sexta-feira, 24 de julho de 2015

[Resenha - Novo Conceito] Mentiras que confortam

Postado por Ju às 23:30
Título: Mentiras que confortam
Autora: Randy Susan Meyers
Tradução: Ana Paula Rezende Dias da Silva de Mello
Editora: Novo Conceito

Cinco anos atrás...Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a casa do ex-amante. É Juliette quem abre o envelope. Ela nunca soube da existência da criança, e agora precisa desesperadamente descobrir quantas outras mentiras sustentaram o seu casamento até hoje.

Mentiras que confortam conta a história de três mulheres: Tia, que se apaixonou por um homem casado e, quando engravidou dele, foi largada imediatamente; Caroline, uma mulher que não conseguia se sentir atraída pela maternidade, e que sentiu um alívio imenso quando descobriu que o marido não podia ter filhos - mas esse alívio passou quando ele decidiu que adotariam uma criança, de qualquer maneira; e Juliette, a esposa de Nathan, que tem Tia como amante por algum tempo. 

Tia decide ter o bebê, mas não consegue pensar em criá-lo, então decide escolher pais adotivos para sua criança, e os escolhidos são Caroline e seu marido, Peter. Cinco anos depois, ao receber fotos da filha como sempre acontecia na época do aniversário da garotinha, Tia decide que é hora de Nathan saber de sua decisão - e encaminha fotos dela para a casa dele, mas as fotos são interceptadas por Juliette. Isso faz com que vários questionamentos comecem a ser feitos e a vida dessas mulheres mude drasticamente.

Não posso dizer que a leitura tenha fluido muito para mim... na verdade, durante quase todo o tempo tive a sensação de que a autora não chegaria a lugar nenhum. Mas fui surpreendida no final, porque ela conseguiu resolver todos os conflitos que estavam pendentes de forma bem satisfatória.

As mulheres dessa história têm algo em comum: não estão satisfeitas com suas vidas, por um motivo ou outro. Tia é constantemente assombrada por sua decisão; Caroline não se acha capaz de ser a mãe que Savannah merece, e Juliette não consegue definir se conseguirá perdoar as mentiras do marido e lhes dar uma nova chance de verdade.

Todas elas crescem durante o enredo, e têm a oportunidade de refletir sobre suas vidas. Têm a coragem de escolher o caminho que precisam escolher, e não o mais fácil. Não se apressam para isso, têm consciência de que suas decisões afetarão suas vidas e as de outras pessoas, e por isso precisam pesar todos os pós e contras. Sabem que nada é garantido, e que qualquer escolha que façam pode trazer consequências ruins, mas procuram acreditar em si mesmas e seguir em frente da melhor maneira possível.

O livro traz reflexões legais e, no fim, consegue passar boas mensagens. Fala da capacidade de perdoar a nós mesmos e aos outros que precisamos cultivar, e também do que é realmente amar alguém. As folhas são amareladas, as páginas no início de cada capítulo são diferentes das demais, com um fundo cinza, mas no geral a diagramação é bem simples. A fonte tem um tamanho bom. Encontrei alguns pequenos erros de revisão, normalmente uma letra faltando ou trocada em uma palavra. Não foi uma leitura que me tocou de uma forma especial, mas foi uma boa leitura no geral.

15 comentários:

  1. Juuu, linda! Olha eu aqui! Saudade de tudo isso, do seu blog, da blogosfera, de ler intensamente, opa pera, constantemente,, só a quantidade que caiu rs. Adorei o visual aqui *-* Vi esse livro dentre os lançamentos, bom, estou sendo bemm seletiva com os livros, pois, tenho muitos pra ler e o tempo é curto rs. Esse eu não leria no momento, mesmo tendo situações bem próximas das reais, pelo que citou. As escolhas que fazem agora refletem na necessidade de perdão e repensar a vida. Parece mais fácil se houvesse mais comprensão. A mulher que não quer ser mais, mas o marido quer adotar, cabe também ceder um pouco né, as outras histórias também. se bem que Nathan não merece perdão não, traição é traição rsrs. Posso até estar perdendo boas histórias, mas por enquanto to evitado dramas assim familiar rs.E você tá bem?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olha eu estou bastante curiosa para fazer a leitura desse livro, porque achei a sinopse bastante interessante e agora lendo a sua resenha, pelo menos a primeira que leio, eu fiquei com gostinho de quero mais. Me parece ser um livro muito bom pelo que você disse, principalmente quando nos faz refletir. Adoro isso numa obra e espero poder ler logo.

    Gostei da maneira como tu desenvolveu sua resenha.
    E você tá na frente e todo mundo em? Eu ainda não vi ninguem resenhando esses livros novos da novo conceito rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-para-sempre-de-ella-e-micha.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Essa será uma das minhas próximas leituras e a sua resenha é a primeira que leio da história.
    Bom saber que mesmo não tendo sido uma leitura especial, foi uma boa leitura.
    Acredito que as reflexões que o livro causa deva tornar a história agradável.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oiiie
    Eu amei sua resenha e gosteiiii muito da sua sinceridade. Eu já sabia que a leitura não seria bem fluida e rapida por causa do titulo do livro. Eu gostei da premissa, mas não fiquei tão interessada no livro como pensava que ficaria.
    Mas adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju!!

    Eu conheci esse livro pela divulgação dos blogs da NC. Confesso que ele não me chamava a atenção antes e continuo sem muita vontade de ler.
    Até achei interessante a forma como a vida das três tenha sido ligadas, mas ainda não me convenci a ler.
    Fico feliz que o final tenha sido bom e que a autora tenha conseguido fechar todas as pontas.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!

    Acho que de todos os lançamentos desse mês da Novo Conceito, Mentiras Que Confortam era o que eu estava mais ansiosa para ler, mas sua resenha me deixou um pouco desanimada. Não gosto quando as histórias são entrelaçadas de alguma forma, mas não saem do lugar. Bom saber que ao menos o final não decepciona.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que o nome do livro me chamou a atenção, mas não sei se o leria, não faz muito o meu estilo. Sua resenha está de parabéns como sempre. :D

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana,
    'Mentiras que confortam' é um título bem forte e já nos faz pensar. Se uma mentira conforta, o que a verdade faz? E eu acredito que a leitura expõe a verdade, a leitura incomoda, nos desmistifica e faz pensar. Gosto desse tipo de livro leve e com histórias tão comuns que poderiam estar acontecendo com nós mesmos. De certa forma, tem muita filosofia escondida por trás do comum e ordinário. Infelizmente, não solicitei esse livro à Novo Conceito, mas deve mesmo ser uma leitura agradável.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    Love Lovers Blog

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem?

    Eu acabei não solicitando esse livro, mas percebi que foi uma leitura boa. Muito bom que o livro traz essas reflexões, isso sempre é bom numa narrativa. E que legal que as três vão evoluindo durante a história. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  10. Ju. me identifiquei com a Caroline, não tive filho e dei pra adoção. Mas não sei lidar com criança e não consigo me imaginar sendo mãe, acho que se algum dia eu acabasse engravidando, eu ia agir que nem a Caroline - o que, de certa forma, também partiria meu coração.

    O jeito é não ser mãe até encontrar um jeito de lidar com esse conflito. Ou não ser mãe nunca e ser a titia legal para os filhos dos meus amigos hahahhaha

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Assim que vi o lançamento percebei seu potencial, pois trata de relações humanas. E o que eu gostei mais, foi que todos eles estão ligados, de certa forma, a um segredo, que consequentemente levou às mentiras. Como o ser humano complica tudo, a verdade sempre vem à tona, se ela fosse dita no inicio, o estrago seria menor, ninguém entende isso. E agora, olhei para esse quadro que eles formaram e fiquei pensando o que eu faria no lugar deles. Pena que não foi um excelente livro, mas tenho certeza de que irá me tocar assim mesmo. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ola Ju esse livro me chamou atenção nos lançamento e adorei sua resenha, e a forma como as três mulheres tem suas vidas interligadas. As mensagens que o livro trás me deixaram bem curiosa com a trama. Vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Esse livro vai pra Dreh, eu fiquei com Fragmentados (e tô besta que tu já tenha lido). Gosto de livros com histórias paralelas, mas não curto quando demoram tanto pra se cruzar. Que bom que pelo menos foi uma boa leitura, mas só de não ser tão especial não tá me atraindo no momento.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Ju, já no começo da resenha não curti muito o enredo, mesmo gostado de livros com historias paralelas esse não conseguiu me deixar curiosa para o desenrolar e pela resenha percebi que el e é uma boa leitura, mas não tem aquele toque especial, pelo menos foi o que me pareceu, enfim acho que esse não é um livro para mim =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Achei a premissa dessa história bem interessante e fiquei com vontade de ler quando vi o livro entre os lançamentos recentemente!
    Fico feliz que a história tenha tido uma boa conclusão e que todos os conflitos tenham sido resolvidos.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo