segunda-feira, 21 de outubro de 2013

[Resenha - Novo Conceito] A Agenda

Postado por Ju às 00:00
Título: A Agenda
Autor: João Varella
Grupo Editorial Novo Conceito (Novas Páginas)

Sinopse: Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo... (Fonte: site da editora)


Sandra é a coordenadora de marketing de um grande grupo empresarial. Uma mulher que não gosta de literatura de ficção, prefere ficar com seus "livros úteis", todos ligados a sua área profissional. Está cercada de relacionamentos supérfluos. O trabalho é a motivação principal de sua vida.

Carrano é um poeta que ultimamente não tem inspiração. Mas não desiste de vender seus versos. Ama profundamente o que faz e, apesar de ser um homem pobre e ter uma vida bem simples, está disposto a qualquer coisa para dar alguma felicidade a seu sobrinho, Binho.

A vida desses dois se cruza quando Sandra perde a coisa mais sagrada para ela: sua agenda. A partir daí, o comportamento dela muda radicalmente.

Li A Agenda em poucas horas, e foram horas muito bem gastas. Passaram voando e, no fim, fiquei querendo mais. A fonte do livro é maior do que o padrão da editora, e isso fez a leitura fluir mais ainda. Fizeram um trabalho gráfico muito bom. Os capítulos são numerados de uma forma meio estranha, rs, com números, letras, algarismos romanos... uma loucura!! Mas isso é explicado no decorrer da história.

No prefácio, Gustavo Piqueira diz que a leitura o fez atingir "o mais alto grau de prazer que posso extrair de um livro: o prazer de me sentir um completo idiota." E destaca que prefere os livros que o obriguem a ler em si mesmo suas arestas, seus erros. Eu também.

O primeiro momento em que me senti uma completa idiota foi... não posso contar. Seria um spoiler muito grande. Só posso dizer que foi pouco depois do meio do livro. Quase não me perdoei por não ter percebido antes! rs... 

A gente só esquece o que quer.

O segundo momento em que isso aconteceu foi no final da história. O autor soube trabalhar muito bem a narrativa para que nós acreditássemos numa coisa... e depois nos considerássemos imbecis! rs... Mas Gustavo tem mesmo razão, não tem prazer maior que esse. O prazer de se envolver completamente com uma história, deixa-se levar e acabar sendo enganada pelo autor. 

E dá gosto ser enganada por um livro tão bem escrito e tão inteligente. Um livro que faz a gente pensar na vida e nas nossas atitudes com alfinetadas bem discretas. Recomendo demais a leitura e espero que venham mais livros do João Varella por aí!

Resenha postada no skoob.

11 comentários:

  1. Poxa Ju que legal, também gosto d elivros assim, que me fazem sentir uma completa idiota, heheh, é bom quando o autor engana a gente, eu particularmente detesto livros que eu começo ler, prevendo o que vai acontecer no enredo todo e que acaba realmente acontecendo!! Fiquei curiosa quanto ao autor: Ele é autor nacional??????? rsrs, mas amei. Já add no Skoob, quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  2. É a primeira resenha que leio dessa trama.
    Fiquei curiosa.

    Te espero lá no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah que legal, adoro quando me surpreendo com a leitura. É muito bom quando o autor consegue nos impressionar.

    ResponderExcluir
  4. Que livro legal Ju! Eu ainda não havia visto esse livro na Novo Conceito. Parece ser uma história bem elaborada eu quero ler! haha Principalmente para sentir o gostinho de ser enganada ;)

    ResponderExcluir
  5. Você disse que: "A fonte do livro é maior do que o padrão da editora, e isso fez a leitura fluir mais ainda. Fizeram um trabalho gráfico muito bom." acho que ela esqueceu de trabalhar melhor a capa, ela me parece aquelas capas de paradidático e mesmo a história sendo boa isso afasta muita gente sem nem dá a chance de ler a sinopse. Comigo teria sido assim se eu não tivesse lido a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Ju, fazia tempo que não passava por aqui e adorei a resenha. Nunca tinha lido nada sobre o livro. Gostei da capa, gostei de saber que é uma leitura leve e rápida e que a fonte é grande, hahaha... adorei!!

    ResponderExcluir
  7. Ual, curti a resena e a trama da história e essa de ser um idiota pelo autor é maginifico, adoro quando vc le e fala putsssss como assim rs !

    Adorei, vou ler ele em breve, pois ganhei o livro !! *_*

    beijos
    www.blogavontade.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sinopse, da capa e da resenha ~~risos~~
    Os livros da Novo Conceito sempre são meus favoritos, e este eu quero ler com toda a certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Depois que terminei de ler sua resenha fiquei morrendo de vontade de ler o livro Ju! Primeiro achei estranho uma pessoa mudar só porque perdeu uma agenda, achei até engraçado akjalkdsjd no entanto, o fato de o livro, segundo suas palavras, ser muito bem escrito, e ter um enredo que te surpreende me deixou me coçando para lê-lo, de verdade :)

    ResponderExcluir
  10. HUmmmm fiquei curiosa agora, o que tem de tão diferente nesse livro...Ainda bem que você não deu spoiler :)
    Só a capa que não me chamou atenção

    ResponderExcluir
  11. Fiquei super curiosa por esse livro, ou seja, também quero me sentir uma idiota rs...
    Os autores sempre deixam muitas pistas e eu normalmente percebo com facilidade a direção da história, mas é difícil pegar um livro atualmente no qual o autor deixa pistas que nos enganam. Quero muito ler um dia.
    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo