terça-feira, 27 de maio de 2014

[Resenha - Petit Editora] Um Amor do Passado

Postado por Ju às 17:00
Título: Um Amor do Passado
Marlene Saes | Natasha

Mariana foi seduzida por Renato. Depois de experimentar uma paixão sem limites, descobriu que estava grávida. Joana, sua mãe, perturbada, procurou uma “fazedora de anjos”, com a intenção de interromper a gravidez indesejada. Renato abandonou a pequena cidade, deixando para trás a adolescente com o coração partido. Anos depois, o passado bate à porta de Mariana: Renato, o sedutor aventureiro, finalmente retorna ao lar. Mariana, na companhia de José, reencontra, por acaso, seu primeiro amor... Atraído pela beleza daquela que foi sua paixão de juventude, Renato quer reaproximar-se. Mariana sente remorsos: enganou José, seu marido, a quem nunca confessou os deslizes da juventude... Fernando – o espírito abortado – não quer perdoar. Amargurado, desencadeia, no invisível, uma trama terrível: entre aparições, sonhos e visões, qual será o destino daqueles que semearam o mal?

Um Amor do Passado conta uma história com várias personagens importantes, mas acredito que as principais sejam Mariana e José. O casal é feliz, mas não consegue realizar um sonho: ter filhos. Mariana, aos 15 anos, foi induzida a realizar um aborto. Mesmo que não tivesse plena consciência da importância de seu ato, tem que encarar a parcela de responsabilidade que lhe cabe. O espírito que naquela ocasião teria a oportunidade de retornar à vida material não consegue perdoá-la, nem a outras pessoas envolvidas no ato, e se dedica a sua vingança. No que depender dele, já que Mariana o expulsou do próprio corpo, nenhum outro espírito terá a oportunidade de chegar a essa existência por intermédio dela.

O livro mostra a misericórdia divina através de uma narrativa que atravessa gerações. Alguns espíritos enfrentam a vida material duas vezes no decorrer da história. É mostrada a lei de causa e efeito, que nos relembra que as dívidas que contraímos em nossas sucessivas existências não podem ficar sem pagamento. Todos temos chance de nos redimir, e teremos quantas oportunidades precisarmos até nos tornarmos "espíritos perfeitos" um dia. Mas precisamos nos esforçar para nos tornarmos pessoas melhores; precisamos corrigir defeitos que carregamos algumas vezes há tempo demais. Precisamos, principalmente, perdoar aos outros e a nós mesmos.

Agora enxergo coisas que antes eu nem imaginava que pudessem ferir ou magoar as pessoas.

Um Amor do Passado mostra também que, muitas vezes, nos apegamos à parte dos fatos agradáveis para nós, e bloqueamos o que faria com que nossa culpa fosse maior que nosso ódio. Sempre existe um motivo para uma prova, que geralmente desconhecemos. Precisamos nos manter firmes em nossa fé em Deus, em Sua bondade e em Sua justiça infinitas. Quanto mais confiamos Nele, mais fácil se torna nossa jornada, pois aceitamos as provas com mais resignação e, sem revolta, é mais simples lidar com os obstáculos.

A superação da dor pelo amor é o único caminho para a evolução espiritual.

Mesmo tratando de temas lindos, como o amor incondicional; e delicados, como o aborto, o livro não conseguiu me emocionar muito. Acredito que pelo fato do leitor não ter a oportunidade de conhecer profundamente as "personagens". Parece que Natasha conta a história com certo distanciamento, talvez necessário para que ela conseguisse dividir os fatos com o mundo.

As personagens principais conhecem o espiritismo durante a narrativa e, por esse motivo, acredito que o livro possa ser lido também por pessoas que não tenham conhecimento a respeito da doutrina espírita. Mesmo que não seja muito emocionante, a história tem muito a nos ensinar e merece ser conhecida.

10 comentários:

  1. Olha eu sinceramente tenho que confessar que achei bastante bacana a sua resenha sobre este livro, até porque está sendo a primeira que estou lendo =x
    Mas eu gostei bastante e até sei quem vai gostar desse livro por ser espirita mesmo. Acho que seria um ótimo presente. Eu vou procurar ler também, porque eu achei a capa linda e a história deve ser também =] Parabens pela sua resenha linda. bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Ju. Aprecio bastante livros espíritas, mas confesso que não achei os personagens tão bem construídos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante, gosto de livros assim e conheço muitas pessoas que adorariam lê-lo.
    Bjú, Cih

    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju,

    Parabéns pela sua resenha, a capa é muito bonita, mas não faz meu estilo de leitura...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e gostei muito da resenha.
    A capa é linda e os quotes demonstraram bem o teor da obra. Sou espirita e acho que vou me identificar muito com a obra!

    Beijos!
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!!
    Hmm... Não me atraiu muito não. Por mais que eu acredite um pouco em vida após a morte e essas coisas, mas não me encheu os olhos. E os nomes... Achei tão normais... Acho que até mesmo um nome da um efeito no livro.
    Beijos
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,

    Eu não leio muito livros com esse gênero, mas a capa é muito linda, mas não me atraiu, sei lá, tenho uma colega que gosta muito de livros espiritas, mas faz um tempão em que eu não a vejo, se pudesse falar com ela até que indicaria.

    Mayla

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem:?
    Fiquei emocionada com suas palavras, viver é tão difícil. Aceitar o que você não entende, perdoar o que lhe dói tanto, são alguns dos obstáculos na nossa caminhada. Que pena que o livro não desenvolveu mais essa parte, teria sido uma lição de vida.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!
    Achei um livro bem interessante! Ele abordar o tema do abordo e também a visão espírita, me chamou atenção! Fiquei curiosa como é mostrado essa parte do espírito de negar a voltar!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  10. Oi Juh, tudo bem?
    Esse livro, infelizmente, não me interessou também. Na verdade, não é que não me interessou, mas não é algo que me dá vontade de ler. Já me incomodou o fato de o autor provavelmente ter uma posição contra o aborto, o que com certeza passará essa posição para a narrativa, porque eu sou a favor do aborto e ler algo martelando que o aborto é errado vai ser como uma pessoa estar do seu lado tentando te convencer de algo que você não aceita e sabe que jamais aceitará.
    Então, esse não é um livro que eu lerei.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo