domingo, 4 de maio de 2014

[Resenha - Novo Século] Escola de Magia - O Roubo do Livro Mágico

Postado por Ju às 14:00
Título: Escola de Magia - O Roubo do Livro Mágico
Autor: Nelson Lameiras
Editora: Novo Século

Sinopse: Neste primeiro livro da série, Matt e Karen, dois corajosos adolescentes, ingressam, após uma grande confusão, na Escola de Magia – um fantástico colégio, escondido em Manhattan. Rapidamente, surge a amizade com Douglas, Andry, Lion e Glacy, e juntos viverão uma grande aventura. Ao desconfiarem que um dos professores está tentando roubar novamente o Livro Mágico, eles passam a investigar e acabam caindo em uma perigosa armadilha. Agora, com a ajuda de Cronus, o diretor do colégio, irão se deparar com o início de um grande confronto...

Matt e Karen têm 13 anos e são amigos há bastante tempo. A amizade deles fez nascer uma amizade também entre seus pais. Durante um jantar com as duas famílias, algo rotineiro para eles, pedem permissão para dar um passeio nas proximidades do restaurante. Ao tentar chegar a uma livraria, se deparam com um duelo que nunca imaginaram presenciar: os envolvidos usam magia e ainda estão acompanhados por uma espécie de tigre negro gigante.

São levados para a Escola de Magia. O diretor do local, ao perceber que eles possuem um grande poder a ser desenvolvido, lhes oferece uma vaga na escola. E assim a vida de Matt e Karen começa a mudar radicalmente.

Adorei a capa desse livro, e a sinopse me interessou muito. Amo histórias que envolvem magia e estava bem curiosa para ler.

Ele tem algumas semelhanças com Harry Potter. Toda vez que o vilão da história aparecia, eu enxergava o Voldemort. Também achei o diretor bem parecido com o Dumbledore. Perto da escola, tem uma cidade mágica - lembrei do Beco Diagonal. Só que, ao invés de três amigos inseparáveis meio malucos que acabam virando heróis, temos seis amigos. Ao invés do chapéu seletor, um livro mágico. Os alunos não são divididos em casas, mas também ficam separados em dormitórios, de acordo com o elemento com que são mais ligados - água, fogo, terra ou ar. Existem competições de esportes malucos. Tem um aluno mega do mal que se acha o melhor do mundo.

Mesmo a ideia não sendo completamente original, poderia ter surgido um livro bem legal. Infelizmente, algumas escolhas feitas pelo autor me incomodaram bastante. Uma coisa é quando uma história me engana, me faz tirar conclusões completamente erradas e me surpreende no final; quando isso acontece, me sinto idiota de um jeito bom. Outra coisa bem diferente, é quando um autor presume que eu seja uma idiota, e fica repetindo várias vezes a mesma informação, como se eu fosse incapaz de entender se ele escrevesse aquilo só uma vez. Esse foi o principal fato que fez a leitura não fluir para mim. Às vezes eu me irritava tanto que tinha que parar de ler um pouco. Outra coisa que eu não conseguia suportar era o tal do "hahaha" que aparece com frequência. Imagino que a intenção tenha sido representar uma risada maligna. Não funcionou, e tive que aguentá-lo até a última linha.

A história é interessante e gostei da construção das personagens. Algumas são excessivamente chatas, mas ainda reais. Outras, como um dos protagonistas, Matt, crescem bastante no decorrer da narrativa. Ele chega na escola achando que é melhor que os outros, mas aos poucos enxerga seus defeitos e passa a trabalhá-los. Acaba se tornando um amigo essencial na vida de muita gente.

A série tem potencial, desde que o autor mude um pouco o modo de tratar o leitor. Acredito que, se repetições como as que ocorreram no primeiro volume forem evitadas, a leitura vai se tornar bem mais prazerosa.

13 comentários:

  1. Eu amei o titulo e a capa. E fiquei mais empolgada ainda quando li que era parecido com Harry Potter. Nem ligo de não ser ideia nova. Mas desanimei um pouco quando vi o resto que você escreveu. Tem alguns autores que irritam mesmo. Pra que ficar repetindo a mesma coisa varias vezes, a gente já entendeu na primeira, mas fazer o que né?

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. A capa é linda e o título mais ainda! Não conhecia ainda mas sério, já estou amando ele só pela sua resenha viu? Já entrou pra minha wishlist literária hahaha Amei e amei seu blog também, já estou seguindo *u*
    Um beijão <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Jú!
    Lendo a Sinopse é impossível não pensar em Harry Potter e ao ler sua resenha isso fica ainda mais claro, mas vamos levar em consideração que a própria Rowling deu liberdade a quem tivesse imaginação fertil de criar uma escola de magia na América, a ideia da história é bem interessante, pena o autor, como você comentou, ter dados esses "deslizes" e apesar de maquiado ter dado um CRTL C + CRTL V na história do Harry, ainda assim fiquei curioso para conhecer!

    Abração
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jú, tudo bem???
    Li a sinopse e não tinha como não pensar em Harry Potter... Claro que as histórias que envolve magia sempre tem alguns pedaços que nos faz lembrar dele, porque afinal ele é único... Mas confesso que fiquei meio receosa com os pontinhos negativos que vc citou e não sei se eu leria... Bom mas quem sabe um dia. Xero!!!!1

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Comecei a ler a resenha achando que teria uma nova dica, mas perdi completamente a vontade de ler ao saber sobre essa coisa da repetição das explicações. 'A Arma Escarlate' da Renata Ventura é inspirado em Harry Potter (aliás, acredito que o único ponto em comum seja mesmo a escola de magia e as referências que ela faz) e mesmo assim a história conseguiu ser original. No mais, curti a capa do livro, pena que tem esses pontos negativos.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?
    Nossa, quando comecei a ler pensei que iria adorar, pois como você gosto de magia e sou fã do Harry Potter. Que pena que o livro lhe desagradou. Tomara que o autor melhore no ponto que você comentou, pois dessa forma, realmente não desperta o interesse do leitor.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,

    Bom a capa desse livro é linda e me fez querer tê-lo na minha estante, e o livro é nacional o que me agradou muito,e como você disse parece muito com Harry Potter, mesmo sem ainda não ter lido, e odeio quando os autores repetem a mesma informação, sim eu sou capaz de entende a informação, é só colocar uma vez, que eu entendo, mas apesar disso eu gostei muito da historia.

    Mayla

    ResponderExcluir
  8. Oieee, eu ainda não conhecia esta série e achei interessante, antigamente eu não gostava deste tipo de livro, porém depois de conhecer alguns títulos, passei a gostar destes tipos de livros com escolas de magias e tal kkkk, nao sei se leria, mas eu acho que sim, parece ser interessante, irei procurar outras resenhas para saber mais sobre o livro, então valeu pela dica de leitura. Abraços :D

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju tudo bem ?
    Eu também, assim como você gostei bastante da sinopse, mas como você disse que o livro não é tudo isso fiquei meio receado, meu tempo para ler é pouco e estou sendo bem seletivo quanto os livros que leio. Eu acho que a história tem um potencial grande e mesmo antes de ter lido a resenha já tinha sentido uma referência a Harry Potter.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Bom a capa logo de cara não me chamou atenção, mas como não sou de julgar o livro pela capa hehe., o que me ganhou aqui foi logo a sinopse.
    Nossa hein concordo com você, quando leio livro e me surpreendo de uma forma boa é uma coisa agora , ele fazer isso achei bem desmotivador para uma possível leitura minha, odeio quando leio várias vezes a mesma coisa fico me sentido um completa idiota mesmo.
    Mesmo assim pretendo ler o livro e espero que o autor leia essa resenha e corrija isso no próximo livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  11. Oiii Juuu!!
    Nossa, assim que começei a ler a sua resenha perdi todo o interesse do livro, aushsuah não gosto de histórias que se pareçam tanto com Harry Potter, tanto que tem ANOS que enrolo para ler uma que também fala sobre magia e escolha, e varinhas, etc... O que me deixa bastante chateada com os autores brasileiros é exatamente isso, é tudo TÃO americanizado, até o nome dos personagens, quando é que encontramos alguém chamado Matt aqui no Brasil??? Se alguém conhecer me apresentaaa õ/ aushasuhsauhas. Amo o jeito como escreve com sinceridade e simplicidade, sem floreios e direto ao ponto... Não gostei da capa ao contrário da maioria, COMOFAS? uahsuashuash to toda errada hoje!!!! aushsauh}
    Beijoo
    Becca
    www.maispradizer.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Juuuuuuuu!
    Esse é um livro que não me despertou curiosidade! Mesmo por vc colocar que tem semelhanças com HP, já me incomodou! Não gosto quando uma história lembra a outra! Esse eu passo! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Gostei da resenha, mas sinceramente... Não me chamou atenção, não apenas por ser fã de Harry Potter, mas me parece tudo tão familiar... Sabe? Não me encheu os olhos. Mas... bom. Nunca se sabe não é?
    Beijos
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo