sábado, 5 de outubro de 2013

[Resenha - Novo Conceito] De Volta Para Casa

Postado por Ju às 11:00

Título: De Volta Para Casa
Autora: Karen White
Tradução: Fernanda Castro Bulle
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Cassie Madison fugiu de Walton, Geórgia, para Nova York quando soube que sua irmã, Harriet, e seu amor, Joe, a tinham traído e iam se casar. Ao chegar em Manhattan, sua ideia era se reinventar, mergulhar de cabeça na carreira e até mesmo perder o sotaque provinciano. Tudo para apagar seu passado marcado pela traição e por uma família que não lhe tratara com o devido cuidado. Mas, numa noite, um único telefonema de sua irmã trouxe de volta tudo o que ela pretendia esquecer. Com o pai muito doente, ela foi obrigada a fazer a viagem de volta e, enquanto arrumava as malas, seus maiores medos eram que o pai morresse sem que ela pudesse estar com ele e... encontrar a família feliz que Harriet e Joe tinham construído. Já em Walton, Cassie percebeu que enfrentaria uma imensa batalha particular, porque, afinal, ela não conseguia deixar de amar seus sobrinhos — e nem deixar de se sentir em casa, naquela cidadezinha de sua infância. Enquanto se dividia entre o rancor e a esperança, velhas e queridas lembranças e uma mágoa insustentável, o destino arrumaria uma forma de aproximá-la do que realmente importa: o verdadeiro amor.
“Um livro doce, altamente recomendado (...) deixará os leitores satisfeitos, mas querendo mais!”
Booklist
“Extraordinário e cativante (...) uma joia rara (...) primorosamente contado, rico nas descrições e cheio de personagens multifacetados.”
The Book Connection
(Fonte: site da editora)

De Volta Para Casa é o segundo livro que leio de Karen White. E é a segunda vez que ela destroça o meu coração e pisoteia os pedacinhos. 

Comecei a leitura com uma expectativa imensa, por ter amado Após a Tempestade. E, confesso, achei que ia me decepcionar. A visão que eu tive no início foi de que as pessoas estavam se intrometendo demais na vida da protagonista e interferindo em seu livre arbítrio. Isso não é algo que eu consiga aceitar.

Mas, na verdade, eu estava muito enganada. E acho que a autora teve essa intenção, uma vez que a Cassie se sentia mais ou menos assim no início da história. Aos 35 anos, com o pai bem doente, ela se vê obrigada a retornar à pequena cidade que abandonou há 15 anos atrás. Na época, sua irmã, Harriet, e seu noivo, Joe, fugiram juntos. Cassie não conseguiu continuar na cidade depois disso. Harriet e Joe construíram uma família, mas Cassie ainda tem dificuldade de aceitar que eles tenham sido feitos um para o outro.


- Prometa-me que viverá sua vida sem arrependimentos. Encontre seu coração e o escute, e você não vai errar.

Ao chegar a Walton, na Geórgia, vinda de Nova York, Cassie não consegue se ver lá por muito tempo. Mas a cidade a surpreende. Todos os habitantes têm o costume de deixar as portas das casas e dos carros abertas. Existe uma rede de solidariedade (e de fofocas, claro... rs...) super eficiente, e as pessoas acabam por formar uma grande família. Cassie, além de ter a oportunidade de rever as pessoas que deixou para trás, também conhece os cinco filhos de sua irmã, e passa a questionar se tomou a atitude certa. Se realmente não pertence àquele lugar, como seu orgulho sempre a fez acreditar.


- Esta cidade e a sua população são a minha vida, e são mais valiosos para mim do que qualquer dinheiro neste mundo. Tenho muita pena daqueles que a desdenham e não sentem necessidade de pertencer a ela.

A história é mais que emocionante. Chorei quase a ponto de soluçar descontroladamente em alguns trechos. O amor e o perdão têm destaque no livro, esses são temas que realmente me conquistam. As pessoas se entregam de verdade, sem medo de se expor e de ser julgadas.


- Amar não é se sacrificar. É atender às necessidades do outro, é companheirismo.
(...)
- Acho que está enganada em relação a sacrifícios. Amor é só sacrifícios, grandes e pequenos. Só conhecemos o amor verdadeiro quando nos damos conta de que desistiríamos de tudo por alguém.

Ao mesmo tempo, dei gargalhadas em algumas partes, principalmente em cenas protagonizadas pelo Sam, o médico super gato, gentil, e apaixonado pela Cassie praticamente desde sempre! *-* Tá, ela tem um noivo em Nova York, mas ele é um idiota insensível, então não tem como torcer por ele... rs...


- Nem todos os homens são iguais, Cassie. Alguns fazem questão de retirar toda essa parafernália externa para descobrir a verdadeira mulher que há por trás. É suado, mas vale o prêmio. Basta ser paciente.

Cassie passa por um longo processo de autoconhecimento. Tem a oportunidade de despertar de novo a garota que sempre esteve dentro dela, esperando o momento certo de aparecer. Deixa para trás a personagem que criou para si mesma, a publicitária elegante para quem a carreira é tudo o que importa. Harriet é uma personagem fantástica também, uma pessoa muito forte e dedicada. Não consigo nem imaginar vivenciar uma situação como a dessas duas. Só sei que eu ficaria sem o amor da minha vida se ele tivesse um relacionamento antes com a minha irmã. Isso nem se discute.

Algumas personagens secundárias me conquistaram. Como dona Lena, uma senhora que tem o hábito de ler romances eróticos e indicá-los para todos os moradores da cidade... rs... Constrangedor, mas hilário. Ela está doente, e às vezes não se lembra bem de quem é nem do que está fazendo, mas tem momentos de lucidez bem importantes para a história.

Enfim, depois que superei minha birra inicial com o livro, a leitura fluiu maravilhosamente bem. Espero que venham mais livros da Karen White por aí, porque acredito que nunca me cansarei deles.

Resenha postada no skoob.


9 comentários:

  1. Uaaaau ultimamente você não tem tido dó do nosso bolso né Ju, cada livro mais fascinante do que o outro. Ainda não li nada da Karen mas pretendo começar por este livro, esse é meu tipo de história predileta, me prende por inteiro. Fico imaginando como deve ter sido difícil pra Cassie, ela deve ter enfrentado diversas dificuldades e nossa essa questão das pessoas a pressionarem e as vezes até decidirem por ela, isso é muito chato, já passei por isso a algum tempo atrás e é realmente insuportável :( . rsrsrs!! Parabéns pela resenha Ju, excelente.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha um breve conhecimento a respeito do livro, e lembro de ter gostado até da história, do contexto, e assim, como eu estava em uma época de vida amorosa difícil (não que agora esteja mega fácil de fato, só aprendi a suportar)... Enfim, continuando slkdjsalkdasljd nessa época, quando eu estava nessa fase, o livro me interessou bastante, fiquei louca para ler o livro. Atualmente, não sei se iria com tanta sede ao pote e teria tanta avidez em ler a obra. Mas a história parece ser bem tocante, bem legal, e assim, gostei do enredo. Entendo o fato de certas questões pessoais serem suficientemente difíceis ao ponto de se tornarem insuportáveis e a pessoa ter vontade de sumir, mudar de identidade, mudar de vida. Enfim, esse é um livro à ser observado, creio que um dia eu o lerei, talvez. Adorei a resenha como sempre Ju :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, a autora tem o dom mesmo de destroçar nossos corações. Virei fã dela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. ooooh minha nossa, tô com esse livro aqui pra ler e já vi que vou ter de deixar pras férias porque se não vou chegar com os olhos inchados no estágio, aí não dá né?! hahahaha

    Ansiosa pra conferir *-*
    beeijos

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto a capa do livro, mas não tinha me interessado por ele. Parece ser uma história muito triste, cheia de drama. Só de ler sua resenha, já fiquei aqui torcendo pela Cassie, espero que ela tenha tido um final feliz!

    ResponderExcluir
  6. Após a Tempestade está na fila das minhas querências e devo conhecer a autora por ele. Mas, se gostar, De volta para casa será o próximo, com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Essa dona Lena deve ser hilária mesmo! Estou com você, também ficaria sem o amor da minha vida se antes ele tivesse tido um relacionamento com a minha irmã, até com amiga eu já acho um absurdo, imagine com minha irmã!
    Não é meu tipo de livro, mas adorei a resenha! Você sempre me ajudando a tomar decisões importantes na vida: ler ou não ler determinado livro... hsuahsua
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, já falei aqui antes, na resenha de 'Tipo destino' que não consigo entender esses tipos de traição, ainda mais quando sua própria irmã faz parte dela. Se você não gosta mais da pessoa, então fala para ela e termina tudo, não precisa ficar tendo um outro romance pelas costas. Para mim, seria muito difícil passar por cima de uma coisa dessas, mas acho que Cassie é uma pessoa mais amadurecida neste ponto do que eu e espero que ela perdoe sua irmã e viva um romance digno de contos de fadas com o Sam =) !!

    ResponderExcluir
  9. Foi a primeira resenha que eu vi desse livro, e eu estava bem curiosa pois achei a capa linda, assim como a do livro "Apos a tempestade". A história até me pareceu bem interessante tirando um pouco do drama, que não faz o meu estilo. Mas pelo fato de você contar que chorou e riu muito com o livro já mostra que ele é tocante, e pra mim isso é o que importa!
    Beijos..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo