quinta-feira, 15 de maio de 2014

[Resenha - Rocco] Insurgente

Postado por Ju às 17:00
A resenha não contém spoilers deste livro ou do livro anterior da série.



Título: Insurgente
Autora: Veronica Roth
Livro #2 da trilogia Divergente
Tradução: Lucas Peterson
Editora: Rocco


Uma escolha pode te transformar - ou destruir. Mas toda escolha carrega consequências e, enquanto uma sensação de inquietação assola as facções ao seu redor, Tris Prior precisa persistir em sua tentativa de salvar as pessoas que ama - e a si mesma - ao lidar com questões relacionadas à mágoa e ao perdão, à identidade e à lealdade, à política e ao amor.O aguardado segundo volume da série distópica Divergente, de Veronica Roth, apresenta mais uma inebriante e emocionante história, repleta de reviravoltas, corações partidos, romance e poderosas revelações sobre a natureza humana.

Como eu disse na resenha de Divergente, me decepcionei um pouco com o livro. Então, reduzi bastante minhas expectativas com relação a Insurgente. O que foi bom, porque no início da leitura eu estava completamente entediada... achei que a autora não ia chegar a lugar nenhum.

Fui passando as páginas do livro porque me propus a lê-lo, e não costumo abandonar nenhuma leitura. Durante quase toda a narrativa, mais uma vez não me envolvi com os acontecimentos. Torcia com todas as minhas forças para que algo acontecesse e me enviasse para dentro da história. Apesar de toda a ação, de toda a estratégia e de todas reviravoltas, realmente quase perdi a esperança. 

Uma coisa me incomodava desde o primeiro volume: a história se concentra apenas em uma cidade. Considerei a sociedade criada pela autora muito complexa para existir tão isoladamente. Bem no final de Insurgente, veio a explicação do porquê disso. E foi aí que eu comecei a me interessar de verdade - ao menos um pouquinho - pela história.

Veronica trata de temas interessantes, como até que ponto devemos aceitar algo que um líder pretende impor. Mostra que o desejo do poder pode mudar completamente uma pessoa - pode fazer com que ela minta, corrompa, e também destrua qualquer um que se opuser a seus objetivos. Essa parte não é nada agradável de ler, ver o quão baixo um ser humano pode chegar é algo que me deixa realmente deprimida.

Talvez nós dois sejamos maus, mas há uma diferença enorme entre nós. Eu não me contento em ser assim.

Mas também vemos algumas coisas legais no livro, como pessoas aprendendo a amar, a confiar e a perdoar. Percebendo que alguém não é melhor ou pior apenas por pensar diferente. Todos temos nossos defeitos e qualidades, e podemos sempre aprender observando o jeito com que outras pessoas lidam com a vida.

Às vezes, sinto que estou colecionando as lições que cada facção tem a me ensinar e guardando-as em minha mente, como um guia para me virar no mundo. Há sempre algo a aprender, sempre algo que é importante entender.

Já que cheguei até aqui, claro que finalizarei a leitura da série. Espero gostar do desfecho, sei que muita gente não ficou nada feliz com ele. Logo vocês saberão minha opinião. =)

Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas às vezes decide confiar nelas. 

11 comentários:

  1. Temos algo em comum: também não abandono a leitura, mesmo que o livro não mexa comigo vou até final dele.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, também não gosto de abandonar a leitura no meio, vai que temos uma reviravolta e um final excelente? (O que já aconteceu comigo...)
    Estou louco para ler Divergente, mas vou confessar que sua resenha me desanimou um pouco. Mas vamos ver, quando eu ler venho aqui e te digo o que achei.
    Ótima resenha!
    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, se as pessoas soubessem o peso que tem uma escolha...
    "Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas às vezes decide confiar nelas." É muito isso mesmo. NUNCA conhecemos as pessoas.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  4. Hey Ju!
    Me impressionou com uma resenha um tanto "negativa", eu só vejo pessoas dizendo como esse livro é bom, ler uma opinião diferente das outras é sempre bom. Tenho curiosidade em ler o livro, mas nada que esteja na minha lista de urgência de leituras.
    Gostei da resenha!
    Beijos!
    Misael
    devoradoresde-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiii Ju,
    Sabe, eu quando eu não gosto de um livro eu costumo abandonar e não ler sequencias. Achei muito legal da sua parte continuar a leitura, mesmo que você sabe que pode se decepcionar ainda mais no final da série.
    Espero que não!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Hum, que bom que o livro melhorou no final, estava ficando desanimada em encarar a série rs!! Mas quando vc comentou do fato de focar apenas em uma cidade, de novo lembrei da série Feios. Lá o foco é a capital, mas há outros núcleos essenciais também, que surgem já no primeiro livro.
    Agora estou ansiosa pra ler sua resenha da última parte! Sério que muita gente não gostou do final?? Fiquei curiosa rs...
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Essa série é tão famosa que até me surpreendi em ler uma resenha negativa. Eu ainda não li e não sei se quero ler... Acho que vou ver o filme primeiro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Não me sinto com vontade de ler essa série, acho que assim como você iria me ver torcendo para que algo mudasse minha forma de ver a leitura como chata, mas não mudaria.
    Enfim, gostei de seu ponto de vista.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oieeee, eu tenho muita vontade de ler esta série, com o lançamento do filme nem se fala kkkkk, preciso comprar Divergente e ler para depois assistir ao filme. Espero não me decepcionar com Divergente assim como aconteceu com você, quero muito ler o livro e isso não pode acontecer kkkk, Abraços :D

    ResponderExcluir
  10. Oláaa!
    Será que sou a única pessoa da blogosfera que ainda não leu essa trilogia?
    Não sei, no início não tive muito interesse, mas de tanto ouvir falar e ver as pessoas surtando, acabei ficando curiosa.
    Vez ou outra leio algumas resenhas (com o cuidado de não ler spoilers), mas essa foi a primeira vez que leio algo 'negativo'. Isso só aumentou minha curiosidade.
    Preciso ler e decidir se odeio ou amo a trilogia. ^^

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hey Ju,

    Não gosto de abandonar livro, só abandonei um em todo essa minha vida literária, já li resenhas do primeiro livros, e muita gente gostou, e outras não, bem o tema eu gosto bastante, espero que consigas gostar do último livro, bem acho que irei comprar, mas não agora.

    Mayla

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo