quinta-feira, 2 de julho de 2015

[Resenha - Giz Editorial] O Estranho Apartamento do Professor Clodoberto

Postado por Ju às 23:00
Título: O Estranho Apartamento do Professor Clodoberto
Autora: Rosana Rios
Ilustrações: Jackson Oliveira

Vida de professor não é fácil. Que o digam o Professor Clodoberto e Dona Clarinha. Agora que o aluguel ficou muito alto, terão que se mudar... de novo. Eles encontraram um apartamento, mas fica muito longe da escola onde o velho professor ainda trabalha. Chegou a hora de se aposentar. Entre problemas do presente, questionamentos sobre o passado e apreensão pelo futuro, o casal descobre algo extraordinário: as plantas deixadas pelo antigo morador do novo apartamento aos poucos ganham consciência. No começo, são sussurros. Não demora a surgirem diálogos. O estranho apartamento do professor Clodoberto é onde se encontram personagens ternos e reais, que vivem situações comuns, mas de formas extraordinárias. É a simples história de pessoas com coragem, amor e, principalmente, esperança. 

Dona Clarinha já se aposentou há alguns anos. Seu marido, o Professor Clodoberto, apesar de dizer todos os anos que chegou a hora de se aposentar, não consegue largar a escola. Os dois já tiveram que se mudar várias vezes por causa da alta do aluguel, e mais uma vez precisam encontrar um novo lar. Só que está bem difícil... Acabam achando um apartamento em que Dona Clarinha sente que precisa morar, mas ele fica muito longe do colégio em que Clodoberto trabalha. Isso o faz tomar a decisão há muito adiada, já que para ir até lá precisaria pegar ônibus, metrô e por último uma van. Com 64 anos, não daria para encarar isso duas vezes ao dia.

O que os dois não imaginam é que várias surpresas os esperam no novo endereço. O apartamento parece ter algo de mágico, a cada dia a situação por lá se torna mais inacreditável e, no início, até meio assustadora. Além do casal, nada mais deveria conseguir se comunicar lá dentro... será que existe a possibilidade daquele lugar ser mal-assombrado? Ao mesmo tempo, os dois descobrem que a aposentadoria pode ser apenas o início de novas oportunidades.

Achei esse livro uma fofura quando o vi no site da editora, e ele é realmente encantador. Os protagonistas são daquele tipo que nos dá vontade de abraçar e apertar as bochechas... rs... é muito legal acompanhar as reações deles a tudo o que encontram na nova vida. E eles acabam transformando a vida das pessoas ao seu redor também.

Em alguns momentos, temos até algumas explicações bem didáticas e rápidas sobre alguns temas das disciplinas que eles sempre ensinaram: português e ciências. Por ser um livro juvenil, achei isso muito legal, dá para aprender lendo.

A narrativa é fluida e o livro curtinho, tem 128 páginas; li bem rápido. Tem várias ilustrações muito lindas, que enriquecem o enredo. Elas são em preto em branco, mas com detalhes em violeta, já que violetas são as flores preferidas da Dona Clarinha. A fonte é do tamanho ideal, as páginas amareladas. A revisão está ótima, acho que só percebi umas duas trocas de letra nas palavras. O livro conta um história simples, leve e que me fez manter um sorriso no rosto o tempo todo. Foi uma leitura bem gostosa.

14 comentários:

  1. Não é o tipo de livro que eu leria mas gostei muito da resenha, parabéns!!!
    Beijos,
    nãosouumagarotapopular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    Não sei se leria o livro, mas acho que deve ser uma fofura *-* Os livros da Giz são ótimos, então vou por na minha listinha, quem sabe eu mudo de ideia, né?
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Esse livro parece ser uma fofura mesmo!! Eu que sou professora me identifiquei bastante com o casal! Quem sabe não sou eu daqui a alguns tantos anos? :P

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha gostei bastante da trama. Me parece ser uma história muito envolvente, principalmente por conta das coisas estranhas que acontecem. Adoro livros assim que abordam magia e mistério e acho que seria um livro que iria gostar bastante de ler =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/lancamentos-vergara-riba-imperdivel.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!

    Adoro as suas indicações, ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa para conhecê-lo. Acho que me identifiquei, por causa da profissão. Adorei a resenha. Lista de desejados. Daria até para trabalhar com meus alunos.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?

    Eu adoro livros fofos.
    Não conhecia esse, na verdade nunca li nada dessa editora, mas fiquei interessada.

    Bjin da B

    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  7. Ju, imagino que o livro seja bem bonito por dentro pela sua descrição, eu gosto de personagens idosos, principalmente, quando eles são fofinhos, já que você disse que dá vontade de apertar haha. Vou anotar a dica, quem sabe no meu próximo pedido eu peça ele :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Mas que livro mais fofo!!!!!! Se ficou com um sorriso durante toda a leitura e quis abraçá-los, já me cativou. Quando você falou que tem alguma coisa nesse apartamento, fui ler a sinopse em busca de pistas, pois você é malvada e sempre me deixa curiosa, e achei!! Pelo menos acho que achei alguma coisa, risos... Mas ainda estou com suas palavras na cabeça: casa mal assobrada..... Tenho certeza de que irei gostar.
    Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem?

    O livro parece ser bem fofinho mesmo, e com personagens cativantes é melhor ainda, adorei. Que bom que também dá para aprender lendo, é sempre bom quando livros infantis ensinam alguma coisa, pois é ótimo para os pequenos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju... não é um livro que leria, mas gostei muito da proposta didática... enquanto se lê se aprende... para os pequenos é uma ótima premissa e uma leitura rápida e gostosa... queria que a Nicole curtisse essas coisas mais lúdicas, mas eu mostrei para ela e ela não se interessou. Ainda bem que você curtiu... achei sua resenha super fofa... Xero!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, que história diferente, confesso que fiquei encantada, ainda mais sabendo a idade dos personagens. Não conhecia o livro mas adorei tudo que li sobre a história, já está indo para a lista de desejados.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi ju, parece ser um livro bacaninha e de leitura rápida, contudo eu ando fugindo de infanto juvenil não importa quão legal ele pareça. talvez quando voltar a ler livros do gênero eu até arrisque esse, mas no momento ando dispensando :0

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju.
    Apesar de não ter me chamado tanto a atenção o livro parece ser muito meigo da forma como vc descreveu, por isso se algum dia eu topar com ele vou pensar com carinho na leitura, vai q eu gosto ^^
    a premissa do livro é bem legal e a capa está bem fofa.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    O fato do livro ser curtinho e ter uma narrativa fluida me animou muito a ler. Gosto desses livros que trazem algum tipo de mistério, como é o caso desse apartamento. Meu único pé atrás é o excesso de fofura que esse livro parece ter HAHAHA Gosto de livros mais violentos e fantasiosos HAHAHA.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo