segunda-feira, 20 de julho de 2015

[Resenha - Companhia das Letras] Os homens que não amavam as mulheres

Postado por Ju às 23:30
Título: Os homens que não amavam as mulheres
Autor: Stieg Larsson
Tradução: Paulo Neves
Livro #1 da série Millenium

Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a série Millennium - da qual este romance, Os homens que não amavam as mulheres, é o primeiro volume. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia, onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha, a Itália, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas. O motivo do sucesso reside em vários fronts. Um deles é a forma original com que Larsson engendra a trama, fazendo-a percorrer variados aspectos da vida contemporânea, da ciranda financeira feita de corrupção à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral. Outro é a criação de personagens extremamente bem construídos e originais, como a jovem e genial hacker Lisbeth Salander, magérrima, com o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinqüência. O terceiro é a maestria em conduzir a narrativa, repleta de suspense da primeira à última página. Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.

Fazia muito tempo que queria conhecer essa série, e o relançamento com novas capas - para o lançamento de um quarto volume, escrito por outro autor - trouxe a oportunidade. Infelizmente, o gênio que escreveu a trilogia inicial faleceu em 2004. Sim, o cara era um gênio. Ele aborda tanta coisa no livro que fica até complicado escrever a resenha.

Confesso que tive que ler as primeiras 30 páginas umas três vezes até conseguir realmente entrar na história. Mas, quando isso aconteceu, me viciei completamente na leitura. O livro é enorme - são 522 páginas - e mergulhei nele por quatro dias.

Um senhor de 82 anos, Henrik Vanger, ex-diretor de uma empresa de grande atuação, é assombrado há quase 40 anos por um mistério: o desaparecimento de sua sobrinha-neta de 16 anos, Harriet, em 1966. Ele está convencido de que a garota foi assassinada, e o que é pior, por um membro de sua família. Depois de anos de investigações sem resultado, decide fazer algo novo: contratar um jornalista que ele tem esperanças de que poderá ver o caso com um olhar diferente, e assim perceber algo que ele tenha deixado passar e solucionar o mistério.

O jornalista em questão é Mikael Blomkvist, que acaba de ser condenado por difamação de outro grande empresário. E o que o convence a ajudar Henrik é, principalmente, a possibilidade de conhecer um segredo do passado capaz de fazer com que ele desmascare esse empresário - além da possibilidade de se afastar da revista em que é co-proprietário, a Millenium, e não ficar sem nenhuma atividade no período.

A terceira figura essencial no enredo é Lisbeth Salander, uma garota de vinte e poucos anos com um comportamento um tanto quanto excêntrico. Não se encaixa em rotinas, não tem amigos, mas isso não impede que ela seja uma investigadora fantástica - a melhor da empresa em que trabalha. Lisbeth é extremamente inteligente e perspicaz, a personagem me encantou desde o início. Não que eu aprove tudo o que ela faz - mas entendo que, da forma que ela vê as coisas, faz o que é necessário para poder viver sua vida em paz. Não é uma pessoa comum, e com o tempo o autor explica o porquê de suas atitudes serem dessa forma. É uma personagem forte, que acho que ainda vai me surpreender bastante.

As personagens são muito bem construídas, não consegui ficar indiferente a nenhuma delas. Consegui desvendar parte da trama, mas era algo muito maior do que eu imaginava. A cada descoberta de Mikael e Lisbeth eu ficava mais encantada pela capacidade do autor de revelar cada fato no momento exato.

Como pano de fundo, temos os cenários econômico e financeiro da Suécia, a violência contra a mulher, a invasão de privacidade, o funcionamento do Poder Judiciário no país e, como dito na sinopse, o abuso de poder em geral. É realmente impressionante o fato do autor conseguir abordar tanta coisa sem se perder em nenhum momento e sem tornar o livro cansativo. Pelo contrário, a narrativa é muito ágil e é bem complicado interromper a leitura.

Policial não é um gênero que costumo ler, mas às vezes me aventuro nele e normalmente acabo tendo uma boa surpresa, como a que tive com Os homens que não amavam as mulheres. Tem algumas cenas mais fortes, sim, mas consegui encará-las numa boa. Então, ainda que você tenha o estômago fraco, como eu, acredito que não terá problemas para conhecer a história. E é uma história que vale a pena conhecer.

17 comentários:

  1. Oi Juliana,
    Eu assisti ao filme, apenas, e não me interessei pela história.
    Não só pelo fato de ter estômago fraco, mas porque não é meu gênero favorito. Não gostei de Lisbeth, e por conta disso, detestei o filme. Quanto ao livro, não tenho vontade de ler. Algumas histórias simplesmente não são para nós.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiie
    Eu sinceramente não curti a capa e nem a premissa kkkk Não faz meu tipo de gênero.
    E saber que vc teve que ler as 30 primeiras páginas 3 vezes para entender e entrar na história me assusta, mesmo vc dizendo que valeu a pena.
    Mas enfim, sua resenha está impecável.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem? Quanto tempo não passo por aqui! Na verdade não tenho conseguido ler nada com o baby pequeno em casa rs.. Mas adorei o layout novo, fiquei surpresa, achei que estava no blog errado kkkkk!!

    Eu adoro Os homens que não amavam as mulheres, é um dos meus livros preferidos. É realmente incrível como é bem escrito, como a história é bem construída e bem amarrada. É uma pena mesmo o autor ter morrido... Não li ainda os outros da série... e vc, pretende ler?
    bjo!

    ResponderExcluir
  4. Olha eu sinceramente não pegaria esse livro para ler porque não faz muito meu gênero de leitura, mas eu gostei bastante do desenvolvimento que você fez sobre a história. Os assuntos que são abordados como a violência contra a mulher e o abuso do poder é algo muito falado. Para quem gosta desses assuntos vai gostar do livro realmente, mas eu acho que para mim não seria ideal.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-flora-hen.html

    ResponderExcluir
  5. Ju sempre me chamou atenção essa série, devido ao filme não assisti ainda, mas li muito elogios no que tange ao roteiro do mesmo. Gostei dos panos de fundo do livro, a protagonista realmente vive seu mundo, gostei muito dos pontos positivos da resenha, Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Ooi! Eu tive a chance de ler esse livro há uns cinco anos atrás e até hoje quando lembro dele fico encantada e cheio de sentimentos loucos. Infelizmente não li os outros da série, mas pretendo ler em breve. Stieg Larsson era um baita de um autor e realmente, mesmo o livro sendo longo ele não é cansativo ou entediante, tá sempre acontecendo alguma coisa que deixa o leitor mais curioso ainda.
    Espero que o quarto volume supere as expectativas dos fãs do Stieg :
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    estava com muita saudades de visitar o teu cantinho!
    Então, eu não li esse livro (série) ainda... Comecei a assistir o filme que é com o Daniel Craig, mas não fiquei empolgada.
    Mas a tua resenha me empolgou muito e acho que agora darei chances para conhecer essa história!
    Valeu pela dica!
    Beijos!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem?

    Sempre tive curiosidade em ler essa série, já assisti ao filme é gostei. A premissa é bem legal, agora com essas novas capas vou dar uma chance e espero gostar. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  9. Olááá!

    Achei muito legal o fato de você dar uma chance para um genero que não está acostumada a ler.
    Não li ainda esse livro, mas conhecia a história por cima, eu gosto bastante desse tipo de enredo, mas estou em uma fase mais chicklit.
    Fico feliz que tenha gostado e espero ler em breve.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Caraca!
    Não tinha me interessado pelo livro na primeira vista, mas só de saber que ele fez o maior nesses países me deixou curioso para saber o que esse livro tem de tão bom.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Eu li esse livro há um tempo e adorei! Ler a sua resenha me deixou com vontade de ler os outros volumes da trilogia. Não sabia que tinha sido lançado um quarto livro, ainda mais escrito por outro autor. Será que ele vai conseguir manter o nível de Larsson?? Estou curiosa para saber!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sempre fiquei curioso quanto a esse livro. Tenho um amigo que fala super bem dele. Gostei da sua resenha e acredito ter estomago forte para encarar essa obra rsrs
    Ainda bem que você conseguiu engatar na leitura. É muito triste abandonar um livro por não conseguirmos avançar...
    Parabéns pela resenha.

    Bjus
    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir
  13. Não sei se leria o livro, mas pode ter certeza de que a sua resenha me deixou curiosa em relação a ele! Esse lance do cara receber um "presente" todos os anos me lembrou algum outro livo que li, mas não lembro qual... haha. Apesar de tudo, acho que prefiro ver o filme primeiro, por mais estranho que pareça...

    Thaís na Cidade

    ResponderExcluir
  14. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Eu já conhecia essa série, mas apesar de ser fã de tramas policiais, eu sempre tive a impressão que se tratava de um texto pesado, por isso nunca me aventurei. Mas se você que tem estômago fraco conseguiu prosseguir com a leitura e se surpreendeu e até creditou ao autor original a condição de gênio, eu preciso ler!!!!!!! Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu até leria esse livro, mas a capa me incomodou. Mas sua resenha está ótima,essa do cara receber um presente me deixou bem curioso kkkk !

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, não conhecia o livro, e embora também não leia muito o gênero policial, sempre me surpreendo quando pego histórias desse gênero. Achei a proposta do livro bem interessante e fiquei curiosa para saber mais sobre esse mistério da morte da sobrinha-neta de Henrik. Dica anotada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. oi ju ^^ nossa eu já ouvi muita gente falando dese livro, mas nunca tive a oportunidade de ler.
    assim como vc eu não sou muito fã de coisas policiais, mas as vezes eu leio alguns que são maravilhosos.
    gostei da sua opinião.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo