sábado, 10 de maio de 2014

[Resenha - Valentina] Ah, o verão!

Postado por Ju às 22:30
Título: Ah, o verão!
Autora: Fernanda Belém
Editora: Valentina

Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível. Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!

Comecei a leitura de Ah, o verão! sem muitas expectativas. Já havia lido um livro da autora e me decepcionado um pouquinho... Mas quis ler alguma outra coisa dela, afinal, meu problema foi com um dos protagonistas. Um pouco desse problema se repetiu em Ah, o verão!. Mas foi diferente dessa vez, porque a Fernanda não deu vida a uma pessoa completamente detestável.

Camila tem 15 anos e é uma garota alegre, cercada de amigos. Tem uma paixonite por um garoto dois anos mais velho que ela e, depois de um ano tentando chamar a atenção dele, pensa que terá a grande oportunidade de se aproximar em uma festa. Só que sua mãe a obriga a viajar no dia em que a festa aconteceria, e ela deixa o Rio de Janeiro super revoltada. Acredita que quinze dias de muita tristeza, revolta e solidão a aguardam em Búzios... mas será mesmo?

A Camila é uma pessoa encantadora durante a maior parte do enredo. Tem um coração enorme, é companheira, uma boa filha e tem paixão pela vida. Porém, algumas atitudes que teve me fizeram sentir certa antipatia por ela. Primeiro, o fato de ter acabado de fazer 15 anos, já ter ficado com 7 garotos, e estar com muita vontade de aumentar esse número. Sinceramente, isso não entra na minha cabeça. Não nasci para conviver com uma realidade em que todo mundo beija todo mundo, ainda mais com 15 anos... Mas, felizmente, pessoas importantes para ela demonstraram durante a narrativa que pensavam como eu, e isso acabou entrando na cabeça da garota.

Segundo, ela me irritou bastante ao aparentar alguns preconceitos. Na primeira vez que aconteceu, me senti pessoalmente ofendida. Quando a Mila paga um enorme mico na praia, faz um infeliz comentário: "Viramos motivo de piada. A praia toda deve estar pensando que viemos de Minas Gerais". Então tá, Mila, carioca não paga mico então, né? Só mineiro? E somos tão ridículos que necessariamente se alguém faz algo que vira motivo de piada, deve ter vindo de Minas... Não merece nem mais comentários. Aconteceu de novo algum tempo depois, com uma colocação sobre os chineses. Jurei para mim mesma que se acontecesse de novo ia abandonar o livro. Mas não aconteceu. Ainda bem.

Durante todo o tempo em que eu não estava me irritando com essas coisas, sorria de encantamento. A escrita da Fernanda é perfeita, muito fluida, não conseguia parar de ler. Voltei no tempo, foi como se estivesse vivendo de novo meu primeiro amor. Todas as sensações voltaram, a expectativa, a ansiedade, um leve medo por estar lidando com algo desconhecido... Foi uma delícia reviver tudo isso. Também me deu uma saudade imensa de Búzios, vou precisar visitar a cidade novamente, com certeza.

Se não fosse pela parte dos preconceitos, recomendaria essa leitura sem nenhum receio. É uma pena que duas frases tenham feito com que o livro caísse no meu conceito. Se fosse um livro adulto, não acredito que isso seria um problema. Só que acho bem complicado quando algo assim acontece em um livro infantil ou juvenil.

Camila tem amigas que a autora construiu de forma muito real também, uma delas inclusive se chama Juliana, e tem muito em comum comigo. A presença delas tornou a leitura ainda melhor, assim como a presença dos pais de algumas das meninas e de mais algumas pessoas que surgem...

O trabalho gráfico da Valentina está impecável, o livro ficou muito lindo. A única coisa que não me agradou foi que usaram folhas brancas. Não é o padrão da editora, realmente não consegui entender o que aconteceu. Mas o tamanho da letra é bem confortável, e li o livro bem rápido mesmo com a presença delas.

No geral, Ah, o verão! me surpreendeu bastante. Quando o final estava chegando até chorei umas duas vezes. O livro faz parte de uma série, As Quatro Estações do Amor, e no final é apresentado o primeiro capítulo do livro seguinte. Assim que terminei já estava com tanta saudade da Mila que fiz uma coisa que nunca faço - li esse capítulo. Estou super curiosa para saber qual a nova aventura que a garota vai viver, espero que o próximo volume não demore a ser publicado.

12 comentários:

  1. Não sou de Minas, mas se fizessem um comentário assim do Paraná, eu pararia de ler na hora, devemos respeitar as pessoas.

    caminhandoemmarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei de sua opinião sobre o livro, me pareceu realmente sincera.
    Mas devo confessar não leria o livro, acho que em muitas partes assim como você me irritaria, e de leituras que me irritam eu tô fugindo!
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiie!!
    Nunca li nada da autora e sobre esse livro, nunca me chamou atenção, quem sabe um dia. bela resenha
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Torço que essa imaturidade da personagem principal seja pelo fato de se tratar de uma série, e a autora ter a intensão de mostrar o amadurecimento de Camila. A primeira coisa que me chamou atenção nele foi a capa, muito linda e colorida, e até estou cogitando solicita-lo com a editora, mas não senti vontade de dar prioridade a esta leitura depois dos pontos negativos que você apontou. É que no momento não estou a fim de lidar com personagens irritantes, e até um tanto infantil como ela parece ser.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Essa é a segunda resenha que eu leio desse livro e a segunda vez que sinto vontade de conhecer essa história. Apesar dos pontos negativos, o livro deve ser muito legal e se a narrativa, como você disse, é perfeita, eu tenho que ler!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quando li a sinopse fiquei com vontade de ler o livro, parece aqueles livros de romances que nos fazem rir e ficar apaixonada.
    Mas não fui com a cara da personagem pela sua resenha, achei desnecessário a autora ter colocado essas "piadinhas", afinal, não existe graça nenhuma nessas comparações, por ser do Nordeste convivo bastante com esse tipo de coisa.
    Mas caso tenha oportunidade lerei o livro.
    Bjs!
    Kami
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Sempre leio resenhas positivas sobre esse livro e estou bem curiosa para ler ;)
    Gostei da sua resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro, mas fiquei bastante curiosa. Vi ele várias vezes em promoção antes do lançamento, mas não tinha curiosidade de lê-lo, então não comprei *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa gente, chocada com o preconceito! ¬¬ Poderia ter ficado sem essa, né? Mas q bom q apesar desse furo, o livro é legal. Bjoo

    ResponderExcluir
  10. menina adorei a maneira na qual vc resenhou mostrando literalmente posntos positivos e negativos,mais a maneira na qual vc fala me enche de vontade sair lendo todos rsrsrs,vc vai fazer minha listinha encher rsrsrs bjs queridaaaa
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  11. Desculpe depois da sua resenha eu não leria esse livro, primeiro já peguei implicância com essa Camila e ia ficar o livro todo com essa implicância, 7 garotos com 15? E ainda querendo mais? E com preconceito?

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha está muito boa mas o livro não me atraiu.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo