hahaha
    Não imaginava que as mudanças eram tão grandes assim. E isso com certeza me anima na leitura, pois outra experiencia como Jogos Vorazes não da. Quando você lê um livro e depois assiste a uma adaptação perfeita é ótima, mas o contrario é chato pra caramba!
    Espero gostar do livro como você pareceu gostar =)

    Beijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Todo mundo tá falando sobre os livros e o filme e eu ainda não senti vontade de descobrir mais sobre esse mundo =/ Uma pena que tanta coisa tenha se perdido e se modificado, mas como você mencionou, o próprio autor disse que o orçamento era baixo. Não sei se terão outros filmes, mas espero que com o sucesso do primeiro, o pessoal invista mais nos próximos.


    Mil beijos e uma maravilhosa semana,
    Cássia :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,

    Ainda não li o livro e nem assisti ao filme, tenho uma certa curiosidade em conhecer essa historia, bom em relação as modificações já é de se esperar, sempre mudam a historia, só resta esperar o próximo filme e saber se irão retomar como no livro, ou como no primeiro filme.

    Mayla

    ResponderExcluir
  9. Eu não li o livro e nem vi o filme, mas fique interessada em ambos porque acabou que eles começaram a fazer um grande sucesso depois da divulgação da adaptação, se não fosse pela adaptação, eu demoraria bem mais para conhecer essa série. Mas enfim, fico triste ao ver que a adaptação foi bem modificada, mas isso não tirou minha curiosidade em assistir o filme depois de ler o livro kkk

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ola como não assisti ao filme e ainda não li o livro ficarei te devendo, meu irmão assistiu ao filme e adorou, a produção do filme nunca fica igual, nossos amados livros são completos. porém não tem o impacto de um cinema. Vou correr para ler e ver o filme. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju,
    bom eu não li e nem assisti. Mas vou dizer que a vontade de ler aos livros eu não tenho. A premissa deles não encantaram e não me fizeram querer ler.
    Mas o filme, eu tenho sim interesse em assistir, ate por que minha filha assistiu e diz que o filme é o maximo. Quero ver se ele é bom e é tudo isso.
    Mas pelo que entendi do que você falou, tem muitas modificações em comparação ao livro, e isso, eu acho uma sacanagem. Mas eu acho que alguns ajustes são necessários, para deixar mais interessante, e outros acho de suma importância, como por exemplo: a estrutura que você diz ficar bem vaga. E isso na minha opinião é importante para que possa tonar compreensível a nos.
    Mas vou assistir, e ver o que eu acho e ter minha opinião. Claro que ela não sera tão importante ate por que eu não li ao livro, mas se eu gostar do filme, com certeza irei ter vontade de ler para saber mais, não é.
    Adorei sua opinião sobre o filme. Comparando-o com o livro.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  12. Juuu, eu quero muito ver, mas provavelmente vai sair de cartaz sem eu ter visto, porque quero ler primeiro (já me basta ter visto Garota Exemplar primeiro). Maaas, se me der a louca e eu resolver ir ao cinema, já sei que a leitura ainda assim será surpreendente. Com tantas modificações, mais parece uma inspiração do que uma adaptação. Ok que o autor tenha concordado, mas imagino a decepção dos leitores.
    Tomara que vc ache suas anotações pra trazer pra gente!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju

    Minha amiga me emprestou o livro só não sei quando vou ler. Sobre o filme eu curti relativamente. O labirinto não me pareceu tão amedrontante e tão agoniante quanto os personagens falavam no começo do filme. Achei os verdugos sensacionais, gostei da aparência deles por me lembrar um pouco de steampunk, mas se no livro eles são mais medonhos não sei, vou descobrir só depois. Sinceramente, espero gostar mais do livro que do filme.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo