segunda-feira, 17 de agosto de 2015

[Resenha - Geração Editorial] O Pequeno Príncipe

Postado por Ju às 20:00
Título: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Tradução: Frei Betto

Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.

O Pequeno Príncipe é uma história que me fascina desde sempre. Não tenho a menor ideia de quantas vezes já li esse livro, só sei que nunca deixei de me encantar. É um dos meus livros preferidos de todos os tempos, uma obra que é capaz de prender a atenção de pessoas de qualquer idade, e de ensinar algo a pessoas de qualquer idade também.

Um garotinho abandona a carreira de pintor aos 6 anos devido a conselhos de adultos sem imaginação. Acaba se tornando piloto, e um dia cai com seu avião no meio do deserto. Lá, conhece uma criança, o pequeno príncipe, que deixou seu planeta aproveitando uma revoada de pássaros selvagens em migração, devido a um desentendimento com sua melhor amiga, uma rosa. O principezinho acaba aprendendo muito em sua jornada até a Terra, e ensinando bastante ao piloto depois de chegar nela.

Mesmo quem nunca leu o livro, já deve ter visto inúmeros trechos reproduzidos por aí. Um dos que eu mais amo é o do encontro do pequeno principe com a raposa.


As frases mais conhecidas da minha parte preferida do livro são ditas pela raposa. Quem aí nunca viu por aí os dizeres "O essencial é invisível aos olhos." ou "Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa."? E o mais legal é que a raposa não diz isso da boca para fora, ela faz nosso protagonista entender na prática o que essas frases querem dizer.

O livro tem algumas partes bem tristes... a que está na foto abaixo é uma das que mais me toca. Cliquem na imagem para aumentá-la.


Realmente não tenho palavras para falar sobre esse trecho, sempre me deixa engasgada. 

Mostrei um pouquinho do livro porque simplesmente é difícil demais falar dele. Podem acreditar, estou tentando fazer uma resenha há meses, sem sucesso. Aí aceitei que é uma missão praticamente impossível para mim, e estou simplesmente escrevendo o que surge na hora, sem pensar a respeito.

A edição que recebi da Geração é uma edição de luxo que com certeza vale cada centavo (inclusive acho o preço muito bom, e ainda pode ser encontrada em super promoções na internet, pesquisem). A diagramação está maravilhosa, as páginas têm fundo e fonte de cores variadas. É em capa dura, as estrelinhas e o título são em dourado e temos alto relevo na ilustração e no título, e baixo relevo nas estrelinhas. Foi tudo feito com extremo capricho e cuidado.

Depois do fim da história, temos acesso  a uma breve biografia do autor, e nela tomamos conhecimento de suas inspirações para o livro, inclusive do porquê da dedicatória a um amigo que "vive na França, onde passa fome e frio". O Pequeno Príncipe foi escrito durante a segunda guerra, e Antoine o dedicou a um grande amigo, um judeu que não deixou seu país e sofreu as consequências disso. A história do autor, por si só, daria vários livros, e ele inclusive escreveu alguns baseando-se nela. Temos fotos que registram momentos da vida dele, aquarelas que fez do pequeno príncipe, e até um bilhete em que o personagem foi utilizado.

Se você já conhece a história me diga o que acha dela. Se não conhece, espero que decida ler, com certeza vale a pena. A nova adaptação estreia nos cinemas essa semana, e logo trarei minha opinião sobre a animação. Estou super ansiosa para assistir.

=== Extras que fizeram parte da vida de uma fã da história ===

1) O Baobá

O pequeno príncipe gostaria de alertar a todos que baobás não são suportados em pequenos planetas como o dele... caso um dia se encontrem em um planeta minúsculo, lembrem-se de tirar os brotos de baobás todos os dias, para que o planeta não rache... como a Terra é grande o suficiente, eu conheci um deles. =) Estava em Porto de Galinhas e ouvi falar de um baobá que tinha ganhado uma praça para ele. Fui até lá assim que pude.




Deu pra notar que é uma árvore imensa? Infelizmente ninguém que foi comigo nessa viagem era fã do livro o suficiente para abandonar a praia e tive que visitar meu amigo baobá sozinha. Não deu para documentar o abraço, um dia volto lá para fazer isso (claro que só consigo abraçar uma pequena parte do tronco... rs...).

2) Vexame na exposição

Aqui em São Paulo teve uma exposição do pequeno príncipe. Obviamente, tive que ir. Fiquei frustrada porque tinha um brinde que só davam para as crianças, mas ok, pelo menos eu estive lá... hehe... Estava tudo muito lindo.


Sim, esta sou eu precisando encostar na raposa, porque sim. Nenhuma criança teve essa necessidade, mas não me aguentei... ERA A RAPOSA!!! Não se preocupem, não vou encher vocês de fotos, essa já demonstra o suficiente do meu vexame. A postagem está enorme, então termino por aqui. Por favor, leiam o livro, vejam o filme, conheçam essa história de alguma forma!

================ Fim do surto. ================

14 comentários:

  1. Oi Ju!

    A primeira vez que li O Pequeno Príncipe eu tinha uns oito anos de idade. E amei. E amei ainda mais porque o livro foi do meu avô e do meu pai antes de ser meu. O que eu mais gosto nesse livro é que cada vez que eu leio, tiro uma mensagem diferente... Enfim, concordo que todo mundo deve ler, todo mundo mesmo.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Aff porque só as crianças merecem brinde?! E a NOSSA criança interior, fica como?!

    Eu amo esse livro desde pequena, já tem uns break das minhas leituras obrigatórias <3

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Ao contrário de você que leu várias vezes, eu ainda não li O pequeno príncipe. Eu sei, uma tristeza. Mas ainda vou ler rs
    Mas diria mesmo que é um livro para todas as idades e uma ótima dica.
    Essa do Baobá eu não sabia rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju,

    Nunca tinha conhecido alguém tão apaixonado por esse livro como você!! hehehehe... Nunca o li, acredite se puder!! Já vi muitas citações na internet, principalmente essas que você colocou em seu post, mas pretendo ler para meu filho. Ele gosta mais de histórias com monstros e essas coisas, mas quem sabe não se interessa?!
    Adorei seu post, me encantou!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    O Pequeno Príncipe é um dos meus livros favoritos. Já li diversas vezes e a cada vez me encanto mais com a história. É muito amor!
    Estou ansiosa pela adaptação que vai estrear nos cinemas essa semana.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Olha eu tenho muito interesse de ler o Pequeno Principe. Eu tenho a Edição de bolso que já foi até resenhado em meu blog pela Agatha, mas eu ainda nao li por conta das outras leituras que tenho. Quero ver o filme também, porque deve ser uma fofura. Adorei sua resenha falando da história desse menino. Só espero que não seja cansativo igual aquele O MUNDO DE SOFIA que quase abandonei umas 4 vezes de tão arrastado que foi =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-procura-se-um-marido.html

    ResponderExcluir
  7. Ai Ju que post mais lindo, não se preocupe que tenha ficado enorme o Pequeno Príncipe merece <3 Esse é um dos livros mais lindos que já vi e li. E os quotes são inesquecíveis. Adorei suas fotos. Preciso escrever logo meu post sobre ele. Beijos e ótima semana! Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  8. Que resenha mais amoor <3 Eu AMO esse livro, então se tivesse a oportunidade eu me agarraria na Raposa pra nunca mais soltar, hehe <3 Eu tenho a edição antiguinha do livro, mas quero essa tbm! *-*

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Esse livro é o melhor livro que já li na minha vida. Levo ele com muito carinho no coração... Lembro-me que o primeiro contato que tive com a leitura foi em minha aula de teatro. Encenei a cobra! rsrs Sábado fui ao cinema ver o filme... Ahhh, como eu amo esse livro! =) Adorei a foto do ~vexame~ na expo hahaha

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li? Mas tenho vontade de ler. Recentemente comprei esse livro de presente para uma amiga e adorei a diagramação. Ela também é muito apaixonada e toda vez que vejo algo do Pequeno Príncipe lembro dela.
    Sim, realmente já vi inúmeros trechos mesmo. ‘'O essencial é invisível aos olhos'' é uma frase que gosto muito (até pensei em tatuar essa frase em questão).
    Realmente essa edição vale a pena, agora vou comprar pra mim.
    O trailer da nova adaptação é lindo, já chorei com o trailer. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  11. Oiiii, amei a postagem e as fotos, você é sim uma eterna criança apaixonada por esse livro ,por essa história,hahaha.
    Ainda não o li, só li algumas resenhas e alguns quotes por ai,preciso comprá-lo logo para ler para meus pequenos.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem?

    Adorei sua resenha e as fotos também.
    Realmente o livro tem citações lindíssimas e muito reflexivas. Tenho uma amiga que é tão apaixonada pelo livro quanto você kk

    Bjin da B
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju... adorei a sua postagem e de conhecer seu amor por essa obra... eu já li a história, mas faz muito tempo que nem me lembro mais, por isso sempre digo que não li... não sei se tenho pretensão de ler... ainda tenho minhas dúvidas... não porque o livro seja ruim e nem nada, porque ainda não vi nenhuma crítica negativa, mas é que não me sinto cativada para ler - não me mate, por favor- mas fico feliz de ver que gosta tanto e super indica... Xero!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Fiz uma resenha do Pequeno Príncipe recentemente lá no blog também, passei anos adiando a leitura, e depois que li estou para achar um livro tão mágico e atemporal como esse. Simplesmente lindo! A propósito tenho essa mesma versão, a Geração caprichou nela!
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo