Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da série. Caso não tenha lido o primeiro volume, recomendo que pule a sinopse.
Título: O Artífice do Tempo
Autor: Niel Bushnell
Tradução: Denise de Carvalho Rocha
Livro #2 da série Túneis da Morte
Editora: Jangada
Jack Morrow, de 13 anos, descobre que não é um menino comum. Ele é um Viajante, alguém com a capacidade de viajar através das Necrovias, túneis que ligam cada lápide ao dia em que a pessoa morreu. Ao se ver na Londres devastada pela Segunda Guerra Mundial, na companhia de David, seu avô, na época ainda adolescente, Jack percebe que a sua chegada a 1940 não passou despercebida. Forças malignas de um mundo secreto são convocadas para encontrá-lo. Enquanto Jack luta para sobreviver nessa aventura cheia de perigos e surpresas, ele acaba por desvendar o segredo sombrio da sua família e se empenha, numa corrida contra o tempo, para tentar mudar o seu destino.
Jack Morrow é um garoto de 13 anos que descobre meio por acidente que é um Viajante. Isso significa que pode viajar através das necrovias, que são uma espécie de "túneis da morte". Ao tocar em uma lápide, abre-se para ele um caminho até o dia da morte da pessoa enterrada lá. Não é algo que não tenha um preço: o mais baixo é sentir as lembranças da pessoa, mas um Viajante corre o risco de pagar um preço muito mais alto.
Estava bem ansiosa pela leitura de O Artífice do Tempo, porque a história de Túneis da Morte me fascinou. Encontrei algo bem diferente do que eu esperava, mas não acho que isso tenha sido ruim. O autor só foi por outro caminho, deu um foco diferente ao enredo.
No primeiro livro temos muito mais ação e muito mais viagens no tempo. Neste, o foco é nos apresentar a todo o mundo criado por ele, o que é importante, porque apesar de parte da história se passar em Londres, outra parte se passa no Primeiro Mundo, que é uma espécie de universo paralelo repleto de reinos. Conhecemos parte desse universo e também são dadas informações sobre o meio de transporte mais usado para visitar suas diversas regiões.
Este segundo volume já começa nos mostrando o que aconteceu exatamente com cada um dos protagonistas do livro anterior. E, no decorrer da narrativa, vemos pessoas lutando com objetivos bem específicos: algumas delas querem que o que aconteceu seja mantido, outras procuram reverter os acontecimentos. Isso só se resolve quase no final, mas ainda restou tempo para uma reviravolta na história que explicou um dos grandes mistérios do enredo.
O protagonista amadurece bastante nesse livro. Ele precisa lidar com muita coisa em sua vida, é jogado no meio de um mundo de que não conhece as regras, mas acaba se adaptando. Precisa fazer escolhas importantes, que o definirão como pessoa, e em alguns trechos foi angustiante acompanhar os pensamentos dele. Somos apresentados a novas personagens, que desempenham papéis bem importantes no enredo e dão mais agilidade a ele.
Sobre o título do livro, um Artífice do Tempo é alguém que possui habilidades muito maiores que as de um Viajante comum. Consegue controlar as necrovias, comunicar-se com elas, e viajar apenas até o dia desejado, mesmo que seja diferente do dia para o qual seria levado. É raro alguém ter esse nível de habilidade, mas nesse livro acabamos sendo apresentados a duas pessoas que possuem esse poder.
Gosto bastante da capa, mas acho que faltou uma pessoa importante nela - mas como é alguém que aparece pela primeira vez nesse livro, acredito que estará presente na capa do terceiro volume. Por falar nele, aliás, infelizmente ainda não foi publicado nem no exterior. Estou torcendo para que isso aconteça logo.
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia a série, mas fiquei interessada. Apesar de não curtir muito os livros do gênero, a temática desse me chamou a atenção!
Ótima resenha!
Beijos!
www.livrosdajess.com
Olá!
ResponderExcluirFiquei conhecendo os livros quando soube do lançamento de O Artífice do Tempo. Até pensei em solicitar para a Editora, mas como não tinha lido o primeiro, acabei deixando passar.
Mas pretendo lê-los, ainda mais depois de ler sua resenha e saber um pouco mais da história. Acho que tem tudo para me agradar.
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Não conhecia o livro e infelizmente não me interessou.
ResponderExcluirVou passar
http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas ele chamou bastante minha atenção. É um gênero que curto bastante. Entrou para minha lista haha
Beijos, Nathália
www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirAchei a história interessante, gosto de livros que tenham viagem no tempo, e achei a ideia das necrovias bem diferente. Que bom que mesmo o autor tendo ido por outro caminho, você gostou... é sempre bom explicar a ambientação e como ocorre o mundo planejado pelo autor, e parece ser bem rico.
Fiquei bem curiosa para conhecer essa série, vou procurar saber mais sobre o primeiro livro.
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
não é o meu genero por isso nunca tinha ouvido falar,muito legal quando a gente curte muito um livro independente do tema né? bjs
ResponderExcluirDiana Medeiros
http://meuvicioemlivros.blogspot.com/
Olaaa
ResponderExcluirÓtima resenha mas nao é um livro que leria pois esse gênero não me atrai em nada, mesmo assim, boa dica.
Beijos
Reality of Books
Preciso ler Túneis da Morte. Fiquei muito curiosa. Valeu por sua resenha! bjs
ResponderExcluirhttps://valisedepalavras.wordpress.com/
Oi Juliana, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia essa série. Que bom que os protagonistas amadurecem ao longo da história. O livro parece ser interessante, e apesar de adorar essas séries infanto juvenis, não leria por agora.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Não conhecia essa série. Parece ser muito legal.
ResponderExcluirVou colocar na lista!
Ótima resenha!
Seguindo :) Beijinhos...
http://estantedalullys.blogspot.com.br/
Oi, Ju! Tudo bem? Eu me interessei pelo livro, até então não tinha ouvido falar sobre a série. Acho que seria uma ótima série para presentear o meu primo. Hahah
ResponderExcluirUm abraço!
Oiee.
ResponderExcluirVi este livro entre os lançamentos, mas fiquei com um pe´atras e mesmo sempre me arriscando em leituras novas, creio que vou deixar passar.
Beijos
http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br
Oi tudo bem?
ResponderExcluirEntão, de cara não curti a capa, apesar de gostar do gênero, achei que tem muitos detalhes. Mas a ideia tratada no livro chama minha atenção, parece ser um livro bem detalhado e desenvolvido. Quem sabe futuramente eu leia, beijos!
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirBom esse tipo de história não combina muito comigo, mas devo confessar que gostei muito das capas tanto do livro um como deste... achei bem trabalhada e a primeiro momento bem atrativa... que bom que curtiu a leitura e neste livro algumas coisas foram explicada, assim o entendimento foi melhor e sua ansiedade aumentou mais... Xero!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirApesar de ter achado a premissa interessante, esse é um livro que não leria no momento. E não sabia que esse era um segundo livro da série!!! Sério, pensei que fosse o primeiro, kkkkk
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirA premissa da história é criativa, mas não é um livro que chama minha atenção. Gostei da capa e não conhecia a série ainda.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia a série e mesmo ela parecendo interessante, não faz muito o meu estilo de leitura. É mais o estilo do meu irmão e vou até comentar com ele sobre o livro.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oie =)
ResponderExcluirEu ainda não conhecia essa série, parece ser bem legal, mas não digo que eu correria para ler, serie uma possível leitura porque não sou lá uma grande fã de livros infanto juvenis. É bom que o protagonista tenha amadurecido de um livro para o outro, isso sempre torna a leitura mais agradável para o leitor.
Achei a capa bem bonita.
Beijos,
http://www.lendoeesmaltando.com/