Título: Tesourinha e a Bruxa
Autora: Diana Wynne Jones
Tradução: Raquel Zampil
Ilustrações: Marion Lindsay
Editora: Galera Record
Uma nova história de magia de Diana Wynne Jones, autora de O castelo animado. Tesourinha é a órfã mais feliz do Orfanato de St. Morwald, onde todos fazem a sua vontade. Mas quando a bruxa Bella Yaga e seu terrível companheiro Mandrake resolvem adotá-la – na verdade, tomá-la como sua assistente escrava –, Tesourinha não tem escolha senão ir para casa com eles. Contando com a ajuda de Tomás, um gato preto falante que fará de tudo para colocar a horrível bruxa em seu devido lugar, a esperta órfã precisa de um plano para usar o feitiço contra a feiticeira.
Tesourinha é uma menina que foi abandonada quando ainda era bebê na porta de um orfanato. Mas, curiosamente, nunca foi escolhida para adoção. Não que ela esteja reclamando, é a órfã mais mimada que existe. Consegue que lhe deem tudo o que quer, desde uma roupa nova até sua comida preferida no almoço. Tem um melhor amigo que também mora no orfanato, e para ela está tudo muito bem dessa forma.
Só que um dia aparece um casal muito esquisito por lá, e decidem levá-la com eles. Apesar de não ficar satisfeita com isso, não há nada que ela possa fazer. E o pior é que, assim que chega na nova casa, fica sabendo que a mulher é uma bruxa e que o homem é alguém bem poderoso que não pode ser perturbado. E que ela nada mais é do que a assistente-escrava de que a bruxa precisa. Só que, quanto a isso, realmente acredita que pode fazer alguma coisa.
Gostei e não gostei da Tesourinha. A garota é atrevida e sabe se virar muito bem sozinha. O fato de ter sido sempre mimada no orfanato não a impede de procurar desempenhar suas novas tarefas com todo o empenho possível - quando não está querendo irritar a bruxa ou se vingar dela, claro. Não leva desaforo para casa de jeito nenhum, e está sempre disposta e superar seus limites para ter uma vida o mais confortável possível. A única coisa que acho ruim sobre ela é que é muito manipuladora, isso acabou me incomodando um pouco. Ao mesmo tempo, acho que esse foi um hábito que ela adquiriu também por conta das circunstâncias, precisava fazer com que a notassem e não via mal nenhum em ter todas as suas vontades atendidas. É esperta e muito inteligente, sempre sabe o que quer.
Li o livro em uma hora, e curti bastante. A história se tornou bem mais especial para mim por causa da presença de um gato falante, o Tomás. Acho que se eu me deparasse com um gênio que me concedesse três desejos ia usar um para pedir pro meu gatinho falar... ele é bem mais mimado que a Tesourinha (culpa completamente minha... hehe) e deu para me acordar todo dia no meio da madrugada. Seria legal se pudéssemos ter uma conversa séria sobre isso... rs...
A diagramação está muito linda, cliquem aqui para conferir um pouco dela. As folhas são brancas, mas mais grossas que o normal e com a fonte de tamanho maior que o habitual, então a leitura foi bem tranquila. O livro é repleto de ilustrações fofas! A capa é muito mais linda do que parece, tudo o que vocês veem cinza aí na imagem na verdade é prateado, e isso dá um efeito maravilhoso.
Apesar de ter gostado do livro, algumas coisas ficaram sem resposta. Leria facilmente uma continuação, se assim eu pudesse saber mais sobre as personagens. Infelizmente, isso não será possível, já que a autora faleceu antes do livro ser publicado. Ela deu um fechamento à história, mas acredito que alguns fatos poderiam ter sido mais trabalhados, como a origem da menina. Mesmo assim, valeu a pena ler.
Heey!
ResponderExcluirAdorei o livro, a história parece ser legal hahah, adoro ler uns livros infantis de vez em quando ^~^
Abraços!!
Blog - Desbravando o Infinito
Olá!
ResponderExcluirA capa do livro é super fofinha, mas acho que não leria a obra. Também gostaria de que meus pets pudessem falar! Aí eu poderia entender porque a minha cachorrinha é tão medrosa! rs Ótima resenha!
beijos!
http://www.mademoisellelovesbooks.com/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNunca ouvi falar deste livro, mas gostei da premissa.
Gostei da resenha, mas não sei se leria de imediato se visse.
Mas sem dúvida uma ótima dica.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Historia muito bom, pena que o autor faleceu... ;(
ResponderExcluirBeijos,
http://naosouumagarotapopular.blogspot.com.br/
Olaaa
ResponderExcluirQue livro legal, parece ser uma graça pois adorei o enredo e a edição em geral, muito interessante.
Beijos
Reality of Books
Oi Ju... esse não é o meu tipo de livro para ler, mas eu adorei a capa achei uma coisa mais fofa... e o teria só para admirar... eu adoro ler resenhas desses livros, apesar de gostar de ler rs... eu vi as imagens e realmente a diagramação é uma beleza totalmente a parte... belissima resenha... xero!
ResponderExcluirOi Ju, apesar de não gostar de folhas branca a diagramação deve livro está um amorzinho *---*
ResponderExcluiradoro livros infantis e nada como gatos falantes (ainda mais pretos <3) para animar a leitura.
coloquei na minha lista de leitura pq é mt fofo.
Seguindo o Coelho Branco
Oiii!
ResponderExcluirPreciso aprender a ler tão rápido assim, mesmo sendo ilustrativo, demoro mais que uma hora.
Poooxa que pena que a autora morreu :(
Acho que mesmo com esses pequenos detalhes eu leria sim. Gosto desses contos mais infantis, mesmo achando que essa coisa de mimada me irritaria um pouco.
Sua resenha está muito boa como sempre. E eu também mimaria seu gato também, ele é uma graça.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
As diagramações da Record são sempre muito bonitas e eu adoro livros ilustrados *-*. Pena que algumas coisas ficaram em aberto. O livro deve ser fofo e apesar de adorar um livro mais juvenil, acho que não leria este por enquanto.
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Ai, que triste esse lance da autora morrer. =/
ResponderExcluirCara, o Baco é uma criança! Tu mima muito ele, Ju! kkkkkkkk
Sabe que nem me lembro desse livro? o.O Ignorei lindamente, talvez pelo lance da bruxa. Mas lendo sua resenha acho que gostaria da Tesourinha também, personalidade bem forte, mas fiquei pensando: será que é um bom exemplo pras crianças?
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oi Ju!
ResponderExcluirHaha, os livros da Junior sempre me parecem bem fofinhos :3 Gostei do comecinho, mas desinteressei ao fim por saber que a autora deixou algumas coisas não esclarecidas e não aproveitou melhor a personagem. E complicado isso, porque geralmente eu odeio quando um autor não trabalha toda a essência que o personagem tem potencial de mostrar, e acabo perdendo a fé :(
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Ju eu estava me interessando pelo livro, mesmo com a ressalva sobre Tesourinha ser manipuladora, mas aí veio o fato de algumas coisas terem ficado sem resposta, e como a autora já faleceu. a continuação e as respostas não virão, e eu não gosto de ficar com dúvidas.
ResponderExcluirBeijos.
Leituras da Paty
Oi, tudo bem?
ResponderExcluira diagramação parece ser linda mesmo
Mas acho que não leria. O comportamento da protagonista, para um livro infantil, me pareceu um pouco incoerente
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oi Ju!
ResponderExcluirQue livro fofo, com certeza indicaria para as minhas alunas! Acredito que terá continuação, me lembrou uma outra série que elas adoraram. Parabéns pela resenha.
Beijos, Rob
http://www.estantedarob.com.br/
Olá!
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns pela resenha! A capa do livro me chamou muita atenção *-* Adorei! Esses livros infantis e bem feitos valem muito a pena <3 Fiquei curiosa e talvez um dia eu leia.
Beijos
Nathália.
Oi, tudo bem? Gostei do livro, não sou muito de ler infantis, mas adoro comprar para dar de presente aos meus priminhos. Estou incentivando eles logo para crescerem gostando de ler.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/