terça-feira, 28 de julho de 2015

[Resenha - Planeta] Mulheres de água: contos sobre o universo feminino

Postado por Ju às 23:30
Título: Mulheres de água: contos sobre o universo feminino
Autor: Gabriel Chalita
Editora: Planeta

As mulheres são as personagens principais em cada um dos 22 contos que compõem este livro de Gabriel Chalita. Apesar de as histórias serem independentes umas das outras, o elo ou o fio que as une é a sensibilidade feminina, tantas vezes representada através de versos, canções e outras manifestações artísticas ou literárias. Os contos curtos, tendência da literatura contemporânea, na sua forma e simplicidade estética traduzem na sua essência a complexidade de cada uma das Maria das Dores, Anésias, Joaninhas, Gorettis, Judiths, Loretas, Virgínias e todas as outras personagens que encantam e se revelam. O livro Mulheres de água é uma verdadeira homenagem do autor a todos os seus leitores, homens ou mulheres, que conhecem ou se reconhecem através da alma feminina.

Não sou muito fã de contos. Logo na introdução do livro, o autor me esclareceu o motivo. Segundo ele, "as personagens vão embora sem despedidas para que os leitores continuem a conviver com elas. Como não mais estão, cada um decide o seu destino.". Nunca tinha percebido isso... que contos normalmente têm finais abertos. E não curto nem um pouco esse tipo de final, então a birra com o gênero está explicada... rs...

Em Mulheres de água: contos sobre o universo feminino, somos apresentados a 22 contos, divididos em 142 páginas. Acabei gostando bastante de quatro deles, o que me surpreendeu. E acho que só de um realmente não gostei nada, porque até agora não consegui entendê-lo. Mas enfim, vou falar um pouquinho dos meus preferidos para vocês.

O primeiro foi Quatro, o conto que abre o livro. No início, não dá para entender bem o que se passa. Uma mulher parece estar com problemas, mas não conta exatamente do que se trata, só cita vários fatos relacionados ao número quatro em sua vida e relembra um pouco de seus quatro anos de casamento. Quando eu soube qual era o problema dela, fiquei até arrepiada. Acho que esse foi o conto que mais gostei, e o fato dele ter sido o primeiro me fez ficar mais exigente e demorar bastante a gostar de outro.

Até que cheguei ao nono conto, Atende, que mostra uma mãe enlouquecida porque o filho não atende ao celular durante a madrugada. Esse já tem um desfecho mais cômico, o que me conquistou. O terceiro conto que chamou a minha atenção foi o décimo quinto, Estela e suas irmãs. Isso porque a Estela é uma personagem peculiar, me diverti com ela. 

O último foi o que fecha o livro, Hortance, a velha. Nele o autor utilizou referências de vários campos da arte, e até da história em geral, sem deixar de lado uma referência a outro conto do próprio livro. A maior parte das coisas citadas eu conhecia, sobre outras tive que pesquisar, e achei muito legal o conto ter me estimulado a fazer isso.

Realmente prefiro romances, mas gostei de sair da minha zona de conforto, porque acabei conhecendo textos interessantes que normalmente eu não leria.

10 comentários:

  1. Oi, Ju... tudo bem?
    É sempre bacana sair da nossa zona de conforto no mundo literário, mesmo as experiências não sendo sempre positivas. Também não sou muito fã de contos, mas às vezes me arrisco e acabo me surpreendendo com o que encontro. Dos contos que você citou, fiquei curiosa para saber o motivo do número quatro (no primeiro conto) e porque o filho não atendeu o celular (Atende).
    Fico feliz em saber que, de um modo geral, você aproveitou a leitura do livro.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, não sou muito fã de contos e talvez se não tivesse lido sua resenha não teria conhecido esse livro. Contudo, os contos que você mais gostou me chamaram a atenção, apesar disso 4 contos é bem pouco perto de 22 e isso me deixa um pouco ressabiada com o livro no geral. Acho que gostaria mais do último conto que você citou, devido as referências, mas não é um livro que lerei em um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem?

    Eu adoro contos, mas finais abertos sempre me deixam com uma dor no coração. Já li alguns que não tinha um desfecho assim, por isso não desista.
    Não conhecia esse livro, mas gostei da premissa dele. Quem sabe um dia leio, a dica está anotada aqui. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  4. Ju lindona eu gosto de contos justamente por ter esse final aberto e sempre queremos mais da história, não conhecia esse livro, li algo do Chalita quando escreveu junto com Padre Fábio de Melo e gostei muito da escrita dele. Vou incluir em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Ola! Eu também não sou muito fã de contos, mas acho que estou começando a dar mais chance para eles nesses últimos meses.
    Bom, eu tenho certeza que Gabriel escreveu o conto Atende inspirado na minha mãe, pois não é possivel hahaha
    Fiquei curiosa sobre o primeiro conto - Quatro.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ju.
    Contos não é minha primeira opção para leituras, mas acabo lendo alguns ao longo do ano por indicações de amigos. Gostei da sua resenha e até que consigo gostar de um bom numero de contos no meio de 22 rsrs já cheguei a terminar livros do gênero e não curtir nenhum rsrs.
    Quero ler o livro, motivo: O nono conto.

    Bjs
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju! Muito conto, hein?! Ficaria perdidinha!
    Mas foi boa a explicação, agora já tenho como embasar minha antipatia por contos. rsrsrsrs
    Fiquei curiosa com o Quatro, que raios é esse problema?
    Não sei se leria todos, mas esses que vc apontou me interessaram.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Hey Ju, tudo bem?

    Estou muito feliz na minha zona de conforto, obrigado HAHAHAHA. Assim como você eu tenho birra de contos, justamente por todo esse lance de final em aberto, mas principalmente, por personagens e mundos pouco desenvolvidos. Por isso que somos fãs de romances, pois lá temos tempo para o autor trabalhar o mundo, os personagens, as histórias paralelas e tudo mais.Sem falar que essa capa tá bem feia HAHAHA. Vou deixar a dica passar.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem? Realmente não sou grande fã de contos, acho que nesse quesito de texto curtos, prefiro crônicas... mas tenho lido mais ultimamente e tem sido uma boa experiência. Mas gostei da explicação e realmente é isso mesmo, a gente acaba convivendo pouco tempo com os personagens e os finais abertos.

    Fiquei curiosa com os contos que você citou, principalmente "Quatro", quero saber qual é esse problema dela.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Oiii, Ju. Tudo bem?
    Eu sou outro que detesta contos. Além de me incomodarem por serem curtos ou longos demais, tem o fato de que não consigo resenhá-los. Eu vi esse livro na livraria e a capa me chamou atenção, mas agora saber que são vinte e dois contos em tão poucas páginas... Vou passar, mas adorei a resenha. Obrigado pela dica.

    Beijos,
    Leo
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo