quarta-feira, 7 de maio de 2014

[Resenha - Editora Valentina] Fale!

Postado por Ju às 20:30
Oi gente! Boa noite!!

Hoje é o Dia do Silêncio, e decidi me juntar à Editora Valentina no movimento "Fale contra o abuso". Sei que não é um assunto agradável, mas é importante. 


A campanha irá até o dia 18/05, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma vez fui a uma cidade em que fiquei completamente chocada com crianças, meninas que deveriam ter no máximo uns 12 anos, se prostituindo no calçadão da praia. Não vou dizer qual é, porque não quero entrar em conflito com pessoas que morem no local. Mas nunca fiquei tão chocada na minha vida.

Quando paro para pensar no abuso sexual, principalmente quando envolve crianças, perco toda a fé no ser humano. Não consigo aceitar que os seres que têm coragem de cometer esses abusos muitas vezes são familiares próximos, em quem as crianças confiam completamente. Graças a Deus nunca presenciei algo assim, mas sei que infelizmente é uma realidade presente na vida de muita gente. Então, o que eu espero que fique na mente de vocês, é o que está no banner abaixo. Nunca silenciem!!! Acompanhem as ações da campanha no facebook da editora, e divulguem essa ideia! 


Aproveito a campanha para dividir com vocês mais uma vez minha opinião sobre um livro que achei completamente fantástico: Fale!.

Título: Fale!
Autora: Laurie Halse Anderson
Tradução: Flávia Carneiro Anderson
Editora: Valentina

Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa? (retirada da orelha do livro)

Eu amei essa capa desde o primeiro momento. Achei linda e muito delicada. Agora, ela me dá vontade de chorar. Todas essas bocas fechadas me fazem lembrar tudo o que a Melinda passou, tudo o que a transformou numa garota calada e sem nenhuma motivação para seguir em frente fazendo o seu melhor. Foi uma ideia muito boa usar a árvore, um elemento tão importante na história. Aliás, ficou fofa a diagramação, com os números das páginas dentro de arvorezinhas.

Melinda está no primeiro ano do ensino médio. Até o final do ensino fundamental, tinha uma vida normal. Tinha amigas que riam com ela, tirava boas notas. Mas algo aconteceu durante as férias, algo que a garota não teve coragem de contar a ninguém. Na verdade, ela leva um bom tempo para entender o que realmente aconteceu, e acha que ninguém acreditaria nela. Então, se torna uma pessoa completamente fechada. Suas notas caem de forma assustadora, e seus colegas a consideram cada vez mais estranha.

Melinda se tornou a vilã da escola, foi excluída e humilhada, e ninguém foi capaz de se preocupar realmente com ela para tentar descobrir porque estava tão diferente. Mas se o problema fosse só esse, até que ela teria conseguido se recuperar mais rápido. Só que os pais de Melinda também não percebem o quanto a filha precisa de ajuda, pelo contrário, juntam-se ao colégio para exigir que ela seja uma aluna melhor. Uma filha melhor. O ser perfeito que ela não tem condições de oferecer a eles, já que uma depressão atinge a garota de forma avassaladora. 

Tem um "poema" antes da história começar, formado por frases de depoimentos que a autora recebeu. É de cortar o coração. Já comecei a leitura com um aperto no peito. E, para ser sincera, o aperto está aqui até agora. Estava chocada demais pra chorar durante a leitura. Não fui capaz de separar um único quote, de tanto que a história me envolveu. 

Fale! é narrado em primeira pessoa e, assim, podemos conhecer a personagem principal com muita profundidade. Ela praticamente não fala, por pensar que ninguém escutaria, mas divide conosco todas as suas emoções e pensamentos.

No final do livro, tem uma entrevista com a autora que vale muito a pena ler, e estatísticas aterrorizantes. Vocês precisam ler esse livro. Todo mundo precisa ler. A autora toca em um problema muito delicado de uma forma que sacode o leitor. E nos lembra a todo momento que todas as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, precisam ter alguém em quem confiar. Precisam que alguém as faça sentir seguras nesse mundo maluco. Que alguém acredite nelas, mesmo quando a história que contam pareça não fazer sentido. Sem isso, elas apenas gritam em silêncio, e torcem para um dia a vida voltar ao normal.

Resenha postada no skoob.

12 comentários:

  1. Tenho simplesmente muuuuuita vontade de ler esse livro, de verdade. Em primeiro lugar acho a diagramação dele lindíssima. Em segundo, tenho muita curiosidade de conhecer a história, de ler esse livro desenfreadamente, porque meio que além de estar curiosa para saber o que aconteceu com Melinda, meio que me identifiquem com certos fatores que você citou na resenha: assim, meio que sou aquela pessoa que se transformou calada e introspectiva por medo do que as pessoas vão pensar, hoje em dia em menor frequência talvez, mas já fui bem pior com isso. Também sei o que é essa grande cobrança por parte dos pais, e o fato de ser excluída, eu meio que já fui e não vou dizer que totalmente não sou mais porque, divido certas ocasiões, eu estaria mentindo se dissesse. Senti uma certa afinidade, apesar de não saber de fato o que aconteceu com a protagonista, mas estou ávida por ler esse livro, espero conseguir realizar essa leitura em breve!

    ResponderExcluir
  2. Nossa desde que e vi a divulgação desse livro, eu já fiquei louca por ele!!!Realmente a adolescência é um período complicado e sempre precisamos de alguém do nosso lado em quem confiarmos e desabafarmos. Melinda deve ter sofrido muito e esse é um exemplo de muitas garotas que são excluídas, só recebem cobranças e nada mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não me interessei muito pelo livro, pra ser sincera, mas fiquei curiosa em entender o que aconteceu que fez a Melinda mudar o comportamento. Parece ser uma história muito triste.

    ResponderExcluir
  4. gente eu vi diversas resenhas desse livro
    a sua me tocou mt, preciso ler ele menina.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Realmente a capa é linda. A princípio o livro não tinha me interessado, mas depois da sua resenha fiquei bem a fim de ler.

    ResponderExcluir
  6. Oii Juu! Confesso que não tinha me interessado muito pelo livro, mas lendo sua resenhe me identifiquei de mais! Acho minha cara, porque passei por uns problemas parecidos no colegial, meus amigos se afastaram de mim e tudo. Realmente fiquei supeeer curiosa com o livro, quero muito lê-lo *-* Seu blog como sempre lindo e com posts diários aushaush conseguirei isso em breve no meu te prometo! aushusah
    Beijoo
    Becca
    www.temosmuitomaispradizer.com

    ResponderExcluir
  7. Já deu para perceber que o que aconteceu com Melinda foi algo bem sério, uma marca profunda. Sinceramente tenho receio de descobrir, porque parece muito grave e traumático e fico com o coração na mão quando leio livros que tratem de assuntos que nos fazem sofrer junto com a personagem. Mas acho necessário ter esse tipo de leitura para, justamente como você falou, ficarmos mais ligados na mudança de comportamento repentina de uma pessoa próxima, as vezes ela pode estar sofrendo em silêncio. Já esta na minha lista de leitura e espero sinceramente que Melinda possa superar o que lhe aconteceu no passado.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei um tempo tentando entender a capa, e demorou um tempo para reparar que são bocas. E depois na resenha, que alias está lindissima, comprovei e fiquei triste em saber o motivo. Esse com certeza é um livro que vou ler e dizer que sou eu, vou me comparar muito com a protagonista sendo que tive diagnostico de depressão e um dos grandes motivos foi a escola e o pessoal de lá. Com certeza vou chorar. E achei legal a ideia do poema com depoimentos e depois a entrevista. Realmente é um tema que deve ser mais discutido. E preciso saber as razões da personagem e como ela lida com isso, pois sei bem que não é nada fácil.

    ResponderExcluir
  9. Não assisti ao filme ou li o livro ainda, mas imagino a temática pela sinopse e se for mesmo o que estou pensando, acredito que esse é um livro de informação pública, as pessoas devem lê-lo para abrirem os olhos e se protegerem disso. Não é o meio tipo de literatura, mas eu leria pelo valor que essa história representa.
    Excelente resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ju! Nossa que resenha em?! Adorei o tema do livro, numa outra vez eu havia comentado sobre a capa mas eu não sabia que ela tinha esse real significado! A sinopse é bem interessante vou ver se consigo ele pela internet!
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ju, não conhecia o livro...
    Pela sua resenha, gostei dele e seria uma escolha de leitura, com certeza.
    Gosto de temas assim, que sacodem o leitor, fazendo pensar.

    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Acho muito legal a editora estar organizando uma campanha contra o Abuso, pois este é um tema que choca muito mesmo e é uma triste realidade. Também não consigo entender como alguém pode abusar de uma criança! É mesmo revoltante.
    Nunca li nada que tratasse deste tema e fiquei curiosa para ler o livro, parece ser emocionante!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo