sexta-feira, 30 de maio de 2014

[Resenha - Galera Record] O Livro das Princesas

Postado por Ju às 23:30
Título: O Livro das Princesas
Meg Cabot | Paula Pimenta | Lauren Kate | Patrícia Barboza
Tradução: Ryta Vinagre
Editora: Galera Record

Era uma vez... Em uma terra ensolarada, quatro princesas das letras se reuniram. E, com a ajuda da fada madrinha do talento, deram seu toque mágico a histórias muito amadas. E viveram felizes, para sempre!





O Livro das Princesas é uma coletânea de releituras de contos de fadas, em que a proposta é que quatro histórias que todos conhecemos - A Bela e A Fera, Cinderela, A Bela Adormecida e Rapunzel -, sejam narradas utilizando o mundo de hoje. Os elementos principais foram mantidos nos textos das quatro autoras. Amei muito a leitura! E agora vou contar um pouquinho do que vocês podem esperar, falando de cada um dos contos separadamente. =)

A Modelo e o Monstro - Meg Cabot

Belle é uma modelo muito famosa. Mas o que não passa pela cabeça da maior parte das pessoas é que ela não escolheu essa profissão porque a desejava intensamente, e sim por necessidade. Sua mãe morreu de câncer no cérebro, seu pai perdeu o emprego por ter se dedicado a cuidar dela durante a doença e, quando a garota percebeu que sua beleza poderia quitar as contas da família, abandonou seus estudos (que amava profundamente, tem paixão por livros e pelo conhecimento) e passou a se dedicar ao destino que se apresentou a ela.

Seu pai acaba encontrando um novo amor, Belle ganha uma irmã, e as duas são incluídas na lua-de-mel do casal, que acontecerá em um cruzeiro de 20 dias de Miami a São Paulo. Logo no primeiro dia, alguém chama sua atenção. Um rapaz que a observa de uma varanda, com um cabelo completamente despenteado. Seu "sombrio misterioso".

- O cabelo despenteado dele também me agradou, porque quem quer um cara que se preocupa mais com o próprio cabelo do que você?

Essa história foi uma delícia de ler. Belle, apesar de ter sacrificado parte de sua vida, não é uma garota ressentida. Pelo contrário, é bem-humorada, e está trabalhando com sua terapeuta o fato de não ser justo julgar as pessoas pelas aparências. Ela sente o efeito disso na pele todos os dias, quando desconhecidos se aproximam dela apenas devido a sua beleza. Só não esperava que fosse passar por um teste tão rapidamente. Em uma história super bem construída, com uma super reviravolta e alguns momentos de tensão, Meg Cabot soube me manter interessada durante toda a leitura em sua versão atual de A Bela e A Fera.

Princesa Pop - Paula Pimenta

Cintia tinha uma vida de princesa. Morava com seus pais em uma casa com um quarto cor-de-rosa, perto da escola e dos amigos. Só que, um dia, uma bruxa entrou na sua vida. Encontrou o pai com outra mulher e tudo à sua volta desmoronou. Sua mãe tinha um trabalho que a fazia viajar constantemente, e ela não teve outra opção a não ser morar com sua tia. A bruxa, juntamente com duas bruxinhas, já havia ocupado seu castelo. E Cintia não tinha a menor vontade de rever o pai.

Tudo isso fez com que a garota perdesse toda a fé no amor. Apesar disso, continuou sendo uma aluna exemplar e até conseguiu autorização para trabalhar como DJ aos finais de semana, desde que voltasse para casa à meia-noite: nasceu, assim, a DJ Cinderela. Um dia, um mascarado surge em sua vida. E suas crenças começam a mudar.

As personagens são muito legais! Senti como se elas realmente existissem, quis abraçar algumas pessoas e dar uma surra ou uma sacudida em outras...

Enquanto lia o conto, achei algumas partes meio exageradas. Depois, percebi que isso aconteceu apenas por causa do meu eterno otimismo, e consegui entender que poderiam, sim, ser reais - muitas pessoas não sabem o que acontece dentro de suas próprias casas. E o final me emocionou bastante, é realmente digno de um conto de fadas.

Eclipse do Unicórnio - Lauren Kate

Achei esse conto um tanto quanto inadequado para o livro. Não é mal escrito, nem nada do tipo. Apenas acredito que ele não tenha atingido a proposta, que era criar um novo conto de fadas. É uma adaptação de A Bela Adormecida, e o problema é que é extremamente parecido com o original. Poucos elementos foram alterados, e a personagem principal não ganhou uma história contemporânea. Continua vivendo num reino distante, sendo uma princesa de verdade, recebendo bênçãos - e uma maldição - na época de seu nascimento. 

Esperava bem mais, principalmente porque é o terceiro texto do livro, e os dois primeiros cumpriram a proposta com louvor.

Do Alto da Torre - Patrícia Barboza

Camila perdeu os pais aos 8 anos. Foi então, morar com sua madrinha, Laura, na "torre" - um apartamento no 12º andar, em Copacabana. Quando tinha 11 anos, ficou muito doente, e Laura fez uma promessa: se ela se curasse, só cortaria o cabelo quando completasse 15 anos. A garota se viu tendo que cumprir uma promessa de outra pessoa e, por quatro anos, deixou o cabelo crescer. Acabou ganhando um apelido: Rapunzel.


Eu peguei a tesoura várias vezes para acabar com toda a tortura. Porém, fiquei com medo de dar tudo errado! E se eu voltasse a ficar doente? Será que seria castigada por isso? Não acredito que Deus castigue ninguém, nós é que recebemos o retorno dos próprios atos. Mas mesmo assim, por via das dúvidas, resolvi exercitar a minha paciência e esperar pelo fim do prazo da promessa.

Esse foi o conto que achei realmente com mais cara de conto de fadas. É uma história tão fofa! De quebra, ainda trata de assuntos que gostei bastante de terem sido citados. A escrita da Patrícia é deliciosa, as personagens são bem construídas e crescem no decorrer da narrativa. Ótima forma de terminar o livro.

- E como seria a princesa de verdade dos dias atuais?
- Ah, uma princesa sem frescura! (...) Que corre atrás do que ela quer. Que é decidida, destemida. Desistir dos sonhos por causa do suposto príncipe, para poder ficar com ele? Princesas modernas nunca fazem isso! Se o príncipe quiser acompanhá-la e dar todo o apoio, ótimo. Até porque, se ele não entender as necessidades da princesa, não é príncipe, mas um tremendo de um sapo.

19 comentários:

  1. Esse será um dos próximos. Estou querendo ler antes que saia O Livros dos Vilões. E ainda tem Princesa Adormecida! \o/
    Todo mundo comentou que esse da Lauren tá fraquinho mesmo. Como aceitaram isso? o.O Não vi ninguém elogiar até agora.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Que livro legaaaaaal! Só autoras tops, rsrs. Gostei da sua resenha, o conto da Patrícia e da Paula aparentam ser bons :)

    Abraço, http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ganhei este livro lindo. Fiquei sem vontade de ler pq tinha uma fila prioritária... aí uma amiga pediu para trocar por um mais-que-desejado, aquele que eu estava louca pra ler. Então troquei. Sem dar chances a ele... agora fiquei curiosa e tenho que pedir emprestado à mesma amiga, hahaha!
    Beijo, Ju!
    Ler para divertir

    ResponderExcluir
  4. Olha eu ainda não li esse livro, mas eu tenho certeza que tudo escrito por Paula Pimenta deve ser maravilhoso, até porque eu tenho a série aqui Fazendo meu Filme e Minha vida Fora de série que estou com vontade de ler já tem um tempo. Espero poder gostar das histórias para poder ler esse livro e também aquele Princesa Adormecida que recebi em parceria da editora Galera Record. Livro maravilhoso também. Enfim...Adorei a resenha que vc fez de cada história, principalmente porque tudo em relação as princesas eu gosto e agora vem a dos vilòes por ai. Espero que vc leia e traga resenha aqui. Me chama que adoraria ler viu? Se cuida linda e parabens pela resenha. Adorei

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?
    Sou apaixonada por histórias de princesas e faz muito tempo que quero ler esse livro, mas ainda não aconteceu, infelizmente. Espero conseguir fazer isso em breve, porque além disso, AMO Meg Cabot <3
    Gostei de você ter feito pequenas resenhas de cada história, assim passou mais sobre o livro, e com certeza me fez querer ler ainda mais. Acho que vou gostar mais do da Paula Pimenta, foi o que chamou mais minha atenção hoje.
    Beijos e boas leituras, Juh.

    ResponderExcluir
  6. Oii,,

    Eu quero muito ler esse livro, mas ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre ele, OBRIGADA!

    Eu amo a Meg, tenho até outro projeto livro nesse mesmo estilo o Formaturas Infernais. Fiquei feliz em saber que a Meg fez sobre a minha história da Disney favoritas. Comprarei em breve !

    *O*

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler este livro, gosto de contos, e acho a capa dele uma graça!!!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  8. Oláaaaa!!!
    Essa capa é tããããão fotinha!
    Eu adoro releituras, mas confesso que me interessei bem mais pelo "Livro dos vilões" (que vai ser lançado em breve - ou já foi lançado?).
    Acho que vale a pena conferir as histórias presentes nesse livro também, vou logo providenciar os dois!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Adorei a forma como a resenha foi escrita. Achei bem bacana a proposta do livro e até fiquei curioso para ler só por conta do último conto da Patrícia Barboza. Me chamou a atenção, porém só por esse conto haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Oieee, adorei o tipo deste livro, achei super interessante e leria com certeza, vou pesquisar mais sobre ele, mas eu fiquei com vontade de ler, adorei a capa, MEGA FOFA <3, valeu pela dica de leitura rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Sinto dizer que não gosto da temática da Meg. Acho muito menininha e não é o meu tipo de leitura, haha! Gosto de algo que tenha mais intrigas e segredos, mortes, coisas tensas e apavorantes. Não estou desmerecendo-a, mas é a vida.
    Beijos
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ah o Livro das Princesas é tão bonitinho, por isso comprei, mas nem sei se as histórias vão me encantar, na verdade nunca fui muito ligada as princesas, parece até que nem tive infância né rsrs.
    Eu nunca li nada de nenhuma das três autoras, e acho essa uma ótima oportunidade pra conferir a narrativa de cada uma de forma bem simples.
    Pelo que percebi nossas autoras são bem mais criativas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Oie Ju,
    Quero muito ler esse livro, justamente por ser uma releitura moderna dos contos que adoro. Olha, sobre o conto da Lauren eu não gosto muito da narrativa dela, então já imagino que esse não vai me agradar. Particularmente, gosto muito da Meg. Agora é ler o livro para tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem?
    Eu já vi a capa desse livro várias vezes, salvo engano, acho que é a primeira vez que leio uma resenha sobre ele. Ultimamente, as releituras de conto de fadas têm feito muito sucesso, até nos cinemas. Eu adoro!!!!!
    Mas confesso que o único conto que chamou minha atenção foi o primeiro: a modelo e o monstro. Acho que estou influenciada pela história original que é linda demais!!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Jú,

    Eu não conhecia este livro, amei a capa, amei sua resenha e já o coloquei na minha lista de desejos.

    Tenho certeza que gostarei da Modelo e o Monstro, do jeito bem aqui e agora que parece que a Paula Pimenta escreveu a Princesa Pop com personagens quase reais, conforme você colocou.Creio que Do alto da torre arrebatará meu coração. Quanto a Eclipse do Unicórnio é possível que pense como você já que a autora não usou muito a criatividade. Aliás, ficou bem evidente que não gostou muito, pois você se alongou mais nos outros contos e neste não. risos.

    Bjs
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  16. Oi Jú,
    Li esse livro no inicio do ano se eu não me engano.
    Gosto de livros de contos, gostei muito desse.
    Primeiro por ter escritoras tão boas, Meg Cabot eu sou fã de carteirinha, sempre que posso leio os livros dela, adoro essa escrita.
    A Paula Pimenta e Patricia não conhecia ainda e fui apresentada com esses lindos contos.
    O meu preferido foi o da Paula, mas o da Patricia é lindo também.
    Enfim um livro tão fofo quanto os contos em si.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  17. Já vi muitas pessoas falando sobre esse livro, eu particularmente gosto de contos, principalmente adaptações de contos de Fadas. AChei que o da Meg Cabot deve ser muito legal de ler, principalmente porque no mundo da moda o que mais vemos é a superficialidade.

    DO Alto da Torre, também parece ser interessante e eu não conheço a autora, bom saber que você gostou. Estou com o livro para ler, só não tinha me animado a começar. rsrs

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju!
    Eu não li essa coletânea! Mas deixo aqui meu amor pela Meg Cabot! Amo ela, adorei saber que curtiu o conto dela! Das outras eu quero conhecer a escrita da Paula ainda, tenho problemas com a Laure desde o Êxtase e a ultima autora eu fiquei bem curiosa! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju, tudo bem?
    Sempre que vejo resenhas desses livros, descubro que os melhores contos são das autoras nacionais, acredita? Um dia dou uma chance!

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo