sexta-feira, 18 de outubro de 2013

[Resenha - Novo Conceito] Rose na Tempestade

Postado por Ju às 06:30
Título: Rose na Tempestade
Autor: Jon Katz
Tradução: Alda Porto
Editora: Novo Conceito

Sinopse: No meio de uma terrível nevasca, a cadelinha Rose insiste em dar conta de seu trabalho como pastora enquanto nos deixa a par de suas curiosas reflexões: onde está Katie, que ela nunca mais viu, embora seja capaz de sentir sua presença em todo lugar? Quem será aquele cachorro selvagem que parece seu amigo? Por que Carol, a mula, fica parada mesmo debaixo de toda a neve que cai? E onde foi parar Sam, que sumiu depois daquele barulho todo? Mas Rose não tem muito tempo para suas reflexões divertidas - e às vezes bem corretas. Agora ela deve voltar sua atenção para uma coisa muito mais séria: correr atrás de Sam, tentar encontrá-lo e, quem sabe, salvá-lo. No entanto, alguns perigos podem ser intransponíveis para uma cachorrinha... (Fonte: site da editora)

Rose é uma mistura de cão pastor com border collie. Ainda filhote, foi levada para a fazenda de Sam, e descobriu instintivamente como deveria desempenhar seu trabalho como pastora. Ela só tinha dois meses, mas parecia ansiosa para mostrar seu valor.

Agora, com seis anos, tornou-se uma cadela incrível. Os vizinhos a admiram, e ela é chamada eventualmente para realizar algum trabalho para eles. Cuida principalmente das ovelhas, que são os animais da fazenda que mais se submetem à sua vontade. Mas, na verdade, acabou se transformando numa espécie de "administradora" do lugar. E se ligou de forma irreversível a ele e a todos os seus habitantes, principalmente ao seu humano, Sam.

Sabia que algumas partes da vida dela eram só suas, e ele jamais saberia a respeito. E também que jamais veria ou captaria coisas que se passavam no mundo de Rose o tempo todo.

Em Rose na Tempestade, os animais têm que enfrentar uma nevasca longa e rigorosa, e até que conseguem conviver bem. Claro que às vezes passam dos limites, como quando aparece uma oportunidade de matar sua fome, mas isso é completamente compreensível. Afinal, têm seus instintos. E não, eles não saem matando uns aos outros (com exceção dos animais selvagens que vivem na mata). Conseguem conviver em um espaço bem menor do que estão acostumados por dias. É impressionante tudo o que eles suportam durante esse tempo.

Talvez pela primeira vez na vida, Rose sentia uma medida de verdadeiro descanso e tranquilidade. Jamais imaginara nada além de trabalho ou responsabilidade, jamais pensara em paz.

A narrativa do livro é em terceira pessoa, mas o narrador dá destaque aos pensamentos da Rose. Os animais, nesse livro, não falam, e não entendem o que os humanos dizem, mas Rose reage a tons de voz, como todo cachorro. Tem um raciocínio fantástico, cria planos e os executa muito bem. E é leal, completamente leal. Está sempre pronta para arriscar sua vida se alguém precisar dela.

O relacionamento entre ela e Sam é mágico. Eles se entendem com muita facilidade, e se amam mais do que imaginam. Se tornaram essenciais na vida um do outro. Terão que demonstrar toda a sua força e coragem para conseguir superar o maior obstáculo que já enfrentaram. Mas os limites dos dois são diferentes...

Rose jamais o vira daquele jeito, tão derrotado, destituído de comandos e direção. Isso criava um vazio, um espaço escuro. Quanto menos ele fazia, mais ela sentia que tinha de fazer. (...) A cachorra tinha, quase pela primeira vez, uma ideia de si mesma separada de Sam.

É emocionante ver a dedicação de Rose. Ela é a heroína da história. Temi muitas vezes por ela, mas ela me surpreendeu. Esperava mais drama, mas gostei do livro mesmo assim. Só não deu para me apaixonar, para isso seria necessária uma lágrima... rs... 

Resenha postada no skoob.


12 comentários:

  1. EU compraria esse livro pela capa sem pensar duas vezes. rsrsrs, mas pela sua resenha parece que ele não é MARAVILHOSO, é apenas um livro pra gente se deliciar e conhecer mais um pouquinho do mundo animal, mas achei bem interessante e espero ter um tempinho pra lê-lo!! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece com um filme da sessão da tarde que eu assisti, só que diferente o "cachorro" era um porco kkkk era bem legalzinho, vivia passando

    ResponderExcluir
  3. Que história linda *-*
    Fiquei encantada e também muito curiosa para saber como ela foi escrita.
    Meu namorado ama cachorros, e tenho certeza que essa histrória irá emociona-lo!
    Nada melhor para incentivar a leitura do que indicando um livro que fale sobre algo que a pessoa realmente goste não é?! rs

    Obrigado pela ótima resenha!
    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  4. To ansiosa pela leitura dele, mas to deixando para frente, pois como trata-se de animais sempre fico bem mexida.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei curiosa pra saber como é contada a história, porque a impressão que dá é de que é a cachorrinha que narra... mas pela sua resenha, parece que não é bem assim .

    ResponderExcluir
  6. Acho fofa a ideia da perspectiva de uma cadela tão dedicada ao dono e a todos a sua volta, mas não é uma história que buscaria num livro, um filme talvez...
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Juju!
    Achei muito interessante a estrutura do enredo, mas não cheguei a ficar interessada, porém meu irmão ama cachorros então talvez seja um bom presente pra ele.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  8. É a primeira resenha que leio dessa trama e já foi para minha listinha de desejados, rs.

    Te espero lá no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Histórias com qualquer tipo de animais incluíveis me encantam.. Toda minha vida eu fui rodeada de cães eu sou louca por eles! E é incrível como eu não tenho medo até dos grandes, eu acho que com uma pouco de carinho - e colaboração do cão, é lógico - eles podem sim ser muito amigos! Eu acho que esse livro se parece com aqueles filmes que passam na sessão da tarde, de vez em quando sobre cães realmente heróis, e eu também gostei do fato deles não falarem, pois eu acho que isso foge da realidade e deixa o livro muito surreal, fiquei curiosa de como seria essa narrativa, adorei o livro!

    ResponderExcluir
  10. Oii Juu!
    Eu gostei bastante desta capa, e a história parece ser aquelas que nos emocionam muito!
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Livros com cachorros normalmente me bate um clima nostálgico, e uma certa melancolia até. Assim, achei meio clichê talvez, pois já existem diversas histórias parecidas com essa, e não percebi um grande diferencial das outras através de sua resenha. Achei o tema do livro fofinho, e um pouco triste, mas apenas isso, tenho dúvidas se leria ou não.

    ResponderExcluir
  12. Eu não podia imaginar um best seller sobre a vida de um cão pastor! Bem diferente, acho que por isso me senti atraida segundo suas palavras "a heroina da história"
    é parece bom

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo