segunda-feira, 3 de agosto de 2015

[Resenha - Globo Livros] Quando Saturno Voltar

Postado por Ju às 21:00
Título: Quando Saturno Voltar
Autora: Laura Conrado
Editora: Globo Livros

Em seu novo romance, Laura Conrado conta a história de Déborah Zolini, uma jornalista sonhadora, que trabalha como assessora de imprensa em um clube de futebol da segunda divisão, e namora o médico Sérgio há quatro anos. Ela faz planos de construir uma vida a dois, arrumar um emprego melhor e correr atrás de desejos que ainda não realizou. Só que a vida, ou as estrelas, guardam surpresas para Déborah. Em uma viagem ao Chile, ela encontra uma mulher misteriosa que lhe fala sobre o retorno de Saturno. O planeta, que leva, em média, 29 anos para dar uma volta no sistema solar, voltará à posição em que se encontrava quando a jornalista nasceu. Para quem acredita em astrologia, esse é momento em que as pessoas passam por várias mudanças, que vão prepará-las para encarar o resto de sua vida. Déborah não leva a moça muito a sério, mas pede às estrelas que a ajudem a realizar seus desejos. No entanto, no voo de volta ao Brasil, um encontro inesperado começa a abalar a vida aparentemente certinha da protagonista. Aos poucos, Déborah começa a admitir que não está gostando do rumo que as coisas estão tomando em sua vida. Será a hora de partir para novos desafios? Trocar aquele relacionamento confortável pelo frio na barriga? Sair de vez da zona de conforto e ver o que acontece? Com uma prosa leve e bem humorada, Laura Conrado criou um romance cativante sobre perseguir os próprios sonhos e a coragem necessária para ser feliz. Leitores que ainda não chegaram ou já passaram pelo retorno de Saturno vão se emocionar com essa história. 

Déborah está prestes a completar 29 anos e tem uma vida aparentemente confortável. Tem um emprego que é o mesmo desde que se formou, um namorado com quem está há quatro anos e mora com os pais e o irmão. Realmente não percebe que está tão acomodada... até que Saturno resolve bagunçar a sua vida.

Alguém já ouviu falar no "Retorno de Saturno"? Eu nunca tinha visto essa expressão até ler a nota da autora no início do livro. É o seguinte: após 28 ou 29 anos, Saturno retorna à mesma posição em que estava no dia de nosso nascimento, nos exigindo amadurecimento. Isso pode acabar causando grandes transformações na vida das pessoas, como acontece com a protagonista.

Ter os sonhos esfacelados pode ser bom: dá para sonhar outros.

Faz muito tempo que eu queria ler algo da Laura, e a oportunidade finalmente chegou. Mesmo com toda a expectativa que eu tinha, não me decepcionei. Muito pelo contrário, me encantei com a história. Mesmo o livro tendo menos de 250 páginas, tudo é muito bem amarrado e podemos conhecer vários aspectos da vida da Déborah.

Como eu disse antes, ela tem o mesmo emprego há anos. É assessora de imprensa de um time de futebol da segunda divisão, que é mantido por um cara bem rico. Ganha pouco e lhe pedem com frequência para fazer coisas que fogem de sua função - como fazer a assessoria de eventos particulares da família. Trabalha mais do que devia e tem constantemente várias horas para compensar, já que nunca pensariam em lhe pagar horas extras. Mas é seguro, ela sabe que não vão demiti-la, e não tem coragem de abrir mão do salário fixo para explorar outras oportunidades profissionais.

Seu namoro é morno, sendo otimista. Mal tem contato físico com seu namorado, um residente de medicina. Além disso, ele tem uma melhor amiga de quem é muito mais próximo que de Déborah - as coisas chegam ao ponto dela descobrir o que está acontecendo com o namorado só quando essa tal amiga lhe conta. Mas enfim, ao menos ela tem um namorado. Sempre emendou um namoro no outro e não sabe o que é ficar sozinha.

E morar com seus pais... bem... sabem aquela mágica de ter sempre roupas limpas e comida pronta a qualquer hora? Isso realmente a seduz. Fora que não tem condições financeiras de sair de lá, mesmo que às vezes a casa pareça um campo de guerra.

Talvez eu tenha feito do amor um monstro daqueles que nos aterrorizam na infância. O bom de crescer é que você descobre que é a sua própria imaginação que torna o monstro grande.

Todas essas coisas começam a incomodar a Déborah depois que uma pessoa lhe conta sobre Saturno e lhe diz que o céu vai lhe trazer muitas surpresas, e que ela vai se deparar com várias mudanças que lhe trarão riso e choro. Gostei muito de acompanhar a jornada dela em busca da felicidade em todos os campos de sua vida. Precisou, antes de tudo, se aceitar. Foi bem difícil para ela assumir as rédeas de sua vida, mas acabou conseguindo fazer isso. Não que eu tenha achado certas todas as atitudes que ela tomou, mas a verdade é quem nem ela mesma achou. Só que até o que não foi certo acabou sendo necessário para que ela conseguisse entender algumas coisas.

É o amor que damos que nos cura, não o que recebemos.

A história é leve e não dá para interromper a leitura, que pode ser finalizada em algumas horas. A escrita da Laura é bem fluida e adorei conhecer a história. Tenho outro livro dela na estante há bastante tempo, e agora com certeza vou arrumar tempo para ler, já que logo de cara virei fã.

16 comentários:

  1. Oii Ju!

    Eu já imaginava pela capa e pelo titulo que era um livro mais divertido, mas não imaginava muito da história.
    Gostei de saber sobre esse retorno de Saturno, achei muito legal isso dar uma guinada na história dela.
    É legal ver minha profissão retratada e a forma como ela se acomodou com tudo.
    Espero poder ler em breve de verdade, achei muito legal.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Mistura interessante Astrologia e Romance. De qualquer forma pelo o que entendi em sua ótima resenha, a autora nos mostra como o comodismo é bom e limita realizar nossos sonhos. Adorei o seu texto.

    Beijos

    Beto

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Eu nunca tinha ouvido falar do retorno do Saturno, mas já ouvi falar na crise dos 30 anos! hehehe
    Acho que, independente de Saturno, todos passam por uma fase na vida em que a gente se questiona se o que estamos fazendo vale mesmo a pena. É um momento decisivo em nossas vidas e pode trazer deliciosas descobertas! Fiquei com vontade de ler esse livro, porque sei que vou me identificar com a protagonista!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da Laura, mas ver que você ficou empolgada com a leitura, me motiva. Adoro esses chick lits. Nunca ouvi essa expressão sobre Saturno, mas ainda to meio longe de me preocupar com ela huahuahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ju! Adorei a capa desse livro, toda colorida e dando uma leveza que a leitura com certeza tem. Assim como você não conhecia essa expressão e agora estou ansiosa para que Saturno volte logo (ainda falta uns cinco anos).
    Muito interessante essa colocação do comodismo da protagonista, acho que no fundo todos nós nos acomodamos em algum momento da vida e é difícil abrir a mente para mudanças quando aparentemente tudo esta certo. Parece ser bem legal o caminho que a protagonista percorre durante a sua mudança.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Recebi esse livro pela Globo Livros, mas a Tamires lá do blog acabou catando ele de mim T_T HAHAHA. Ajudei na organização de dois eventos com a Laura aqui na minha cidade na rede Sesi/Senai e tive a oportunidade e conhecê-la pessoalmente: ela é um amor! A Tamires comentou que assim como você, ela não se decepcionou com a história, o que é um ponto mega positivo pois ela escreve super bem.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ju, também sou louca para ler algo da autora. Não sei porque, mas já me identifiquei com a protagonista. Nem de longe sou tão acomodada assim, mas quem não tem medo de arriscar né?!
    Foi ótimo saber que suas expectativas foram atendidas. Você costuma ser exigente, então acredito que seja bom mesmo!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bom?
    Essa capa é bem legal. Eu não sabia sobre isso se Saturno :D Eu gosto dessas coisas meio que alternativas hahaha Ela realmente estava muito acomodada! O.O Sério mesmo. Eu não estou nos meus 29 anos, mas sinto uma vontade enorme de fazer coisas novas e começar a realmente viver minha vida. ahahahha Acho que se eu ler esse livro vou querer fazer minhas malas e ir embora.
    Gostei muito dele e nunca tinha ouvido falar sobre a autora. Vou procurar sobre mais tarde. Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Gente que coisa curiosa, eu também nunca tinha escutado essa expressão e não sabia do seu significado. Mas não acredito muito nisso, risos... Eu fico muito triste quando as pessoas mantêm um relacionamento só pelo medo de ficarem sozinhas. Ela querer manter esse emprego fixo, tudo bem, é seguro, Mas como ele tem muito tempo vago, poderia aproveitá-lo para descobrir sua paixão, se entregar a ela. Como eu gostaria de ter esse tempo livro, risos... Não conhecia a autora, mas gostei muito dessa história, por tudo o que a personagem irá passar e pelo amadurecimento que irá conquistar. Adorei sua resenha, mas um livro para minha lista.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?
    Nossa, em que planeta eu estava que não sabia desse novo lançamento da Laura? Pior que sigo ela nas redes sociais. Ou se eu vi não me lembrava mesmo. Enfim, eu gostei da premissa do livro e já adicionei no skoob, para depois comprar. Eu tenho outro livro dela aqui, então vou ler ele primeiro.
    Mas voltando ao livro, não sabia sobre essa expressão de ‘’retorno de saturno’’, mas gostei de saber o significado. Que bom que gostou do livro e não se decepcionou e isso me anima. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber mais sobre esse livro, mil beijos ^.^

    Vanessa | http://closetdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ola Ju estou com esse livro e adorei a premissa lendo sua resenha já sei que vou adorar, já li um livro da Laura e gostei muito de sua escrita . Eu também não conhecia o "Retorno de Saturno" rss e já gostei. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju, eu ainda não tive a chance de ler nada da Laura, mas fiquei interessada neste livro, a historia parece ser leve e com um bom amadurecimento da protagonista no desenvolver da historia *--* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Oii Ju, tudo bem?

    Adorei a capa desse livro e adorei o kit dele que eu vi algumas fotos. Bom, realmente muita gente acaba ficando nessa mesma situação da Déborah, acomodada e com medo de mudar... mas as vezes mudanças são necessárias, mesmo que nem sempre sejam certas. Parece ser um livro bastante rápido de ser ler e em que podemos tirar algumas lições sobre amadurecimento.

    Não conhecia a expressão "Retorno de Saturno" e fiquei curiosa para saber se é realmente verdade... rsrs.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Oi Jú,

    Não conhecia o livro e nem sobre o “Retorno de Saturno”, achei a informação superinteressante e é incrível como sempre temos o que aprender, acho isso lindo demais. Agora, Menina que é a Deborah, caramba! Tomara que ela tenha conseguido realizar-se e dar uma guinada na vida. Adorei “É o amor que damos que nos cura, não o que recebemos.” Muito verdadeiro.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju... nunca tinha ouvido falar desse livro, ou pelo menos não me lembro dele... kkkkk já ouvi essa expressão de saturno em alguns lugares, mas nunca parei para pensar no que ela significava... que bom que gostou da leitura, eu já não me interessei muito não... é uma temática que não me despertou curiosidade para ler... Xero!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo