quinta-feira, 29 de maio de 2014

[Resenha - Butterfly] Amor Além da Vida

Postado por Ju às 23:30
Título: Amor Além da Vida
Autor: Richard Matheson
Tradução: Carlos França
Editora: Butterfly

Se você amou o filme, vai adorar o livro! Chris é casado com Annie e são um casal apaixonado. A felicidade dos dois se desvanece quando Chris sofre um acidente fatal. No Além, ele é amparado e empenha-se em ajudar seu grande amor. Descubra, entre dois mundos, a incrível força do amor para a qual não existem barreiras.



Robert se despediu recentemente de seu irmão, Chris, que sofreu um acidente de carro fatal. Qual não é sua surpresa quando aparece, em sua porta, uma mulher afirmando que tem uma mensagem de seu irmão para ele. Diz que simplesmente precisa lhe entregar aquilo, ou Chris nunca a deixaria em paz. Robert abre o envelope e encontra um manuscrito. A partir daí, sua visão do mundo nunca mais será a mesma. Seu irmão quer que ele saiba que a morte não é o fim da vida, e sim uma passagem para outro lugar, onde todos os seres são eternos.

Quando vi esse livro no catálogo da editora, quis ler imediatamente. Mas esperava algo completamente diferente. Achei que o foco da história fosse o romance entre Chris e Annie. Só que não foi bem isso o que encontrei.

Claro que o amor é abordado no livro. E o casal tem um relacionamento realmente forte e especial. Porém, o que encontramos é o relato de alguém sobre um novo mundo que se revela para ele. Mesmo que Chris não deixe de pensar em Ann nem por um minuto, a história vai bem além disso.

No início, a leitura me irritou um pouco. Entendi o objetivo do autor, que era mostrar a dificuldade do espírito para se comunicar através de uma médium. Ele precisava soletrar algumas palavras e se esforçar muito para que ela conseguisse captar suas palavras da forma ideal (ou quase). Felizmente, esse recurso só foi usado nos dois primeiros capítulos. A partir do terceiro, podemos acompanhar a história de um jeito muito mais agradável.

Antes de iniciar a narrativa, o autor sentiu necessidade de esclarecer que apenas as personagens e suas relações são ficcionais. O restante - com pouquíssimas exceções - foi resultado de uma extensa pesquisa que ele realizou. Isso pode ser confirmado pelas seis páginas de referências bibliográficas que encontramos no fim da obra.

Encontrei algumas semelhanças com o espiritismo, mas há diferenças também. As informações são bem interessantes mas, na minha opinião, são tantas que fazem o livro ficar na fronteira entre a ficção e a não-ficção. Não consegui me envolver completamente com a narrativa, era necessária uma atenção absurda para absorver tantas coisas ao mesmo tempo. Mesmo assim, foi impossível deixar de notar o quanto a história é linda e quantas mensagens preciosas ela nos passa. É maravilhoso poder vislumbrar um lugar em que o bem prevalece nos corações das pessoas. 

Existem alguns trechos no livro que descrevem ambientes nada atraentes também. Acredito que algumas pessoas podem acabar se assustando um pouquinho com essas partes, mas vale a pena passar por elas para chegar ao desfecho da história. O final realmente me emocionou. Agora pretendo assistir ao filme, para ver que alternativa foi encontrada para contar os acontecimentos através de uma linguagem diferente. Logo conto para vocês minha opinião sobre ele também.

13 comentários:

  1. Ju, minha querida, se não me engano, o filme foca na busca do protagonista pela esposa, que está no vale dos suicidas. Faz muito tempo que vi, então posso estar enganada. O filme é muito bonito, mas deixa bem ampla a interpretação. Como espírita,vejo de uma forma. Quem não acredita em vida após a morte, talvez veja como pura ficção. Apesar das imagens que parecem puramente simbólicas, há algo mais para captar...
    Fiquei interessada no livro, agora. Vamos fazer caminhos inversos: vc vê o filme e eu lerei o livro.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Menina.esse tipo de leitura nao me envolveu rsrs,mais a ternura e dedicação que vc faz resenha dos livros,e o saber que vc passa para gente e algo que e indiscutivel,vc e otima,merece escrever um livro bjs bjs
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  3. é,nem sempre a capa é o que diz hehe
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dos livros que trazem alguma história espírita, acredito que essas coisas aconteçam de verdade.

    Beijos

    http://vanvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha eu vi o filme umas sei lá quantas vezes e amei, o livro deve ser mais fantástico ainda.

    ResponderExcluir
  6. Nao e o meu tipo de leitura preferida... Ainda mais que vc ja falou que os primeiros capitulos nao te envolvem... Acho que vou passar... hehehehe
    Beijos
    www.salada-frutas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Noossa, preciso assistir o filme e ver o livro.
    Realmente me interessei muuuito pelas obras depois da sua resenha. É meu estilo de livro e acho que vou apostar sim!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Não me interessei muito por este livro. Acho que espiritismo não é um tema que me chama muita atenção. Sou mais chegado a coisas terrenas entende? Esse aprofundamento em algo que eu meio que não acredito é meio difícil de botar para dentro.
    Beijos
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju,

    A capa parece com uma capa de filme, o livro não me atraiu muito, mas acho que iria preferir assistir o filme, e depois ler o livro, não é muito o meu gênero literário preferido mas sempre vale apostar em algo diferente.

    Mayla

    ResponderExcluir
  10. como assim se vc viu o filme? Eu nem sabia que tinha um filme desse! hahahah
    Não é muito o meu estilo de livro viu, gosto dos de suspense, pós-apocalípticos e tal

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, tudo bem?
    Esse tema do que acontece ao homem quando ele morre sempre instiga. Quem nunca se questionou sobre o assunto? Eu já li dois livros com essa temática espírita, já vi filmes e gostei muito.
    Esse parece ser bom também.
    Essas partes a que você se refere, também foram retratadas nos livros que eu li. E realmente dá medo, nos faz repensar várias coisas.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ju!
    Eu não li o livro, mas eu vi o filme, e é um filme muito bonito e marcante para mim! Não sabia que ela biográfico! Fiquei chocada! Espero poder ler o livro também!
    Beijos
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  13. Não li a resenha porque estou pra assistir o filme hoje! Então não quero nenhuma informação que possa comprometer a minha experiencia com o filme. Se eu gostar, lerei : )

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo