Título: O diário de Pandora
Autora: Drica Pinotti
Editora: Rocco
Sinopse: Pandora Graziela não é uma menina perfeita, é uma adolescente normal: tem 14 anos e meio, mas prefere dizer que tem 15, é apaixonada pelo Justin Bieber e pelo McFly e precisa enfrentar a escola todos os dias. Suas preocupações, no entanto, vão muito além disso: ela namora Rogerinho, um menino de 17 anos que já está na faculdade, e essa diferença de idade e de mundos é motivo para inquietação (há tantas meninas bonitas por lá!). Essa situação fica ainda pior quando ela encontra Ludmila, uma aluna da turma que ressurge linda e radiante após as férias. Uma coisa, porém, não muda: a implicância em relação a Dora. O irmão de Ludmila estuda com Rogerinho na faculdade e a inimiga utiliza as informações para encher a cabeça de Pandora com minhocas. Como se não bastassem todos os problemas da adolescência que Dora tem de superar, ela encara a curiosidade de seu irmãozinho de 6 anos, a inflexibilidade do pai e as ondas neuróticas da mãe que faz com que todos em casa sejam adeptos do consumo sustentável. É sua mãe quem a obriga a começar a escrever no diário para melhorar a caligrafia, mas Pandora percebe que o caderninho rosa e meigo é também um espaço para expor suas dúvidas, ansiedades, sentimentos e descobrir mais sobre si mesma. (retirada da orelha do livro)
Como eu já tinha em casa os dois livros que têm a Pandora como protagonista, decidi lê-los em seguida. Foi ótimo acompanhar um pouco mais da vida dessa garota.
Dora está vivendo seu primeiro amor. Rogerinho, que ela conhece desde criança, acabou se tornando seu (quase) namorado - o pai dela não permitiria que o namoro fosse oficializado, por considerá-la muito nova para isso. Na verdade, Dora também tem essa impressão. Não se sente pronta para um namoro de verdade, mas gosta de Rogerinho e dos momentos que passa ao seu lado.
Ela sabe que sua vida não deve girar ao redor dele, pois precisa se dedicar aos estudos e dar atenção a suas amigas e a sua família. Suas prioridades e as de Rogerinho são diferentes. Será que esse relacionamento sobreviverá?
Você já teve a sensação de que a vida está congelada e que, por algum motivo, por mais que você se esforce não consegue fazer com que ela se mova nem um grau, nem para a direita, muito menos para a esquerda?
Neste livro, Dora ganha da mãe um diário, e se compromete a escrever nele sempre, com o objetivo de melhorar sua caligrafia. Eu mesma procuro simplesmente escrever em um papel de vez em quando porque, sinceramente, minha letra acabou ficando bem mais feia depois que me tornei uma viciada em computador; então amei a ideia da mãe dela. A garota acaba descobrindo que o diário faz muito mais por ela: a ajuda a compreender melhor a si mesma e aos outros, e a encontrar soluções para as situações que precisa enfrentar.
Outro dia, meu pai me disse que a importância de um diário está em desabafar as coisas que possam nos fazer entender os momentos e nossos sentimentos. Ele disse que eu escreveria sobre coisas que nem sabia que sentia.
A Drica aborda assuntos bem legais, como a reciclagem e a presença excessiva da tecnologia em nossas vidas. Achei ótimo essas coisas estarem presentes no livro. Dora ajuda a implantar a coleta seletiva em seu condomínio, é um ótimo exemplo a ser seguido.
A história é bem curtinha, o livro tem só 111 páginas, mas é uma delícia de ler. Temos acesso ao que a Dora escreve em seu diário durante um ano inteiro, adorei acompanhar os questionamentos dela e o seu crescimento. A garota começa a assumir novas responsabilidades, como apresentar um programa na rádio do grêmio do colégio, e isso faz muito bem a ela. Aprende a lidar melhor com as decepções e a seguir em frente.
No próximo ano, eu espero que coisas maravilhosas aconteçam. Se essas coisas maravilhosas não acontecerem, pelo menos que não venham coisas ruins. Mas, como minha mãe sempre diz, nada nessa vida vem de graça, ou melhor, tudo nessa vida tem um preço.
Será que teremos mais aventuras da Pandora para acompanhar? Não tenho a menor ideia, mas eu com certeza leria.
Resenha postada no skoob.
Resenha postada no skoob.
Quando vi as duas resenhas fiquei confusa, será que o livro era continuação, eu tenho pavor de series, hahahah apesar de estar sempre lendo elas. Mas pelo que percebi é apenas mais um pouco da vida da Dora, achei interessante também a questão do diário, mas acho que não seria o meu caso, até porque eu escrevo muiiito a mão, rsrsr. Achei bem fofo esse livro e nossa ele é bem fininho!!! Beiijos JU!
ResponderExcluirEste eu achei mais interessante do que o primeiro. O fato de abordar a presença excessiva da tecnologia no nosso dia a dia, me chamou bastante a atenção.
ResponderExcluirNovamente a capa meio infantilizada... uma pena, pois a história é bacana para quem acompanhar a Dora. Achei legal também o livro ter poucas páginas, acho isso um incentivo para quem está começando a ler.
ResponderExcluirAinda acho lindinha essa capa, acho que representa uma inocência e doçura que seria bom que as garotas da idade de Dora ainda tivessem. Acredito que a maioria das garotas dessa idade perdeu esse traço, mas fico feliz que a Drica destacou esse aspecto na personagem, só por que a maioria perdeu, não significa que ainda não haja garotas com essas características.
ResponderExcluirAmei a resenha!
Beijos
Então Ju, eu achei o livro bem legal, mas é mais voltado para o publico infanto juvenil na minha opinião, e assim, não sei se eu leria, mas acho super legal pra quem tá começando uma leitura, principalmente por ser pequeno e com certeza deve entreter a faixa etária ao qual se adéqua. Lembro que quando era mais nova cheguei a ter um diário, só que daí um belo dia a minha mãe leu e a partir daí eu não quis mais ter, porque enfim né, praticamente não existe privacidade na minha casa, nunca existiu pelo que eu me lembre, e isso por muitas vezes me incomoda. Enfim, adorei a resenha Ju!!
ResponderExcluirMais uma aventura de Dora, o primeiro amor e os problemas que vem junto com a idade. Curiosa para saber no que dará o seu romance com Rogerinho e como serão feitas suas revelações no diário. Segundo sua resenha parece ser uma ótima leitura e espero faze-la em breve.
ResponderExcluirQuando coloquei nessa resenha fiquei meia perdida, tipo " Nossa! Tem duas resenhas da mesma" rsrsrs. Eu adorei a Dora, os problemas delas mostra o que a maioria dos adolescente já passou pelo menos uma vez na vida! Eu ainda não li nenhum livro da Drica, mas admito que ela já me conquistou!
ResponderExcluir