Título: Brilhantes
Autor: Marcus Sakey
Tradução: André Gordirro
Livro #1 da série Brilhantes
Editora: Galera Record
Pessoas com poderes especiais numa trama que envolve conspiração, política e terrorismo. A partir de 1980, um por cento das crianças nascidas no mundo começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom pode ser usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante treinado para identificar e capturar terroristas superdotados. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou: o responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos, na bolsa de Nova York, que pretende começar uma guerra civil. Para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra tudo em que acredita. Brilhantes apresenta um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição.
Nick Cooper é um "brilhante", e como todo brilhante é considerado por muitos um anormal, uma aberração. Ele faz parte do 1% das crianças nascidas a partir de 1980 que possuem algum "poder especial". No caso dele, é capaz de detectar os padrões de comportamento de uma pessoa com bastante facilidade, talento que utiliza em seu trabalho. Cooper é um agente treinado para capturar terroristas superdotados, e digamos que não tem a simpatia nem da maior parte de seus colegas, que são "normais", e o temem; nem de outros brilhantes, já que é uma espécie de "traidor da espécie".
Nick é um cara surpreendente. Muito corajoso, inteligente e generoso. Não hesita em se arriscar por aqueles que ama. Apesar de ter opiniões muito bem formadas, não acha que é dono da verdade absoluta. Tem fé na tarefa que desempenha. Quer que seus dois filhos vivam em um mundo em que "normais" e "anormais" possam conviver em harmonia. Para isso, não pode deixar que alguns poucos superdotados, que se acham melhores que o resto das pessoas, façam com que os outros seres humanos vivam com insegurança e com medo. Porque isso poderia dar início a uma guerra civil, o que só transformaria seu país em um lugar infinitamente pior.
As outras personagens também são bem trabalhadas. Os vilões não são totalmente maus, todos têm motivos aparentemente nobres para agir como agem. Nem tudo é o que parece neste livro, e é bem legal ir descobrindo aos poucos que a coisa é muito maior do que parece inicialmente.
As outras personagens também são bem trabalhadas. Os vilões não são totalmente maus, todos têm motivos aparentemente nobres para agir como agem. Nem tudo é o que parece neste livro, e é bem legal ir descobrindo aos poucos que a coisa é muito maior do que parece inicialmente.
Fui fisgada desde a primeira página. Achei muito interessante essa questão de algumas pessoas terem uma inteligência acima do normal. Os brilhantes têm dons bem variados, e nesta realidade alternativa criada pelo autor (a história se passa em um 2013 bem diferente do que conhecemos) a maior parte deles usa suas habilidades para a melhoria do ambiente em que vivem. A tecnologia e a ciência tiveram grandes avanços graças a eles.
O livro já começa bem ágil, e mantém o ritmo até o final. São muitas as cenas de ação, e todas muito bem trabalhadas. Torci por Cooper o tempo todo, ele é realmente muito carismático e não tive como não me sentir agoniada com as coisas que ele precisou enfrentar.
O livro já começa bem ágil, e mantém o ritmo até o final. São muitas as cenas de ação, e todas muito bem trabalhadas. Torci por Cooper o tempo todo, ele é realmente muito carismático e não tive como não me sentir agoniada com as coisas que ele precisou enfrentar.
A narrativa do autor me prendeu completamente. Brilhantes é dividido em três partes, que mostram três momentos diferentes da vida do protagonista. Foi fantástica a forma que a história se desenvolveu, apesar de ter considerado algumas coisas meio previsíveis; mas isso não tornou o livro menos interessante para mim. Os maiores mistérios que surgiram durante o enredo foram solucionados, mas só no próximo volume teremos ideia das consequências que virão devido às escolhas das personagens. Espero que a continuação não demore muito para ser publicada.
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro. Essa é a segunda resenha que leio de Brilhantes e fico cada vez mais interessada na leitura do livro e descobrir mais desse mundo. Depois vou dar uma procurada e comprar. Muito bom que a narrativa te prendeu e que você tenha curtido desde a primeira página. Parabéns pela resenha.
Beijos
Leitora sempre
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirGostei de saber que o livro realmente é bom e da agilidade da leitura. Não sabia que ele tinha mistério. Primeira resenha que vejo desse livro e já gostei.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oiii Ju!
ResponderExcluirEu vi esse livro no Mochilão da Galera e lembro que para ganhar ele precisava responder uma pergunta com o nome do personagem. Adivinha quem não foi sorteada para ganhar??
Isso mesmo, eu!
hahahaha
Só leio elogio para a obra, gostei de saber que o ritmo permanee durante o enredo todo. E que mesmo fazendo parte de uma série, muita coisa foi solucionada.
Também espero que o segundo volume seja lançado logo.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi Juju sua linda, tudo bem
ResponderExcluirNossa, parece ser mais um sucesso tipo Jogos Vorazes, não conhecia, mas já surtei!!!!! Risos... Se pararmos para pensar, essa questão de normais e anormais, nada mais é do que o preconceito, somos todos diferentes, mas iguais e temos que aprender a nos respeitar. Ele parece ser um personagem admirável. Amei!!!! Adorei a resenha!!!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Ola Ju a premissa já havia me chamado atenção, adoro temas com poderes especias nas pessoas. O poder do protagonista em si ´bem interessante e ainda tem o ponto forte que são as cenas de ação, já me ganhou. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi, Ju!
ResponderExcluirEsse livro sai totalmente da minha caixinha, mas o Leo falou tão bem dele que fiquei mega curiosa. Aí vem vc e confirma, então super foi pra lista e pulou muitas posições. Já curiosa pra saber como é esse 2013 que o autor imaginou, porque o nosso não foi lá essas coisas. rs
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oi, Ju.
ResponderExcluirEsse livro me lembrou um pouco os Caçadores de Mentes do FBI, sobre quem li em Serial Killers - Anatomia do Mal. A diferença é que eles não tem a capacidade de identificar instantaneamente os padrões de comportamento: na verdade estudam muito pra isso. Mas é essa semelhança que vai me fazer ler Brilhantes. Amei sua resenha.
Com carinho,
Celly.
http://melivrandoblog.blogspot.com/
Oi Ju, tudo bom?
ResponderExcluirEu não sabia desse livro e amei a capa dele. A premissa também é bastante interessante :3 eu iria querer ser uma "Brilhante" hahahah mesmo se fosse chamada de anormal. O autor tem que ser muito inteligente para nos passar a real imagens que suas personagens são brilhantes. Fiquei pensando aqui hahaah bjs
Www.horadaleitur.blogspot.com.br
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro mas a proposta me pareceu bem interessante. Achei muito legal os brilhantes usarem suas habilidades para a melhoria do ambiente em que vivem e mais legal ainda saber que essa realidade se passa em 2013. Fiquei bem curiosa, com certeza quero ler.
Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirTerminei a leitura desse livro essa semana e me surpreendi com a história. Foi uma narrativa eletrizante e cheia de conspirações, algo que adorei. Também gostei do Copper e achei interessante o autor ter finalizado várias pontas nesse primeiro livro da dualogia, para depois escrever sobre as consequências no próximo livro.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Desde que vi esse livro fiquei com curiosidade para lê-lo. Adorei a premissa e pela sua resenha parece que ele é muito bom.
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li Brilhantes, mas pela sua resenha dá para ver que o livro é tão bom quanto eu estava esperando. Vou tentar adiantar minhas leituras para lê-lo. Eu gosto quando o livro é assim e nos prende na história.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oieeee!
ResponderExcluirNossa to ouvindo só maravilhas deste livro, é tão bom qdo a leitura fica tão envolvente né? Confesso q achei mega interessante a premissa e já quero um eexemplar p chamar de meu!
Bjos
Aline Praça
www.leituravipblog.com
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEu recebi ele livro da record, mas ainda não comecei a leitura. O enredo faz bem o meu estilo,mas pra falar a verdade eu ainda não arrumei um tempinho :s
Gostei bastante da sua resenha, adoro livros com narrativa que prendem o leitor e também gostei de saber que o livro tem continuação, eu não gosto muito de livros únicos. hahah
Beijos,
http://www.lendoeesmaltando.com/
Brilhantes foi um dos livros que eu mais gostei de ler esse mês. O enredo e o universo é muito bem construido, a narrativa se desenvolve muito bem e os personagens são lindos. Amei essa leitura!
ResponderExcluir