segunda-feira, 14 de outubro de 2013

[Resenha - Farol Literário] Névoa

Postado por Ju às 11:00
Título: Névoa
Autora: Kathryn James
Tradução: Sandra Pina

Sinopse: Você já ouviu falar das Garotas Perdidas? Elas entraram no bosque e nunca mais retornaram... Meia-noite, uma névoa assombrada com uma má reputação. Uma festa de aniversário e Nell está tentando manter sua irmã fora de perigo. Sem chance. Gwen desaparece na névoa. Apenas Nell tem uma pista de quem pode ajudar a desvendar o sequestro: o misterioso e atraente menino que ela conheceu no colégio, o menino que ela pensou que fosse seu amigo... Evan River. Todas aquelas histórias que Nell ouviu de sua avó, contos de fadas sobre meninas sendo capturadas por criaturas mágicas... São verdadeiras. Essas criaturas conhecidas como Elfos são belas, ferozes, frias, e elas querem o seu mundo de volta. Uma batalha tem sido travada há séculos. A avó de Nell faz parte do grupo de Observadores e foi uma das responsáveis por prender os Elfos em campos de ferro isolados na Sibéria. Somente Evan, seu fanático irmão Fen e algumas crianças Elfas ainda continuam livres. Os Elfos querem vingança e agora mantêm Gwen aprisionada em uma fortaleza protegida pela névoa. O preço para o seu retorno seguro? A libertação de todos os Elfos - mas os Observadores nunca irão concordar com isso. (Fonte: site da editora)

Gwen e Nell são duas irmãs muito diferentes. Gwen tem 16 anos e é muito popular. Tem "seguidores" na escola, que se submetem a suas regras de como se vestir e como se comportar. Nell, ao contrário, não possui nenhuma popularidade. Tem 13 anos e faz de tudo para não ser notada. Mas as duas se amam e se admiram muito, embora não confessem isso uma à outra.

- Vi você observando Gwen. Primeiro pensei que tinha ciúmes dela, então vi que estava tomando conta para ela não ir longe demais, para que não se tornasse alguém que machuca os outros de verdade, em vez de apenas mandar neles e fazer joguinhos psicológicos.

As garotas moram perto de um bosque, e Gwen decide que sua festa de aniversário será feita lá, mesmo com a proibição da mãe e os constantes alertas da avó para não frequentarem o lugar. Nell recebeu também um aviso direto para não comparecer. Ele foi feito por Evan, um rapaz que conheceu apesar de seus esforços para se manter invisível. Ela acredita que eles são amigos, embora não entenda direito quem ele é ou de onde vem. Sempre o vê sair do bosque pela manhã e retornar após as aulas. O garoto tem a pele muito branca e pálida, cabelos bem claros, quase embranquecidos, e olhos negros. 

- Se eu vejo algo que me intriga, preciso entender o que é. (...) Sou atraída especialmente por coisas estranhas ou assustadoras.

Nell não consegue convencer a irmã a desistir da festa. Então não vê outra saída a não ser acompanhá-la, pois nunca a deixaria sozinha correndo riscos. E seu temor, infelizmente, é justificado. Gwen é sequestrada e levada através da névoa. Uma névoa que nunca muda de lugar, e que é o cenário de uma lenda que ela conhece muito bem. 

A cada cem anos, os Elfos vêm buscar uma criança humana por vingança. E elas não podem escapar, porque, se o fizerem, envelhecem e morrem.

Nell acaba descobrindo que tudo o que sempre considerou folclore, na verdade é realidade. Precisará de toda a sua coragem para trazer a irmã de volta, e terá um tempo bem curto para fazer isso.

Se ficasse mais de uma noite e um dia, de um pôr do sol até o próximo, uma terrível maldição recairia sobre ela, e ela morreria. 

O livro é sobre muito mais do que uma irmã fazendo de tudo para salvar a outra. Não que isso não tenha valor, eu iria a qualquer lugar e faria qualquer coisa se a minha irmã precisasse de mim. Mas é sobre a humanidade como um todo. Sobre a intolerância, sobre o medo que as pessoas têm do que é diferente delas, do que não podem compreender. E o mais engraçado é que as duas raças envolvidas, humanos e elfos, se sentem do mesmo jeito. 

- Nunca se perguntou por que os contos de fada são tão sangrentos? (...) Porque são o registro de uma batalha. Acontece há séculos. Elfos contra humanos, humanos contra Elfos. (...) Compartilhamos o mundo com vocês... até vocês nos expulsarem.

As personagens têm ótimos conflitos. Nell e Evan sentem que se tornaram realmente amigos. Mas será que podem confiar um no outro? Será que é possível superar a inimizade entre as espécies e ter um relacionamento saudável? 

- Saber sobre os Elfos é complicado. Manter segredos afasta você das outras pessoas.

Até Gwen, que parece ser completamente fútil à primeira vista, no fundo usa sua pose para esconder sua insegurança. A mãe e o pai das meninas também são ótimos. São separados e têm modos diferentes de encarar a vida, mas passam por cima de todas as diferenças se for para ajudar as filhas.

Não dá para ter noção do quanto a capa é linda vendo apenas a imagem que está no início da postagem. Ela tem um efeito metalizado que a deixa ainda mais perfeita.

A narrativa do livro é fantástica, foi emocionante acompanhar a Nell em sua missão de resgate. Em alguns momentos eu ficava tão aflita por ela estar se arriscando da forma que se arriscou, que precisava largar o livro para respirar. Mas não conseguia fazer isso por muito tempo. A curiosidade sempre me vencia e eu tinha que voltar a ler para saber como a história ia terminar.

Gostei muito de todas as escolhas feitas pela autora e, como se trata de uma série, espero que a Farol lance logo o segundo livro por aqui. =)

Resenha postada no skoob.

24 comentários:

  1. Amei sua resenha, essa capa é linda e a premissa me chamou muita atenção!
    Quero lê-lo assim que tiver oportunidade!

    Beijos e boas leituras.

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Opa! Que capa linda! E ainda metalizada? Eu quero! haha.
    Ju adorei sua resenha! O livro parece muito interessante, com essa fantasia misturada com realidade e as duas irmãs diferentes uma da outra. Quero descobrir o que o Evan esconde! Me lembrei do outro livro da Farol que li que também é ótimo é "A Filha do Apanhador de Demônios" Ele também tem continuação - que já foi lançada - O livro é muito bom Ju, você tem que ler!

    ResponderExcluir
  3. Já vi duas resenhas sobre este livro e continuo meio em duvida se o leio ou não.
    Não posso dizer que nunca li um livro onde contivesse um personagem que fosse uma fada, seria mentira, mas nunca li um livro que uma fada fosse personagem principal. Eu sou louca para ler, para ver como o enredo vai ser desenvolvi com esse ser mágico. Mas este livro não seria um que eu leria, pois gosto de um bom romance, uma boa pegação, gosto de coisas mais adultas, mais teens, coisa que neste livro pelo visto não tem, porém sua resenha foi muito boa, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu já achei a capa linda aqui, imagino "ao vivo"!! Gostei bastante da sinopse e da sua resenha. Eu adoro histórias de magia, elfos, florestas e afins. Acrescentando pinceladas de amizade, perseverança, confiança e relação entre irmãos, parece mesmo muito bom!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, não conhecia esse livro, e por coincidência (ou não) estou prestes a comprar um com o mesmo nome. só que nacional. Névoas são tão dramáticas... nunca se sabe o que se pode perder .. ou achar numa delas. Adorei a capa, mas fiquei super curiosa em vê-la ao vivo. Bjs Dree

    ResponderExcluir
  6. Nossa Ju essa capa é realmente linda e a sua resenha ficou ótima, nossa esse livro deve ser muito lindo e emocionante, fiquei fascinada por ele, aaai Ju pena que é serie, não sei se eu sou a única ser humana que não curte series, mas é que as vezes é um pouco chato, tipo eu fico morrendo de curiosidade, aaai não!! Mas fiquei com muita vontade de ler, achei bem interessante o tema trabalhado que seria o amor que temos pela nossa familia, que nesse caso aí foram as irmãs! E como arriscamos a nossa própria vida, para salvar a de alguém que amamos!!!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma série pra acompanhar, hein? A capa é linda mesmo e a história tem um tom de mistério que é impossível não querer ler. Ainda mais sabendo que tem elfos na história, que eu adoro. Apesar destes aqui parecerem ser contra a raça humana...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Você tem razão, essa foto não faz justiça a beleza da capa. O Metálico dá a impressão que o livro está mesmo envolto em névoa, é lindo demais!
    Achei a história muito interessante, como já falei na resenha de outro livro, ainda não li nenhum livro que a mitologia fosse exclusiva de elfos, por isso esse me interessou bastante, mas vou esperar o restante da série ser lançado.
    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Juju!!!

    Amei esse livro, o devorei numa tarde só, a capa é linda, a fonte é ótima e a história maravilhosa, dá vontade de entrar na Névoa junto com a Nell. Sem falar que o Evan é um fofo =)

    Também estou muito curiosa para conhecer os conflitos do próximo livro.

    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  10. OPAAAAAAAAAAAAA JU VOLTEI!!!! alksjdaksjjsldj eu sei, tava completamente sumida daqui, e sim já estava sentindo falta de comentar aqui no blog! É bom estar de volta, agora que o enem passou tenho um pouquinho de tempo a mais, não tanto quanto eu gostaria, mas mesmo assim já estou mais folgada. Bom, quanto ao livro, sempre tive muito interesse por ele, adoro livros com histórias diferentes, e essa sinopse e essa capa foram as primeiras coisas que me chamaram a atenção e me fizeram criar uma enorme curiosidade quanto a história. Adorei o suspense que me pareceu ter o livro. Não tenho irmãos, mas adoraria conhecer esse sentimento que só os irmãos tem, acho muito especial, no entanto não sei se gostaria de ter um irmão de fato hehe adorei Ju, de verdade, espero conseguir ler o livro muito em breve pois tenho muita curiosidade!!

    ResponderExcluir
  11. Oii Ju!
    Achei bem interessante a história e amei a beleza da capa!
    Eu gosto de ler séries quando já estão completas, porque não tenho paciência de esperar lançar =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Quero tanto esse livro, só vejo resenhas positivas! A capa então, que linda! O mais legal é que as personagens principais são irmãs, então sempre tem um conflito ou outro!

    ResponderExcluir
  13. Estou esperando esse livro chegar de parceria com a editora. Vamos ver o que vou achar dele. É bom saber a opinião dos outros acerca dele, para depois tirar minhas próprias opiniões.

    ResponderExcluir
  14. Essa coisa de irmãs é complicado, eu digo isso porque nunca convivi muito com minha irmã então nem ligo muito D:
    UISHDUIASHDIUASD Mas adorei a resenha e provavelmente irei ler :D

    Beijos <3
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da capa, mas não sei se leria, não faz muito meu estilo. Mas para os fãs desse tipo de história parece ser bacana! xD

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju,

    Sou louca por esse livro há muito tempo, mas como estou lendo muita fantasia por esses tempos, já estou saturada deles, mas vai ser uma leitura que planejo lá mais para o meio do ano, também faria de tudo por minha irmã, mesmo ela não merecendo às vezes.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Uhuuuu, meu gênero favorito é fantasia e eu gostei muito desse livro, sua resenha me instigou ainda mais, pois estou a procura de novas fantasia que sejam bem estruturadas, porque tem umas por aí que são bem fracas :p Parabéns pela resenha gostei muito do livro e vou dar uma pesquisada.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Você curtiu mesmo heim!
    Li comentários positivos dessa trama.
    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. O livro realmente parece ser muito bom...*-*
    Fiquei super curiosa...
    E como amo fantasia e elfos é impossível não se sentir instigada a ler...
    Também gostei muito da capa é ótimo quando a editora tem o trabalho de se dedicar a elas...><'

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Parece super bom!! Ju sua resenha me conquistou!
    Adoro esses livros que nos deixam num estado que nem respirar sai direito!
    To assim com princesa mecânica! uffa! Muito b0m!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju,
    tudo bem?
    Adorei sua resenha e gostei muito do que falou: "Sobre a intolerância, sobre o medo que as pessoas têm do que é diferente delas, do que não podem compreender. E o mais engraçado é que as duas raças envolvidas, humanos e elfos, se sentem do mesmo jeito. ". Sabe, as pessoas esquecem de que quando estão em guerra, os dois lados são vítimas, no fim das contas. Nos dois lados temos garotos morrendo de medo, famílias aterrorizadas. A guerra que é errada.
    Gostei muito.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu não conhecia esse livro,mas a capa é linda, um trabalho perfeito, só que a proposta dele não me interessou, não é uma leitura que eu faria no momento.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Oie Ju
    Estou super curiosa para ler Névoa, já li várias resenhas e a cada vez que leio fico mais interessada na história. Parece ser uma trama bem envolvente e chamativa. Eu preciso muito ler esse livro. Parabéns pela resenha.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju!

    Eu estou mega curiosa com a história! Névoa desde o lançamento me atrai.Li várias resenhas deste livro que estou completamente envolvida só por essas leituras.
    Penso igual a você, não tenho paciência para pessoas que não aceitam quem são diferentes. Povinho ignorante!
    Amei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo