quinta-feira, 23 de outubro de 2014

[Resenha - Galera Record] Invisível

Postado por Ju às 23:55
Título: Invisível
Autores: David Levithan | Andrea Cremer
Tradução: Ana Resende
Editora: Galera Record

Stephen passou a vida do lado de fora, olhando para dentro. Amaldiçoado desde o nascimento, ele é invisível. Não apenas para si mesmo, mas para todos. Não sabe como é seu próprio rosto. Ele vaga por Nova York, em um esforço contínuo para não desaparecer completamente. Mas um milagre acontece, e ele se chama Elizabeth. Recém-chegada à cidade, a garota procura exatamente o que Stephen mais odeia. A possibilidade de passar despercebida, depois de sofrer com a rejeição dos amigos à orientação sexual do irmão. Perdida em pensamentos, Elizabeth não entende por que seu vizinho de apartamento não mexe um dedo quando ela derruba uma sacola de compras no chão. E Stephen não acredita no que está acontecendo... Ela o vê! Em pouco tempo, os dois se tornam mais que amigos. E tanto Elizabeth como Stephen irão precisar de muita coragem para quebrar a maldição.

Invisível conta a história de Stephen, um garoto que nasceu com uma maldição: não pode ser visto por ninguém, nem por ele mesmo. Por quinze anos, viveu ao lado da mãe, mas há um ano vive sozinho, já que ela faleceu. O pai saiu de casa quando ele era muito pequeno, e o ajuda apenas financeiramente. O garoto vive apenas observando o mundo, já que não é possível interagir com ele. Até que, de repente, percebe que uma garota pode vê-lo - e isso muda drasticamente sua vida.

O livro é narrado em primeira pessoa, e os capítulos são alternados entre Stephen e Elizabeth - a garota que o enxerga. Isso ajuda a acompanhar os pensamentos dos dois, mas na verdade me causou certo estranhamento em alguns momentos. Acabei gostando bem mais dos capítulos narrados pelo Stephen que dos narrados pela Elizabeth. Em várias resenhas que li as pessoas disseram que conseguiram perceber que parte foi escrita por qual autor. Mesmo que tenha sido meu primeiro contato com a escrita dos dois, e eu não saiba quem escreveu o que, preciso concordar que a diferença é bem clara.

O que achei fantástico foi que os autores conseguiram nos fazer parar para pensar pela forma com que mostraram que tudo que Stephen queria era que as pessoas conseguissem vê-lo; enquanto o maior desejo da Elizabeth era se tornar tão invisível quanto possível, por ter se decepcionado infinitamente com as pessoas com as quais convivia, que se afastaram dela ao descobrirem a homossexualidade de seu irmão, Laurie.

Os protagonistas têm que encarar coisas super sinistras, e precisam crescer rápido demais para conseguir enfrentar uma batalha bem difícil entre o bem e o mal - claro que uma maldição não pode ter vindo de algo bom. O leitor começa a embarcar em um romance no início da narrativa e, embora este romance não desapareça, deixa de ser o foco à medida que passamos a entender porque Stephen é invisível. 

Os personagens secundários são muito importantes no enredo. Ficamos sabendo de parte de suas histórias também, e adoro quando isso acontece.

A narrativa é fluida, mas o livro não me conquistou. A leitura não me fez reagir, não me envolveu... tive uma relação um tanto quanto morna com Invisível. Gostei do livro, porém esperava bem mais, principalmente por causa dos elogios infinitos que vi por aí. Mas não deixem de ler para tirar suas próprias conclusões sobre ele.

21 comentários:

  1. Oi, Ju!

    Sempre vi váaarias pessoas falando bem desse livro e já estava considerando descartar a leitura, por julgar ser o tipo de livro que qualquer um gosta e se apaixona e fica colocando "<3" nas redes sociais etc; Porém o fato de ler sua opinião no final me bateu vontade de ler.

    Gostei dessa ideia de um querer ser visto e a outra querer ser invisível. Acredito que isso pode acontecer com muitas pessoas, principalmente adolescentes que passam por fases e mais fases complicadas.

    Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Ju só vejo elogios a esse livro e ele me intriga com sua sinopse afinal já imaginou viver e ninguém lhe enxergar , somente uma pessoa , esse livro já está em minha lista para leitura. adorei a resenha. beijos

    Joyce
    www;livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Eu li esse livro há um tempo e gostei, apesar de não ser exatamente o que eu esperava.
    Gostei bastante da narrativa sob o ponto de vista do Stephen, toda a reflexão e tal, mas não gostei muito dessas partes sinistras de maldição e tudo mais.
    Como eu ainda não li "Todo Dia" e de tanto ler elogios sobre ele, eu tinha altas expectativas em relação a esse livro... que não foram supridas, lógico. Mas eu gostei bastante da escrita do autor.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OIi,

    eu já vi varias resenhas sobre o livro, mas ainda não consegui ler. Achei bem interessante o tema, esse negocio de ser invisível deve ser muito estranho hsuahushasua. Não sou fã de livros que alternam os capitulos, acabo me perdendo um pouco nele.

    Pena que o livro não te conquistou :( se um dia eu ler te conto o que achei

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Nossa, que pena que você não gostou tanto assim do livro. Confesso que essa foi a primeira resenha que leio, a premissa do livro me chamou a atenção, mas já fiquei com o pé atrás. Vou dar mais uma pesquisada sobre ele e ver se coloco ou não na minha lista de desejados.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju

    Eu gosto bastante do Levithan, sua escrita é descontraída, fluida e para ler depois de algo mais denso. Um outro livro em parceria que li dele também percebi qual personagem era de quem e confesso que gostei mais da dele. Apesar de ser narrado em primeira pessoa e você não ter curtido tanto, eu ainda quero ler pra saber se vou gostar. E eu espero gostar.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. JU,
    Eu gosto bastante desse enredo de um personagem invisivel e que vive a margem, observando tudo sem ser visto.
    Adoro também essa construção que os autores fizeram de abordar a dualidade dos personagens: enquanto um gostaria de ser notado, a outra queria ser invisivel.
    Eu adorei sua resenha e fiquei com mais vontade de ler :)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Eu tenho lido várias resenhas desse livro pela blogosfera. Algumas pessoas amaram outras nem tanto. É um livro que tenho curiosidade de ler por trazer um assunto diferente, algo que ainda não li. Espero gostar.. Uma pena que o livro não te envolveu.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Ju, que chato que o livro não te envolveu tanto assim..
    Eu também vi grandes elogios ao livro e isso tem me incentivado bastante a buscar a a leitura. Fico intrigada com a origem dessa maldição. Tambem gosto do romance, e saber que ele se mantem por todo o livro, mesmo que em segundo plano, me anima.
    Espero me envolver com a leitura mais do que você =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Ju,
    Eu também tive essa sensação "morna", daí, falei: pô é David e tentei ler nas entrelinhas as mensagens subliminares, metáforas e fazendo esta interpretação, comecei a achar mais sentido nas coisas, mas ainda assim, ficou longe de ser meu preferido.
    Gostei mais da narrativa do David/Stephen e adorei os personagens secundários, como o Laurie no caso.
    É um Levithan diferente dos outros livros, menos profundo e mais "fantástico"(no sentido de fantasioso).
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Apesar de ter uma boa história, a trama também não me envolveu por completa... Gostei bastante das aventuras dos personagens, dos dramas vividos, e da pseudo-relação com a realidade sobre o significado de ser invisível... Tbm foi meu primeiro contato com a escrita dos autores e n senti diferença entre eles...

    Beijos,
    Cássia
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju

    Sempre leio resenhas muito positivas deste livro e acho o David Levithan um escritor com uma imaginação incomum. Adorei a resenha e assim que der quero ler esse livro e Todo Dia, que é do mesmo autor.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju.
    Esse livro também não me conquistou principalmente pelo fato da facilidade de identificar cada narrador no livro.
    O personagem que mais me cativou foi Laurie, muito bem caracterizado, muito amável, adorei. E a questão do amor, a forma trabalhada achei muito cativante, lindo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ju!

    Não preciso nem dizer o amor que possuo pelo David Levithan, não é? Li apenas dois livros dele, mas todas as suas obras estão em minha lista. Fiquei triste por saber que o livro não te agradou tanto... espero que eu tenha um experiência mais 'quente'.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Juju, tudo bem?
    O que sempre chamou minha atenção nessa história foi justamente o uso da palavra invisível no seu sentido real e no seu sentido metafórico. Achei essa jogada dos autores genial!!!!! E fiquei pensando: no fim das contas, os dois significados levam ao mesmo duro caminho: do isolamento, da solidão. E isso é muito triste e me deixa comovida. Acho que o livro me ganharia por aí. Mas que pena que os autores não conseguiram despertar esse sentimento em você, a ponto de você se envolver. Isso para mim é importante em um livro, me passar a verdade do drama dos personagens.
    Mesmo assim, acho que daria uma oportunidade ao livro, vamos ver o que me espera.
    Adorei sua resenha como sempre tão bem argumentada me despertando reflexões.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Esse é um dos livros que cada resenha que vejo fico com mais vontade de lê-lo.
    Achei incrível criar um menino invisível, que nem ele mesmo conhece sua aparência. Fico curiosa para saber o por quê dele ser invisível, e o por quê da menina conseguir enxergá-lo.

    Uma pena que o livro não tenha te prendido como você esperava, mas quero muito lê-lo para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ju, eu acho que o ele escreve sobre ele e ela escreve sobre ela (deu pra entender?). Também li várias outras resenhas falando sobre essa diferença na escrita dos capítulos, o que acho uma pena, pois já li Todo Dia e sei da incrível capacidade do Levithan. A premissa é boa, mas talvez ele tenha se aliado à pessoa errada pra criar essa história. Ainda pretendo ler, mas sem pressa.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  18. Sério q o livro não te conquistou? Eu estou com ele aqui para ler, irei ler em breve, mas pelas resenhas americanas q eu li dele, só li elogios, mas cada um tem uma opinião. Irei ler em breve e ver o q eu acho.

    www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  19. Eu li livros do David e amei, por essa razão quero ler esse e sei que vou gostar dele, pois o David escreve de uma forma que me toca e me faz pensar em tantas coisas, já a autora eu não conheço, então não sei se irei gostar da parte em que ela narra, mas acredito que sim, enfim, gostei da sua resenha e fico triste ao ver que o livro não conseguiu te conquistar, mas isso faz parte.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Como você eu não gostei do livro. Já tinha lido outros do autor e esperava mais deste. A premissa é interessante, mas não rolou. O inicio estava interessante, mas depois acabou terminando o encanto. Esperava alguma discussão mais profunda a respeito do "ser invisível".

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Tenho tanto vontade de ler algum livro do David, pelo que já ouvi falar dele e das obras, ele parece ser um autor incrível.
    Gosto demais de livros juvenis, vou dar uma chance para o David em breve.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo