quarta-feira, 9 de outubro de 2013

[Resenha - Petit Editora] Quando o amor vence o ódio

Postado por Ju às 11:00
Título: Quando o amor vence o ódio
Marlene Saes - Luizinho
Editora: Petit (www.petit.com.br)

Sinopse: Na Rússia dos poderosos czares, Igor e Catarina - principais personagens de Quando o amor vence o ódio, romance inédito do Espírito Luizinho, psicografado por Marlene Saes, lançamento da Petit Editora - convivem com manifestações mediúnicas. O Espiritismo ainda não era conhecido, o que não impedia, em bases cristãs, o exercício da mediunidade. Mikhail, amigo de Igor, é sensível à presença dos espíritos: ouve as entidades que o amparam, bem como identifica a presença de espíritos maldosos. Por seu intermédio, manifesta-se o espírito Valentim, iluminado benfeitor, que procura inspirar esperanças a Igor e Catarina, sofridos camponeses, cuja filhinha também é médium... Igor divide com Dimitri a responsabilidade de cuidar de vasta propriedade, mas se desentendem com frequência. Se Dimitri é desleal e não mede esforços para prejudicá-lo, Igor recusa-se a recorrer a expedientes desonestos para livrar-se do desafeto. A disputa envolve Anna - cunhada de Igor. Mais frio que o inverno russo, o coração de Dimitri só deseja vingança, aproveitando-se dessa vibração, espíritos perversos influenciam Dimitri a preparar terrível armadilha para Igor, alheio a essa trama assassina. Na verdade, a amarga lição é o passo que os aproximará da felicidade que ainda não conhecem... (retirada da orelha do livro)

Quando o amor vence o ódio conta a história de Igor e Catarina, um jovem casal que tem uma vida humilde, mas muito feliz. Sentem-se abençoados, principalmente após o nascimento da filha, Karina. 

- Tenho aprendido que  de nada adiantam as lamúrias, por isso procuro conviver com todas as dificuldades.

Igor é um camponês que vive nas terras de um conde. Coordena tarefas como colheitas e construções na propriedade, juntamente com Dimitri. Os dois homens nunca sentiram simpatia um pelo outro. Mas, enquanto Igor, que está sempre sob a benéfica influência de sua esposa, tenta agir de forma correta e honesta, apesar de suas más inclinações, que luta para combater; Dimitri não mede esforços para tirar o rival de seu caminho.

- Para neutralizar esse sentimento inferior, é preciso que vocês se apeguem à oração, ao perdão e à força do amor.

Anna vai visitar a irmã, e conhece Dimitri em uma festa. Ele vê nela uma oportunidade de vingar-se de Igor, e ela vê nele uma possibilidade de ter sua própria casa e não viver sempre sozinha. Mesmo sem amor, eles acabam por se casar. Igor e Catarina querem ter uma família que viva em harmonia, mas o novo casal parece não estar disposto a isso.

O título do livro não é completamente adequado. Infelizmente, não é a vitória do amor sobre o ódio o que testemunhamos. Não que o ódio vença, claro que não. É que acompanhamos a trajetória de espíritos com desavenças muito antigas, e a maior parte deles ainda não consegue perdoar. Buscam vingança, e é muito triste testemunhar suas atitudes equivocadas. 

- Todos vocês são os filhos amados do Pai Criador, e Ele lhes dará todas as condições para vencer, mas ao exercitar o livre arbítrio, cada qual demonstrará até onde chegou seu esforço na direção do perdão e do amor.

Aos poucos nos são reveladas várias situações já vividas por eles, em outras encarnações. Todos os envolvidos têm alguma parcela de culpa por estarem na situação atual. Torci muito para que eles conseguissem deixar o passado para trás e seguir em frente, em busca de uma vida mais feliz. Mas acredito que foi (ou ainda será) necessário muito mais tempo para que algumas personagens façam isso.

Pelo menos temos a presença de algumas pessoas que trazem luz no meio de tantas tragédias, como Catarina, Karina e Mikhail, amigo de Igor. Porque sim, são muitas tragédias. A cada acontecimento infeliz eu lamentava mais pelo desperdício de uma oportunidade. As personagens retratadas no livro nunca deixaram de contar com o apoio da espiritualidade, mas nem sempre as pessoas estão prontas para receber ajuda. Meu consolo é saber que, no fim, tudo vai ficar bem.

Resenha postada no skoob.

8 comentários:

  1. Nossa Ju esse livro é bem interessante, eu achei a capa linda!! E ele parece ressaltar muito sobre o amor! É um livro que fala do perdão e do quando a vingança nos prejudica, porque quando alimentamos esse sentimento, ao invés dele destruir a outra pessoa ele destrói a nós mesmos!!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros espíritas
    Espero consegui ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Não achei a história interessante, a trama parece fraca, acho interesse a abordagem das vidas passadas que influem na atual, mas a história em si, pelo que pude perceber na sinopse e na sua resenha, não me convenceu.
    Mais uma vez, obrigada pela resenha esclarecedora. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa lindíssima, mas não é uma história que tenha despertado minha atenção. Não sou fã de romances espíritas.

    ResponderExcluir
  5. Assim, como já tenho um contato maior com a doutrina espírita, já sabia mais ou menos como seria o enredo do livro por meio da sinopse. Assim, esse livro é mais pra mostrar essa doutrina, dizer que nosso espírito precisa evoluir, que precisamos perdoar, que somos todos irmãos. Pra mim não chegou a não convencer, eu achei até que bem legal, mas pode acontecer de muita gente achar a estória mais ou menos, bom, vai muito de gosto. Eu até que gostei, acho bem interessante livros que envolvam essa doutrina.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei bastante da ambientação na Rússia e dos nomes dos personagens. Não curti o título do livro e a base espírita... Nunca li nada nessa linha, confesso que sou meio medrosa, acredita?!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Não conheço muito sobre a doutrina espírita e confesso que nunca procurei saber muito e sei que isso é um erro. Já disse aqui no blog que 'Crepúsculo de Outono' já estava na minha lista de leitura e por enquanto só vou ficar nele, pois infelizmente não curti muito a história desse livro, 'Quando o amor vence o ódio', pois parece ser bem triste e apesar de você ter dito que no final fica tudo bem, parece que o livro é carregado de drama e que você fica mais triste do que feliz no final...

    ResponderExcluir
  8. Legal esse livro! Não faz muito o meu tipo mas acho que eu o leria só para ver realmente como é. A trama não é muito envolvente, mas eu gostei dessa coisa de vidas passadas.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo