quinta-feira, 1 de maio de 2014

[Resenha - Fundamento] Rangers - Ordem dos Arqueiros: Folha de Carvalho

Postado por Ju às 17:00
A resenha não possui spoilers sobre esse livro ou os demais da série. Caso não queira saber nada sobre o que está acontecendo na história, pule a sinopse.

Resenhas dos livros anteriores: Livro 1 | Livro 2 | Livro 3


Título: Rangers - Ordem dos Arqueiros: Folha de Carvalho
Autor: John Flanagan
Livro #4 da série
Editora: Fundamento

A chegada da primavera começa a derreter a grossa camada de neve do inverno escandinavo. Depois de semanas de muito frio e comida escassa, Will e Evanlyn vislumbram a primeira chance de continuar com sua fuga. Mas Evanlyn é capturada por um misterioso cavaleiro. Quando Will parte em busca da jovem princesa, reencontra Halt e Horace. Juntos, eles descobrem os planos dos temujai, um povo guerreiro das Estepes do Leste, que havia reunido um poderoso exército invasor no intuito de dominar a Escandinávia. Halt percebe que a invasão do reino gelado representa somente o início da investida dos temujai, que, certamente, logo se lançariam contra Araluen. Por isso, ele decide oferecer ajuda aos escandinavos. Assim, resgatar Evanlyn passa a ser apenas o primeiro desafio no caminho de Will. O segundo, muito mais doloroso e imprevisível, será lutar lado a lado com os escandinavos, o povo que o escravizou, a fim de impedir a ascensão de um inimigo comum. Seria Ragnak, líder do povo escandinavo, capaz de deixar seu ódio de lado e aceitar o auxílio de arqueiros araluenses? Quais consequências uma aliança como essa pode trazer?

A aflição em que vivi desde que terminei o segundo livro da série finalmente chegou ao fim! John Flanagan acalmou meu coração com Folha de Carvalho. Mas entendi porque ele demorou tanto para concluir essa aventura de Will, Halt e Horace. O autor estava preparando algo grande.

No quarto volume, acontece uma batalha bem maior do que todas as que vimos antes. Conhecemos um novo povo, que vem de uma terra bem distante. Guerreiros disciplinados e determinados, que querem ter controle sobre uma região imensa. A presença deles cria alianças inesperadas, e permite que algumas pessoas tenham a oportunidade de mostrar seu valor e ter uma vida melhor. Caso sobrevivam...

Como temos uma batalha enorme, claro que nesse livro não falta ação. Mas o destaque é mesmo o ponto forte dos arqueiros: a estratégia. Se, por acaso, alguém não tiver conseguido entender isso ainda, entenderá lendo esse volume. É incrível o que um plano bem elaborado pode fazer. 

- Um bom líder é alguém que conhece seus defeitos e contrata alguém com as qualidades que lhe faltam para cuidar das coisas para ele.

A cada livro fico mais impressionada pela forma que meu amor pelo Halt cresce. Atingiu um nível a que eu nunca imaginei que fosse chegar! Ele é super inteligente (na verdade, o cara é um gênio), esperto, generoso, justo, leal, amigo. O jeito distante dele  nunca me enganou... rs... Desde o início é uma personagem meio misteriosa, mas tem um comportamento super protetor, ao mesmo tempo que faz questão de despertar o melhor nas outras pessoas e incentivar ao máximo o desenvolvimento de suas habilidades. É capaz de abrir mão das coisas mais importantes de sua vida, caso isso seja necessário para ajudar um amigo em perigo.

Mais uma vez, o autor destaca a importância e o poder da amizade. Mostra que, quando conseguimos nos livrar de preconceitos, nossa vida se torna muito mais fácil. Que, quando estamos abertos a mudanças, podemos acabar surpreendendo não só a nós mesmos, mas a todos que estão ao nosso redor.

Folha de Carvalho se tornou meu livro preferido da série! Conseguiu uma façanha: superou, e muito, minhas expectativas. Mal posso esperar para conhecer a nova aventura que aguarda as personagens que tanto amo em Feiticeiro do Norte!

10 comentários:

  1. Oi Ju!

    Adorei a história do livro e fiquei bem empolgada com a sua resenha. Gosto de aventuras meio medievais e que se passam na europa nórdica. Eu vou procurar para ler!

    Beijos,
    Storytime, storyteller

    ResponderExcluir
  2. Oiee Ju ;)
    Confesso que não li nenhum livros desse autor e as resenhas estão sendo lidas pelo teu blog. E novamente me deixou instigada e curiosa em conhecer a escrita. De ser envolvida por esse e os demais livros que escreveu tão bem. É tão bom quando um livro supera e muito nossas espectativas espero que aconteça o mesmo comigo quando estiver lendo. Beliscões

    ResponderExcluir
  3. Oieee, nunca li nenhum livro desta autor, não que eu me lembre rsrs, acho as capas até um pouco legais, mas não tenho interesse em ler, apesar de gostar de histórias com guerras, lutas, etc... esta série não chamou minha atenção rs, Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Nunca li Rangers, porém vejo resenhas muito positivas dessa série, o autor caprichou na escrita e na história em si. Tenho interesse em ler porque despertou muita curiosidade em mim, entrou pra wishlist hehe

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju.
    Ainda não conhecia esse livro, gostei da premissa dele, mas o que me ganhou foi quando tem mensagens, como o poder da amizade, pelo que percebi o escritor caprichou na escrita.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?
    Que livro é esse? Da onde você o tirou? Risos.. Eu não conhecia e fiquei encantada, é a minha cara!!!!! Não li suas outras resenhas, mas quando tiver mais tempo, vou voltar aqui e vou ler com certeza, adoro esse gênero e essa série parece ser muito boa.
    Adorei sua dica.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!

    Vou falar, essa série não me interessa nenhum pouco, e eu sou teimoso, quando uma coisa não me chama atenção eu não leio mesmo!!! Tenho que admitir que a história é boa, e eu gosto um pouco desse gênero. Mais não sei, não me dei bem com esse livro kk... É coisa de louco! Abraços!

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Júúúú!!!! :D
    Essa é minha série favorita! O Autor é demais e adoro a narrativa do Flanagan. Adoro o Will e a forma como ele vai se desenvolvendo. Halt é depois, seu sarcasmo e sempre com um ar misterioso é o que tem de melhor nos livros. Continue lendo, que nao vai se arrepender! :D

    Beijos
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju tudo bem ?
    Eu já conheço essa série por alto, toda vez que vou na livraria os livros estão lá estampados, porém são muitos e até desanima começar, até gosto de séries mas quando são grandes demais me desanima um pouco.
    Eu gostei da história e da sinopse, mas confesso li por alto a resenha pois esse já é o quarto livro da série e eu vou lê-la sim, mesmo que seja um pouco desanimador, algum dia pois me interesso bastante com a história :)
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju!
    Tudo bom?
    Para entender melhor a história, tive que ir nas resenhas dos primeiros livros...hehehehehehe
    Achei a temática bem interessante, mas não sei se me aventuraria a ler, pois no momento estou fugindo de séries e me focando apenas em completar as que tenho, mas nada impede uma leitura futuramente.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo