quarta-feira, 5 de agosto de 2015

[Resenha - Editora Record] A Garota no Trem

Postado por Ju às 23:00
Título: A Garota no Trem
Autora: Paula Hawkins
Tradução: Simone Campo
Editora: Record

Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor. Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota no trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.

Rachel teve sua vida virada de cabeça para baixo. Tinha um bom emprego, um marido que amava, mas não conseguia engravidar. Isso fez com que se tornasse uma alcoólatra, e o álcool acabou tirando tudo dela: primeiro, o marido, que arrumou uma mulher menos problemática, e depois o emprego, ao fazer a empresa perder um grande cliente por causa de seu comportamento. Mora de favor com uma antiga colega de faculdade, e tem tanta vergonha de sua atual situação que finge ainda estar trabalhando. 

Acabei me tornando uma pessoa triste, e a tristeza cansa depois de um tempo, tanto para quem está triste como para todo mundo em volta. Então passei de alguém que gostava de beber à condição de bêbada, e não há nada que canse mais que isso.

Todo dia, pela manhã e no final da tarde, pega um trem. Este trem passa em frente à sua antiga casa, e também em frente à casa de duas pessoas que ela nunca conheceu pessoalmente: um casal que aparentemente é muito feliz, que ela gosta de observar. Mas um belo dia, Rachel presencia algo na casa dos dois que nunca imaginou que fosse ver. Alguns dias depois, descobre que a mulher está desaparecida desde o dia seguinte ao que viu. Não consegue conter o impulso de ir até a polícia, e na verdade acaba se envolvendo muito mais no caso do que imaginou que se envolveria a princípio. Só que precisa enfrentar um grande problema: não se lembra de muita coisa do dia do desaparecimento, e quando se lembra não sabe se pode confiar nas lembranças.

- Tenho apagões e não consigo me lembrar de onde estive ou o que andei fazendo. Às vezes fico me perguntando se fiz ou falei coisas terríveis, e não consigo lembrar. E se... se alguém me conta alguma coisa que eu fiz, a sensação é de que não fui eu. (...) E é tão difícil se sentir responsável por algo de que você não se lembra. Eu nunca me sinto mal o suficiente. Eu me sinto mal, mas a coisa que eu fiz fica fora de mim. É como se não pertencesse a mim.

A narrativa do livro é em primeira pessoa, e temos três narradoras: Rachel; Anna, a nova esposa de seu ex-marido  e Megan, a mulher desaparecida. As narrativas de Rachel e Anna são feitas no presente, mas a de Megan começa mais de um ano antes, o que me deixou absurdamente ansiosa para chegar à data do desaparecimento dela para entender o que lhe aconteceu. A autora deixa pistas durante todo o enredo, mas elas não foram suficientes para que eu desvendasse a trama. Às vezes até achava algo estranho, mas não conseguia ligar os fatos.

A Garota no Trem é um thriller muito ágil e completamente viciante. As personagens são reveladas aos poucos, e sinto dizer que a maior parte delas não vale muita coisa. Mostram o pior de suas personalidades, e é meio aterrorizante o fato de que parecem tão reais; de que poderiam ser colegas e vizinhos com quem teríamos um bom relacionamento, sem jamais desconfiar de seu lado sombrio.

Se eu puder me ater a esse sentimento, a este que estou sentindo agora - se eu puder simplesmente descobrir como me concentrar nessa felicidade, aproveitar o momento, não ficar me perguntando de onde virá a próxima forte emoção -, então tudo vai ficar bem. 

Acho a capa linda, e tem tudo a ver com a história. O título é em alto relevo! *-* A diagramação é bem simples, no início de cada capítulo vem o nome da narradora e os dias e períodos do dia a que aquela narração se refere. As folhas são amareladas, e a fonte tem o tamanho ideal. 

O livro me surpreendeu bastante, a autora soube terminar os capítulos nos momentos mais enlouquecedores, e no final esclareceu todos os acontecimentos, não deixou nada em aberto. Apesar de thriller não ser um dos meus gêneros preferidos, foi uma excelente leitura.

14 comentários:

  1. Oii Ju!

    Eu lembro desse livro do Mochilão da Galera e eu amei saber do enredo em geral.
    Gosto desse mistério durante a história e principalmente quando me falam que não conseguiu descobrir de jeito nenhum o que aconteceu hahahah.
    Fiquei muito animada com ele por ser um genero que gosto mas não leiot com muita frequencia.
    Fiquei muuuito feliz também em saber que vai ter um filme e espero que pegue toda a essencia da obra.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Ju a capa e título do livro já me chamaram atenção, ainda mais com uma leitura que fluiu bem e envolve o leitor o deixando bem curiosa para saber sobre os fatos atuais. Dica mais que anotada . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju! Vejo várias fotos desse livro por aí mas essa foi a primeira resenha, e foi uma sorte - eu acho - por ser a sua. Fiquei bem curiosa para saber o que houve com Megan e a forma de narrativa da autora me agrada bastante. Também não sou fã desse tipo de livro mas às vezes alguns me deixam bem curiosa. Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Essa protagonista tem cara de ser doida HAHAHAHA. Eu gostei da história geral, mas não curti muito a arte da capa, pois achei ela muito bagunçada. Não curti também a narrativa sob 3 pontos de vista, gosto de no máximo dois; sem falar no caso das pistas deixadas pela autora, se você achava algo estranho, imagina eu? HAHAHAHA. Enfim, recebi esse livro mas não vou ler pois não faz muito meu estilo.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?
    Eu não tinha ficado interessada na leitura desse livro, mas ao ler sua resenha fiquei curiosa. Saber que o thriller é viciante me anima muito, além do fato de saber que foi uma excelente leitura. Enfim, vou deixar a dica anotada, já que esse gênero sempre me fascina. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, eu adoro esse gênero e por isso fiquei interessada pelo livro desde a primeira vez que vi. Fiquei bem curiosa para saber o que vai acontecer com Megan, e curiosa também com o lado sombrio que esses personagens escondem. Dica anotada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  7. O que mais me arrepia nesse tipo de livro, é a capacidade dos autores de criarem personagens terríveis e absurdamente reais. Da medo de sair na rua rs
    Eu não estava muito empolgada com esse livro, mas ao ler sua resenha, acho que ele vai ter que entrar para a lista de compras hahah

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  8. Oi Jú,

    Só de ler sua resenha fiquei ansiosa e curiosa. Muito bom saber que a escrita é envolvente, fato que faz o leitor ficar praticamente grudado à trama. Agora, mais um ponto para a autora é a criação de personagens que poderiam facilmente fazer parte do nosso convívio, este realismo é realmente assustador.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, eu amo um thriller você sabe né... curti demais a premissa desse livro, principalmente o fato de você dizer que não conseguiu desvendar o mistério, adorei saber desse detalhe... fiquei bem curiosa para conhecer a história e para onde vai caminhar, ainda mais porque a narrativa é intercalada entre três personagens e isso dá uma ampla visão de toda a história... adorei de verdade a resenha, a proposta do livro e o quanto a minha curiosidade foi aguçada... Xero!

    ResponderExcluir
  10. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Adoro thriller, esse gênero trazem à tona as pessoas debaixo das máscaras que elas usam no dia-a-dia e algumas delas são de arrepiar!!!!! Não conhecia esse livro, mas ele já me ganhou. Agora, estou curiosa com um detalhe: qual o motivo da nova esposa de seu ex ser uma das narradoras dessa história, o que ela tem a ver com a Rachel (além do óbvio) e com a mulher desaparecida. Vou fazer minhas apostas, risos... Sua resenha ficou ótima!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ju, paraaaaaaaa! Quero ler porque adoro policial, mas tô sem tempo. E se vc que costuma sacar as histórias logo não descobriu, eu que sou meio lerdinha vou ficar mais surpresa ainda. Também gostei da capa, agora preciso arrumar tempo na vida pra conseguir ler. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Eu conheci esse livro no Mochilão e confesso que fiquei doida para ler e agora estou surtando!!!
    Adoro thrillers e falaram que esse é melhor que Garota Exemplar, um livro que amei.
    Espero poder ler esse livro logo.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Essa vai ser a leitura do meu final de semana. Minhas colegas do trabalho leram e acharam um pouco previsível. Adoro livro policial, mas sou meio chata e nem sempre acho emocionante. Vamos ver se o livro vai me agradar.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bom?
    Essa capa é realmente muito bonita. Pessoas que observam demais tendem a se meter em confusão. Já percebi isso hahahah
    Eu realmente senti um pouco de tensão no livro, pelo que você falou.
    Dica mais do que anotada. Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo