quarta-feira, 16 de outubro de 2013

[Resenha - Prumo] A Casa dos Amores Impossíveis

Postado por Ju às 11:00
Título: A casa dos amores impossíveis
Autora: Cristina López Barrio
Tradução: Fal Azevedo
Editora: Prumo

Sinopse: Isabel Allende encontra Gabriel García Márquez no aclamado romance da espanhola Cristina López Barrio. Best-seller internacional, traduzido em mais de uma dezena de idiomas, A casa dos amores impossíveis é ambientado na Espanha, às vésperas do século XX, e narra a saga de uma família que carrega uma estranha maldição. Geração após geração, as Laguna estão fadadas a viverem trágicas histórias de amor, parindo apenas mulheres incapazes de escapar ao fado cruel de suas mães. Introduzindo um elenco de personagens memoráveis e excêntricos – de uma cozinheira barbada e muda a um padre idealista, cheio de boas (e milagrosas) intenções –, encabeçado pelas inesquecíveis mulheres da família Laguna, A casa dos amores impossíveis é um banquete para os sentidos. Uma obra de rendeu à Cristina o título de precursora do realismo mágico espanhol. (Fonte: site da editora)

Em A casa dos amores impossíveis, a autora nos apresenta seis gerações dos Laguna, um sobrenome que carrega um peso enorme. Dizem que as mulheres Laguna são amaldiçoadas, que uma delas nunca conseguirá ser feliz no amor, já que estão destinadas a amar apenas uma vez e depois sofrer pelo resto da vida. E dizem também que do ventre dessas mulheres nunca nascerá um homem. 

As Laguna moram em um pequeno povoado da Espanha, e sempre sofreram muito preconceito. Ninguém quer se aproximar delas. Não seria nada honroso ser amigo de uma Laguna e, para completar, elas são bem pobres e a primeira mulher que conhecemos durante a narrativa é uma feiticeira. Tudo bem recebê-la na calada da noite para que leia a sorte no esqueleto de gato mega fedorento que carrega consigo, mas ninguém a convidaria para um evento social. Além disso, as Laguna não vão à igreja, dizem que só devem ir até lá no momento da morte, devido à maldição. E isso não é algo que um povoado do século XIX possa aceitar.

A gente tem que esperar praticamente o livro todo para saber como começou essa maldição e, quando isso finalmente é revelado, não dá para ter certeza se é uma história que acaba de ser inventada ou se realmente sobreviveu a milênios. Eu apostaria na hipótese da invenção, porque não vejo como ela poderia ter sido contada, geração após geração, pelo simples motivo de acreditar que a primeira geração afetada não teria ficado sabendo, devido ao jeito que aconteceu. E digamos que o fato da informação chegar através de alguém que é profissional em contar histórias também não ajuda na minha crença em sua veracidade... rs...

Eu, particularmente, acredito que o problema de todas as mulheres retratadas nunca foi a maldição. Considero-as mais que loucas. Têm atitudes tão sem sentido, que fica mesmo difícil ser feliz no amor... 

Uma coisa que não me agradou no livro foram as cenas em que algumas das mulheres matam animais para cozinhá-los. Foi muito difícil aguentar tanto sangue, principalmente nas cem primeiras páginas. Além de ser vegetariana, eu parei de comer carne por ter dó dos animais, então imaginem como essa parte foi complicada para mim.

Quando comecei a ler a história, considerei uns trechos bem poéticos. E deve ter alguma coisa por trás das palavras, mas nunca fui boa para desvendar significados ocultos... rs... Por exemplo, o casarão vermelho, em que as Laguna residem, desafia as estações do ano e nunca deixa de ter o jardim florido. O livro o liga à fertilidade dessas mulheres e elas não estranham nem um pouco o fato. 

Pesquisando, descobri que essa é uma característica do realismo mágico: "elementos mágicos ou fantásticos percebidos como parte da 'normalidade' pelos personagens". Outra característica desse estilo literário que está bem presente é a "presença do sensorial como parte da percepção da realidade". Então, embora não seja um tipo de leitura que me fascine, acredito que os fãs do gênero ficarão bem satisfeitos com o que vão encontrar nessa obra.

O amor às vezes se desvia quando se ama demais, mas não deixa de ser amor e pode regressar ao seu caminho.

12 comentários:

  1. Estou bem a fim de ler esse Ju. A começar pela capa, acho linda! O fato de a história enfatizar os dramas e vivências das mulheres tb me interessa. A parte dos animais me deixou meio receosa, tb tenho aflição de ler essas coisas.
    Ah, e os simbolismos me lembraram as aulas de semiótica da faculdade. Assistíamos filmes com outro olhar, procurando "dicas", ligações e outras coisas que nem percebemos de cara... Mas em livros deve ser mais difícil mesmo, eu tb tenho dificuldade em perceber!
    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Ei! Já gostei!
    Quero ler também!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Confesso que a parte dos animais fez eu ficar com o pé atrás, mas você me deixou muito curiosa por causa da maldição agora hehe
    Talvez eu leia o livro um dia sim.
    Obrigada por mais uma resenha esclarecedora. Amei a explicação sobre "realismo mágico', desconhecia a expressão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como eu sou vegetariana também, minha empolgação com o livro diminuiu sensivelmente ;) Mas apesar disso, me interessei pela história da família Laguna, adoro livros com maldições, bruxas e outras coisas, e como amiga dos animais preferiria que o tal gato estivesse vivo. hahaha

    ResponderExcluir
  6. Bom, apesar da sua avaliação não ser muito positiva, eu já havia me interessado por ele, e acho que arriscaria a leitura. O mistério me chama a atenção e também o fato de se passar na Espanha e ser um romance de época.

    ResponderExcluir
  7. Aaah Ju eu não me interessei por esse livro desde que vi a divulgação, eu não gostei dessa capa e tipo ele parece ser um livro surreal demais!!! As vezes o autor coloca tanta coisa absurda e tanta empolgação e o final é tão sem graça!!!

    ResponderExcluir
  8. Assim Ju, a sinopse do livro havia me interessado bastante, só que fiquei um pouco confusa e achei a história meio sei lá, portanto, por mais que tenha achado a premissa muito boa, não sei se o lerei. Adorei a capa do livro, bem diferente.

    ResponderExcluir
  9. A Capa é interessante, mas não é o gênero que condiz com o meu =(
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Este é o tipo de livro que eu nunca leria, pois ele lembra muito aqueles paradidáticos de escola e eu realmente tenha trauma deles ahsauhsauhs além de quê como a Lorena disse esse livro me deixou meio confusa. Ele não me atraiu nenhum pouquinho e depois que você disse que tem cenas de mulheres matando animais ai que eu passo longe mesmo! Cara, eu amo animais, me recuso a ler qualquer coisa que mostre alguém os machucando.

    ResponderExcluir
  11. Bom eu fiquei com receio, animais sendo cozinhados? não quero nem imaginar, acho que não poderia ler então...não sei não...Talvez eu de uma chance para o livro

    ResponderExcluir
  12. Ju, esse livro nunca tinha me chamado a atenção, e continuo achando ele meio sem sentido, sei lá, não faz o meu gênero, e essas coisas de animais.. bem, eu acho que eu não o leria.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo