sexta-feira, 17 de julho de 2015

[Resenha - Galera Record] Ela não é invisível

Postado por Ju às 22:00
Título: Ela não é invisível
Autor: Marcus Sedgwick
Tradução: Rachel Agavino
Editora: Galera Record

Laureth é uma adolescente cega de 16 anos, e seu pai é um autor conhecido por escrever livros divertidos. De uns tempos pra cá, ele trabalha em uma obra sobre coincidências, mas nunca consegue terminá-la. Sua esposa acha que ele está obcecado e prestes a ter um ataque de nervos. Laureth sabe que o casamento dos pais vai de mal a pior quando, de repente, seu pai desaparece em uma viagem para a Áustria e seu caderno de anotações é encontrado misteriosamente em Nova York. Convencida de que algo muito errado está acontecendo, ela toma uma decisão impulsiva e perigosa: rouba o cartão de crédito da mãe, sequestra o irmão mais novo e entra em um avião rumo a Nova York para procurar o pai. Mas a cidade grande guarda muitos perigos para uma jovem cega e seu irmãozinho de 7 anos.

Laureth tem 16 anos, e é cega desde o seu nascimento. Ao contrário do que as pessoas possam pensar, não tem nenhum problema com sua deficiência. Só não gosta quando está presente e as pessoas fingem não a notar. Por isso, faz de tudo para não deixar que os outros percebam que não vê. Seu pai é escritor, e ela recebe uma quantia para responder os e-mails que ele recebe dos fãs. Quando espera que ele esteja em uma viagem na Áustria, recebe um contato misterioso na caixa de entrada dizendo que o caderno de anotações do pai foi encontrado em Nova York.

O autor da mensagem encaminha fotos para provar que está dizendo a verdade e, após tentar chamar a atenção da mãe para isso, sem sucesso, já que o casamento de seus pais parece estar terminando, Laureth toma uma decisão: vai procurar pelo pai ela mesma. Mas não conseguirá fazer isso sozinha, então precisa "sequestrar" seu irmão de sete anos sem que ele saiba, para que seja seus olhos. O fato de estarem em Londres, a muitos e muitos quilômetros de distância, é um mero detalhe. Ela tem todas as senhas da mãe e não acha tão difícil roubar seu cartão de crédito, comprar uma passagem, sacar um pouco de dinheiro e embarcar nessa busca.

Laureth é uma protagonista fascinante. Ela tem um misto de coragem, cautela e inocência que a transformam em uma personagem muito rica. Não hesita em ir atrás do pai, mesmo com todos os problemas que precisará enfrentar e sem ter a menor ideia de como começar sua busca. Tem consciência de que não é certo levar o irmão com ela sem lhe dar nenhuma pista do que está acontecendo, mas não tem outra alternativa. Somente com a ajuda dele ela teria alguma chance de sucesso. Recusa-se a perder a fé e a esperança.

Sinto medo quase o tempo todo. Mas nunca admito isso pra ninguém. (...) Tenho que continuar fingindo que sou confiante, porque, se não fizer isso, se ficar na minha, me torno invisível. (...) As pessoas acham que tenho muita confiança em mim mesma, mas não tenho nenhuma. Não acredito em mim, nem no que tenho capacidade de fazer, e ainda assim as pessoas acham que eu posso fazer o que quiser. (...) É uma farsa, nada mais.

O pai de Laureth, Jack Peak, é um escritor famoso; mas não escreve nada há tempos. Está muito interessado em estudar sobre coincidências, para depois escrever sobre isso. Algumas pessoas poderiam até classificá-lo como completamente obcecado, já que faz anos que pesquisa o assunto de forma intensa sem conseguir chegar a nenhuma conclusão. No final do livro, o autor diz que na verdade a obsessão pela coincidência foi retirada de dentro dele mesmo, e a obsessão por um determinado número também. Amo quando os autores nos deixam saber como um livro é especial para eles.

Ainda sobre o autor, no final ele permite que o leitor entre no clima e exercite um pouco seu lado curioso e investigativo. E não, não quero dizer que a história tem um final aberto. O livro é muito bem finalizado, mas não quer dizer que não dê para ainda tirar algo dele depois que ele termina. Entenderam? Espero que não... rs... Só lendo para descobrir do que estou falando. Foi algo que eu nunca tinha visto e que achei bem divertido.

Gostei muito da leitura, não conseguia parar de ler. Em certas partes morri de agonia e de medo pelos irmãos, eles tiveram que enfrentar várias situações desafiadoras - e algumas bem perigosas. Essa foi outra coisa que gostei: as coisas não são fáceis para eles, não funcionam de forma perfeita. Surgem vários obstáculos no caminho dos dois, mas eles os enfrentam de frente. São inteligentes e têm um objetivo em mente que querem alcançar a qualquer custo.

Depois que você aprende da maneira mais difícil, nunca mais esquece.

Não percebi nenhum problema de revisão. A diagramação é simples na maior parte do tempo mas, em alguns momentos, podemos conferir algumas folhas do caderno de anotações de Jack, e aí ela se torna bem especial, com uma fonte diferenciada e até alguns desenhos que o escritor teria feito. As folhas são amareladas e a fonte tem um tamanho ótimo. E simplesmente amo o título e a capa. Não consegui encontrar nada que eu não tenha gostado para expor aqui, então é claro que indico a leitura.

15 comentários:

  1. Oi Ju!
    Essa história já me cativou! A aventura dos dois irmãos parece ser muito interessante e divertida, ainda mais que o pai deles é um escritor! Gostei muito da capa, que tem um estilo meio "à la Jane Austen", não acha? :P
    Dica anotadíssima!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem?

    Mas um livro para minha lista de desejados. Já sabia desse livro, mas é a primeira resenha que leio. Gostei muito da história e dessa jornada dos irmãos em busca do pai. É um livro que gostei muito da premissa e acredito que vou gostar também. Dica anotada. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Eu peguei esse livro duas vezes em mãos mas não cheguei a comprar pq preciso economizar hahaha.
    Acheeei sensacional esse enredo! Gosto de quando os personagens passam por esses desafios até o objetivo final porque nos deixa com mais vontade de terminar a obra.
    Muito legal essa força de vontade da Laureth <3 Achei um amor *---*

    Concordo, um livro até fica mais espcial quando o autor nos mostra um carinho especial pela obra.

    Sua resenha está maravilhosa!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju, o livro parece ser muito bom, é sempre bem legal quando a protagonista é forte e decidida e mesmo sendo cega ela não vê isso como um problema *--* A capa realmente é linda <3 Espero poder lê-lo algum dia.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?Quero muito ler esse livro, não só pela premissa super interessante, mas por essa capa maravilhosamente linda!!
    Adorei a resenha. Bwijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Eu fiquei admirada com a independência dela, com a força de vontade de driblar a limitação visual dela, não deixando isso ser um obstáculo em sua vida. Como uma detetive amadora e muito curiosa que sou, quero saber o que aconteceu com o pai dela, principalmente porque acho que seu desaparecimento está relacionado a essa busca pelas coincidências!!!!! Parece ser um ótimo livro, adorei a resenha!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha sinceramente tenho que confessar que estava com bastante receio de comprar esse livro, porque eu não sabia muito do que se tratava, mas agora lendo a sua resenha eu fiquei meia que de boca aberta aqui. Me parece ser um livro fascinante. Imaginar uma menina cega e com um menino de 7 anos andando por ai, realmente deve ser um perigo né? Nem dá para imaginar o sufoco que esses dois passaram. Mas eu quero muito conhecer a história e vou colocar sem sombra de dúvidas agora mesmo na minha listinha para ver se o compro. Adorei !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-uma-saga-na-toscana.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju ^^ só o fato da personagem ser cega e ir embora por ae com seu irmãozinho me anima. gosto de personagens impulsivos mesmo que tenham limitações sabe? isso mostra certo tipo de coragem:)
    gostei muito da sua opinião. vou ver se ponho o livro na minha ista de leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Achei essa menina muito louca, hahaha. É uma forma de mostrar que a cegueira não é um problema tão grave como todos pensam.
    A história parece muito com a do livro Bagagem Perdida, do Jordi Punti, que eu já li e adorei.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Arrependida de ter deixado esse livro pra Andressa. Mimimimi
    Fiquei curiosíssima com esse lance do final não aberto, mas continuável. Boiei! hauhauahuahuahuahua
    E já gostei da ousadia da protagonista, que não se deixa limitar pela criatividade.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Ola Ju lindona confesso que a premissa do livro em si não me chamou atenção, mas os pontos positivos destacados sobre a protagonista me deixou bem curiosa, e essa aflição sobre os irmãos. Já coloquei em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Jú,

    Por sua resenha tenho certeza que vou gostar muito da trama, primeiro porque trabalho com pessoas com deficiência e tudo que se refere a este tema tem minha atenção. Adorei saber que a protagonista é uma pessoa forte e envolvente e que não se vale da deficiência para ganhar vantagens, ao contrário, busca vencer os desafios.
    Adorei saber que o autor de certa forma interage com o leitor quando o instiga a exercitar o lado curioso e investigativo.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, que história interessante, realmente deve ter sido uma grande aventura ler sobre uma menina cega, guiada por um menino de sete anos. Achei o enredo bem diferente e com certeza quero ler. Outra coisa que me deixou curiosa foi esse final, não faço ideia do que possa ser. Dica anotada!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju,
    A premissa desse livro, tendo como protagonista uma adolescente cega é muito interessante.
    Fiquei curiosa para saber sobra a parte investigativa, se ela acha o pai e porque ele sumiu.
    Quando fiquei sabendo desse livro não criei muitas expectativas, mas agora fiquei interessada, uma vez que você disse ser uma leitura fluida e que desperta a curiosidade.
    Adorei! Beijos
    Chrys Audi

    ResponderExcluir
  15. Oiiii
    Eu tinha visto a capa, mas não sabia sobre o que era o livro e gostei de saber mais sobre ele.
    Deve ter sido uma leitura bem diferente e eu fiquei super curiosa para lê-lo. Acho que vou me apaixonar pela história!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo