segunda-feira, 6 de julho de 2015

[Resenha - Planeta] Cidade Banida

Postado por Ju às 18:00
Título: Cidade Banida
Autor: Ricardo Ragazzo
Editora: Planeta

No futuro, a Terra foi assolada por inúmeras guerras, o que dizimou 99% da população humana e transformou sua vida ani­mal e vegetal. Boa parte dos seres humanos acabou confinada dentro dos muros de Prima Capitale, regida pelas draconianas regras do Supremo Decano. Por causa da rigidez do governo, todos os bebês nascidos no lugar precisam passar pelo crivo dos chamados cognitos, seres com poderes psíquicos capazes de prever o futuro. Caso, nesta visão, seja revelado que o novo cidadão cometerá um crime, sua sentença é a morte. Seppi Devone foi um desses bebês vetados. No entanto, sua mãe, Appia, consegue fugir com ela, livrando-a da cruel senten­ça. Elas vivem incógnitas numa comunidade no meio da mata e Appia cria sua filha como um garoto. Mas, quando Seppi completa 15 anos, o destino bate à sua por­ta e a garota terá de enfrentá-lo. Afinal, a adolescente é a única esperança que muitos oprimidos têm de se livrar do mal a que são submetidos pelo Supremo Decano. Irá ela abraçar essa sua missão?

Depois de séculos de guerras, 99,99% da população da Terra foi exterminada. Além disso, o uso de armas químicas e nucleares obviamente teve consequências. Plantas, animais e humanos sofreram mutações. No caso desses últimos, alguns desenvolveram poderes psíquicos assustadores. Portanto, esses seres com poderes como ver o futuro e comunicar-se com a mente, chamados de cognitos, precisavam servir ao Governo. Os sobreviventes tinham passado a viver na Cidade Soberana de Prima Capitale sob regras rígidas. Uma delas permitia apenas um filho por casal, e para garantir que esse filho se ajustasse à sociedade, as crianças recém-nascidas precisavam ter seu futuro vislumbrado por um cognito e, caso houvesse indícios de que cometeria algum crime, o bebê passava a ser propriedade do Governo e acabava morto. Assim, o casal ficava livre para ter outro filho,

Quando Seppi Devone nasce, fica claro que ao menos tentaria cometer um assassinato. Ela é vetada, mas sua mãe se recusa a abrir mão dela. Misteriosamente, Appia recebe uma ajuda inesperada e consegue escapar com a filha. E aí tem início uma vida de fuga e mentiras para Seppi, que não pode nem ao menos revelar que é uma garota. Vive como menino até os 15 anos, mas mesmo assim tem uma vida feliz ao lado da mãe que ama. Até que o destino realmente bate à sua porta (ou, para ser mais exata, a arromba) e sua vida vira de cabeça para baixo.

Sonhar e conquistar são verbos separados por apenas uma coisa: atitude.

Quando vi o lançamento desse livro, fiquei em dúvida sobre ler ou não. Acho o Ricardo um autor mega simpático, e esse é um fator que me faz querer conhecer uma história. Já tinha lido um livro dele, o 72 horas para morrer, em que tinha gostado muito da escrita, mas odiado completamente o final, além de não ter conseguido gostar das personagens. Só que esse é de um gênero diferente, e eu amo distopias. Mas tive uma surpresa ao visitar o site da editora e vê-lo classificado como uma obra de "terror e mistério". E, bem, sou a pessoa mais medrosa que eu conheço pra ler esse tipo de coisa... rs... Quando o livro chegou, achei melhor ler logo, antes que começassem a sair resenhas que poderiam me fazer desistir. E que bom, que fiz isso, porque acabei adorando!

A Seppi tem que digerir muita coisa bem rapidamente. Existe uma profecia sobre ela, da qual nunca tomou conhecimento. Antes dela nascer, já era esperada, e existiam muitas pessoas dispostas a protegê-la. Precisa deixar tudo para trás, inclusive sua mãe, além de ter que descobrir e aprender a usar os misteriosos poderes que todo mundo acha que ela tem - e dos quais nunca ouviu falar (ou quase isso, digamos que um deles ela já usava sem saber de onde vinha)

Mágica, assim como coincidência, é uma palavra inventada para explicar aquilo que não entendemos. Alguns de nós somos diferentes da maioria, mais evoluídos. Capazes de utilizar o cérebro de forma mais eficaz e produtiva.

A garota sempre teve uma rotina simples, a coisa mais difícil que precisava fazer era caçar seu jantar, que seria preparado pela mãe. De repente, conhece um novo mundo. Um mundo em que existe muito mais sangue (parte desse sangue é um oferecimento dos seres canibais e carnívoros que ao autor criou), e no qual ela tem que lutar constantemente por sua vida. A narrativa é muito ágil, repleta de ação e de reviravoltas. A cada coisa que acontecia eu me sentia mais solidária com a Seppi, é impressionante o número de pessoas que mente pra ela. Não me espanta que aparentemente ela esteja tomando o caminho errado, espero que consiga se reencontrar, usar o amor dentro dela para seguir em frente. 

Não importa quanto somos fortes, agéis, habilidosos e resilientes (...). Nada disso importa se somos incapazes de mudar quando necessário. O poder da mudança permite-nos a possibilidade de renascer a cada nova experiência, nova aventura, novo acontecimento.

Apesar do meu medo inicial de ler, e de todas as cenas sangrentas que precisei acompanhar, não tive nenhum problema durante a leitura. Sim, é um livro que tem passagens bem violentas, mas normalmente elas são partes de lutas, e isso normalmente eu consigo encarar numa boa.

O autor conseguiu ambientar muito bem a história, pude visualizar as coisas com a quantidade perfeita de detalhes. Não pensem que vão encontrar enormes cenas descritivas, mas quando um lugar novo ou um ser novo aparece, é dito o suficiente sobre ele para que nós possamos enxergá-lo no meio daquele universo.

Fiquei curiosa para saber quantos livros eram, e depois de uma pequena investigação no perfil do Ricardo no face, descobri que trata-se de uma duologia, e que o segundo livro está sendo escrito. O lançamento de Cidade Banida aqui em São Paulo acontece amanhã, terça-feira, dia 07/07, a partir das 19 horas na Fnac da Avenida Paulista. Acho que não vou poder comparecer, mas espero que seja um sucesso! Para mais informações, visitem a página do evento no facebook.

18 comentários:

  1. Distopias estão na moda né? Acho que essa foi com a proposta mais diferente que eu já vi.
    Assim como você sou super medrosa e achei correta sua atitude de ler antes de receber resenhas e desanimar.
    Gosto desse tipo de enredo onde a personagem precisa crescer e se adaptar, mas eu achei que ficaria um pouco enojada com o sangue tooodo.
    Sua resenha está ótima! E espero que o lançamento seja um sucesso

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Tenho lido algumas distopias ultimamente e gostado bastante da leitura desse gênero!
    Achei a premissa desse livro bem interessante e fiquei interessada.
    Muito legal o fato de ser de um autor nacional!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. "Sonhar e conquistar são verbos separados por apenas uma coisa: atitude." Olha, essa frase me marcou bastante, e acho que esse livro deve ser muito bom! Apesar de gostar do gênero, ando meio desanimada para esse tipo de livro, o que não significa que no futuro eu não irei querer ler. A capa me chamou muita atenção, bem diferente. Gostei da resenha :)

    Thaís na Cidade

    ResponderExcluir
  4. Ola Ju se você passou as cenas sangrentas intactas, também irei , adoro distopias e estou bem curiosa em acompanhar a protagonistas em suas novas descobertas por mais simples que sejam. Gostei da capa e já está indo para minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olha tenho que confessar que é a primeira resenha que leio sobre esse livro. Vi sendo divulgado esse livro pelo facebook e logo fiquei bastante interessada, mas eu não sei se o livro faz meu gênero, porque não gosto de livros com cenas fortes e pela maneira como você disse me parece que não vou gostar muito. Mas eu estava muito animada com o livro. Fiquei decepcionada =[

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-no-mundo-da-luna.html

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que não tenho problemas com cenas sangrentas pq as vezes eu leio umas coisas bem pesadas, então pelo menos isso eu não vou sofrer durante a leitura (caso leia esse livro um dia).
    apesar de ter uma premissa interessante o livro não me chamou tanto a atenção, mas se eu for ler espero gostar nem que seja um pouco.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Eu recebi esse livro da editora ontem, e confesso que foi uma surpresa porque eu tinha solicitado outro livro. Mas gostei bastante da premissa, é um gênero que me agrada, por isso nem liguei muito para o "erro" da editora kkk
    Estou doida para lê-lo, parece ser uma leitura bastante envolvente.
    O livro já veio autografado (graças a Deus, porque aqui nunca tem lançamentos desses autores).

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, não leio muitas distopias mas as poucas que li foram suficientes para me tornar fã do gênero. Achei a proposta do livro diferente e interessante, fiquei curiosa sobre como Seppi irá lidar com essa vida cheia de segredos. Com certeza quero ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Ju se você leu, acredito que também consigo passar pelas cenas sangrentas rsrs.
    Eu adoro distopia, e pelo que li aqui, o terror citado pelo autor é outro, então a leitura me interessou.
    Nunca li nada do Ricardo e nem li uma distopias nacional, e essa proposta de cidade banida me atraiu.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Opa... Olha o termômetro da curiosidade bombando aqui! Sério, só a sinopse já me deixou convencida de que preciso desse livro, e sua resenha veio para confirmar. :D
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, menina tu lê rápido demais rsrsrsrs.... mas fiquei feliz de ler a sua resenha... demais mesmo... já comprei meu exemplar, mais ainda vai chegar... não consegui comparecer ao evento, porque a chuva estava atrapalhando o trânsito e quando consegui chegar na paulista já era 09:00, então terminei desistindo e fui para casa... mas haverá outras oportunidades, porque o Ricardo sempre está por ai nos eventos.... ele realmente é muito simpático... fiquei feliz por saber que será apenas uma duologia ufaaa... porque fiquei fascinada com alguns fatos que você mencionou aqui... e é bem o que eu esperava encontrar na narrativa maravilhosa dele.... amei sua resenha flor, distopia é vida... xero!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Gostei muito da capa e adoro esses livros com cenários pós-apocalípticos, mas acho que esse tema de população dizimada e esse estilo distópico aos poucos está ficando batido, que nem os NAs que estão ficando tudo mais do mesmo e só mudam a capa. Vou esperar o segundo livro lançar para ver se compro, pois aí se gostar eu já leio os dois de uma vez só HAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha visto nenhuma resenha dele e agora estou mais animada ainda. Também acho o Ragazzo muito simpático, mas não li nada dele (comprei A Garota na bienal de 2013 e tá parado até agora. rs). Também não sou muito fã de terror e mistério, mas acho que dá pra encarar.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, minha querida amiga,

    OMG! Você já leu e resenhou Cidade Banida??? Demais! Como aprendi a amar distopias graças a você, este é um livro que com certeza lerei. Gostei de saber que o autor contou detalhes e ambientou a história de tal forma que parece que nos faz pertencer a ela, pelo menos foi a mensagem que ficou para mim lendo sua resenha.

    Beijos
    Tânia
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Ju! ^^
    Não gostei muito da capa do livro, porem durante a sua resenha notei muitos pontos positivos e que com certeza irão me conquistar quando tiver a oportunidade de realizar essa leitura.
    Desejo muito sucesso ao autor! :)

    Beijos e até logo! ^^

    ResponderExcluir
  16. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Distopias sempre me arrepiam, pois trazem à tona o pior do ser humano. E essa não parece ser diferente. Que discussão mais interessante, me lembrou até um pouco do conceito discutido no filme Minority Report. Não podemos julgar e condenar alguém à morte apenas com uma suposição de que no futuro ela pode cometer um crime. Ela ainda não fez nada e pode nem via a fazer. Parece ser uma história eletrizante, cheia de ação e emoções fortes. Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler. Mais um para minha lista.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Estou com este livro em casa e não vejo a hora de ler. Ainda na o sabia que era duologia. Feliz que gostou! Gosto quando tem uma escrita com descrições, mas que ao mesmo tempo não é cheia de detalhes. E acho que não vou ter problemas com as cenas sanguentas.
    Adorei a resenha e estou ansiosa pelo livro :)

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tudo bem?

    Sabe que eu ouvi falar desse livro no canalGarota It essa semana? E já tinha ficado louca pra ler!

    Agora, após a sua resenha essa vontade aumentou ainda mais! <3

    Estou numa época em que distopias viraram minha paixão! E fiquei super ansiosa pra ler essa. Ainda mais sendo só dois livros. (Me dá uma agonia danada ficar esperando e esperando e esperando pelos próximos lançamentos...)

    Ótima resenha!

    Beijos e até! <3

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo