sábado, 11 de julho de 2015

[Resenha - Novo Conceito] Soldier: leal até o fim

Postado por Ju às 19:00
Título: Soldier - leal até o fim
Autora: Sam Angus
Tradução: Julio de Andrade Filho
Editora: Novo Conceito

Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos. Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra. Soldier: Leal até o fim é um livro emocionante e intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães.

Aos 17 anos, Tom se alista e vai lutar na Primeira Guerra Mundial. Três anos depois, seu irmão de 14 anos, Stanley, ainda vive sozinho com o pai, que não demonstra nenhum amor por ele. Rocket, a cadela campeã de corrida da família, foge durante o cio devido a um descuido de Stanley. Acaba voltando, mas o pior já havia acontecido: cruzou com cães mestiços, e o pai do garoto afirma que não vai admitir vira-latas em sua casa. Digamos que essa história não tem um final nada feliz e Stanley, indignado com as atitudes do pai, decide mentir sua idade e partir para a guerra para poder ficar junto do irmão.

Mas é óbvio que as coisas não são tão simples como ele imaginou que fossem na hora da mágoa. Nem sabe exatamente onde Tom está e, mesmo que soubesse, tem que ir para onde for enviado e fazer o serviço que quiserem que faça. O que ele estava pensando quando se alistou? Será que vai conseguir sobreviver ao conflito e se manter são, apesar de todas as tragédias que acontecem ao seu redor?

Por algum motivo que nem eu mesma consigo entender, gosto de livros ambientados em guerras. Prefiro ler sobre a Segunda Guerra Mundial, mas a primeira também me interessa. E esse livro falou de um assunto que nunca vi abordado em nenhum outro: o serviço de cães mensageiros. Mais de 100 mil cães serviram na guerra, 7 mil morreram durante o conflito. Esses animais salvaram um número sem fim de vidas, transportando mensagens que não chegariam a seu destino de outras formas.

É muito legal a forma com que a autora descreve o departamento responsável pelos cães. O homem que o dirige diz que quer apenas homens de caráter por lá, porque os cães só serão corajosos e leais se puderem se espelhar em seus adestradores. E só desempenharão seu papel com maestria caso se sintam amados e amem o responsável por eles. Esse é o segredo para que voltem sempre a seu ponto de partida, com a mensagem que precisam entregar.

Acho que como todo mundo, pensei que fosse um livro em que eu choraria loucamente. Isso não aconteceu. Fiquei com o coração na mão e senti o choro querendo chegar algumas vezes, mas as lágrimas não vieram. Algumas coisas desvendei muito rapidamente, mas para outras não estava nem um pouco preparada. A leitura fluiu do início ao fim, e quando percebi o livro já tinha terminado. Gostei bastante dele.

19 comentários:

  1. vc como sempre resenhando os meus desejados e me fazendo ficar cada vez mais ansiosa! tenho um carinho especial por livro com animais
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem?
    Nossa estou louco para ler esse livro, mas ele ainda não chegou em minha casa :/ É um lançamento e tanto da Novo Conceito.
    Adorei o blog e já estou seguindo!

    Bjãoo
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Assim como você, também gosto de ler histórias que se passam durante guerras e principalmente a Segunda Guerra Mundial. Assim como você novamente, também nunca tinha ouvido falar sobre esse serviço... Esse número, sete mil, me causou uma certa dor, apesar de todos os pesares, rs. Confesso que também imagino que se ler esse livro vou chorar muito, mas quem sabe isso não aconteça, assim como você, de novo, rs.
    Enfim, adorei a resenha!
    Beijos: Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  4. Oi. eu vi o livro, mas não senti vontade de ler, lendo a resenha só confirmei que não iria curtir muito, por isso, nem solicitei para resenha lá no blog.

    ResponderExcluir
  5. Olaa
    Ouvi falar do livro e parece ser bem interessante, gostei da premissa mas não é algo que procuro por agora, mesmo assim, sua resenha está ótima.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju, eu também gosto de livros ambientados nas duas guerras mundias e não me lembro de em nenhum dos que li se abordado esse tema de cães mensageiros e só por isso já fiquei morrendo de vontade de lê-lo e ainda sabendo que a leitura é fluida não tem porque não coloca-lo na minha listinha de desejados *---*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Gosto também de livros ambientados em guerras. Quando vi a capa vi que essa história era bem emocionante. Quero ler para já, ainda mais que o livro é bem fluído.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Eu também gosto de ler livros ambientados na Segunda Guerra, e também nunca tinha ouvido falar desse serviço de cães mensageiros!
    Histórias com cães sempre me emocionam, quem resiste a um cãozinho fofo como esse da capa??

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie, Ju!
    Eu sem dúvida amaria o livro. O único que li até agora da temática foi Marley e Eu e me apaixonei... Mas desde então não achei outro parecido que me chamasse atenção. Soldier me parece otimo para voltar a ler esses "dramas caninos". Você não chorou, mas sou tão emotiva que sei que vou hahahah
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju! Recebi esse livro hoje *---* estou louquinha para ler. E eu também adoro ler livros com a temática de guerra. Eu não li muito sobre a história - já que quero ler logo ele ahhaha
    Mas muito bom saber que você nem percebeu a leitura acabando. E sobre se tratar de cachorros mensageiros? :o eu nem sabia disso haahha bjs!
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, tudo bem?

    Eu também gosto de histórias ambientadas na guerra, mas quando vi esse lançamento não tinha me interessado. Mas ao ler sua resenha fiquei super interessada e me arrependo de não ter solicitado. Enfim, percebi que é uma história emocionante. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Livros ambientados na guerra são muito <3, mas creio que gostamos por motivos diferentes HAHAHHAA. Realmente nunca vi nenhum livro falando dos cães mensageiros. Sou que pode matar todas as pessoas do planeta que nem ligo, mas matou um cachorro e eu já tô puto da vida querendo tacar fogo em quem fez isso HAHAHAHA. Que exercito é esse que não vê que o memino tem 14? Eu hein, povo incompetente!

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju...
    Já eu não curto muito livros com a temática de guerra... não vou negar que já li algumas coisas, mas a guerra não era o foco... o que me chamou atenção foi o trabalho dos cães... jamais imaginei que isso pudesse acontecer... até eles serviram na guerra... claro que eu não desejo a morte de nenhum... mas achei o número de cães mortos bem baixo, ainda bem... Xero!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju,

    tá ai um tipo de livro que eu passo longe, bem longe. Não curto histórias que envolvam cachorros porque elas nunca acabam muito bem. O livro não é para mim.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Eu também gosto de histórias ambientadas no período da segunda guerra e quase nunca encontro alguém que também goste desse tipo de narrativa. Não sabia que o livro trazia essa premissa, mas achei bem interessante a leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. A Juh, já fiquei com os olhos marejados só de pensar no desenrolar da história! Eu solicitei o livro mas não estava muito empolgada em ler. Ao contrario de você, não sou fã de histórias ambientadas na guerra, mas sempre curto as que leio. Você me deixou bem mais animada =D
    Espero não chorar também, ler na rua é ruim por isso hahaha

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Primeiramente, parabéns pela resenha! Não sou fã desse tipo de livro, mas também gosto de livros ambientados em guerras. Aposto que se eu lesse iria chorar haha Parece ser linda a história.
    Beijos
    Nathália.

    ResponderExcluir
  18. Caramba! Realmente não sabia que usaram cães mensageiros durante a guerra! Não consigo entender o problema que algumas pessoas têm com vira latas: eles continuam sendo cachorros, tão companheiros e leais como qualquer outro (fora que, muitas vezes, são ainda mais inteligentes que muitos de raça!).

    Fiquei bem curiosa!

    Beijos,
    Deia
    www.ownmine.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Nossa eu to esperando esse livro chegar faz séculos! Mas, apesar de não ter gostado muito da capa adoro livros com animaise livros sobre a guerra! Não imaginava a dimensão e a profundidade da história. Eu acho que vou chorar porque não sei como me sentir ao descobrir que animaizinhos foram usados na guerra :(
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo