segunda-feira, 6 de outubro de 2014

[Resenha - Galera Record] A desconstrução de Mara Dyer

Postado por Ju às 08:00

Título: A desconstrução de Mara Dyer
Autora: Michelle Hodkin
Tradução: Mariana Kohnert
Editora: Galera Record
Skoob | Leia um trecho

Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes, com exceção de Mara, morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente perturbada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência, é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma, a família decide se mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? -, os corpos e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve... para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la. Ela pode contar apenas com Noah, o cínico galã da escola - e que carrega um segredo tão surpreendente quanto o de Mara -, para juntar as peças desse quebra-cabeça. Ambos precisam descobrir o que é real, o que é imaginação e o que é muito, muito perigoso.

Preciso contar uma coisa para vocês: se não fosse o que acontece bem no final do livro, minha resenha seria completamente diferente. Estava achando o enredo excessivamente absurdo, até que veio uma reviravolta espetacular e mudou absolutamente tudo. Então, se forem ler, e pensarem em parar por terem essa impressão: persistam.

Mara Dyer (esse não é o nome dela, aliás, como avisa antes de contar sua história) é uma garota de 17 anos que acaba de passar por um trauma. Sua melhor amiga, seu namorado e a irmã dele morreram em um acidente. Um desabamento de um antigo sanatório, que eles resolveram explorar. Mara não se lembra nem do motivo de estar naquele lugar, nem de nada que aconteceu. 

Mas essa não é a parte mais aterrorizante: a garota tem a impressão de estar enlouquecendo. Não pode nem se olhar no espelho, pois vê os amigos refletidos nele. E não pode contar isso para ninguém: sua mãe é psicóloga e a internaria para que fizesse um tratamento psiquiátrico ao menor sinal de um distúrbio. Como último recurso, Mara convence a família de que uma mudança é exatamente o que ela precisa - para ajudá-la, todos aceitam a ideia e providenciam um novo começo na Flórida. Mas os problemas de Mara não ficam para trás.

A narrativa da autora é excelente. Os capítulos são curtos e ajudam a leitura a se tornar ainda mais acelerada. A história é viciante; ainda que tenha me parecido realmente absurda durante um bom tempo, nem assim conseguia deixar o livro de lado. A cada página eu ficava mais curiosa para entender o que estava acontecendo. É tensão do início ao fim.

A narração é feita pela protagonista, e consegui sentir toda a confusão que se passava dentro da cabeça dela. Mara, a cada página, tem mais dificuldade de distinguir o que é real do que é fruto de sua imaginação. Suas visões se tornam frequentes e mais longas e detalhadas, mas ela está decidida a superar isso - sem remédio e sem internação.

O final do livro é surpreendente, e me fez ficar completamente louca para ler o segundo volume. A verdade é que, se eu estivesse com tempo e sem milhões de leituras atrasadas para colocar em dia, releria esse. Um dia ainda vou fazer isso, porque sabendo como termina tenho certeza que minha visão seria bem diferente, e que eu ficaria ainda mais alucinada pela história. 

16 comentários:

  1. Ju,
    Você me deixou completamente curiosa por esse livro!
    Confesso que não solicitei em parceria por achr justamente bizarro demais, mas agora fiquei intrigada com essa coisa de distinguir as visões do que acontece de verdade, quero muito saber como ela se virou e saber que o final é absurdamente bom, me deixou em cólicas!!!
    Quero conhecer essa trama e culpa sua hahahahahaha

    Beijos
    Chrys Audi
    http://www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ju, tenho que dizer, que capa linda é essa? foi um trabalho decididamente mais do que bem feito. Quanto a sua resenha gostei muito mas como você disse tem um segundo livro e eu não to muito feliz com livros que tem continuação, mas quem sabe um dia.

    Beijos.

    http://sersonharepensar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!
    Há muito tempo quero ler esse livro; mesmo sem ler nenhuma resenha - até agora. A capa é extremamente linda e me chamou a atenção desde o inicio.
    Adorei a resenha, melhor ainda saber que tem um final surpreendente. Estou evitando resenhas/spoilers do segundo livro; mas espero logo comprar o primeiro. Quando fui procurar no Submarino não encontrei T.T

    Bjs


    ~ Blog:
    . Cantar Em Verso
    . Fbook Cantar em Verso

    ~ Página pessoal:
    . Fbook

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! Ai meu Deus, se era para me deixar completamente curiosa, você conseguiu! É comum encontrarmos filmes com esse enredo (sou adepta a eles, rs). Mas livros é algo que eu não me deparo muito. Fiquei curiosa como disse! Já estava na minha lista do Skoob, rs. Mas é sempre bom relembrar os livros que tem lá HAHAHA. Adorei a resenha! Só encontrei o livro na Saraiva e o segundo apenas no Submarino. Quem sabe né?! HAHAHAH

    Beijos, Rob
    <3

    ResponderExcluir
  5. Ola Ju a sinopse já dá até medo hehe , lendo sua resenha apreciei o final que me deixou super curiosa, ultimamente ando lendo muito romance e sua dica para um livro de suspense e terror me atraiu muito. Pena que tem sequencia , acho que vou esperar para ler os dois juntos quando for lançado. beijos lindona

    ResponderExcluir
  6. Oi, Flor! Tudo bom?
    Vi esse livro final de semana na livraria, e quase trouxe ele comigo, mas como estou me limitando as compras, ele ficou por lá e vai continuar me esperando *snif*
    Nossa, a resenha já começa de maneira bem trágica e cheia de mortes e já confesso estar um pouco chocada, ainda mais pelo local. O que eles faziam lá minha gente?! Fico tentando imaginar, ela deve sentir-se "presa", querer contar para a mãe, dividir a angústia, e não poder pela mãe ter o poder de trancar ela em um luga para fazer um tratamento.
    Sabia que esse livro seria ótimo, e o melhor, é que sendo escrito do ponto de vista da protagonista, ficamos com todas as sensações ali, a flor da pele e provamos cada desilusão, cada momento de confusão e sua luta para não enlouquecer totalmente. Sua resenha conseguiu realmente transmitir tudo aquilo que o livro provoca, e não vou perder tempo, na próxima oportunidade irei trazer essa beleza comigo!

    Beijinhos,
    http://1.bp.blogspot.com/--y_mpTqF4GU/VDH1Bi1W7II/AAAAAAAAEm8/6tj5R2rxBqI/s1600/DSC_9460.png

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem?

    Bom saber que o livro consegue dar essa melhorada no enredo. Pela premissa achei a história interessante, mas acho que se minha opinião ao ler, for a mesma que a sua: que os fatos são meio absurdos demais, eu não teria paciência de chegar ao final =S

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ju, isso é resenha que se faça?! Assim você me mata do coração!
    Estou louca por esse livro a tempos, e sempre venho vendo uma pessoa ou outra que super recomenda. Gostei de saber que devo persistir caso o livro caso acho o inicio maçante e pode deixar, vou providenciar a continuação para não ficar surtando hahahah.
    Adorei a resenha, e com certeza o lerei com bastante atenção.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju

    Sempre vejo muita gente comentar que esse livro é sensacional e confesso que nunca dei muita atenção a ele, nunca havia parado pra ler sinopse ou resenha e acredito que essa seja a primeira que vejo do livro. Embora você tenha achado o enredo absurdo, me interessei pela premissa e espero gostar, mas acho que vou demorar pra ler ainda.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Cara, esse é o tipo de história que dá vontade de pegar spoiler do final pra já ir lendo com outra percepção. Mesmo eu não gostando de histórias sobrenaturais, essa é uma que me deixa bem instigada, ainda mais depois de uma resenha dessas. Esperando uma promoção pra conhecer a Mara que não é Mara. Rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii JU,

    Quero saber qual é essa reviravolta do livro agora hahaha
    Gostei muito da sua resenha e de saber que o final que te fez querer continuar. Ele tem uma proposta muito boa! Espero ler em breve!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nossa, você conseguiu me deixar MUITO curiosa!
    Eu me interessei por esse livro logo que lançaram, mas acabei deixando de lado. O fato de o livro parecer 'absurdo' e ter um final surpreendente atiçou minha curiosidade de vez. Que final será esse hein?
    Imagino que o fato de a história ser narrada pela protagonista que está passando por todos esses distúrbios e alucinações deve dar um nó na cabeça dos leitores, né?! (mas isso é bom! hahaha). Adoro livro que mexem comigo, ainda que de forma desconfortável.

    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ju,
    Recentemente eu li um livro mais ou menos assim: todo o enredo caminha por algo absurdo e no final, temos uma surpresa incrível; o mistério é revelado e o leitor se vê perturbado e cara, isso é ótimo <3 Também já quero reler esse livro para entender o enredo sabendo como é o final!
    Sobre esse livro. Só posso dizer que fiquei muito interessado por motivos que pontuei acima e por buscar essa revelação que vira o livro de cabeça pra baixo. Tenho certeza que irei gostar :3
    Pena que não terei oportunidade de ler por agora, mas fiquei sedento de vontade!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ju,
    sou louca nesse livro desde o lançamento dele. Mas essa é a primeira resenha que leio do livro, e bem o que eu posso dizer... estou surtando aqui! Me arrependendo por não tê-lo comprado antes. Mas ele é tão caro que eu sempre desistia da compra rsrs Acho que essa capa linda, tanto desse quanto do 2 livro.

    Confesso que estou bastante curiosa para saber o segredo do Noah, e tbm para saber os motivos para essa tragédia.

    A resenha está maravilhosamente instigante! Adorei!

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá, quando lançou esse livro tive muita vontade de compra-lo,
    mas como sempre fiquei colocando outros no caminho e terminei
    não tendo-o. Achei a sinopse bem interessante, mas não sabia que a
    narrativa fosse tão empolgante assim. Principalmente quando você diz que
    o final é bem diferente. Você me deixou bem curiosa agora, para saber
    mais sobre essa história, adorei

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiiii
    Eu vi uma resenha no canal ODR, que falava super bem e desde aí fiquei com muita vontade de lê-lo. A história me parece ser muito intrigante, e adoro livros assim, e quando li que o final é diferente, me deixou ainda mais curiosa, espero comprar e lê-lo em breve!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo