quarta-feira, 1 de julho de 2015

[Resenha - Jangada] Starling: O Despertar dos Filhos de Odin

Postado por Ju às 19:30
Título: Starling - O Despertar dos Filhos de Odin
Autora: Lesley Livingston
Tradução: Martha Argel | Humberto Moura Neto
Livro #1 da trilogia Starling
Editora: Jangada

Mason Starling é campeã de esgrima da equipe da Academia Gosforth, mas nunca teve de lutar por sua vida. Não até a noite em que uma violenta tempestade sobrenatural assola Manhattan, aprisionando Mason e seus colegas de equipe dentro da escola. Mason é atacada por criaturas horrendas, com forma vagamente humana, mais aterrorizantes que os trovões e raios, enquanto a tormenta traz para a vida dela um perigoso desconhecido: um jovem que não se recorda de nada além de seu nome - Fennrys, o Lobo. A chegada desse garoto misterioso faz em pedaços o mundo de Mason, ao mesmo tempo que uma atração inegável surge entre eles. Juntos, eles tentam desvendar os segredos da identidade de Fenn, enquanto forças estranhas e sobrenaturais se adensam à volta deles. Quando descobrem que a família de Mason, com sua obscura ligação com antigos deuses nórdicos, é a chave de todo o mistério, Fennrys e Mason subitamente se veem diante de um futuro catastrófico: o Ragnarök - ou o fim do mundo, como o conhecemos. 

Mason Starling é uma adolescente que ama praticar esgrima. Isso faz com que o livro já comece repleto de ação, uma vez que logo na primeira cena nos deparamos com um dos treinos da garota. Mas em pouco tempo um treino de esgrima parece até algo bem parado, perto de todos os acontecimentos que basicamente encontram a protagonista.

Starling não tem a menor ideia, mas algumas pessoas de sua família escondem um segredo. Aparentemente, eles possuem alguma ligação com os deuses nórdicos - e várias outras pessoas ao redor de Mason também têm uma relação misteriosa com eles. Preciso dizer para vocês: algumas personagens são um tanto quanto surtadas. E é aí que entre o Ragnarök, tem gente tão maluca nessa história que chega a planejar o fim do mundo - sem se preocupar com o preço que precisará ser pago. 

A autora inseriu vários seres mitológicos na narrativa, e eu estaria mentindo se dissesse que consegui acompanhar isso com tranquilidade. Mason fica sem entender nada do que está acontecendo e, como a única pessoa que parece que estaria disposta a lhe explicar perdeu a memória, o máximo que ela consegue saber são os nomes das criaturas que aparecem. Só que isso não explica que coisas aterrorizantes são aquelas, nem de onde vieram e porque surgiram. 

Também não consegui desvendar a personalidade das personagens, elas não são muito bem trabalhadas. Acredito que exista um motivo para isso, aparentemente muita gente tem uma vida que deixa os outros acompanharem e outra vida secreta ligada aos deuses nórdicos. Muito pouco dessas vidas paralelas é explicado nesse volume, mas tanta coisa acontece que confesso que só consegui perceber que a autora não tinha revelado quase nada quando terminei a leitura. 

Aliás, faz tempo que eu não terminava uma leitura literalmente de boca aberta. Fiquei chocada com o desfecho, em momento nenhum esperei por ele. A notícia boa é: os outros dois livros da trilogia já foram publicados no exterior, então caso o desespero pela continuação fique insuportável, é possível (ao menos tentar) ler em inglês.

A diagramação é simples, as folhas amareladas e a fonte de um tamanho super confortável. Gosto da capa, mas as características da protagonista foram um pouco alteradas. Pelo menos ela ainda é morena, e o clima da história está muito bem representado. Espero que o próximo volume não demore para ser lançado, e que a Lesley nos forneça os detalhes que ficaram de fora nele.

17 comentários:

  1. Nossa esse livro com certeza ja esta na minha lista para ler!! Otima resenha!
    Beijos ^.^
    http://naosouumagarotapopular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho que a segunda resenha que leio sobre esse livro, tenho vontade sim de ler.E curiosa ainda mais agora que você falou que ficou chocada com o desfecho!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro literatura fantástica, e ainda mesclado a elementos mitológicos, é uma leitura que tem tudo para me agradar.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. EU QUERO <3 Adorei a sinopse. É bem o estilo de livro que eu leio. Já está na listinha. :)

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/07/resenha-filme-begin-again-se-nada-der.html

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Me interesso muito por Deuses nórdicos.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Eu sou apaixonada por mitologia, e a mitologia nórdica é uma das minhas preferidas! Acho muito legal quando autores misturam mitologia com ficção contemporânea, como em Percy Jackson!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro mitologia, a nórdica é a que eu conheço menos, mas eu gosto muito! Uma pena que os personagens não tenham sido bem trabalhados, principalmente, pelo desfecho ter sido bom, tem sido tão difícil encontrar finais surpreendentes!

    ResponderExcluir
  8. Parece um livro bom, mas não que me atraiu! Isso faz sentido? Haha eu daria uma chance mais ora frente, mas não agora.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem?

    Estou muito curiosa para ler a trilogia Starling e a cada resenha que leio fico mais animada. Gosto de seres mitológicos e ação na trama. Ah... esse desfecho de tirar o fôlego acaba com a gente, onde ficamos desesperados pela continuação né? Espero pode ler esse livro logo, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  10. Que top, uma personagem que pratica esgrima.
    Eu nunca li um livro onde uma personagem pratica esse esporte (é um esporte né kkk).
    Eu adoro quando leio um livro onde a personalidade do personagem é bem trabalhada, acho que vou gostar do livro.
    Amei sua resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ju eu amei esse livro e o final me deixou com urticárias pela continuação. Com relação aos personagens eles me surpreenderam principalmente os vilões, adoro mitologia em livros, a escrita da autora me prendeu muito.

    beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Olha tenho que confessar que uns tempos atrás estava com bastante receio de ler esse livro, mas uma amiga minha disse que não tem nada de terror nele e que vale a pena, porque a história é bastante envolvente. Gostei também da maneira como você falou do livro na sua resenha e me deixando bastante curiosa. Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura, porque o livro me parece ser muito bom. Enfim... Qualquer observação em relação ao livro me dê por favor, porque sou medrosa hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-abandonado.html

    ResponderExcluir
  13. Interessante, faz tempo que não leio essa coisa sobrenatural adolescente. Boa resenha.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju! Nossa que incrível essa história. Não conhecia a série ainda mas essa mistura de segredos familiares com mitologia já me deixou curiosa. Espero conseguir ler o livro em breve.
    Um beijo
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, eu quase solicitei esse livro para leitura, mas fiquei na dúvida se iria gostar. Agora que li sua resenha até que me interessei mas acho que irei aguardar o restante do lançamento da série.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju... eu gostei muito do livro, na verdade eu tinha receio de ler, porque não sabia nada aprofundado da cultura nórdica, mas nesse primeiro livro não tem muita coisa aprofundada, mas tem uma base que me deixou curiosa e fazer algumas pesquisas... quero muito ler os demais livros... espero que não demore muito... e realmente o final também me deixou de boca aberta rs... Xero!

    ResponderExcluir
  17. Ju, eu amo mitologia, mas até hoje não peguei nada sobre a mitologia nórdica para ler. Pelo que você contou, a história irá me fisgar.. eu sou meio perdida com nomes e seres mitológicos, então adorei a protagonista ser como eu.. Vamos nos dar bem =D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo