sábado, 25 de julho de 2015

[Resenha - Jangada] Só o amor pode curar

Postado por Ju às 22:30
Título: Só o amor pode curar
Autora: Clara Benício
Editora: Jangada

Bia é uma professora de literatura, que estende seu amor pelos livros ao trabalho voluntário que faz no hospital onde o irmão é médico, lendo trechos de obras literárias clássicas para os pacientes. Casada com Rodrigo, ela leva uma vida tranquila, ainda que afetivamente incompleta. Após um grave acidente na serra de Petrópolis, Bia adquire o dom de enxergar a aura das pessoas. De uma forma inesperada, ela conhece Léo, um jovem estudante com uma aura brilhante e o mesmo gosto por livros antigos, que faz seu coração bater mais forte e ambos sentem como se já se conhecessem há séculos. A relação de amizade entre eles acaba se tornando um amor arrebatador. Impedidos de viver esse amor, Bia e Léo vão ter que enfrentar muitos dilemas até que o destino lhes dá duas opções: cada um seguir o seu caminho ou atender ao apelo da alma e do desejo e viver plenamente esse grande amor.

A sinopse de Só o amor pode curar meio que muda a ordem das coisas... na verdade, a história começa a ser contada a partir do acidente que a protagonista, Bia, sofre na serra de Petrópolis, aos 17 anos. Acompanhamos sua formatura no ensino médio; o período da faculdade; seu primeiro trabalho, que nada tem a ver com literatura... enfim, não dá para falar de todas as etapas da vida dela que a autora descreve, mas a história vai de 1990 a 2013. Ou seja, existe uma justificativa muito boa para o livro ter 494 páginas, já que tem muita coisa para ser contada. Então, espero que me perdoem por eu não situar vocês muito bem. É extremamente complicado contextualizar uma história tão extensa.

Não é um livro para ser lido com pressa, porque obviamente muita coisa acontece. Em alguns momentos a narrativa é ágil, em outros ela se torna um pouco lenta. Mas achei que isso combinou com o enredo, já que ninguém tem uma vida que obedece sempre a um mesmo ritmo, não é mesmo? Claro que a Bia passou por muita coisa em 23 anos, e teve algumas fases mais reflexivas. Principalmente porque tem um grande coração, se preocupa em fazer o que é certo e busca proporcionar felicidade a todas as pessoas ao seu redor. Embora a sinopse possa dar a entender que temos um triângulo amoroso, e até que ela pode até ter traído o marido, garanto a vocês que não é isso o que se passa.

- Talvez eu tivesse esperança de (...) que pudesse amar só a mim e nada mais. - Isso não existe (...), você sabe disso. Ninguém deve amar uma pessoa mais que tudo, mais que a si mesmo. Isso é autoanulação!

Me incomodou um pouco o excesso de "amigo" e "amiga" no meio dos diálogos. Talvez porque eu não fique chamando as pessoas de amiga e amigo, e não tenha conseguido achar isso natural. Mas gostei muito da Bia ter um melhor amigo com quem nunca se envolveu de forma romântica, eu tenho amigos assim e as pessoas têm dificuldade para entender que esse tipo de amizade possa existir.

Esse amigo, o Rapha, é o porto seguro dela. Embora tenha um excelente relacionamento com a família, não é sempre que acha conveniente perturbar seu único irmão que vive na mesma cidade que ela, já casado e com vários filhos, quando precisa desabafar. Então sempre busca apoio no Rapha, que é um cara muito leal e gentil, e que tem a capacidade de fazê-la ver as coisas por outros ângulos, para que possa tomar suas decisões.

Gostei bastante das personagens, várias estão lá desde o início, outras a vida vai colocando no caminho da protagonista em momentos diversos. É muito legal ver como as pessoas novas acabam permanecendo na vida da Bia e fazendo a diferença nela. 

Uma das minhas partes preferidas da história foi o trabalho voluntário que a Bia faz, lendo para doentes em um hospital. Ela dedica grande parte de seu tempo livre a isso, e é algo que se torna um projeto maior à medida que o enredo se desenvolve.

A palavra escrita num livro é um instrumento muito poderoso. Usada da maneira correta, pode fazer coisas muito boas, pode ajudar muito. Pode dar alegria, oferecer uma mão amiga, acalmar, salvar, elevar o espírito...

Preciso avisar que a protagonista sofre bastante no decorrer da história. Acredito que a autora deu a ela uma quota de sofrimento maior que o normal, mas ela também ganhou sua quota de felicidade. Achei que o livro não fosse chegar a me emocionar, mas quase no final ele acabou me arrancando algumas lágrimas. É uma história bonita que passa boas lições.

15 comentários:

  1. Olá, Ju. É muito bom quando o livro nos passa uma boa lição. Adorei conhecer mais sobre a história do livro, porém não é um livro que desejo ler neste momento. Adorei a resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não conhecia o livro ainda mas fiquei muito interessada pela premissa dele, eu gosto de leituras que passam uma reflexão e que são capazes de arrancar lágrimas do leitor!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, não conhecia esse livro e apesar de não ser do meu gênero favorito, fantasia, fiquei com vontade de ler. Fiquei surpresa com a amizade sem segundas intenções. bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Juju!
    Pela resenha pude ter uma ideia bem melhor do livro, eu realmente achava que haveria um triângulo amoroso na trama. Não sabia que a história era contada ao longo de 23 anos, seria interessante terem colocado essa informação na sinopse para situar melhor o leitor quanto às suas expectativas.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  5. Olha dizem que esse livro tem uma história linda.
    Já li algumas resenhas sobre ele e fiquei bastante interessada em fazer a leitura. Após ler sua resenha eu fiquei confusa quando tu disse que ele não tinha mexido com você, mas depois ao chegar ao seu desfecho tu chorou né? hehehe...Eu não sou de chorar em livros não, porque tem que mexer muito com o meu sentimental, pois sou durona mesmo rs...Mas eu quero muito ler esse livro, porque adoro romance e deve ser uma história muito envolvente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-album.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi SIlvana! O que eu disse foi que achei que o livro não fosse chegar a me emocionar, mas no fim acabou me fazendo chorar um pouco.

      Excluir
  6. Olá,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me parece ser bastante interessante para aqueles que gostam de romance. Quanto a mim, infelizmente não leria, pois não é um gênero que me agrada.
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju, eu não conhecia o livro e nem a autora, mas achei legal a historia acompanhar um período maior de tempo da protagonista e sem duvida isso explica a quantidade de pagina mesmo, não sei se o leria ou não, mas vou deixar a dica anotada.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    A impressão que tive ao ler sua resenha é que iremos acompanhar a vida dessa personagem durante um período. Gosto disso, pois a maioria dos livros nos joga em um momento determinado da vida do personagem. Aqui não, o que aproxima ela mais do leitor, a ponto de pensarmos que a conhecemos. Tenho certeza de que quer irei me emocionar. Sua resenha ficou ótima!!!!
    Beijinhos.
    Cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, percebi que o livro te fisgou ein... eu até que tento ler livros com uma temática semelhante, já fugi algumas vezes de minha zona de conforto... e até que gostei... esse livro me chamou atenção desde o lançamento... o título é bem chamativo, não sei ainda se pretendo ler, mas eu curti a narrativa que você descreveu, mesmo com os passos lentos... Xero!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jú Lindona!

    Eu chamo algumas amigas e AMIGAS, hahaha Nossa, muito verdade, as pessoas acharem que é impossível existir amizade entre homens e mulheres, quer dizer as pessoas que conheço e afirmam isso são do sexo masculino. E, como você, tenho amigos em que confio e é somente amizade de verdade.
    Ah! Como tenho gostado dessa coisa de ler para pessoas doentes, estou até pensando em fazer algo a respeito, como a protagonista Bia.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    não conhecia o livro ainda e não sei se o leria, apesar de ter gostado bastante da sua resenha.
    Mas achei bem interessante isso de o livro percorrer uma linha de tempo bem extensa, e é bem chato mesmo quando uma sinopse nos dá uma falsa impressão, né?
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá. Confesso que a obra não me cativou pois não é uma leitura que eu leria no momento. Muito drama não seria bom para mim no momento. Mas talvez eu mude de ideia, até porque te emocionou no final.
    Ótima resenha.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Oiiie
    Eu já li um livro onde tinha muitos amigos e amigas entre os dialogos, e realmente não ficou natural, é dificil o autor acertar nisso.
    Mas eu amei sua resenha e quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  14. Uma pena que a sinopse foi mal desenvolvida. Só por ela eu com certeza não leria o livro, mas depois da sua resenha, estou até pensando em dar uma chance...
    Eu chamo meus amigos de migo e miga hahahaha Mas é bem tom de deboche, então, não ligaria dos amigos e amigas no diálogo.
    Gostei de saber que ela não se relaciona com o melhor amigo, já eu (e você também, pelo que falou) tenho muitos amigos homens, amigos de verdade, e sem segundas intenções, e realmente as pessoas nunca veem isso, sempre acham que namoro algum ou até que fico com todos.
    Enfim, fiquei curiosa, mas ainda não sei se vou ler. Apesar disso, anotei na wishlist, vai que decido e depois não lembro o nome...
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo