segunda-feira, 27 de julho de 2015

[Resenha - Petit Editora] Quando o amor e o destino se encontram

Postado por Ju às 22:00
Título: Quando o amor e o destino se encontram
Autora: Izabel Gomes

Numa trama amorosa, onde o amor de posse se registra de uma encarnação à outra, Violeta arquiteta um plano para eliminar a neta e Sofia, a babá, para obter o que deseja. Um enredo dinâmico e repleto de ensinamentos, que prenderá o leitor para descobrir sobre os misteriosos sonhos da babá, que unem o passado e o presente dos membros de seu ciclo afetivo em um desfecho emocionante! Nesta história, Elizabete, uma jovem mãe desencarna precocemente, deixando esposo Mário e uma filhinha de sete anos, Mariana, que é paraplégica. Violeta, a mãe de Mário, tem por ele um amor possessivo, não se importando com a neta e o próprio esposo, Joaquim. Porém, a fim de ajudar o filho a cuidar de Mariana, contrata Sofia como babá, uma jovem carismática, que cursa faculdade de Enfermagem. Mas Violeta sente muito ciúmes do filho e evita que a babá se aproxime dele. Sofia tem estranhos sonhos que lhe revelam uma linda história de amor, porém com um trágico final, entre um jovem casal que viveu no século 19, em meio à impiedosa Guerra do Paraguai. A babá procura o seu tio Breno, um professor de Filosofia e profundo conhecedor sobre espiritualidade e espiritismo.  Breno a esclarece sobre o cotidiano do ser humano, pela visão espírita. Do outro plano da vida, Elizabete intui a filha, Mariana, que passa a ajudar Mário e Sofia a se comunicarem por meio de cartas. Violeta, quando descobre essa situação, começa a arquitetar um plano para eliminar do caminho Sofia.

Sofia é uma garota que luta pelo que quer. Teve que começar a trabalhar bem cedo para ajudar em casa, e nunca deixou de fazer isso. Conseguiu começar a cursar a faculdade com que sonhava - Enfermagem. Seu emprego atual é como vendedora em uma loja, então, quando uma cliente rica de sua mãe a convida para uma entrevista para ser babá de sua neta, com a promessa do dobro do salário e com a possibilidade de fazer algo que lhe agradaria muito mais, a garota fica bem empolgada.

Violeta reluta em admiti-la quando a vê, seu filho é viúvo e a garota é muito bonita, e o ciúme doentio que ela sente por ele não aceita nem a existência da mais remota possibilidade dele se apaixonar por Sofia. Mas, depois de se cansar de entrevistar candidatas inadequadas, acaba cedendo e contratando a jovem - além de ser filha de sua costureira, e não uma completa desconhecida, como as demais, ela tem um conhecimento na área de saúde que a torna ainda mais qualificada para cuidar de Mariana, já que a garotinha é paraplégica e tem a saúde um pouco frágil. Mas arquiteta um plano para que a babá e seu filho, Mário, nunca se encontrem.

Esse livro é o tipo de romance espírita que eu mais gosto: conta uma história muito bonita, mesclando passado e presente (considerando como passado uma encarnação passada). Acompanhamos vários conflitos que vão surgindo entre os personagens, a maior parte deles com origem em existências anteriores. Ao mesmo tempo, a autora aproveita os diálogos entre a protagonista - que está descobrindo o Espiritismo - e outras pessoas que já o estudam e praticam há algum tempo para explicar o básico da doutrina. Para quem tem curiosidade de saber um pouco sobre o assunto, é o livro ideal, já que ensina ao mesmo tempo que prende a atenção do leitor, devido ao dinamismo do enredo.

Geralmente eu me encanto mais pelos livros psicografados, só que esse livro me ganhou, apesar de não ser o caso dele. A autora cuidou de cada detalhe da história, até achei que ela fosse deixar uma coisa passar, mas quase no fim ela retomou o que tinha ficado em aberto e finalizou tudo muito bem. Achei muito legal a forma com que foi desenvolvida a personalidade de cada um e o modo como foram justificadas as impressões que todos tiveram à primeira vista. Gostei também de termos algumas passagens se passando no mundo espiritual, e do jeito que a autora demonstrou que tudo nos é revelado no momento certo.

A personagem mais fofa de todas é com certeza a Mariana. Apesar de só ter sete anos, é uma garota muito madura. A avó a trata sempre muito mal, mas ela não se abala. Não costuma se enganar com as pessoas e, apesar de sua mãe já ter desencarnado, ainda se comunica com ela, pois consegue vê-la e ouvi-la.

As folhas são brancas, mas a fonte tem um tamanho bem confortável, então isso não atrapalhou minha leitura. Amo a capa, a considero bem delicada e ela remete a um amor que não se limita só a uma vida. O poder desse amor é demonstrado, e também é destacada a importância de se manter sempre em ligação com Deus, nunca deixando de orar, e de estarmos sempre atentos a nossas atitudes e pensamentos. É um livro que vale a pena conhecer.

10 comentários:

  1. Oi, Ju! Tudo bem?
    Eu nunca parei para ler um romance espírita, apesar de esse gênero chamar muito a minha atenção. Acredito que podemos aprender muito com o espiritismo e acredito sim em vidas passadas e coisas do tipo. Por conta disso, fiquei mais interessada ainda na obra quando você começou a citar que ela possui esse lado - principalmente por conta dessa introdução a doutrina.
    Vou procurar mais sobre ele.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Oláá´!

    Ao contrario de você eu não curto esse estilo de livro. Fiquei feliz em saber que mesmo não sendo um livro psicografado você curtiu a leitura.É bom quando algo nos agrada mesmo não sendo o que esperavamos.
    As folhas brancas nunca me incomodaram muito sabia?

    Enfim, não é um livro que leria, maaaas eu gostei de ver que você gostou :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem?

    Sei que em praticamente todas as resenhas da Petit eu comento a mesma coisa, mas realmente esses livros não são para mim. A ideia de um romance é bem legal ainda mais por não ser um romance psicografado como a maioria dos espiritas que eu vejo pot ai. Mas eu não acredito em vidas passadas, então o livro não faria sentido para mim.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! Essa história parece ser incrível!
    Eu nunca li um livro espírita, apesar de minha mãe ler vários e adorar! Faz tempo que quero ler um nesse estilo, mas tinha um certo receio bobo. Depois de ler a sua resenha, acho que vou me aventurar nesse gênero!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ju lindona eu amei esse livro, o carisma da Mariana é demais, desde as primeiras páginas me conquistou, a história de amor é linda, e podemos observar as ligações entre os personagens de outras encarnações. Linda capa . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?

    Acho que você já sabe que adoro livros espiritas, apesar de saber muito pouco sobre essa doutrina, por isso acredito que este livro pode me ajudar muito. Quando o amor e o destino se encontram é um livro que gostei da premissa. Vou deixar anotada a dica e espero ler em breve.

    Não sei se você leu, mas vou deixar uma dica de romance espirita que li: Um Amor De Verdade – Zibia Gasparetto. Esse foi o meu primeiro contato com esse gênero.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Por mais bonita que seja a mensagem que o livro passa e a história desenvolvida nele, não consigo me interessar por conter fundamentos tão diferentes daquilo que acredito. Concordo que temos que orar pra ter um relacionamento com Deus, mas não creio em reencarnação, então pra mim a história não funcionaria.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ju! Não estava me interessando pela história até ler seu comentário sobre espiritismo. Eu não conheço nada do assunto e confesso que sou bem preguiçosa para ficar lendo sobre ele na internet (infelizmente não tenho ninguém para conversar, de fato, sobre isso). Acho que lendo um livro que trate de assunto e tenha mais um romance acabou despertando meu interesse.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju.
    Narrativas que mesclam entre passado e presente conforme a história vai sendo construída me agradam, principalmente se o texto for bem estruturado.
    E que avó malvada é essa hein?! Acho que nunca li uma história com uma vó que maltratasse o neto.
    Esse é um livro que tem seu público, não tenho nada contra mas não tenho o hábito de ler livros espíritas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?
    A premissa do livro pareceu bem interessante, mas não sei se essa leitura me agradaria, já que foge completamente do que acredito e por isso, talvez não funcione para mim da mesma forma que para ti.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo