quinta-feira, 10 de outubro de 2013

[Resenha - Novo Conceito] Os Adoráveis

Postado por Ju às 02:30
Título: Os Adoráveis
Autora: Sarra Manning
Tradução: Ronaldo Luís da Silva
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida - na verdade, o estilo de vida dela - e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo The Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos... Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana - mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável... Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” - Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ficaram pela primeira vez. (Fonte: site da editora)

Jeane é uma adolescente inglesa de 17 anos que não se enquadra nem um pouco nos padrões. Ama comprar roupas usadas em bazares; vive sozinha em um apartamento, após a separação dos pais e a mudança de sua irmã mais velha, que conseguiu uma bolsa para fazer sua residência em pediatria nos Estados Unidos. 

- Eu gosto de vestir roupas que outras pessoas não querem mais. Não é culpa da roupa que ela tenha saído de moda.

Na escola, está sempre só. É na internet que ela se destaca. Tem um blog bem famoso, o Adorkable, e mais de meio milhão de seguidores no twitter. O Adorkable, aliás, é muito mais do que um blog. Jeane acabou montando uma empresa, e recebe muito dinheiro para ajudar as empresas a entender o que os adolescentes querem comprar, seja com uma consultoria, seja dando palestras pelo mundo. 

Ela é uma dork. Isso quer dizer que gosta de ser diferente, e não se importa com a opinião dos outros sobre seu jeito de agir, de se vestir ou sobre qualquer outra coisa a respeito dela.

Olhei com espanto para meu cabelo, que era um misto de sombreado pêssego, alaranjado suave e rosado cremoso, com o qual eu poderia facilmente trabalhar. - Agora isso está muito melhor. Essa é uma cor neutra.

Existe um "manifesto" que guia os dorks. Ele é muito legal e diz coisas como "Experimente Photoshop, tintura de cabelo, diferentes esmaltes e sabores de cupcake, mas nunca experimente drogas.".

Não gostei da Jeane no início. Ela faz questão de se mostrar absurdamente antipática e mal-humorada o tempo todo. É extremamente arrogante, e espanta qualquer um. Mas isso mudou bem rápido, quando percebi que era só uma estratégia de defesa contra o mundo, contra a crueldade das pessoas quando elas ficam com medo de se relacionar com alguém que não se encaixe no que é esperado de alguém "normal". 

Estava começando a perceber que a razão pela qual ela era tão egocêntrica era porque ela não tinha mais ninguém na vida dela com quem se envolver.

Sabe aquela colega na sua sala que diz tudo o que você queria dizer, mas nunca teve coragem? Que enfrenta qualquer pessoa que aja de forma injusta ou abusiva? Essa é a Jeane. Não lhe falta atitude nem consciência crítica.

"Seja uma pessoa grandiosa", meu pai sempre dizia, "mesmo quando alguém tentar fazê-lo parecer pequeno".

Após o término de um namoro que servia mais para manter uma amizade, acontece uma coisa muito estranha. Jeane e Michael, um garoto super popular, capitão do time de futebol e chefe do conselho infantil, começam a se agarrar pelos cantos. Será que existe chance de isso chegar a algum lugar, com tantas diferenças?

Não é fácil pedir a alguém para abraçar você. Faz você se sentir vulnerável e carente, quando você passa a maior parte de sua vida fingindo para o mundo, e para si mesma, que você não é nenhuma dessas duas coisas.

Estou completamente apaixonada por esse livro. As personagens são mesmo adoráveis, e muitas delas me surpreenderam. A leitura é muito divertida e gostosa, eu não conseguia parar. E fazia tempo que um livro não me fazia chorar do jeito que esse fez. Isso aconteceu só no final, mas eu realmente me emocionei demais. Foi muito bom ver a Jeane finalmente descobrindo, de verdade, quem ela era, e se aceitando.

- Tudo o que estou dizendo é que você não pode fingir ser normal. Ou você é ou você não é, e você não é.

Já disse que eu amo livros com crianças fofas, né? Melly e Alice, as irmãs (quase) gêmeas de Michael, com 7 e 5 anos, me encantaram! Achei lindo o jeito que elas acolheram a Jeane, enchendo-a de perguntas e fazendo com que ela se sentisse parte da família, mesmo que ela só tenha visitado a casa delas pela primeira vez devido a um acidente... rs...

Amo tanto essa capa! Ela mistura fotos com desenhos, e gostei muito do efeito final que isso deu. Fiquei feliz por não terem esquecido a companheira inseparável da Jeane, sua bicicleta, Mary.

Adorei os vizinhos de Jeane, que ela chama de "meus pais gays". Como ela mora sozinha e é extremamente bagunceira, de tempos em tempos eles aparecem para que ela faça uma faxina completa e coma algo saudável (dá até um certo pânico ver como ela sobrevive praticamente só com doces e café... rs...).

Acho que sempre é bom ler uma história que nos mostra a importância de sermos fiéis a nós mesmos. E Os Adoráveis faz isso de um jeito perfeito.

Quando todo o resto se for, tudo o que nos resta é nossa imaginação.

Recomendo muito o livro, ele superou bastante as minhas expectativas. Adorei o book trailer também, assistam! =)

Resenha postada no skoob.


11 comentários:

  1. E eu achando que demoraria para comprar algum livro da NC, mas cá estou, morrendo de vontade de ler esse livro. Tenho a série As Fashionistas da editora Prumo aqui, que também é da Sarra Manning, mas ainda não li, agora quero esse também, já foi para a minha lista de desejados hehe
    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. uaaaau se eu visse esse livro em algum lugar, acho que não compraria rsrsrsr, porque achei a capa dele mmuiiito adolescente e eu ficaria imaginando um romance chato daquelas meninas que querem ser e os famosos bad boys, mas com sua resenha eu me surpreendi e fiquei com muita vontade de ler, bem interessante como a Jeane se comporta, o seus estilo e tals... Isso mostra que nós não devemos estar preocupados com o que os outros acham, mas devemos nos vestir e nos portar como achamos confortável e bom, outra coisa também é que sempre esperamos que nossa outra metade seja idêntica a gente, mas eu por exemplo sou beem diferente do meu namorado e nós damos tão certo!!! rsrs Ótima resenha Ju! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei deste livro desde o lançamento. A história parece muito divertido, amei a resenha! E o book trailer é muito fofo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    gente, eu vou super me identificar lendo esse livro (tirando a parte do antipática e mau humor rs) Não ligo para a opinião das pessoas quanto a vestimenta, e digamos que tenho um gosto meio estranho para roupas.
    Quero ler!!!
    também amo essa capa.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei deste livro desde o lançamento ( pela capa, sinopse...) E estava super ansiosa para ler uma resenha sobre ela. E fiquei bastante animada pela leitura do livro =)
    Parece ser algo leve e simples...
    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Quando você nos apresentou ao livro nas novidades do mês eu lembro de ter gostado muito da premissa do livro, no entanto confesso que não esperava tanto assim do livro, e eu estou surpresa de você ter gostado tanto dele. Me identifiquei bastante com certas características da personagem citadas por você, e devo dizer que é de fato, às vezes é difícil sermos nós mesmos sempre, sei lá, por diversos fatores, e a melhor coisa que devemos fazer é ignorar o que os outros querem que você seja, e ser o que você quer ser de fato, não importa o que isso seja. Enfim, adorei Ju, já adicionei aos desejados!!

    ResponderExcluir
  7. Ai Ju, sinceramente não gostei muito desse... a história não me interessou, não me chamaria a atenção na livraria sabe. Mas gostei de saber que superou suas expectativas. Quem sabe se eu vir a ler, posso vir a gostar também!

    ResponderExcluir
  8. Pelo que você disse, parece ser um livro absolutamente divertido, emocionante e adorável. Jeane parece ser uma protagonista diferente de todas as outras e estou doida para ver como será a sua história com Michael e como esse amor mudara a vida dos dois. Parece ser uma ótima leitura e quando eu acabar parte dos meus livros pendentes, irei ler 'Os Adoráveis'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, acabei por comentar sem querer na minha conta do Yahoo, por isso esta aparecendo 'Nara Brasil do Amaral' em vez de 'Na' - que é o nome da minha conta do hotmail em que eu costumo comentar aqui. Me desculpe pelo meu erro, sei que você disse que era sempre para comentar com o mesmo nome, mas na hora eu acabei nem percebendo :/ ... Espero que reconsidere.. Bjo.

      Excluir
    2. Eu sabia que era você por causa da foto, que é igual à do skoob... rs... não se preocupe, claro que vou considerar! =)

      Beijo!

      Excluir
  9. "Os Adoraveis" é o livro parece bem adorável mesmo! Adorei a sinopse e a sua resenha, pessoas como a Jeane que sempre se mostra forte, sem vergonha e tal, no fundo tem sempre uma coisa que faz ela ser assim - pelo menos eu acho - eu leria esse livro sem duvida, até porque tem um ótimo enredo e uma capa mais linda ainda! ;)
    Beijos..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo