segunda-feira, 13 de julho de 2015

[Resenha - Galera Record] Corações de Alcachofra

Postado por Ju às 22:30
Título: Corações de Alcachofra
Autora: Sita Brahmachari
Tradução: Camila de Mello Santos
Editora: Galera Record

Mira Levenson tem 12 anos e raros momentos de tédio. Mas não imaginava que seria obrigada a lidar com um sentimento totalmente novo e possivelmente o mais difícil de sua vida em meio a todo esse turbilhão: sua avó, Josie, uma excêntrica e animada pintora, está com câncer, e pretende encarar a última fase da vida como sempre encarou tudo, de cabeça erguida e com bom humor. Enquanto tenta lidar com o que está por vir (com a ajuda de seu presente de aniversário, um diário), Mira vai descobrindo que não é a única com segredos e, aos poucos, compreende que, assim como um coração de alcachofra, nosso próprio coração sempre tenta proteger a parte mais preciosa.

Mira é uma garota com a vida bastante agitada. Aos 11 (praticamente 12) anos, um irmão de 9 e uma irmã bebê, seus momentos em família são sempre cheios de confusão. Além dos irmãos, tem seus pais; e uma de suas avós, Josie, é muito presente em sua vida. Só que a avó está bem doente, com câncer em estágio avançado, e ela precisa aprender a lidar com isso. 

Josie procura ser quem sempre foi: uma mulher cheia de vida, que acredita no amor, ama a arte e encara tudo com bom-humor. Procura aproveitar cada momento que ainda possui para ensinar à neta as coisas mais preciosas que aprendeu. Mas será um desafio muito grande para Mira acompanhar aquela pessoa tão especial para ela perdendo as forças com cada vez mais rapidez?

Se você não consegue pensar em nada gentil para dizer a alguém, não diga nada.

Tenho uma queda por histórias com avós, mas não imaginei que essa fosse me tocar tanto. Amei a narrativa, amei todas as personagens que a autora criou. É o primeiro livro dela, mas eu nunca imaginaria. Tudo na história é muito bem entrelaçado.

No início, Mira é uma garota bastante frágil. Sofre bullying na escola, mas não se sente à vontade para falar com ninguém sobre isso. Com o tempo, encontra dentro de si uma força que nunca imaginou que estivesse lá, e aprende que nem sempre é ruim se expor, algumas vezes isso é necessário para seguir em frente.

Às vezes, por eu não falar muito, alguns adultos acham que eu também não penso muito.

Josie é encantadora. Uma pessoa naturalmente radiante, que traz luz para a vida das pessoas à sua volta. Uma mulher do bem, que procura manter sempre uma energia positiva circulando ao seu redor. Aos poucos, vários aspectos de sua vida são revelados e ela se torna alguém ainda mais admirável. Amada pela família e pelos amigos que conquistou em seus 74 anos.

A leitura fluiu para mim de uma forma incrível, e me emocionei (às vezes chorando de um jeito nada discreto) em vários momentos. Nada no livro é dispensável, e ele transmite lições lindas, como a que explica o título.

Os bebês (...) começam com corações delicados, amorosos e confiantes, mas gradualmente, aprendem a se proteger e, com o passar dos anos, criam camadas cada vez mais duras. Olhe isso! As camadas externas da alcachofra são tão duras que nem podem ser comidas. (...) Essas camadas externas mais duras lhes impedem de sentir muitas coisas, então as pessoas vivem com coraçõezinhos endurecidos que não podem ser tocados por ninguém. (...) Os adultos aprendem a não sentir ao se proteger de sentir muito.

Meu único problema com o livro foi a revisão. Achei extremamente irritante a falta do ponto final em várias frases. Isso acontecia sempre no fim dos parágrafos, então não prejudicou o entendimento da história, mas para quem tem problemas com isso (como eu) pode ser algo bem desagradável.

Espero que isso seja corrigido em uma próxima edição, pois essa é uma história que merece ser lida por todos. É triste, sim, mas também fortalece nossa esperança em um futuro melhor, um futuro com pessoas mais sensíveis e empáticas, que com certeza poderão fazer do mundo um lugar melhor para se viver.

16 comentários:

  1. Oiii JU!

    Eu gosto tanto dessas capas <3
    Não lembro de ter lido naada que tenha avós no enredo, não que me lembre. E acho isso uma fofura sabe? Gosto da delicadeza dessas personagens e uma coisa que os infantos juvenis têm que os demais as vezes deixa a desejar são as lições que o enredo passa.
    Que pena que revisão não foi muito boa :( Que melhore na proxima edição :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! :D
    Nem sabia desse lançamento da Galera Record, a capa já me deixou curiosa, adoro quando trabalham na capa com imagens que me fazem lembrar caderno de escola( aquelas folhas que ficavamos desenhando), falo isso por causa da letra e dos vários desenhos. *-*
    Pelo o que li da sua resenha a história parece ser muito emocionante e tocante, apesar de a capa transmitir uma leveza e algo escolar posso perceber que iremos ver muito mais nas páginas desse livro. <3
    Espero encontrar a venda!

    Beijocas e até! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola Ju sou como você histórias com avó sempre me tocam, acho que pelo fato de não ter as mesmas presente em minha vida. e pelo visto Josie vai me conquistar pela sua alegria e atitude mediante a sua doença. Dica mais que anotada , quero muito ler, e já vou preparar a caixa de lenços. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oiiie
    Eu não conhecia o livro, mas já quero ler.
    Acho que não tive uma experiencia boa com livros que tenha avó kkkkkk Pois uma delas era tão malvada que me dava vontade de aaaaaaa kkkkk
    Mas fiquei mega interessada nesse livro.
    Uma pena que a revisão deixa a desejar.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Juju, sua linda, tudo bem

    Que lindo o seu texto!!!!! Amei a resenha!!!!
    Esse trecho que você colocou em que a personagem compara o coração dos adultos com a casca das alcaçofras, ficou perfeito e super verdadeiro. A vida não é fácil Ju, e cada vez que caímos, levantamos um pedacinho da redoma que temos a ilusão de que irá nos proteger da próxima queda. Mas não protege. Só de ler a resenha já me emocionei. Essa avó parece ser uma pessoa muito especial que eu quero muito conhecer.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    A falta de revisão na diagramação dos livros também me irrita muito! É uma falta de respeito com o leitor, né?
    Esse livro parece ser bem emocionante mesmo, com personagens inesquecíveis.

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro a capa desse livro Ju <3
    do jeito que eu sou chorona eu vou chorar de forma nada discreta tbm uahsahushu. adorei sua opinião, o livro parece ser muito meigo.
    é uma pena que a revisão tenha deixado a desejar. isso realmente me incomoda durante uma leitura.
    ‪#‎TwilightStorie

    ResponderExcluir
  8. Acredita que nunca li ~algo parecido~? Achei incrivelmente legal. De verdade. Espero ler algum dia (o mais breve possível, mas minha listinha ta enooooooorme haha).

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro... E confesso que não me interessei pela premissa. A sua resenha está ótima, mas é a temática que não me atrai mesmo. E esse pontos finais faltando também me irritaria rsrs


    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Que capa mais linda! Sou apaixonada por livros com capas assim diferentes, confesso que é a primeira coisa que me chama a atenção, depois a história claro haha Desde que faço resenha nunca li um livro que tivessem erros assim, pena ter acontecido com você. Beijos, Érika

    *www.queroseralice.com.br*

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    adorei a resenha! A capa do livro e a sinopse já haviam me agradado, e é uma pena que a revisão não tenha sido boa.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  12. Não só desagradável, mas complicado não ter ponto por causa do público-alvo. O português dos pré-adolescentes ainda não é lá essas coisas, eles precisam do máximo de bons exemplos possível.
    Adorei a vó e também tenho um fraco por velhinhos. ♥ Pena que não solicitei, provavelmente ia gostar.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Esse livro definitivamente não é pra mim. Acho que se colocassem um serial killer assassinos de avós eu até poderia curtir pelo fator thriller, mas fora isso, tô correndo de livros que retratam relações familiares. Mas pelo lado positivo, a autora conseguiu apresentar uma história bacana com personagens desenvolvidos no seu primeiro livro, e isso não é pra qualquer um. Mas ainda assim, não é pra mim HAHAHA.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem??
    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro... eu achei a capa linda... bem a cara do infanto juvenil... a minha filha quer muito ler... pretendo comprar para ela enquanto ela esta com vontade de ler... e ela achou na internet... quando ela me disse que queria ler fiquei imensamente feliz e você sabe porque né... kkkkkk eu achei a história um pouco triste, mas sinceramente acredito que seja uma história super legal para ser nessa idade. Xero!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, fiquei apaixonada pelo livro só de ver a capa e depois que você falou sobre queda com histórias sobre avós tive a certeza que quero ler. Sempre me emociono bastante com histórias com avós e tenho certeza que com essa não será diferente. Uma pena essa falha na revisão, espero que na próxima edição tudo esteja correto. Dica anotada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ju! Como vai?
    Acho que já tinha ouvido falar do livro, já que o nome não me é estranho, entretanto não sabia sobre o que falava. Acho que eu nunca li uma história com avós... Sério. Realmente eu acho que nunca li uma história com avós, e isso é meio triste. Fiquei curiosa sobre essa, contudo eu não procurarei mais, por enquanto, pelo fator revisão. Eu ODEIO livros que não mal revisados, me dá nos nervos! Demoro meses e meses e meses para ler um livro que não tem uma revisão mínima, pontos nos lugares certos e etc., ao menos que seja proposital - tipo os livros do José Saramago, e ainda assim eu levei um tempinho bem grande para ler 200 páginas. Acho que fiquei traumatizada depois de ter lido um livro independente em que a história era ótima e a escrita era um lixo. Ó, Deus, meses sofridos aqueles. Muito sofridos... Não gosto nem de lembrar. Enfim, de qualquer forma, também espero que ganhe uma segunda edição revisada. Se não ganhar e eu ainda estiver interessada, lerei mesmo assim, Fiz um drama básico aqui, ahhahaha, mas não sou tãooooooo chata a ponto de abandonar a leitura. Mas, convenhamos, atrapalha bastante - e eu realmente demoro bem mais.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo