domingo, 11 de maio de 2014

[Resenha - Valentina] Respirar, Meditar, Inspirar

Postado por Ju às 22:30
Título: Respirar, Meditar, Inspirar
Autora: Priscilla Warner
Tradução: Mônica Maia
Editora: Valentina

Do pânico à paz. “Eu tinha muito do que uma mulher poderia desejar para se dizer feliz: um bom marido, compreensivo e atencioso, um casamento bem-sucedido, dois filhos amorosos e um best-seller; em suma, uma excelente vida. Mas, ao contrário do que parecia, apesar de todo o sucesso e sorte, eu sofria de ansiedade crônica e tinha frequentes ataques de pânico. Esses ataques me sufocavam; era insuportável. Tentei a automedicação, no início com uma garrafinha de vodca que eu levava escondida comigo, e, mais à frente, parti para a alopatia e comecei a tomar Rivotril diariamente. Depois de uma fortíssima crise, decidi que tinha de dar um fim àquela situação: meu mantra pessoal passou a ser ‘Neurótica, cura a ti mesma’.” Este emocionante depoimento expõe o drama de milhões de pessoas, em todo o mundo, devastadas pela temida Síndrome do Pânico. Priscilla, uma nova-iorquina espirituosa, parte numa jornada em busca do monge tibetano que, acredita ela, habita todos nós. Uma jornada a partir da meditação diária rumo ao equilíbrio de corpo e alma, coração e mente, e, de uma vez por todas, o controle dos nervos. Nesse caminho sinuoso, muitas vezes pedregoso e árido, ela foi do pânico à paz e conheceu uma enorme variedade de práticas de cura alternativa e espiritual, algumas sérias, outras... nem tanto. Este livro, na verdade, deve ser o fiel companheiro dos leitores em busca de qualidade de vida e plenitude. Acredite, é possível, sim!

Respirar, Meditar, Inspirar chamou minha atenção desde o lançamento, mas eu não tinha certeza de que seria uma leitura com a qual eu me identificaria. Logo no início percebi que, mesmo que eu nunca tenha tido um ataque de pânico ou algo parecido, a Priscilla tinha muito a me ensinar.

A autora sofreu com o pânico por aproximadamente 40 anos. Até que resolveu não deixar que ele continuasse no controle de sua vida. Decidiu retomar esse controle e começou a trabalhar para que isso acontecesse. Durante o livro são descritas várias técnicas de meditação com as quais ela teve contato, além de diversas formas de terapia, inclusive algumas terapias corporais. Fiquei completamente fascinada com a leitura, aquele novo mundo me encantou e me fez querer aquelas coisas na minha vida também.

Acredito realmente que todos nós temos aquilo de que precisamos em nossas vidas, mas que existem tantas coisas bloqueando nosso caminho que precisamos de alguém para nos ajudar a remover esse entulho.

Priscilla se mostrou extremamente persistente e corajosa; precisou investigar de onde vinha a doença que a atormentava e isso acabou trazendo mais dor. Mas aprendeu a lidar com essa dor, e se tornou uma pessoa muito mais forte e serena. Finalmente, conheceu um estado real de felicidade.

- Sempre achei que era egoísta ser feliz. (...) Que, se eu fosse feliz, estaria tirando a alegria de outra pessoa. (...) Eu achava que existia uma quantidade limitada de felicidade no mundo e que, se eu recebesse demais dela, estaria sendo gananciosa.

O livro me fez agir. No meio da leitura já comecei a pesquisar sobre lugares em que eu pudesse aprender a meditar em São Paulo. Descobri que o que meu grupo de teatro utilizava como aquecimento é considerado uma técnica de meditação. Amanhã mesmo voltarei a praticá-la. Não é muito parecido com a ideia que a gente tem quando pensa nisso, mas é algo que realmente libertava minha mente de todas as preocupações. Me lembro de que no primeiro dia de ensaio nosso diretor explicou que tinha mesmo algo a ver com Osho, mas não liguei os fatos na época... rs...

A capa me transmite certa paz, e o título tem um efeito bem legal quando a gente mexe o livro, como se algumas letras "acendessem". É só assim que eu consigo explicar. As páginas são amarelas; a diagramação simples, mas impecável.

Indico essa leitura para todos que queiram se conhecer um pouco melhor, pois tudo o que a Priscilla aprende pode ser aplicado às vidas de outras pessoas. Achei lindo o fato de ela dizer várias vezes que a meditação a tornou uma pessoa mais bondosa, inclusive com ela mesma. Todos nós precisamos aprender isso.

- A vida é complicada e desafiadora para todos. (...) Existe uma forma de vivê-la com alegria, compaixão e boa vontade. (...) Muitas coisas acontecem porque acontecem. (...) Não podemos mudá-las. E o sofrimento, de acordo com o Buda, é aquela tensão criada na mente pela ideia de que as coisas deviam ser diferentes do que são.

19 comentários:

  1. Nossa, a autora sofreu um pânico de 40 anos... meu Deus... quanta angústia!! :(
    Que legal ela ter conseguido transformar isso tudo em um livro, ótima produção!
    Fiquei com vontade de ler o livro, muito por causa dessa informação, já que não é meu estilo literário...
    Mas, realmente... "a vida é complicada e desafiadora para todos." E isso dá muita angústia mesmo...
    Ah... muito legal você trazer esse post para o blog! :)
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a premissa desse livro. Fiquei com uma supervontade de lê-lo.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da capa e da ideia do livro, mas infelizmente é um livro que eu não leria. Não gosto muito desse gênero.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, o nome e a capa do livro me chamaram atenção, espero ler em breve.

    http://www.likelivros.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-teorema-katherine-john-green.html

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Ju, tudo bem?!
    Esse é o tipo de livro que eu não compraria, mas se tivesse a oportunidade, eu leria (ok, rimou t.t). Acredito que em determinados momentos da vida, é importante buscar uma 'paz interior' para tentar superar certas situações. Fiquei imaginando como deve ter sido dificil para a autora sofrer pânico por 40 anos. Depois que presenciei um assalto fiquei em 'estado de choque' e foi bem dificil voltar a fazer coisas do dia a dia sem ter medo. Mas o importante é nunca desistir.
    Você comentou que procurou lugares para meditar. Alguns anos atrás eu fazia Ioga e isso me ajudava bastante!

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Curti a resenha, mesmo estando na lista de livros que eu não compraria kkk Mas a capa é muito bonita o/

    Abraços,
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Ju!
    Provavelmente eu apssaria direto por esses livros na estante, mas a idéia dela mostrar pra o mundo aquilo que a ajudou, é muito boa. Eu deveria aprender a meditar. Quem sabe não me torno um pouco menos estressada? haha Boa resenha!

    Beijos,
    Nina Xaubet
    Storytime Storyteller

    ResponderExcluir
  8. Oieee, este livro não faz o meu estilo, posso até ler, mas acho que não vou gostar, a capa é legal e chama a atenção, porém eu acho que não gostaria de ler kkk, Abraços :D

    ResponderExcluir
  9. Hey,

    Curti muito o tema do livro, acho que preciso bastante, sou muito estressada, ás vezes penso, que meditação é um coisa muito chato, mas ao mesmo tempo, penso que vai me ajudar um pouco.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?
    O enredo desse livro é um assunto que me faria parar para assistir um programa na TV que estivesse falando sobre ele. Mas não me faria ler um livro. Mesmo assim, fiquei interessada quando você disse que a autora se tornou mais bondosa e que os ensinamentos dela podem ser aplicados a todo mundo. Todo o que for bom, que ajude a melhorar nossas vidas, é válido. Mas ainda assim, acho que eu absorveria melhor se ela desse uma entrevista na TV.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!!
    Achei super legal o tema do livro! Ela ter sofrido com o Pânico por tanto tempo e resolver dar a volta por cima! Espero um dia topar com ele e comparar!
    Parabéns pela resenha flor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,

    muito boa a sua resenha, conseguiu descrever muito bem o livro.
    Realmente deve ser muito doloroso, psicologicamente, sofrer de pânico e saber que ela deu a volta por cima, apesar de levar 40 anos é muito estimulante.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju,
    Lembro quando vi o livro pela primeira vez e fiquei imaginando como seria a história dele, após a leitura da sinopse fiquei meio sem ânimo, acreditando que seria uma leitura mais de auto ajuda, mas graças a sua resenha vi que o livro nos traz algo a mais.
    Bom pretendo ler o livro, essa capa realmente traz uma paz.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Não deve ser fácil ficar com pânico por 40 anos, infelizmente se a pessoa não tem ajuda ou não quer ajuda fica difícil.
    Gostei de saber que ela usa a meditação como uma das armas para sair dessa situação e estou curiosa para saber o restante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Que legal esse livro!!! Tenho uma amiga que teve síndrome do pânico e quando ela conta o quão difícil foi superar isso, fico sempre pensando o quanto a gente reclama por nada.

    Com certeza é uma experiencia que merece ser conhecida e compartilhada. Pessoas assim merecem ser conhecidas, pois acabam ajudando outros que sofrem o mesmo mal.

    Beijos,
    Bell

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju

    O relato do livro com a experiência de Priscilla é muito importante para ajudar e indicar um caminho para quem sofre do mesmo mal que ela sofreu.
    Serve também para todos nós na busca de uma vida melhor e mais centrada.

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá Ju tudo bem ?
    Nunca fiz uma leitura desse tipo, mas eu posso dizer que eu realmente fiquei interessado com esse livro ( por causa da sua resenha), sei que ainda sou jovem mas também me estresso pra caramba (não é como o pânico, mas as terapias corporais devem ajudar) e usufruir dessas técnicas seria muito bom. Além do mais a história é real e isso atiçou meu interesse.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju!
    Confesso que não me interessei pelo livro. Me pareceu um tanto de autoajuda, e eu não chegado a esse tipo de livro. Nunca consigo ler até o final. Mas nunca se sabe...
    Beijos
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju.
    Quando vi o título entre os lançamentos, não me encantei e continuo com minha opinião. Achei o livro bem fraco :/ .

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo