quinta-feira, 9 de julho de 2015

[Resenha - Novo Conceito] A Playlist de Hayden

Postado por Ju às 17:00
Título: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Tradução: Amanda Orlando
Editora: Novo Conceito

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Este livro foi muito divulgado pela editora. Vários blogueiros receberam um livreto com parte dele bem antes do lançamento, e vi muita gente falar sobre suas primeiras impressões. Na maior parte das vezes, foram impressões muito positivas. Depois, comecei a ver algumas resenhas, no geral positivas também. Minhas expectativas alcançaram um nível absurdamente alto, e foram quase que completamente frustradas quando finalmente decidi ler.

O livro já começa com Sam encontrando seu melhor (e único) amigo, Hayden, morto. O garoto se suicidou e deixou um bilhete com os seguintes dizeres: "Para Sam. Ouça. Você vai entender.". Junto com ele, um pendrive, contendo uma misteriosa playlist. Mas será que isso será o suficiente para permitir que ele consiga compreender aquela atitude?

Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê.

No início, a leitura foi bem arrastada para mim. Em vários momentos, duvidei que a autora fosse chegar a algum lugar. Mas vocês me conhecem, sou aquela que nunca desiste antes do livro terminar, que sempre nutre esperanças de que as coisas vão ficar melhores. E sim, isso aconteceu. Mais ou menos na metade, a leitura começou a fluir, talvez porque a investigação de Sam tenha começado a dar algum resultado. A fluidez se manteve quase até o final, quando tudo desandou para mim.

Tenho problemas para entender porque as pessoas tomam uma decisão tão extrema quando o suicídio, porque de acordo com o que eu acredito ele não serve para absolutamente nada, não acaba com o sofrimento e sim, torna a situação ainda pior. Passei o livro todo esperando que os motivos de Hayden para se matar fossem revelados, e quando foram, os achei bem fracos, o que me causou uma decepção ainda maior. Tudo bem que ele não tinha uma vida fácil, nem em casa, nem na escola... mas não acho que isso justifique tamanho desespero. Sempre existe outra saída. Talvez minha dificuldade de entender seja também porque o personagem é bem jovem, e eu não acho que tenha levado em conta como é frágil ainda a estrutura emocional de pessoas da idade dele. De qualquer jeito, não consegui que os acontecimentos entrassem na minha cabeça.

Não senti a emoção que todo mundo sentiu lendo, não me comovi com a situação de nenhuma das personagens. Talvez porque eu também ache a vingança algo completamente inútil, uma coisa que faz mais mal pra quem a pratica do que para o alvo, e começam a acontecer algumas coisas que deixam claro que alguém tem um plano de vingança. Suspeitei de várias pessoas no decorrer da narrativa, mas nunca do culpado. E até agora também não fez muito sentido para mim o culpado ser quem foi, mas enfim...

Não tomem nenhuma decisão de leitura levando em conta só a minha opinião. O livro apenas não foi feito para mim, não consegui me conectar com ele. Mas muita gente conseguiu, inclusive pessoas de quem respeito bastante a opinião. Leiam para tirar suas próprias conclusões.

16 comentários:

  1. Oie
    Tenho visto muitas resenhas deste livro. Essa premissa te confesso que não me chama atenção, mas ao mesmo tempo estou bem curiosa para ler.
    Adorei sua resenha!!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Haha, a gente teve uma visão bem parecida do livro. Realmente a Playlist mexeu em coisas em mim que eu não esperava sentir. Achei o livro muito válido, e embora não tenha chegado aos meus favoritos, sem dúvidas é uma história forte. Torci a cada página para que tudo terminasse bem. A barra que ele carrega do começo ao fim do livro é muito pesada. Livros que tratam de suicídio geralmente são assim.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! Eu também sou assim, não desisto de um livro até o fim, mesmo se a leitura se arrasta, eu não consigo abandonar a leitura incompleta!
    Eu já ouvi falar muito desse livro, e acho que você é a primeira pessoa que eu conheço que não se identificou muito com o livro. Mas é por isso que existem vários gêneros, né? Algum sempre nos encanta mais do que outros!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii Ju, tudo bom?
    Já li esse livro também, eu gostei da história, mas não tuuudo aquilo como muitos outros blogueiros.
    Eu esperava que o tema suicídio fosse abordado de outra forma, mas no fim, senti que nem deram tanta importância, bem, foi o que eu senti lendo né.
    Adorei sua resenha, muito bem escrita e com muita sinceridade.
    Um beijo,
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Só vejo o povo falando bem desse livro. Já o quero muitooo, mas ainda tenho outros na frente então vai ter que esperar kk
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju...
    Que pena que o livro não funcionou pra você... eu também não consigo compreender o que leva uma pessoa a cometer um ato como esse... se suicidar... de acordo com o que eu acredito o caminho é ainda pior... eu sei que os pais deveriam olhar mais pelos seus filhos e cuidar dele com a atenção que merecem, mas pelo que percebi que os motivos que levaram Hayden a se matar foram poucos plausíveis... eu acho que faltou da parte da autora desenvolver um pouco mais, sei lá... xero!

    ResponderExcluir
  7. Oiie
    Eu estou louca para ler esse livro, mas admito que tenho medo de sentir o que vc sentiu.
    Leitura arrastada e tal, e não sentir a emoção que o livro passou para a maioria dos leitores. Mas vou com os dedos cruzados.
    Amei sua resenha e sinceridade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? É como eu sempre digo. Duas pessoas não vão ter a mesma opinião sobre o mesmo livro e você não ter se emocionado tanto não é nada demais. Eu ainda não li este livro, mas tenho a maior curiosidade. Eu acho que vou gostar bastante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bom?
    Em algum momento senti raiva de Hayden porque ele não contava nada para Sam o que estava acontecendo e levou ele se matar, o final me decepcionou, só esperava algo melhor para fechar a história, parabéns pela resenha :D
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, essa foi a primeira resenha que leio falando que não sentiu emoção e nem comoção pelas personagens. É uma pena quando isso acontece, mas acho que as vezes criar muitas expectativas acaba atrapalhando na leitura. Com certeza irei ler para tirar minhas próprias conclusões mas já não farei a leitura com tantas expectativas.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Vi o teu comentário em uma resenha deste livro. Assim que eu vi que tu fez a resenha eu já sabia que seria negativa hahah
    É uma pena quando a leitura não faz sentido, né?
    Mas fez sentido ora um monte de gente, pelo que eu tô vendo. Não posso falar muito, pois ainda mão li. Dai não sei em qual grupo eu estou.
    Também acho o suicídio uma coisa estúpida de se fazer. Você vai embora deste mundo e deixa a vida das outras pessoas de cabeça para o ar. Acho que é um ato de egoísmo :/ mas eu não sei da vida de ninguém. Dai n posso falar.
    Quero ler pra saber se vou curtir ou não.
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Ju! ^^
    Que pena que a leitura desse livro não funcionou contigo, não te conquistou, eu me emocionei muito durante a história, principalmente quando escutava e lia a tradução das músicas da palylist. Acredito que o livro tenha conseguido me balançar por conta que durante a leitura comecei a me questionar quantos jovens já fizeram o mesmo que o Hayden por conta do bulliyng... :/ Refleti bastante com a história e fiquei decepcionada com a personagem que era culpada, então gostei do final quando ele se afasta dela.

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Esse livro também não conseguiu me cativar e esperava bem mais do seu final. A história também não conseguiu me cativar ou emocionar. O assunto discutido é importante, mas a autora ficou devendo em vários aspectos. Também sempre reflito muito quando o assunto é o suicídio nos livros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    eu li a amostra da NC e gostei bastante, mas ao ler outras resenhas que falam que o final é fraco, desanimei e até hoje não terminei a leitura. Eu também me pergunto o que leva uma pessoa a se matar, e acho que no final não é um motivo específico, mas sim um nível de desespero tão grande e profundo, que no final, a gota d'água pode ser algo simples. Vou ver se tomo vergonha na cara e leio, e espero não me decepcionar também
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Primeiramente, parabéns pela resenha! Já li outras resenhas desse livro. Ele parece está bem em alta. Não é o tipo de história que chama minha atenção. Mas gostei do mistério por trás da morte. É bem chato ter que empurrar a leitura com a barriga. Talvez um dia eu leia.
    Beijos
    Nathália.

    ResponderExcluir
  16. Oláá
    Que pena que não conseguiu funcionar com você pois só ouço elogio e tenho muita expectativas, mas foi bom ler sua resenha para talvez não criar tantas assim. Amei a resenha e o post

    Bejos
    http://realityofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo