Título: Eu te darei o Sol
Autora: Jandy Nelson
Tradução: Paulo Polzonoff Junior
Editora: Novo Conceito
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, Eu te darei o Sol é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.
Noah e Jude são gêmeos, e sempre foram muito competitivos, apesar de todo o amor que sentem um pelo outro e da ligação mágica que possuem. Sempre foi importante para eles saber quem era o preferido dos outros membros da família, e nunca conseguiram evitar sentir certa inveja da vida que o outro tinha. Noah desde bem pequeno foi considerado estranho, só quando desenhava se sentia completo. Jude é popular, e há anos tomou para si a tarefa de defender o irmão dos valentões.
Só que aos quatorze anos eles precisam enfrentar uma tragédia, e isso acaba meio que invertendo a personalidade dos dois. Jude se foca na arte e faz de tudo para se tornar invisível para o mundo, e Noah se torna popular, chegando ao ponto de entrar para uma equipe esportiva, e abandona completamente seus desenhos.
Eu te darei o Sol é narrado em primeira pessoa e em capítulos alternados pelos gêmeos. Só que a narração de Noah fala da época em que eles tinham de 13 a 14 anos, e a narrativa de Jude reflete a época atual, quando têm 16. Tive um sério problema com os capítulos. São apenas oito, divididos de forma bem desigual em 381 páginas. Alguns deles têm quase 100 páginas, e fico enlouquecida com capítulos tão longos, porque eles costumam me dar a sensação de não estar chegando a lugar nenhum.
Mesmo que essa sensação não tenha correspondido à realidade, já que muita coisa acontece em cada um dos capítulos desse livro, isso tornou a leitura bem arrastada para mim, exceto por um capítulo em que a Jude meio que começa a voltar à vida. Nesse capítulo, ela se mostrou uma personagem extremamente divertida, e fiquei até feliz por ele ser o maior do livro, porque pelo menos foi a parte da narrativa que mais me agradou.
Eu tinha expectativas altas demais a respeito da leitura, e acabei me decepcionando. Apesar de ter gostado das personagens, que são todas bem construídas, e dos temas tratados - como amizade, amor, família, bullying, homossexualidade - , foi complicado para mim chegar ao fim do livro.
De qualquer maneira, ele passa belas mensagens, como nunca deixar de acreditar em si mesmo e não ter vergonha de suas escolhas. Também mostra que o amor é essencial. Não consegui sentir o encantamento que a maior parte das pessoas sentiu por ele, mas aconselho que leiam para tirar suas próprias conclusões.
Caramba, Ju. Primeira resenha negativa que leio deste livro, minhas expectativas estavam mega altas, bom ler sua resenha, assim vou ler com menos expectativas. Pena que você se decepcionou com o livro, tomara que isso não aconteça comigo!
ResponderExcluirBeijo,
http://www.pactoliterario.com/
Oi Ju!
ResponderExcluirÉ, parece que o fato de o livro ser tão mal dividido e ter esses capítulos enormes desagradou a todos. Eu sinceramente pensei em abandonar a leitura quando estava ainda no início, mas acabei gostando demais dos personagens se da história em si, o que me fez continuar. No fim, acabei me apaixonando pelo livro. Que pena que acabou te decepcionando em alguns pontos.
Beijo!
http://www.roendolivros.com/
achei a história inteira singela, delicada, tratando de diversos temas atuais com extrema delicadeza, falando de sentimentos que são tão reais que parece que a história ganha mais vida!
ResponderExcluirfelicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Hey Ju, tudo bem?
ResponderExcluirComo já deve ter imaginado, esse livro definitivamente não é para mim. Tenho absoluto pavor de livros com capítulos muito grandes, ou livros pequenos com muitos capítulos, pois acho que os autores precisam aprender que tudo demais é ruim. Lembro que li um livro com 300 páginas e 64 capítulos O_O, e um outro de 354 páginas com apenas 3 O______O. Concordo que o livro pode até passar umas mensagens bacanas, mas não vou arriscar passar raiva com esses capítulos, princialmente se alguns deles são do passado e outro do presente.
Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
Que pena que você se decepcionou.
ResponderExcluirSó vejo resenhas positivas desse livro, mas não quero ler no momento por ter medo de me decepcionar também.
A história me encanta só pelas resenhas quero ver na leitura mesmo.
Lisossomos
Olá!
ResponderExcluirAinda não li Eu te darei o sol, e depois da sua resenha, não irei com tanta sede ao pote.
Odeio capítulos longos e espero que isso não me incomode tanto pela narrativa intercalada.
Beijos,
http://www.entreleitores.com/
Oi Ju!
ResponderExcluirEu tinha lido outras resenhas positivas sobre essa livro, mas ele não faz muito o meu estilo. Eu também odeeeio capítulos longos, parece que deixa a leitura muito mais arrastada né? Capítulos mais curtos tornam a história mais dinâmica!
Gostei da tua resenha, ela mostra que nem todos têm a mesma impressão depois da leitura de um livro! ;)
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br
Geralmente quando criamos altas expectativas sobre um livro acabamos nos decepcionando mesmo kkkkk
ResponderExcluirMas enfim, ainda quero muiiiiito ler o livro.
Adorei sua resenha
Oi Ju, tudo bem? Sei como é essa sensação de ter altas expectativas a respeito de um livro, porque todos estão falando bem e acabar se decepcionando. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas agora já não vou com tantas expectativas, pois além da sua, já vi outras resenhas falando que a narrativa é um pouco arrastada e dos capítulos longos demais, que também me incomodam um pouco.
ResponderExcluirMas mesmo assim, parece ser um livro interessante e que aborda temas importantes. Além disso, acho bem legal essa divisão da narrativa.
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
No meu caso eu fiquei apaixonada por esse livro e não conseguia largar, além te ter ficado com ressaca literária depois. Foi uma das melhores leituras do ano para mim. Pena que se decepcionou com ele :/ é muito ruim quando isso acontece...
ResponderExcluirBeijos
Também me decepcionei bastante com essa leitura. Fui com muita sede ao pote. Eu tinha uma ideia completamente diferente do que seria a leitura :/
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirPena que se decepcionou com a leitura, não lio livro ainda, mas já irei baixar minhas expectativas, pois estava com altas expectativas a respeito dele.
Bjs
A. Libri