domingo, 9 de agosto de 2015

[Resenha - Novo Conceito] Eu te darei o Sol

Postado por Ju às 23:00
Título: Eu te darei o Sol
Autora: Jandy Nelson
Tradução: Paulo Polzonoff Junior
Editora: Novo Conceito

Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, Eu te darei o Sol é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Noah e Jude são gêmeos, e sempre foram muito competitivos, apesar de todo o amor que sentem um pelo outro e da ligação mágica que possuem. Sempre foi importante para eles saber quem era o preferido dos outros membros da família, e nunca conseguiram evitar sentir certa inveja da vida que o outro tinha. Noah desde bem pequeno foi considerado estranho, só quando desenhava se sentia completo. Jude é popular, e há anos tomou para si a tarefa de defender o irmão dos valentões. 

Só que aos quatorze anos eles precisam enfrentar uma tragédia, e isso acaba meio que invertendo a personalidade dos dois. Jude se foca na arte e faz de tudo para se tornar invisível para o mundo, e Noah se torna popular, chegando ao ponto de entrar para uma equipe esportiva, e abandona completamente seus desenhos.

Eu te darei o Sol é narrado em primeira pessoa e em capítulos alternados pelos gêmeos. Só que a narração de Noah fala da época em que eles tinham de 13 a 14 anos, e a narrativa de Jude reflete a época atual, quando têm 16. Tive um sério problema com os capítulos. São apenas oito, divididos de forma bem desigual em 381 páginas. Alguns deles têm quase 100 páginas, e fico enlouquecida com capítulos tão longos, porque eles costumam me dar a sensação de não estar chegando a lugar nenhum.

Mesmo que essa sensação não tenha correspondido à realidade, já que muita coisa acontece em cada um dos capítulos desse livro, isso tornou a leitura bem arrastada para mim, exceto por um capítulo em que a Jude meio que começa a voltar à vida. Nesse capítulo, ela se mostrou uma personagem extremamente divertida, e fiquei até feliz por ele ser o maior do livro, porque pelo menos foi a parte da narrativa que mais me agradou.

Eu tinha expectativas altas demais a respeito da leitura, e acabei me decepcionando. Apesar de ter gostado das personagens, que são todas bem construídas, e dos temas tratados - como amizade, amor, família, bullying, homossexualidade - , foi complicado para mim chegar ao fim do livro. 

De qualquer maneira, ele passa belas mensagens, como nunca deixar de acreditar em si mesmo e não ter vergonha de suas escolhas. Também mostra que o amor é essencial. Não consegui sentir o encantamento que a maior parte das pessoas sentiu por ele, mas aconselho que leiam para tirar suas próprias conclusões.

12 comentários:

  1. Caramba, Ju. Primeira resenha negativa que leio deste livro, minhas expectativas estavam mega altas, bom ler sua resenha, assim vou ler com menos expectativas. Pena que você se decepcionou com o livro, tomara que isso não aconteça comigo!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    É, parece que o fato de o livro ser tão mal dividido e ter esses capítulos enormes desagradou a todos. Eu sinceramente pensei em abandonar a leitura quando estava ainda no início, mas acabei gostando demais dos personagens se da história em si, o que me fez continuar. No fim, acabei me apaixonando pelo livro. Que pena que acabou te decepcionando em alguns pontos.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. achei a história inteira singela, delicada, tratando de diversos temas atuais com extrema delicadeza, falando de sentimentos que são tão reais que parece que a história ganha mais vida!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey Ju, tudo bem?

    Como já deve ter imaginado, esse livro definitivamente não é para mim. Tenho absoluto pavor de livros com capítulos muito grandes, ou livros pequenos com muitos capítulos, pois acho que os autores precisam aprender que tudo demais é ruim. Lembro que li um livro com 300 páginas e 64 capítulos O_O, e um outro de 354 páginas com apenas 3 O______O. Concordo que o livro pode até passar umas mensagens bacanas, mas não vou arriscar passar raiva com esses capítulos, princialmente se alguns deles são do passado e outro do presente.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que pena que você se decepcionou.
    Só vejo resenhas positivas desse livro, mas não quero ler no momento por ter medo de me decepcionar também.
    A história me encanta só pelas resenhas quero ver na leitura mesmo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não li Eu te darei o sol, e depois da sua resenha, não irei com tanta sede ao pote.
    Odeio capítulos longos e espero que isso não me incomode tanto pela narrativa intercalada.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Eu tinha lido outras resenhas positivas sobre essa livro, mas ele não faz muito o meu estilo. Eu também odeeeio capítulos longos, parece que deixa a leitura muito mais arrastada né? Capítulos mais curtos tornam a história mais dinâmica!
    Gostei da tua resenha, ela mostra que nem todos têm a mesma impressão depois da leitura de um livro! ;)

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Geralmente quando criamos altas expectativas sobre um livro acabamos nos decepcionando mesmo kkkkk
    Mas enfim, ainda quero muiiiiito ler o livro.
    Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem? Sei como é essa sensação de ter altas expectativas a respeito de um livro, porque todos estão falando bem e acabar se decepcionando. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas agora já não vou com tantas expectativas, pois além da sua, já vi outras resenhas falando que a narrativa é um pouco arrastada e dos capítulos longos demais, que também me incomodam um pouco.

    Mas mesmo assim, parece ser um livro interessante e que aborda temas importantes. Além disso, acho bem legal essa divisão da narrativa.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. No meu caso eu fiquei apaixonada por esse livro e não conseguia largar, além te ter ficado com ressaca literária depois. Foi uma das melhores leituras do ano para mim. Pena que se decepcionou com ele :/ é muito ruim quando isso acontece...
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Também me decepcionei bastante com essa leitura. Fui com muita sede ao pote. Eu tinha uma ideia completamente diferente do que seria a leitura :/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Pena que se decepcionou com a leitura, não lio livro ainda, mas já irei baixar minhas expectativas, pois estava com altas expectativas a respeito dele.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo